Página 5 de 10 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    certo realmente não instalei...vou fazer isso hoje e posto a reposta mas estou com outra dúvida:

no lugar do ip interno 10.0.1.5 posso usar o ip válido mesmo(ex.: 189.201.xxx.345)?ou esse scritp passado só funciona com ip interno?e no caso, vou rodar o script no servidor de internet ex.: 200.xxx.201.xxx

OBS: vou usar um ip válido do meu bloco de ips e não o ip válido do servidor linux(onde está o script) já que o pessoal da obelisk tem seu próprio iptables para proteger o asterisk.

Amigo, esse script que nosso amigo passou ali para você basicamente precisa estar no seu gateway!

Se você quer que ele funcione com o ip externo (imagino que vai ser um segundo, como alias) você vai precisar trabalhar com o target mark do iptables para marcar os pacotes que chegam por esse ip e fazer com que o tc verifique esses valores.

Tem um monte de exemplo de como fazer!

2. meu problema é o seguinte...eu iria colocar o ip desse servidor asterisk como 10.0.1.5 que de fora para o pessoal da obelisk acessá-lo teria que digitar 200.x.x.x. e iria ser direcionado para o ip interno mas como disso nosso amigo no tópico anterior o Asterisk não funciona com nat por tras e a Obelisk já roda um script iptables próprio dela. então minha questão é:

como faço para dividir minha banda em:

512 para o servidor asterisk com ip 201.x.x.x.x
    512 para o restante da rede

OBS.; o gateway da minha rede é um debian 4.0 com squid+iptables qeu tem ip externo 201.x.x.x. e interno 10.0.1.254(rede interna da empresa)

3. Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    meu problema é o seguinte...eu iria colocar o ip desse servidor asterisk como 10.0.1.5 que de fora para o pessoal da obelisk acessá-lo teria que digitar 200.x.x.x. e iria ser direcionado para o ip interno mas como disso nosso amigo no tópico anterior o Asterisk não funciona com nat por tras e a Obelisk já roda um script iptables próprio dela. então minha questão é:

como faço para dividir minha banda em:

512 para o servidor asterisk com ip 201.x.x.x.x
    512 para o restante da rede

OBS.; o gateway da minha rede é um debian 4.0 com squid+iptables qeu tem ip externo 201.x.x.x. e interno 10.0.1.254(rede interna da empresa)
    Amigo, um detalhe...
    O asterisk pelo que ja testei e vi funciona atraz de um NAT!
    Você precisa configurar alguns detalhes em seu arquivo de configuração das extensões dos seus clientes como:

Código :
    qualify=yes
    nat=yes

E igual o ip do seu asterisk continuará sendo 10.0.1.5 correto?
    Ou você vai colocar um ip publico?

4. Como ja disse em um post aqui, o ideal seria colocar ip valido nessa maquina e controlar direto na interface do asterisk.

Se tivessem pelo menos prestado a atencao...

SIP atrás de nat é um problema, os pacotes RTP se perdem. Se fosse IAX2 até nao daria tanto problema.

5. Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Como ja disse em um post aqui, o ideal seria colocar ip valido nessa maquina e controlar direto na interface do asterisk.

Se tivessem pelo menos prestado a atencao...

SIP atrás de nat é um problema, os pacotes RTP se perdem. Se fosse IAX2 até nao daria tanto problema.
    É uma opção sem duvida, mas ai tem que tomar cuidado com a segurança!

Dessa forma não pode esquecer de fazer QoS tanto no Asterisk e no Firewall, cada um com sua banda garantida. Assim você perde a possibilidade de fazer classes de QoS aninhadas uma podendo "emprestar" da outra quando não existir trafego!

Bom, cada abordagem tem sua vantagem e desvantagem!

Tópicos Similares

1. Duvida controle de banda, apenas para Dados
    Por Splinter Neto no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 16-09-2013, 14:31
  2. Respostas: 2
    Último Post: 30-11-2011, 08:07
  3. Controle de Banda!
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 03-09-2003, 14:08
  4. Controle de Banda CBQ