+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Wds Ap200, Da Boa?


    Salve Pessoal do U_L.

    Estou com o seguinte problema:

    |LOJA |<=======>| AP1 |<=======>| AP2 |

    Descriçao da Rede:
    LOJA: Mikrotik (192.168.1.1)
    Link 2048full atm

    AP1: AP2000 (Orinoco) (192.168.1.2)
    2 Cartões Orinoco Gold
    Omni Hyperlynk 15dbi
    Amplificador de 1watt Hyperlink

    AP2: AP2000 (AVAYA) (192.168.1.3)
    2 Cartoes Orinoco Gold
    Antena Hyperlink 15dbi

    Obs: Loja e Ap1 estão no mesmo prédio. Ap2 está a 800mts.

    Ligação da Rede:

    LOJA se conecta ao AP1 via ethernet usando 80mts de cabo, no AP1, um cartao gold serve para os clientes, onde cerca de 80 estão conectados, funciona maravilha pinga entre 0 e 1ms (mesmo com tráfego), o cartão B, se destina a ligação ao AP2, esta ligação é feita via WDS com canal isolado e sistema fechado. O AP2 usa um cartão para se conectar ao AP1 e o outro repassa o sinal para os clientes, cerca de 40.

    Antes de colocarmos o outro ap2000 no AP2 nós invertemos a polarização das antenas para evitar algum tipo de interferencia-ruido e sempre funcionou bem. No Ap2 utilizavamos ap's Ovislink, também em WDS e funcionava bem. Porém com o tempo os ovislink foram abrindo as perna.

    A pergunta é:

    WDS funciona bem entre 2 ap2000?
    Pois nas configuraçoes se vc deixa a opção Long , o multicast dele vai aparecer 2mb/s.
    Ah, tem outro detalhe, refizemos as pontas, trocamos conectores/pigtail e nada, quando vamos nos clientes, está demorado para acessar a página de configuraçao do Ap2, estou achando que o problema seja no equipamento e nao no WDS que fizemos.

    Deixem suas sugestões, pq estou a ponto de jogar um ap2000 do 12 andar.
    Valeu!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diagrama rede.jpg
Visualizações:	122
Tamanho: 	34,6 KB
ID:      	2112  

  2. #2

    Padrão

    AP2000 x AP2000 trabalha muito bem, já tive um estrutura assim e funcionou por um bom tempo.

    A questão é que seu AP1 e AP2 estão muito próximos, devido a sensibilidade dos cartoes orinoco o amplificador do AP1 pode estar te atrapalhando no AP2.

    Tente retirar esse amplificador e fazer um teste.

    outra coisa quais canais vc está usando, lembre-se que 1,6,11 são os ideiais pois não se sobrepoem.

  3. #3

    Padrão

    boa niote!
    o ap1 ja foi retirado o amplificador e o problema continuou, estamos chegando a conclusao de que o problema está no equipamento mesmo. vamos colocar outros 2 ap's pra fazer um teste e ter certeza de que o ap2000 esteja dando pau.
    o canal do ap1 é 11 e o canal do ap2 é 1.

    Brigado pelo posto ijr!



    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    AP2000 x AP2000 trabalha muito bem, já tive um estrutura assim e funcionou por um bom tempo.

    A questão é que seu AP1 e AP2 estão muito próximos, devido a sensibilidade dos cartoes orinoco o amplificador do AP1 pode estar te atrapalhando no AP2.

    Tente retirar esse amplificador e fazer um teste.

    outra coisa quais canais vc está usando, lembre-se que 1,6,11 são os ideiais pois não se sobrepoem.

  4. #4
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    você trocou os cards?
    umas vez deu esse problema aqui, só trocar os cartão da omni e pronto.


    se for mudar, use PC-AP com mk!
    ;}

  5. #5

    Padrão

    boa noite luizbe! brigado pelo post...

    Mudei sim os cards, quando iniciei o provedor, montei com cartao 2Wire (chipset lucent) na verdade é o mesmo da orinoco, pios bem, esses aí nunca encomodaram, aí algum tempo atrás trocamos e colocamos todos orinoco gold, mesmo assim ta dando pau, temos 2 de reserva, ja trocamos eles, trocamos pigtail, troquei cabo de energia, nobreak, posiçao da tomada, tudo que vc possa imaginar e nao foi... tenho quase certeza de que é o ap que está com problema... amanha de madrugada, eu vou trocar o equipamento e colocar um ovislink pra enviar o sinal pros clientes, se funcionar eu tenho certeza de que é o ap, se nao funionar pode ser (omni / cabo / conector '/ pigtail / vento / chuva / zóio gordo / sapo enterrado no prédio e por aí vai!!!!


    abraço!!

  6. #6

    Padrão

    eu não lembro a versão de firmware que eu usava no AP2000, mas vc poderia entrar no site do fabricante e verificar quais as versões disponíveis.