Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    nao tem o porque gerar varios cache_dir em um unico HD ..

    o squid calcula as threads baseado no numero de cache_dir ... mtas threads em um unico hd... vai gerar um "queue congestion" .. o que nao eh bom..

    e cache de 400mb ... faz assim

    monte o diretorio /var/spool/squid no /dev/sdb1 (supondo que seja o segundo hd)


    cache_dir aufs /var/spool/squid 20000 16 256



    aufs eh mto melhor que diskd ... inclusive o devel do diskd esta parado.... o pessoal so tem feito melhorias no ufs, aufs e no coss ..

  2. #22

    Padrão

    bom saber hehehehe, eu estou usando multiplos diretorios com diskd, o que melhorou e muito a performance do proxy (nao to mentindo hehehe)

    li algo a respeito pelo fluxo ser melhor dividido com menos peso em cada diretorio, e funfou mesmo

    mas vou testar o aufs entao! melhorias sao sempre bem vindas

    abraços!

  3. #23

    Padrão

    ah, o desabafo do filho do catiço (hitler) foi bacana aiuhaiuaiauhaiuhiua

    abraço!

  4. #24

    Padrão

    Amigos com a ajuda de todos vocês meu Proxy Squid esta rodando muito bem, excelente desempenho, porem agora me deparo com um problema junto ao Google, mais especificamente com o Orkut, acredito que algum cliente com vírus ou spyware venha ser a causa do seguinte erro como mostra a imagem anexada, alguém tem uma idéia de como resolver este problema.

    Abraços

    Clecio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         erro-orkut.jpg
Visualizações:	287
Tamanho: 	358,9 KB
ID:      	2127  
    Última edição por cleciorodrigo; 08-05-2008 às 18:44.

  5. #25

    Padrão

    varios acessos do mesmo ip.. o google tem um "filtro" ..

    seria bom ip valido para os clientes

  6. #26

    Padrão

    Alexandre hoje tenho 632 clientes dividos em 3 servidores rodando mikrotik, 1 servidor com IP Público, e 2 deles com IP Privado, e agora montei este servidor de proxy com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços, rodava proxy nos servidores Mikrotik e agora com o novo servidor enviei as requizições todas para o Servidor de Proxy linux.

    Ja tinha visto sobre o tproxy, e tambem se nao me engano tem um protocolo acho, usado junto ao roteador e o servidor de proxy,porem meu router é um Cisco 1721 com apenas 1 porta fast ethernet e se não me engano pra usar o proxy junto ao roteador precisa de 2 portas, acho que vi essa resposta em algum topico respondido por vc

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    varios acessos do mesmo ip.. o google tem um "filtro" ..

    seria bom ip valido para os clientes

  7. #27

    Padrão

    pra te falar a verdade.. o tproxy eh meio "gambiarra" seria melhor voce usar wccp juntamente com o cisco.. so que acho que o 1721 nao aguentaria o "tranco" ... o wccp é transparente.. e nao precisa recompilar kernel, nem squid nem nada.. basta configurar e rodar... ele trabalha em conjunto com o ios.. fica mto bom... sem falar que fica redundante.. se o squid der algum problema.. o cisco detecta.. e NAO envia pacotes mais para o proxy... evitando uma parada !!!

    as operadoras usam desta maneira

  8. #28

    Padrão

    tenho mais de 700 clientes usam o mesmo servidor proxy e nao dah essa msg! vc viu o conf que te mandei? abraços!

  9. #29

    Padrão

    Amigo boa noite, eu vi a configuração que me passo analisei ela e vi varios itens que eu ainda não tinha configurado, muito bacana. Meu servidor esta show de bola, agora me surgiu uma duvida, vc monitora o squid com snmp, por acaso usa MRTG ou o Cacti??

    Abraços

    Clecio

    Citação Postado originalmente por arium Ver Post
    tenho mais de 700 clientes usam o mesmo servidor proxy e nao dah essa msg! vc viu o conf que te mandei? abraços!

