+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 25 KM

    Boa noite.
    Estou com um problema meio complicado e gostaria da sugestão e opiniões dos amigos do forum.

    Tenho duas torres, ambas com 40 MT e tenho um enlace limpo com visada ou quase isso, sem nenhum obstaculo entre as duas torres numa distancia de 25 KM em linha reta.
    Aqui na torre de onde sai um link de 1 MB tenho um Senao ECB-3220 (Que me informaram q trabalha em 400 mW) e uma antena de grade Hyperlink 24 dbi trabalhando em 2.4 Ghz.
    Na torre que recebe está um Ovislink Airlive WL5460AP e outra antena de grade Hyperlink 24 dbi. Ambas se enxergam, mas aih aparecem meus problemas.

    - Sei que o radio Ovislink que recebe o link nao seria especificamente pra isso. Durante o dia quando alinho ela, pego no maximo 25 de sinal (no site survey do Ovislink) que melhora durante a noite quando as vezes chega a 40+.
    - Perco muitos pacotes e algumas vezes, mesmo com o ping baixo, a conexão de internet fica bem lenta. Já testei o link na saída dele, lá onde está o modem, no Senao, e a internet realmente está batendo o 1 MB contratado, mas a internet fica muito lenta quando chega na torre de destino. Parece oscilação ou algo do tipo, nao sei informar, mas aparenta que chega +- 200kb ou nem isso. Muitas vezes dá até perda de conexão.

    Minhas duvidas são:
    - Qual equipamento utilizar em 2.4? O senao supre minha necessidade? O Link vai servir cerca de 7 micros sem consumo de banda inteira.
    - Qual radio utilizar no lugar do Ovislink para recepção de sinal?
    - Qual programa utilizar para fazer um grafico de visada ou não?
    - Como medir o link que realmente chega pra mim? Sempre vejo o pessoal falando: Consegui enlace de X Kms com X MB.
    - Qual a melhor forma de alinhar ou qual programa utilizar, enfim. Como alinhar antenas nessa distancia?

    Desculpem as perguntas mas ainda sou novo em enlaces a longa distancia.
    Qualquer informação será bem vinda.


    Desde já agradeço,


    Sócrates Rafael
    Última edição por horusosbourne; 20-04-2008 às 22:08.

  2. #2

    Padrão

    Olá amigo.
    Primeiro respondendo a sua dúvida do porque o sinal é pior ao dia. A irradiação do sol infuencia (e muinto) nas transmissões de rádio, chegando ao ponto de as estações de rádio (am/fm) serem obrigadas a diminuir a potencia de seus equipamentos a noite para não haver uma propagação de sinal além das suas conceções.
    Segundo, quanto ao equipamento a ser usado, de fato o melhor seria 5.8Ghz pois apesar de ser mais fraco que 2.4Ghz a transmissão e a interferencia são menores. No entanto eu obtive melhoras significativas trocando as antenas de grade por antenas fechadas (tipo SKY) mesmo em 2.4Ghz.

  3. #3

    Padrão

    É isso ai!
    Mas são muitos os fatores para uma transmisão deficiente.
    Ex:
    o tipo de cabo que esta usando, a instalação e a visada estão perfeitas.
    E não é só ter dois radios de 2.4GHz que eles vão conversar bem ele tem que ser de serta forma comprativeis e nessa distancia que vc esta tentando o enlace vc deveria esta usando antenas de 30dbi para ter um maior ganho ao invez de potencia se realmente que fazer esse enlace em 2.4GHz, como o amigo acima falou é melhor usar 5.8 ou 5.7 com isso vc tem maior largura de banda e quanlidade

  4. #4

    Padrão

    monta dois mikrotik para vc resolve teu problema, cartao senao da de 1000x0 no ovislink fecha o enlace com 5.8 mesmo usa antena hyperlink 27db fecha com dois cartoes 400mw ubiquit tranquilo!
    a respeito da interferencia pode ter clietnes ae no meio e torres que tenham amplificadores tb

  5. #5

    Padrão

    Boa noite amigo!
    Concordo e dou praticamente a mesma opiniao que os nobres colegas do fòrum, sò reforçaria os quesitos de revisao aos cabos pig-tails se sao de boa procedencia e se sao realmente testados quanto ao seu funcionamento na montagem..? Outro quesito é a antena que vc esta usando, realmente vc compromete um enlace deste porte com 2 antenas de grade, nao que nao sejam boas, nao é isso, mas vc precisa de equipamento mais profissional em enlaces distantes como antenas fechadas e de ganhos verdaderos..! Antenas de grade..? esqueça que elas possam ter 24 dbi, pq elas realmente nao tem superficie de parabola para isto. Antes de vc trocar para 5.8 tente todas tentativas possiveis que vc tem a disposiçao ja vi enlaces mais distantes que este funcionando perfeitamente!! , simplesmente migrar para frequencia 5.8 nao é tao barato assim... Posso dar uma sugestao para antenas? WWW.EMCTEST.IT abraço!

  6. #6

    Padrão

    Como foi dito, o sol não influencia em ondas de rádio nessa frequência de 2,4 Ghz, em frequências baixas temos o favorecimento de propagação atmosférica, a noite, mais esses efeitos são realmente notados em frequencias baixas.

