+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda ptp 900mhz, pelo amor de Deus.

    Estou montando um ptp em 900mhz, com 20km de distancia, tem montanha na frente e os dois pontos estão tb em alto de montanha, usando placas Xr9 o pig esta ligado no pino mais do meio da placa, antenas aquário yagi de 20db, mikrotik 2.9.27, montando em placa mãe, esta em 2ghz-10mhz, frequncia 2427, antena setada como B, tx power em 28dbm .

    Não consigo achar sinal, um ponto não encherga o outro. Coloco "Frequncy Usage" no mikrotik e nada, nenhuma frequncia ativa.
    Última edição por cristianoduarte; 25-04-2008 às 12:48.

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cristianoduarte Ver Post
    Estou montando um ptp em 900mhz, com 20km de distancia, tem montanha na frente e os dois pontos estão tb em alto de montanha, usando placas Xr9 o pig esta ligado no pino mais do meio da placa, antenas aquário yagi de 20db, mikrotik 2.9.27, montando em placa mãe, esta em 2ghz-10mhz, frequncia 2427, antena setada como B, tx power em 28dbm .
    Tá, mas ajudar no que? Dá pra ser específico?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Tá, mas ajudar no que? Dá pra ser específico?
    Não consigo achar sinal, um ponto não encherga o outro. Coloco "Frequncy Usage" no mikrotik e nada, nenhuma frequncia ativa.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cristianoduarte Ver Post
    Não consigo achar sinal, um ponto não encherga o outro. Coloco "Frequncy Usage" no mikrotik e nada, nenhuma frequncia ativa.

    Amigo posso te dar uma dica ???

    Essa verssão do MIkrotik pra trabalhar com Wireless eh uma b@st@ .... entaum se eu fosse vc ... de cara pra manter um link de qualidade e prestar um bom serviço trocaria essa sua versão pra uma versão original, pois usei ela aki e só me deu Dor de Cabeça ... principalmente na área de wireless e Hot-spot ... outra coisa naum sei se esses cartoes de 900mhz tem dois conectores disponiveis no cartao pra vc conectar duas antenas ... mas em alguns 2.4 e 5.8 tem experimenta trocar o pigtail de conectores no cartao ... e no mikrotik vc pode mudar isso tb setando a ANTENA A ou ANTENA B eh só dar uma procurada na interface do cartão ... outra coisa tb q vc deve levar em consideração eh o seu mikrotik naum trabalhar corretamente com o driver do seu cartão ... por ele ser crackeado e essa versão ser bem antiguinha ... faz um esforço ai ... gasta mais 200 reais e invista numa parada q tu sabe que tah rodando redondo !


    Abraços !

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Amigo posso te dar uma dica ???

    Essa verssão do MIkrotik pra trabalhar com Wireless eh uma b@st@ .... entaum se eu fosse vc ... de cara pra manter um link de qualidade e prestar um bom serviço trocaria essa sua versão pra uma versão original, pois usei ela aki e só me deu Dor de Cabeça ... principalmente na área de wireless e Hot-spot ... outra coisa naum sei se esses cartoes de 900mhz tem dois conectores disponiveis no cartao pra vc conectar duas antenas ... mas em alguns 2.4 e 5.8 tem experimenta trocar o pigtail de conectores no cartao ... e no mikrotik vc pode mudar isso tb setando a ANTENA A ou ANTENA B eh só dar uma procurada na interface do cartão ... outra coisa tb q vc deve levar em consideração eh o seu mikrotik naum trabalhar corretamente com o driver do seu cartão ... por ele ser crackeado e essa versão ser bem antiguinha ... faz um esforço ai ... gasta mais 200 reais e invista numa parada q tu sabe que tah rodando redondo !


    Abraços !

    Amigo, obrigado pelas dicas, mas, minha intenção seria justamente comprar as versões originais, pq esta crackeada da dor de cabeça de mais. Coloquei elas pra fazer um teste, pois ja inveti muito nestes cartões e antenas e investir mais sem ter certeza se funciona é foda.

  6. #6

    Padrão

    Provavelmente essa versao .27 nao possui driver para 900mhz. E outra tambem, como vc coloca a configuracao em 2400mhz se o cartao é de 900mhz?