  10. #30

    Padrão

    hehe se viu o grafico ;-) é SNMP

  11. #31

    Padrão

    opa alexandre vimos q vc tem muita experienca com squid, estou analisando algumas solucoes pra por meu proxy cache em paralelo ao mikrotik, gostaria de saber com esse link abaixo seria um solucao ideal.


    Linux: Proxy em paralelo com o mikrotik [Artigo]





    atenciosamente,

    Diego Vilela

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    por onde tu mediu quantas req/s ?

    o cachemgr mostra POR MINUTO !!

    aqui da 11.500 req/m .. ou seja.. 191 req/s

    consumindo 5gb de ram + cache_mem... 2 hd sas 15.000 rpm, freebsd 6.3 amd64
    opa.. como pego as requisicoes por minuto no squid?

    grato,

  13. #33

    Padrão

    quando voce compila/instala o squid.. ele gera o cachemgr.cgi .. só procurar ele no sistema... colocar em uma area publica (web) e acesar

  14. #34

    Padrão divide o cache em varios sub dirs

    cache_dir ufs /var/spool/squid01 256 256 512
    cache_dir ufs /var/spool/squid02 256 256 512
    cache_dir ufs /var/spool/squid03 256 256 512
    cache_dir ufs /var/spool/squid04 256 256 512
    cache_dir ufs /var/spool/squid05 256 256 512

    e vai ajustando

    quantos usuarios estarao plugados na maquina ??

    outra coisa compila o squid nao pega o binario pronto

  15. #35

    Padrão

    esse negocio de carios cache_dir em um unico hd.. nao adianta NADA !!! so atrapalha.. pq o squid cria N threads para cada cache_dir.. se vc cria varios cache_dir ele cria N threads para cada ... ai vc vai ter um overload no hd (i/o congestion)

    existe quem duvida disso... basta consultar o log da lista oficial do squid .. e ver

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    o cachemgr mostra POR MINUTO !!

    aqui da 11.500 req/m .. ou seja.. 191 req/s
    seria aqui que eu pego as requisicoes?

    5 minutes average of counters

    achei ...
    client_http.requests = xxxx/sec

    xxx é a quantidade de requisicoes, tão modesta perto da de vocês que fico até com vergonha de postar. rsrs
    Última edição por neon; 07-06-2008 às 12:58.

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    nao.. aufs eh bemmmmmm melhor.. trabalha em threads e asincronas... entao fica aassim a ordem

    ufs (deve ser usado se vc tem 5 a 8 requisições por segundo)
    diskd
    AUFS
    COSS <- este ta experimental... usa um 'flat file' para armazenar os objetos.. recomendado para arquivos pequenos...'


    aqui eu faço assim

    um storage coss para armazenar objetos pequenos (128k ou menores) ... e quando objetos forem maior.. vao para o outro cache_dir que é aufs

    Existe a possibilidade de vc envia seu squid.conf para apreciação do forum?

  18. #38

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    seria aqui que eu pego as requisicoes?

    5 minutes average of counters

    achei ...
    client_http.requests = xxxx/sec

    xxx é a quantidade de requisicoes, tão modesta perto da de vocês que fico até com vergonha de postar. rsrs
    O meu apareceu assim:

    client_http.requests = 23.239733/sec

  19. #39

    Padrão

    O seu ta moderado, olha o meu:

    client_http.requests = 63.943467/sec

    Sendo que isso é fora do horario de pico.. no pico chega quase em 100
    client_http.requests = 98.698803/sec

    Eu sei que eu preciso efetuar um tunning nas ACLs porque é isso que ta consumindo demais no meu... o que voces tem usado para fazer um numero "grande" de acl (vamos lá, mais do que 100) sem perder muita perfomance ? SquidGuard? ou alguma outra solução?
    Última edição por mistymst; 12-06-2008 às 14:22.

  20. #40

    Padrão

    squidguard eh dos 'melhorzim' :P