Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardo_lg Ver Post
    Vi em um provedor em Extrema-MG, ele usando um MKBR-100 que estava equipado com os cartões R52 da mikrotik mesmo.
    Estavam segurando uns 36 clientes cada cartão, na frequência 2.4 Ghz. Muito bom!!! Não eram os cartões R52H não!

    Ai vai a pergunta: a diferença entre os R52 e R52H é só a potência de transmissão?? Já vi usar os 2 e não vi muita diferença!

    outra coisa pessoal, neste provedor ele conseguiu 12 MKBR-100 ao preço de R$ 1.850,00 cada. Será que irá sair a esse preço??

    Valeu!
    Este kit pode ser colocado vários tipos de cartões. Com 3 R52H me pediram 2200,00
    Mas hoje eu usaria o R52 porque potencia não é tudo.

    Talvez para quantidade maior tem preço melhor

  2. #22

    Padrão

    Aff. nesse valor que custa esse Kit da pra montar um provedor inteiro , Alguem sabe o Numero Da homologação desse Kit ?

    Aqui uso R52H são boms .. Nao sei se eles estão em processo de homologação ou não .. mas enfim pense bem .. esse kit e montado e vem com R52H ninguem impede de fazer Um adesivo com o numero da homologação e colocar no seu kit montato . Esse e o jeitinho Brasileiro , e claro so em caso de urgencia usar esse artificio creio que logo logo sai essa homologação do r52H

  3. #23

  4. #24

    Padrão

    Já lí tanta besteria no UNDER que tem hora que desanima. Não vou madar essa pra ninguém, se servir tudo bem.
    Pra quem falou que tudo tem que ser homologado, no conjunto, ERRADO, apenas as "partes" envolvidas do RF. É obvio que em uma radiola da APROUTER por exemplo, todo conjunto é HOMOLOGADO, pq é tudo onboard. Mas será q homologaram a fonte e a caixa de plástico ? heheheh

    No caso de RB´s, PC AP e outros dispositivos, apenas a parte responsável pelo RF, como cartões mini-pci, cartões pcmcia etc... e antenas devem ser homologados.

    Trabalhamos com uma empresa aqui no estado que é responsável por toda comunicação de rádio da PM, sistema de ambulâncias etc.... e óvio, todos os radios e base deles são homologados. Agora, sempre vem um esperto aqui e fala um monte de coisas sem cabimento. Já que é assim, o rádio que eles usam na viatura é homologado, então o carro também deve ser. Ontém mesmo vi no site da VW uma parati 2008/2009 homologada ! hehehehe

    Vamos deixar de falar bobagem certo. Se você pegar um cartão mini-pci, ou uma placa PCI, homologados e conseguir ligar ela em uma CABRA e ela virar um AP, tudo bem, não tem problema, só não muchuequem a coitada. Respeitando as condições da HOMOLOGAÇÃO e LEGISLAÇÃO vigente vc faz o que bem entender.

    Mais uma coisa, vamos começar a procurar fonte de alimentação homologada, torre homologada, filtro de linha homologado, ah, já ia me esquecer, tem bateria da BOSCH e nobreak agora que são homologados para serem usados em 2,4ghz, mas não servem para 5.8, pq se ele for muito forte, vai causar interferência á outras pessoas. eheheheh

    Quanto ás RB, tudo bem, ela que controla a potência, frequencia etc... mas vc leu, ou deveria ter lido que o cartão homologado XXX só pode ser usado com antena de XXdb, com potência XX e na frequência XX certo ? iiiiii, vc não leu a homologação, então lamento, e configure sua RB dentro dos limites da HOMOLOGAÇÂO.

    Existe uma faixa pequena do 900mhz destinado ao SCM, quem quiser pode dar uma espiada aqui:
    PDFF - PLANO DE DESTINAÇÃO DE FAIXAS DE FREQÜÊNCIA - [SIS versão 2.2.1]

    Abraços pessoal e boa noite.