  7. #7

    Padrão

    Amigo,seus problemas são outros,o primeiro obstáculo não pode estar muito próximo da antena transmissora para não elevar muito o ângulo de inclinação,o sinal não vai atravessar o obstáculo,o enlace deve ser feito por refração,ou seja,as antenas devem estar apontadas para cima dos obstáculos de modo que se encontrem,as Yagi espalham muito o sinal,use direcionais tipo parábola vazada em 900MHz de 25dbi.Ache o azimute que fica fácil o apontamento das antenas.Se tiver dificuldade,me passe as coordenadas geográficas do ponto A e ponto B e a altura das torres que eu te passo o estudo de viabilidade desse link com o correto azimute que é a direção que cada antena deverá estar e também o ângulo de inclinação.JCAquino

  8. #8

    Padrão

    Eu não tenho expriência com 900Mhz, mais com essa versão crackeada do MK eu mexi, e vou te falar: é suicídio! Pau um atrás do outro, utilize a versão de teste por 24h para você ter certeza então.

  9. #9

    Padrão

    oi, nao sei se vc nao posstou ou eu nao vi, vc esta com os mk na bancada ou cada um no seu lugar a 20km, caso contrario, o primeiro paso e vc colocar um do lado do outro pra testar as configuracoes.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    oi, nao sei se vc nao posstou ou eu nao vi, vc esta com os mk na bancada ou cada um no seu lugar a 20km, caso contrario, o primeiro paso e vc colocar um do lado do outro pra testar as configuracoes.

    Na bancada funcionou, nos pontos não funcionaram

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JCAquino Ver Post
    Amigo,seus problemas são outros,o primeiro obstáculo não pode estar muito próximo da antena transmissora para não elevar muito o ângulo de inclinação,o sinal não vai atravessar o obstáculo,o enlace deve ser feito por refração,ou seja,as antenas devem estar apontadas para cima dos obstáculos de modo que se encontrem,as Yagi espalham muito o sinal,use direcionais tipo parábola vazada em 900MHz de 25dbi.Ache o azimute que fica fácil o apontamento das antenas.Se tiver dificuldade,me passe as coordenadas geográficas do ponto A e ponto B e a altura das torres que eu te passo o estudo de viabilidade desse link com o correto azimute que é a direção que cada antena deverá estar e também o ângulo de inclinação.JCAquino

    Ponto A Latiude: 19°12'19.67"S
    Longitude: 43° 1'7.35"O

    Ponto B LAtitude: 19° 5'24.84"S
    Longitude: 43° 7'46.53"O


    Torres de 10mts em cada ponto.


    Obrigado

  12. #12

    Padrão Meu amigo

    Os cartoes xr9 nao funcionam na versao 2.927 direito nao,e tb suas configuracoes nao estao muito certas nao

  13. #13

    Padrão

    oi, coloquei suas cordenadas no radiomobile, e nem com reza brava, da. tem muito morro , nao acredite em conversa de vendedor que 900mhz fura morro, rsrsrsr. se as coordenadas estao certas, tem um morro de 900 mts na frente. E seus pontos estao a 600 e 700 mts
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste rm.jpg
Visualizações:	261
Tamanho: 	78,5 KB
ID:      	2084  

  14. #14

    Padrão 900MHz

    Legal essa dica do JCAquino, eu estou com um problema de perdas em um ponto-a-ponto de 500 metros, onde tem uma igreja bem na frente, e não fiz o apontamento por refração, para os sinais se encontrarem acima dos obstáculos, eu apontei para a igreja mesmo, fechou com 25db mas têm algumas perdas, se eu fizer o apontamento para cima o sinal pode aumentar? Utilizo 02 cartões SR9 de 700mW com 02 RB133, fontes de 24V e antenas Yagi Aquário de 21db cada.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brenonreis Ver Post
    Os cartoes xr9 nao funcionam na versao 2.927 direito nao,e tb suas configuracoes nao estao muito certas nao
    Quais seriam as configurações corretas?

  16. #16

    Padrão

    900mhz a 20 km meio dificil, eu nunca ouvi nenhum que desse conta

    no max é 3.5 km e isso no meio do mato sem visada para não sofre grandes interferencias
    Última edição por radar02123; 28-04-2008 às 21:44.