+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nat Com Subrede

    Postei este topico com outro titulo em MIKROTIK WIRELESS, mas achei por bem postar aqui tambem pois o conteudo engloba os dois assuntos:

    Pessoal, trabalho com provedores a algum tempo mas sou novo com o mirkotik, tenho a seguinte duvida, há como configurar o MKTK atravez do winbox para trabalhar da mesma forma que um access point com APROUTER funcionando como Ap gateway? Pra explicar melhor eh o seguinte:
    vou receber em meu MKTK um ip fixo (quente) direto do meu BACKBONE, porem se eu o configurar como ap bridge da forma com que todos os tutoriais que vi na rede o MKTK passa a funcionar como um swtich na porta wlan, ou seja, se o IP externo da minha rede (backbone) é 200.201.30.36/255.255.255.248 GW 200.201.30.34 tenho de colocar nos clientes um IP dentro desta rede apontando como gateway o mesmo gateway do ip externo (200.201.30.34), pelo menos foi a unica forma que consegui fazer funcionar aqui. Usando um radio com Aprouter (edimax 7209apg por exemplo) configuro o equip como Gateway e AP e o Nat funciona de tal forma que o Ip externo fica configurado na Lan (ex: 200.201.30.36) e na wlan onde os cliente vão conectar eu insiro um IP de rede frio comum, numa faixa a minha escolha (ex 10.0.0.1/255.255.255.0) e no cliente insiro um ip dentro desta faixa (ex 10.0.0.10/255.255.255.0 gateway 10.0.0.1), porem no MKTK não consegui fazer isto, há como fazer, se sim, algum pode me passar um tutorial de como fazer? qlqer coisa passem o msn pra eu add se for possivel.

  2. #2

    Padrão

    colega,

    se foi como eu entendi, vc tem que :
    colocar o ip "quente", na interface local;
    criar um nat, em ip firewall nat, para os dados que sairem por essa interface;
    criar a range de ip locais, na interface ap brige, e dessa forma os clientes, passaram a navegar, todos saindo pelo ip do bacborne, porm com os ips "frios"

  3. #3

    Padrão

    Cara deixa eu ver se eu entendo, pra isso analisa meu procedimento de configuração:

    1 - acesso o menu interfaces e configuro a interface wlan da forma q vou trabalhar (esta funcionando corretamente, me conector normalmente)
    2 - vou ao menu bridge e configuro uma bridge (nesta opção, seguindo os tutoriais e manuais que li eh soh clicar em adicionar e dar ok, ou seja deixar tudo em defaul, soh mudando o nome da bridge caso o usuario queira) é isso mesmo?
    3 - depois vou em PORTS e crio uma regra ETHER1 / BRIDGE1 e outra WLAN1 / BRIDGE1
    4 - Vou em IP -> INTERFACES e configuro a interface ETHER1 com meu ip fixo, nesto ponto tenho uma duvida, tenho que simplesmente configurar o ip ou colocar obrigatoriamente o ip com a quantidade de bits?
    5 - Ainda em INTERFACES configuro a interface WLAN1 com o ip frio que "seria" o gateway para os clientes
    6 - Ai vou em IP -> ROUTES, jah existem duas entradas que não podem ser alteradas, uma para cada ip que criei, então segundo os manuais crio duas entradas, uma para o IP quente e outro para o ip frio, neste ponto tenho uma duvida, configuro o gateway do ip quente, e minha duvida eh sobre qual interface especifico no caso do ip quente, configuro ETHER1 ou BRDIGE1? e no caso do ip frio, qual gateway vou espeficar? ou deixo em branco, e a interface do ip frio? WLAN1 ou BRIDGE1?
    7 - assim sendo vou em IP->FIREWALL e na aba NAT adiciono uma nova entrada, no campo CHAIN coloco SRCNAT e em OUT INTERFACE coloco ETHER1 (seria isso mesmo? ou seria bridge?)

    Bem de acordo com o que tenho de informações isto deveria funcionar, mas a unica forma de fazer o usuario navegar e colocando nos clientes um ip dentro da faixa do ip fixo, quando coloco um ip dentro da faixa dos ips frios que configurei na interface WLAN1 com o ip da WLAN1 como gateway mas não funciona.

  4. #4

    Padrão

    E ai galera? Alguem pode ajudar? O que preciso, pra simplificar, eh configurar o MIKROTIK para sair pra internet com um Ip quente (201.57.141.XX) e configurar outra interface (wlan) com Ip frio (10.0.0.254/255.255.255.0)para configurar os clientes, de forma que eles terão em seus radio ips frios (10.0.0.xx/255.255.255.0) com o gateway apontando para o 10.0.0.1, e assim sair para a internet atraves do ip quente (201.57.141.XX).

  5. #5
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Resp

    É GKind parece que o pessoal ñ entendeu o que precisa, mas se precisar é só entrar em contato.

  6. #6

    Padrão

    Velho, vc eh uma luz no fim do meu tunnerl (sei q a frase ficou meio biba heheheh)...se vc puder me ajudar vou ficar muito grato, te adicionei no msn...mas ainda não te vi online. o meu msn eh [email protected]; tenho um ip fixo aqui...qualquer coisa vc conecta na minha maquina pelo vnc e v o que tah errado.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gkind Ver Post
    E ai galera? Alguem pode ajudar? O que preciso, pra simplificar, eh configurar o MIKROTIK para sair pra internet com um Ip quente (201.57.141.XX) e configurar outra interface (wlan) com Ip frio (10.0.0.254/255.255.255.0)para configurar os clientes, de forma que eles terão em seus radio ips frios (10.0.0.xx/255.255.255.0) com o gateway apontando para o 10.0.0.1, e assim sair para a internet atraves do ip quente (201.57.141.XX).
    simples, basta deixa o mkt em router e fazer nat.

    voce setao ip publico na placa rede que vai ficar o link..

    e seta ip frio na wlan onde os clientes ficam pendurados.

    em ip route cria uma rota padrao com destino 0.0.0.0 como gateway o ip do roteador da operadora.

    e faz em ip nat o nat para os ips internos.

    pronto.

    qq duvida so falar.

    Neon
    Última edição por neon; 25-04-2008 às 12:09.

  8. #8

    Padrão

    VLW neon, vou tentar aqui, posto o resultado. abraço