    Esse enlace deveria ser feito em 5,8 Ghz, em 2,4 você até fecha mais vai ficar com muita pouca banda.

  7. #7

    Padrão

    Agradecido imensamente aos amigos por todas as informações postadas. Vamos por partes:
    - Cabos e pigtails revisados. Aqui numa distancia proxima, funciona tudo perfeitamente. Até no cliente funciona, mas a banda diminui bem, isso que me deixa intrigado...
    - Não existem torres ou amplificadores no caminho. A torre fica bem proximo à entrada da cidade, e a unica torre que existe no trajeto todo, é a torre de destino;
    - Migrar pra 5.8 demanda um investimento a mais. Já ouvi casos de enlaces com distancias maiores e usando antenas de grade em 2.4, por isso imaginei que nao teria maiores problemas. Cogitaria como ultima, a possibilidade de migrar esse enlace em especifico pra 5.8, pq se for pra mudar pra 5.8, teria q investir uma quantia considerável em antenas e Aps;
    - O site de antenas que o colega passou é muito bom e as antenas aparentam ter boa qualidade, e algumas informações que obtive são boas idem, porém as mesmas não são homologadas, e isso me dificulta um pouco a implantação das mesmas.


    Miais alguma sugestão? O enlace funciona, mas aparenta ser no maximo uma internet de 200k, quando na realidade eh um link de 1MB.


    Agradecido,


    Sócrates Rafael

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por horusosbourne Ver Post
    Agradecido imensamente aos amigos por todas as informações postadas. Vamos por partes:
    - Cabos e pigtails revisados. Aqui numa distancia proxima, funciona tudo perfeitamente. Até no cliente funciona, mas a banda diminui bem, isso que me deixa intrigado...
    - Não existem torres ou amplificadores no caminho. A torre fica bem proximo à entrada da cidade, e a unica torre que existe no trajeto todo, é a torre de destino;
    - Migrar pra 5.8 demanda um investimento a mais. Já ouvi casos de enlaces com distancias maiores e usando antenas de grade em 2.4, por isso imaginei que nao teria maiores problemas. Cogitaria como ultima, a possibilidade de migrar esse enlace em especifico pra 5.8, pq se for pra mudar pra 5.8, teria q investir uma quantia considerável em antenas e Aps;
    - O site de antenas que o colega passou é muito bom e as antenas aparentam ter boa qualidade, e algumas informações que obtive são boas idem, porém as mesmas não são homologadas, e isso me dificulta um pouco a implantação das mesmas.


    Miais alguma sugestão? O enlace funciona, mas aparenta ser no maximo uma internet de 200k, quando na realidade eh um link de 1MB.


    Agradecido,


    Sócrates Rafael
    Bem Vamos la,
    Vc não quer mudar para 5.8 e nem quer comprar outras antenas, a unica coisa que ficou faltando seria mudar o ovislink para um senao tambem de 400mw com isso vc tera mais potencia mais potencia não e ganho para se obter mais qualidade tambem vc poderia mudar os cabos se por acaso estiver usando RGC-213 para LMR-400.

    http://www.m2inc.com/main%20html/lmr400_a.pdf

  9. #9

    Padrão

    ola amigo consertesa tem muitos enlances feitos em 2.4Ghz com essa distancia mais muitos deles são feitos com mikrotik o mikrotik tem a grande vantagem de ser feito para poder atingir uma quantidade maior de usuarios um trafico bem mais real e com menos ocilação e bem mais qualidade se tiver me equivocano pesso que os colegas me corijam

    no meu ponto de vista ja que vc quer levar um intenet de qualidade vale apena o inventimento que tambem não taõ caro assim ja que ele vai te dar qualidade e menos dor de cabeça....

  10. #10
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Caro colega, no entanto você tá colocando
    1 rádio em modo AP e outro em modo cliente,

    o correto seria colocar os 2 em modo WDS, usar um canal tipo o 12 ou 13..

    e fechar esse link de 25km,
    porque 15km com 2 anteninha de grade e 4mb eu já vi , isso com 2 zinwell ;] se for 2 senao,.. deve dar mais do que isso tranquilo !

  11. #11

    Padrão

    Mais uma vez obrigado a pela participação de todos.
    - diegofsousarn: Os dois APs saem da caixa hermetica com o pigtail direto nas antenas. Acho que isso evita perdas.
    - nortcell: é uma possibilidade cogitável. To estudando o caso e to quase me convencendo que seria a melhor opção. Por hora é a opção mais "viável".
    - luizbe: opa, nao sabia disso. Lá o rádio esta no modo Client Wisp. Se por acaso eu trabalhar com WDS tem diferença de desempenho em relação ao modo Client? Isso eu já nao sabia. Sim, eu cogito sim a possibilidade de mudar o AP lá, já que eu acho que o Ovislink nao tá guentando o tranco. Mais uma vez obrigado ^^

    Sim, eu acho que o Ovislink nao tá guentando o tranco, mas vou fazer o teste de mudar pra WDS q foi o que o amigo citou acima.
    Sempre vi esses enlaces nessas distancias em 2.4 com grade. E o meu ganho não é tão grande assim, só quero aproveitamento de 1 MB

    Farei os testes e posto o feedback no começo da semana.
    Se mais alguém tiver alguma sugestão fico agradecido.

    Obrigado e abraços,

    Sócrates Rafael