  5. #25

    Padrão

    Amigo Alan, permita-se discordar de voce. Tenho acompanhado seus posts e sempre os achei muito abalizados, mas neste caso é realmente assim
    A homologação 0142084308 pertence ao kit BR100 da mikrotik. As fotos que estão lá no site da Anatel, são do conjunto. E a Mikrotik Brasil, me informou que homologou o R52H só no kit.
    Telefonei para a Anatel para saber a verdade é me foi confirmado isto também.
    Está homologado para 2.4, 5.8 e 900 mhz, ou combinação destas, já que tem slot para 3 cartões. Está tudo lá no site.
    Quanto as baterias, acho que já está encaminhando para isso mesmo. Para celular já tem bateria homologada.

    E cabos e conectores também.

    Quanto a sua afirmação que dá para pegar uma caixa e montar o seu próprio conjunto, também é uma realidade. Neste caso voce está certo. Mas tem vários componentes que podem ser exigidos a homologação. Tem um tópico aqui no forum onde o companheiro relata que teve um switch apreendido porque não era homologado.
    E fui conferir, e está lá no site da Anatel os que estão homologados. Eu já providenciei a troca. E switch não tem RF.

    Eu no início da minha participação no forum fiz muitas perguntas bobas, mas elas me ajudaram a aprimorar o pouco que sei.
    Na verdade não é muito mesmo. Até para configurar um mikrotik foi um sufoco, precisei de muita ajuda e até hoje ele ainda está meia-boca.
    E como voce disse que não ia "mandar esta para ninguém, se servir tudo bem", e como fui eu que fiz a afirmação de que a homologação só valia para o kit, senti-me na obrigação de vestir a carapuça e vir a público me explicar.
    Mas tudo isso faz parte de uma comunidade aberta que visa o crescimento de todos nós.
    Com certeza nos encontraremos ainda em outros tópicos e poderemos trocar boas experiencias. Creio até que tenho muito mais a absorver do teu conhecimento do que tu de mim, já que sou um leigo na área. Não tenho formação em tecnologia da informação, TI ou algo do gênero. Sou curioso mesmo.
    Vamos tocar prá frente, porque atrás vem gente. Sem ressentimentos.



    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Já lí tanta besteria no UNDER que tem hora que desanima. Não vou madar essa pra ninguém, se servir tudo bem.
    Pra quem falou que tudo tem que ser homologado, no conjunto, ERRADO, apenas as "partes" envolvidas do RF. É obvio que em uma radiola da APROUTER por exemplo, todo conjunto é HOMOLOGADO, pq é tudo onboard. Mas será q homologaram a fonte e a caixa de plástico ? heheheh

    No caso de RB´s, PC AP e outros dispositivos, apenas a parte responsável pelo RF, como cartões mini-pci, cartões pcmcia etc... e antenas devem ser homologados.

    Trabalhamos com uma empresa aqui no estado que é responsável por toda comunicação de rádio da PM, sistema de ambulâncias etc.... e óvio, todos os radios e base deles são homologados. Agora, sempre vem um esperto aqui e fala um monte de coisas sem cabimento. Já que é assim, o rádio que eles usam na viatura é homologado, então o carro também deve ser. Ontém mesmo vi no site da VW uma parati 2008/2009 homologada ! hehehehe

    Vamos deixar de falar bobagem certo. Se você pegar um cartão mini-pci, ou uma placa PCI, homologados e conseguir ligar ela em uma CABRA e ela virar um AP, tudo bem, não tem problema, só não muchuequem a coitada. Respeitando as condições da HOMOLOGAÇÃO e LEGISLAÇÃO vigente vc faz o que bem entender.

    Mais uma coisa, vamos começar a procurar fonte de alimentação homologada, torre homologada, filtro de linha homologado, ah, já ia me esquecer, tem bateria da BOSCH e nobreak agora que são homologados para serem usados em 2,4ghz, mas não servem para 5.8, pq se ele for muito forte, vai causar interferência á outras pessoas. eheheheh

    Quanto ás RB, tudo bem, ela que controla a potência, frequencia etc... mas vc leu, ou deveria ter lido que o cartão homologado XXX só pode ser usado com antena de XXdb, com potência XX e na frequência XX certo ? iiiiii, vc não leu a homologação, então lamento, e configure sua RB dentro dos limites da HOMOLOGAÇÂO.

