+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão cacti com problema nos graficos

    ola galera explica o problema e dificil entao pegei uma imagem e vou coloca junto

    seguinte os servidores nao estao caindo nem nada so que ta dando esse problema na geracao da imagem no grafico alguem sabe como corrigir?
    abracos...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         grafico com falha.JPG
Visualizações:	1282
Tamanho: 	40,2 KB
ID:      	2086  

  2. #2

    Padrão

    a primeira coisa a verificar é se você consegue debugar a query no cacti, vá em system utilities >> view cacti log file

    lá quando der algum erro no SNMP vai acusar, talvez dê pra matar alguma coisa

    se estiver com pressa, pode tentar fazer as requisições na mão, por sorte eu fiz isso esses dias e já tenho o comando mastigado:

    [root@darkstar ~]# snmpget -c mycomm -v 2c localhost .1.3.6.1.2.1.2.2.1.16.3
    IF-MIB::ifOutOctets.3 = Counter32: 1139264416

    substitua a comunidade e o host, se estiver usando SNMP V3 o comando é totalmente diferente, aí dê uma pesquisada por exemplos.

    acho que já dá pra ter uma luz com isso, importante lembrar que é bom realizar esses testes durante o período de erro, se for possível ficar de olho ;-)

    qq coisa poste aí

  3. #3
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    amigo muito obrigado resolvi o problema era no tempo de leitura eu tinha diminuido pra minuto a minuto so que dai gerava esses erros coloquei pra 5 minutos a leitura esta tudo ok ate agora ografico esta certinho...
    mesmo assim vou monitora dessa forma que vc aconselhou para testes Grato
    abracos

  4. #4
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    vale lembra tem alguma ferramenta pra mim instala no windonw para gerenciar os graficos ou perda de comunicacao com os servidores usando o cacti ou outra ferramenta?

  5. #5

    Padrão

    Olha, quando você cria o "Device" no Cacti ele já te informa a disponibilidade da máquina, talvez exista um plugin (acho que é o que mais vale a pena pesquisar) que te mande um e-mail quando a máquina cair.

    Cacti Forums

    Senão você pode usar o Nagios, ele monitora hosts e serviços levantados, te mandando e-mail quando algo está errado.

    Mas de qualquer forma, se a rede estiver OK, acho difícil dar essa instabilidade, pois é tudo feito por requisições SNMP, se a máquina está sendo enxergada "viva", então não tem porque o daemon parar de responder assim.

    de qualquer forma, se quiser ir fundo na toca do coelho, procurer por "debugging nan's cacti" que eles tem lá um passo a passo para debugar qualquer problema.

    a questão dos 5 ou 1 minutos - é desnecessário usar 1 minuto se você faz gráficos de velocidades menores que 114 Mbps. Isso só se tornará necessário para interfaces Gigabit que PRATICAM essas velocidades.

    qq coisa tamos aí!

  6. #6
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    cara obrigado!!! tipo tava pensando aq entes e tbm chegei a essa conclusao sobre os minutos.
    tipo eu sou estagiario na UTFPR e to migrando todos os server pra fedora 8 e centOs 5.1
    solicitacao do povo superior e quando eu apresentei o cacti o povo faltou me louvar
    mas perante as minhas duvidas esta tudo sancionado muito obrigado mesmo...
    abracos...

  7. #7

    Padrão

    De nada cara, a comunidade está aí para isso, quero ver alguém conseguir suporte bom na M$.

    Meu pai trabalha como analista de sistemas, e uma vez deu um erro no M$SQL do trabalho dele, e aí precisavam de suporte né, a empresa que tinha nada menos que mais de MIL licensas de WinXP precisaria pagar valores absurdos pelo suporte... lamentável.

    Por isso prefiro SL, é de graça, geralmente o suporte é bom, e deixa todo mundo satisfeito ;-)

  8. #8
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    realmente amigo...
    instituicao publica ne sabe como que e tem seus pcs com Rwindows
    mas estao querendo migrar tudo pra SL tipo assim os servidores ainda temo la Win2003k pra terminal server mas ja to implementando isso em linux tbm, digamos que eu era meio assim fechado pra aprender determinados servicos linux mas com a necessidade la to me virando bem futuramente iriei fazer algumas lp pra ta sempre em dia com cursos...
    abracos...