+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão tipo de antena que joga o sinal para baixo

    é uma tendencia para nós que trabalhamos como provedore de internet.... cada vez mais clientes que usam notebook com wireless... por isso quero saber quem fez a experiencia de celulas(torre) expecificas para chegar nos cliente com notebook sem a necessidade de antena Externas...pensei em por uma setorial com inclinacao um pouco para baixo usando um ap2000 ou 2500 e talvez amplificador quem ainda nao se atentor para essa tendencia, está na hora de pensar a esse respeito... grato peles informacoes e comentarios a esse respeito
    Última edição por jamesmeyer; 29-04-2008 às 03:16.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    e esses notebooks com suas antenas espetaculares e de alto ganho farão seu TX como?

    RF é uma via de mão dupla; não adianta gritar se não pode ser ouvido.

    Pense nisso.

  3. #3

    Padrão

    Concordo vc, mas como a maioria dos provedores trabalham com upload (RF Rx) baixo, com um sinal bom de recepção no notebook é possivelmente aceitável a idéia do colega que abriu o tópico.

    Levando em consideração que os cartões WiFi dos notebooks, assim como as placas PCI ou USB dos PCs, também tem alguns chipsets fraquíssimos em desempenho. Como é o caso, por exemplo, dos Realtek's que são de ruim para péssimos não importa a plataforma, diferentemente dos Ralink's e Atheros.

    Uma idéia que me veio para atender bem com qualidade clientes com notebook é ter vários pontos espalhados ou mesmo já fazer dos clientes com notebook em pontos estratégicos da cidade, um novo ponto de retransmissão com APs.

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    e esses notebooks com suas antenas espetaculares e de alto ganho farão seu TX como?

    RF é uma via de mão dupla; não adianta gritar se não pode ser ouvido.

    Pense nisso.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kryseck Ver Post
    Concordo vc, mas como a maioria dos provedores trabalham com upload (RF Rx) baixo, com um sinal bom de recepção no notebook é possivelmente aceitável a idéia do colega que abriu o tópico.

    Levando em consideração que os cartões WiFi dos notebooks, assim como as placas PCI ou USB dos PCs, também tem alguns chipsets fraquíssimos em desempenho. Como é o caso, por exemplo, dos Realtek's que são de ruim para péssimos não importa a plataforma, diferentemente dos Ralink's e Atheros.

    Uma idéia que me veio para atender bem com qualidade clientes com notebook é ter vários pontos espalhados ou mesmo já fazer dos clientes com notebook em pontos estratégicos da cidade, um novo ponto de retransmissão com APs.
    Mas ai, estamos falando de redes de hotspot, vários pontos de acesso, cobertura de 200m ou 300m no máximo, antenas de baixo ganho ou com grande direcionamento, isso é outra história.

    Agora torres, com setoriais? é viagem...

  5. #5

    Padrão

    Ola James!!
    Potencialmente o sinal de transmissao irà ter uma vantagem na sua amplificaçao através da antena utilizada seja ela direcional ou setorial, mas como o nobre colega do fòrum ja explicou os notebooks sofrem as vezes com as deficiencias de recepçao e com isto o fator " troca " se ve comprometido... O importante nestes sistemas é ter varias células de transmissao e nao uma como grande potencia afim de abrager a maior area possivel.
    Abraços!!

  6. #6
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Na minha cidade tenho 4 torres com uma altura média de 35 mts.
    Para atender o pessoal de notebook coloquei antenas omni de 9db com uma altura de 12 mts nos pontos principais da cidade.

    obs: pouca potencia para não ter problemas com as torres.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Mas ai, estamos falando de redes de hotspot, vários pontos de acesso, cobertura de 200m ou 300m no máximo, antenas de baixo ganho ou com grande direcionamento, isso é outra história.

    Agora torres, com setoriais? é viagem...
    JOVEM MINHA IDEIA NAO É CHEGAR A LONGAS DISTANCIA....
    Nao vejo como uma viagem usar setorial(disse setorial por que já fiz teste usando elas)...uma vez que os notebook usam radios francos tentei omni no ficou legal perdia muito pacote ai usei setor,... em uma cidade com poucos predios como é o meu caso... a ideia é usar nos locais centrais da cidade, pequenas torres 15 metros formando pontos quentes... (teste feito com bons resultados)... ap 2500 e 02 setoriais de 17dbi 120graus...estou atendendo a dezena clientes em alguns pontos até 500mt...usando em uma um amplificador de 500mw edimax realmente na maioria dos pontos com t transferencia baixa...mais para a maioria dos clientes de notebook é so navegação e email.akele que nao sabe criticar de uma forma sabia ofende, nao acrecenta informacao só causa idignacao...
    Última edição por jamesmeyer; 29-04-2008 às 03:34.