    Existe uma faixa pequena do 900mhz destinado ao SCM, quem quiser pode dar uma espiada aqui:
    PDFF - PLANO DE DESTINAÇÃO DE FAIXAS DE FREQÜÊNCIA - [SIS versão 2.2.1]

    Abraços pessoal e boa noite.

  6. #26

    Padrão

    Não era de minha vontade ofender ninguém, caso tenha sido esse o efeito.

    Quanto á KITS, sei que existem vários conjuntos Homologados como KITS e separados nao valem nada na Homologação.

    Me refiro unicamente a RF aqui, e sei que QUALQUER equipamento utilizado em telecom deve ser homologado, exemplo ? telefones, modem adsl, modem discados, placas de rede (raras) e switchs, terminadores, etc...

    Mas quanto aos rádios, ainda estamos na "folga" de utilizar apenas o ... digamos leigamente.." emissor" da rf, em conjunto com sua antena.

    Quando começarem a exigir 100% homologado, vai pesar um pouco.

    O que pode começar a acontecer é que certas homologações de dispositivos híbridos como os mini-pci que podem ser usados em notebooks, pc-ap, RB e outras placas portadores, é a regulamentação de características como voltagem da alimentação, etc etc.. certos modelos de RB, ou de placas mãe.

    Enquanto isso, temos a folga.

    Procuro sempre usar homologados, mas e agora ? que preciso usar 900mhz ? sei da faixa que permite o ISM, mas e dispositivo homosexual, quero dizer homologado (risos) ? Terei que pedir autorização ? talvez.
    Tem os rádios da Orbitel mas quase 6.000 o par ? fora de questão.

    É um problema, mas tem que estar na lei.

    Abraços

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Não era de minha vontade ofender ninguém, caso tenha sido esse o efeito.

    Tem os rádios da Orbitel mas quase 6.000 o par ? fora de questão.

    É um problema, mas tem que estar na lei.

    Abraços
    Não há porque se explicar. Não me senti mesmo ofendido. Tudo bem.

    Muito bem lembrado este exemplo da Orbitel.

    Enquanto tiver esta folga tem mesmo é que aproveitar. Agora os 900mhz está mesmo complicado. Tem pouca opção.
    E consequentemente as experiencias dos companheiros são poucas.
    Um dia destes um colega colocou aqui a questão de ter um sonho: internet realmente com mobilidade, como ele viu na Grécia. Isto aos poucos está acontecendo via grandes teles, mas quando nós, pequenos poderemos oferecer algo compatível com a mobilidade que os notebook estão proporcionando?
    Os provedores independentes estão tecnologicamente fora da concorrência, sem falar economicamente.
    Mas isso já é papo para outro tópico.
    Valeu Alan!

  8. #28

    Padrão

    Concordo plenamente.
    Mas pelo que tenho visto aqui na empresa, Provedor pequeno como o meu, como acho, ainda terá muito a oferecer:
    Suporte personalizado, atendimento bacana, qualidade e outras coisas.

    Não sei em outros estados e cidades, mas aqui, meus atuais clientes têm pavor de telecom´s grande por causa das dificuldades de suporte, atendimento etc...

    O negócio é ir agregando características e opções ao cliente.

    Ah que bom, lá vem o 3G, super hiper rápido, móvel e pequeno, mas vem junto com ele, franquia de download limitado, 0800 com direito á 343452523234 minutos de espera e uma fidelidade de pelo menos 12 meses, sem falar no péssimo atendimento como sempre. Vai ter muita gente ainda que vai preferir o meu bom e velho atendimento aqui na empresa tipo " bom dia seu zé, como vai a padaria tudo bem.... ãã, deu pau na placa de rede ou no rádio, "guenta" aí que to mandando um técnico...." hhehehehe isso não tem preço.

    Abraços e bola frente.

  9. #29

  10. #30