Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WPA em rede Wi-Fi Outdoor é viável??

    Olá amigos,

    Devido a discussões la no fórum Adrenaline, vim aqui perguntar a vcs:

    É viavel usar essa forte criptografia em uma rede outdoor que atende clientes a até 5km de distancia??

    A criptografia pode degradar o sinal?? O Ping pode diminuir?

    Os clientes vão ter mais dificuldade pra se conectar?

    E pra clientes perto (500~800m) terão algum problema??

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Olá amigos,

    Devido a discussões la no fórum Adrenaline, vim aqui perguntar a vcs:

    É viavel usar essa forte criptografia em uma rede outdoor que atende clientes a até 5km de distancia??
    sim, mas não wpa e sim wpa2.

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    A criptografia pode degradar o sinal?? O Ping pode diminuir?
    Não, isso é lenda.

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Os clientes vão ter mais dificuldade pra se conectar?
    Nenhuma.


    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    E pra clientes perto (500~800m) terão algum problema??
    Também não.


    Obs. Prefira wpa2 pois o processamento envolvido (crypt/decrypt) é bem menor, ou seja, requer menos performance do AP.

    Outra coisa; usar wpa2 e passar a chave para o cliente é o mesmo que não usar, pois ele vai espalhar para todo mundo, sem contar os "técnicos" que fazem manutenção na máquina dele e roubam essa chave para "experimentos" diversos. No caso de plaquinhas na máquina do cliente, procure usá-la casada com autenticação 802.x.
    Última edição por sergio; 26-04-2008 às 14:23.

  3. #3

    Padrão

    Existe algum forma de colocar WPA/WPA2 sem ter que ir na casa dos clientes pra digitar a senha??

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Existe algum forma de colocar WPA/WPA2 sem ter que ir na casa dos clientes pra digitar a senha??
    Só se falar para o cliente digitar. Mas ai deverá ler minha observação.

  5. #5

    Padrão wpa

    Faça como eu em meus Clientes, utilize somente rádios externos, onde somente você (VOCÊ, não seus técnicos), possuam a senha do WPA2, e somente você a digite quando comprar o rádio para instalar nos Clientes, faça isso um padrão, todos os rádios novos que comprar, têm que passar por você antes para digitar a senha do WPA2, o resto das configurações pode deixar que os seus técnicos dão conta. =)

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dhcamargo Ver Post
    Faça como eu em meus Clientes, utilize somente rádios externos, onde somente você (VOCÊ, não seus técnicos), possuam a senha do WPA2, e somente você a digite quando comprar o rádio para instalar nos Clientes, faça isso um padrão, todos os rádios novos que comprar, têm que passar por você antes para digitar a senha do WPA2, o resto das configurações pode deixar que os seus técnicos dão conta. =)
    Essa é uma forma. Só deixe a chave com sua esposa, filho(a) ou pais..hehehehehe. Vai que uma hora precisam e você não esteja presente.

  7. #7

    Padrão wpa

    Hehehe, com certeza, deixe com alguém de sua inteira confiança, de preferência alguém que não trabalhe na empresa, como esposa e filhos mesmo. Eu particularmente não confio em funcionário, pois um dia ele pode sair e ir para o concorrente (já aconteceu comigo), daí dá um trabalho tremendo ter que trocar as senhas de todo mundo (diria que quase impossível).

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Essa é uma forma. Só deixe a chave com sua esposa, filho(a) ou pais..hehehehehe. Vai que uma hora precisam e você não esteja presente.


    Dizem que é assim que os diretores da Coca-Cola fazem com a bendita formula. E tem mais, nunca viajam juntos no mesmo avião.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dhcamargo Ver Post
    Faça como eu em meus Clientes, utilize somente rádios externos, onde somente você (VOCÊ, não seus técnicos), possuam a senha do WPA2, e somente você a digite quando comprar o rádio para instalar nos Clientes, faça isso um padrão, todos os rádios novos que comprar, têm que passar por você antes para digitar a senha do WPA2, o resto das configurações pode deixar que os seus técnicos dão conta. =)
    Sim, mas pra mim não fica viavel...

    Uso placas PCI mesmo com chips Realtek 8185L, Ralink e a Samsung com chip Atheros.

    Quem sabe eu tiro um dia pra colocar WPA nos clientes, coloco a senha no bloco de notas e colo, melhor do que digitar, pode ter algum keylogger.

  10. #10

    Padrão

    Gente hoje estou trabalhando com uma rede wpa2 e naum tenho problema nenhum ... sempre vou em casa de clientes e digito a senha na hora da instalação nunca tive problemas ... agora eu traballho com IpxMac casados e DHCP server com os ips x macs e ident das máquinas cadastrados no release ... e to pra fechar HotSpot ... pra ficar mais seguro ... naum tem como eu trabalhar com rádio pq isso pra mim encareceria a instalação e aqui na mnha área eh inviavel pra 95% dos meus clientes ...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Sim, mas pra mim não fica viavel...

    Uso placas PCI mesmo com chips Realtek 8185L, Ralink e a Samsung com chip Atheros.