  8. #8

    Padrão

    O bom do amplificador é que ele amplifica os teus problemas... haha

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jamesmeyer Ver Post
    JOVEM MINHA IDEIA NAO É CHEGAR A LONGAS DISTANCIA....
    Nao vejo como uma viagem usar setorial(disse setorial por que já fiz teste usando elas)...uma vez que os notebook usam radios francos tentei omni no ficou legal perdia muito pacote ai usei setor,... em uma cidade com poucos predios como é o meu caso... a ideia é usar nos locais centrais da cidade, pequenas torres 15 metros formando pontos quentes... (teste feito com bons resultados)... ap 2500 e 02 setoriais de 17dbi 120graus...estou atendendo a dezena clientes em alguns pontos até 500mt...usando em uma um amplificador de 500mw edimax realmente na maioria dos pontos com t transferencia baixa...mais para a maioria dos clientes de notebook é so navegação e email.akele que nao sabe criticar de uma forma sabia ofende, nao acrecenta informacao só causa idignacao...
    Companheiro, eu compreendi tua necessidade.
    Mas primeiro, experimenta sem amplificador.
    Com a omini o teu resultado talvêz não foi o esperado porque ela irradia em toda a volta. Com setoriais tu concentra para determinada região, conseguentemente melhorando o sinal, mesmo sem amplificador.
    Como tu não quer sinal longe, uma setorial com menos ganho que esta de 17 dbi, vai ter um angulo vertical mais aberto. Assim ela vai render melhor para perto.
    Imagina duas lanternas. Uma delas tem o refletor bem profundo. Então o feixe de luz vai sair extremamente direcional.
    Agora outra lanterna com o refletor com pouca concavidade. Ela vai espalhar mais a luz , mas não vai ter um alcance tão longe quanto a outra.
    O mesmo ocorre com as antenas. Quanto mais dbi melhor a cobertura longe e não tão boa para os bem perto. Isto pode causar latencia alta.

    E para cada ponto de distribuição tu leva o sinal da base com rádio 5.8. Um rádio na base e outro no ponto de distribuição recebendo e repassando para os rádios 2.4 com setoriais.
    É isso que eu estou montando aqui. Atualmente estou levando com 2.4 mas o resultado não vai ser bom no momento que aumentar o número de usuários. Só funciona com poucos.

  10. #10
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Colega, o que o 1929 falou tb é uma boa solução.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Companheiro, eu compreendi tua necessidade.
    Mas primeiro, experimenta sem amplificador.
    Com a omini o teu resultado talvêz não foi o esperado porque ela irradia em toda a volta. Com setoriais tu concentra para determinada região, conseguentemente melhorando o sinal, mesmo sem amplificador.
    Como tu não quer sinal longe, uma setorial com menos ganho que esta de 17 dbi, vai ter um angulo vertical mais aberto. Assim ela vai render melhor para perto.
    Imagina duas lanternas. Uma delas tem o refletor bem profundo. Então o feixe de luz vai sair extremamente direcional.
    Agora outra lanterna com o refletor com pouca concavidade. Ela vai espalhar mais a luz , mas não vai ter um alcance tão longe quanto a outra.
    O mesmo ocorre com as antenas. Quanto mais dbi melhor a cobertura longe e não tão boa para os bem perto. Isto pode causar latencia alta.

    E para cada ponto de distribuição tu leva o sinal da base com rádio 5.8. Um rádio na base e outro no ponto de distribuição recebendo e repassando para os rádios 2.4 com setoriais.
    É isso que eu estou montando aqui. Atualmente estou levando com 2.4 mas o resultado não vai ser bom no momento que aumentar o número de usuários. Só funciona com poucos.

    é concordo com vc, até diminui o custo

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jamesmeyer Ver Post
    JOVEM MINHA IDEIA NAO É CHEGAR A LONGAS DISTANCIA....
    Nao vejo como uma viagem usar setorial(disse setorial por que já fiz teste usando elas)...uma vez que os notebook usam radios francos tentei omni no ficou legal perdia muito pacote ai usei setor,... em uma cidade com poucos predios como é o meu caso... a ideia é usar nos locais centrais da cidade, pequenas torres 15 metros formando pontos quentes... (teste feito com bons resultados)... ap 2500 e 02 setoriais de 17dbi 120graus...estou atendendo a dezena clientes em alguns pontos até 500mt...usando em uma um amplificador de 500mw edimax realmente na maioria dos pontos com t transferencia baixa...mais para a maioria dos clientes de notebook é so navegação e email.akele que nao sabe criticar de uma forma sabia ofende, nao acrecenta informacao só causa idignacao...
    Então monte sua estrutura, do jeito que mencionou e seja feliz. Eu retiro o que disse, pois parece ser uma grande bobagem e provavelmente eu esteja falando de algo que não conheço.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    O bom do amplificador é que ele amplifica os teus problemas... haha
    boa bem pensada

  14. #14

    Padrão Antenas para Condominio

    Aproveitando a discussão, gostaria de saber se existe alguma antena mais apropriada para uso em condominio. Moro em um condominio com 3 blocos de 4 andares e 8 apto por andar. A disposicao é a seguinte, dois blocos de um lado e o terceiro de frente para esse dois. Tenho no meio um patio. Gostaria de colocar uma antena no centro do patio e transmitir sinal para os condôminos. Seria possivel? Isso sem utilizar antenas externas nos clientes?