+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como fazer balanceamento de links no meu caso?

    Tenho um mk ligado a dois modens D-link 500b em modo bridige, os modens estão ligados cada um em uma placa de rede, o mk que faz a autenticação cada link tem 4mega. Dai eu uso três placas de rede com fio para os clientes (192.168.108.xx, 192.168.109.xx e 192.168.110.xx). Uso web proxy tambem. Qual a melhor forma de faser o balanceamento destes links?

  2. #2

    Padrão

    Primeiro acho que não funcionar muito bem balanceamento + Web-proxy
    Pois seu proxy só conseguirá buscar em um determinado GW (modem).

    Há várias maneira de fazer o balanceamento, e para saber a melhor, teria que ver como estão as rotas default's criadas pelas conexoes dos modens.
    Como eles estão em bridge é provável, que ambos estão com o mesmo GW na operadora. Se for assim, o balanceamento por pacotes que busca numa determinada ROTa não irá funcionar muito bem, pois o GW será o mesmo para as 2 rotas.

    É dificil dizer a melhor solução sem saber como esta hoje seu MK

  3. #3

    Padrão

    Em bridge sendo gateways iguais, não funciona.
    deixa um como bridge e outro roteado ( modem bom ).
    Dae faça o seu load balance com gateway diferentes.
    Existe vários exemplos por aqui, dê uma olhada e teste a melhor solução pra vc.

  4. #4

    Padrão Perfeitamente possivel!

    Saudações,

    A Melhor forma do meu ponto de vista é setar todos os seus 500b em modo router e um servidor MK com balanço de carga por marcação de pacotes. Vale lembrar que o 500b é terrivel e trava se não mudar o firmware do bandido, aqui tenho dois fazendo isso, junto a dois links dedicados.

    Um abraço.

    Espero ter ajudado.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    Em bridge sendo gateways iguais, não funciona.
    deixa um como bridge e outro roteado ( modem bom ).
    Dae faça o seu load balance com gateway diferentes.
    Existe vários exemplos por aqui, dê uma olhada e teste a melhor solução pra vc.
    Com freebsd, mesmo tendo gateways iguais funciona. Tem um parametro no PPP que eu consigo fazer um alias no endereco do gateway...

    Nessa circunstância eu recomendaria utilizar qualquer SO diferente do routeros.
    Linux, freebsd, openbsd...

    Saudações,

  6. #6

    Padrão

    Ola GrayFox,



    você pode explicar melhor essa solução?


    • Refiro-me a solução para 02 links com gateways iguais em ambiente FreeBSD/Linux/OpenBSD.





    Obrigado,

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mson77 Ver Post
    Ola GrayFox,



    você pode explicar melhor essa solução?


    • Refiro-me a solução para 02 links com gateways iguais em ambiente FreeBSD/Linux/OpenBSD.





    Obrigado,
    Com o PPP dos BSDs voce pode colocar esse parametro no ppp.conf para fazer um "alias" na interface.

    set ifaddr 0/0 10.50.50.1/32
    Com isso, o 10.50.50.1 seria um alias para o gateway do profile.

    Para fazer o balanceamento, voce pode fazer round-robin ou policy routing.
    Com Linux voce deve usar o iproute2.
    FreeBSD com pf ou ipfw e o OpenBSD voce usa somente o pf.

    Saudações

  8. #8

    Padrão

    Gostei da ideia da lista de presentes. Se te ajudou, poderia me dar um carro. Um Palio Weekend ja ajuda... haha

  9. #9

    Padrão

    Ola GrayFox,



    bem... na verdade eu já uso iproute2 no meu dia-a-dia.
    Já crio as minhas regras (rules) e as tabelas de roteamento... diferente da "main". Faço marcação de pacotes no iptables também.

    Uso também round-robin... via next hop.
    Até aqui... tranquilo. Tudo sob controle.



    • É que misturou "PPP" no cenário.
    • E se não tiver PPP envolvido... como fazer?






    Abraços,

  10. #10

    Padrão

    O PPP eu utilizo para fazer a discagem (caso os modems estejam em bridge). Se voce tem modems como router, é bem mais moleza.

    Entao, tem como repetir a pergunta? Nao sei o que que eu devo responder...

  11. #11

    Padrão

    Ola GrayFox,


    não quero estender esse assunto aqui nesse tópico, pois eu entrei e sequestrei o tópico. Meu erro.

    E esse meu assunto com você... está fora do contexto desse forum/sub-forum. Então estou encerrando aqui.

    E peço desculpas ao "gacsj"... autor desse tópico cujo âmbito de discussão é Mikrotik.




    Abraços,

  12. #12

    Padrão

    Tudo bem.