    Quem sabe eu tiro um dia pra colocar WPA nos clientes, coloco a senha no bloco de notas e colo, melhor do que digitar, pode ter algum keylogger.

    Colocar a senha no bloco de notas ??? Mas isso daria pro cliente ver eu acho isso pior ... a naum ser que alguém criasse um programinha pra fazer isso ... digitar a senha no campo automaticamente assim que eu executa-lo ...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Colocar a senha no bloco de notas ??? Mas isso daria pro cliente ver eu acho isso pior ... a naum ser que alguém criasse um programinha pra fazer isso ... digitar a senha no campo automaticamente assim que eu executa-lo ...
    Se voce criar uma senha complicada, e levar no CD, é só copiar e colar. Não vai dar tempo pro vivente decorar, principalmente se colocar no meio caracteres tipo * % $.

    Mas a idéia do outro colega de usar os APs já saido da empresa com a chave instalada é boa. E eu já vi APs Gi-link por menos de 120,00 em oferta no MLivre. Não é homologado, mas na casa do cliente é menos provável dar problemas.
    OU se tiver facilidade de comprar no PY, lá é a metado do preço. O problema é trazer um número maior de peças.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Se voce criar uma senha complicada, e levar no CD, é só copiar e colar. Não vai dar tempo pro vivente decorar, principalmente se colocar no meio caracteres tipo * % $.

    Mas a idéia do outro colega de usar os APs já saido da empresa com a chave instalada é boa. E eu já vi APs Gi-link por menos de 120,00 em oferta no MLivre. Não é homologado, mas na casa do cliente é menos provável dar problemas.
    OU se tiver facilidade de comprar no PY, lá é a metado do preço. O problema é trazer um número maior de peças.

    Eh mesmo ... pow eu até tenho contato lá ... mas o cara quer quase o mesmo preço que comprando aki no RJ ... aki um radio eh 165,00 o cara quer me enviar por 140,00 mas ai eu perco o dinheiro no frete .. dai seria mais viavel comprar aki mesmo que eh pertinhu, tenho a hora que eu quero e o RMA eh mais viavel !"

    Agora se tem algum programador que saiba fazer o que eu falei e esteja disposto a desenvolver uma solução eh uma mao na roda para todos nós !


    Abraços !

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Eh mesmo ... pow eu até tenho contato lá ... mas o cara quer quase o mesmo preço que comprando aki no RJ ... aki um radio eh 165,00 o cara quer me enviar por 140,00 mas ai eu perco o dinheiro no frete .. dai seria mais viavel comprar aki mesmo que eh pertinhu, tenho a hora que eu quero e o RMA eh mais viavel !"

    Agora se tem algum programador que saiba fazer o que eu falei e esteja disposto a desenvolver uma solução eh uma mao na roda para todos nós !


    Abraços !
    Seria uma boa mesmo!

    Mas com relação aos APs, dá uma olhada neste link: http://http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72990639-wireless-access-point-gi-link-wi-2204-c-ou-s-400mw-c-nf-_JM

    Este preço é sem o Aprouter. Mas com o firmware original pra uso cliente é suficiente.

    E neste link dá pra gente babar um pouco;
    Aguarde!

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Colocar a senha no bloco de notas ??? Mas isso daria pro cliente ver eu acho isso pior ... a naum ser que alguém criasse um programinha pra fazer isso ... digitar a senha no campo automaticamente assim que eu executa-lo ...
    Discordo, acho impossivel o cliente decorar uma senha WPA por exemplo : "eUv!=w9c>UjE5cKTp$mJf2bgm|}BP(@w<RQbG%iK4*6t']Jf^U33I2dY]kU2@|

    Copio ela no bloco de notas, coloco no meu pen drive e colo lá.

  16. #16
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Pessoal o problema não é o cliente decorar ou ver quando está digitando, mas sim os "técnicos em informática". Abrindo o registro do windows, navegando até a conf wireless, estará lá a chave wpa2 em puro e simples texto plano. Só copiar!

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Pessoal o problema não é o cliente decorar ou ver quando está digitando, mas sim os "técnicos em informática". Abrindo o registro do windows, navegando até a conf wireless, estará lá a chave wpa2 em puro e simples texto plano. Só copiar!
    Huuum, mas entao pra colocar a senha na placa PCI não tem um metodo seguro? Essa nem eu sabia quanto mais os "tecnicos" aqui da minha cidade.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Pessoal o problema não é o cliente decorar ou ver quando está digitando, mas sim os "técnicos em informática". Abrindo o registro do windows, navegando até a conf wireless, estará lá a chave wpa2 em puro e simples texto plano. Só copiar!
    Agora ficou preocupante!!!

  19. #19
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Agora ficou preocupante!!!
    Leia minhas observações no primeiro post, lá tem as dicas sobre como resolver isto.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Leia minhas observações no primeiro post, lá tem as dicas sobre como resolver isto.
    Eu já uso WPA2. Mas relendo o post me chamou a atençao sua citação:

    No caso de plaquinhas na máquina do cliente, procure usá-la casada com autenticação 802.x.

    Como funciona ísto na prática? Esta autenticação é feita fora da rede?