+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de netpower
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Bonito, Pernambuco, Brazil, Brazil
    Posts
    31

    Wink Dns Server

    Pessoal o MKT faz DNS SERVER?

  2. #2

    Padrão

    Se vc quer rodar um DNS, o mk não, precisará do linux rodando um named para isso.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netpower Ver Post
    Pessoal o MKT faz DNS SERVER?

    Amigo,

    O Mk também é DNS Server.
    Vá em IP > DNS .
    Em settings cadastre o DNS do seu serviço de internet.
    Em seguida clique em + e adicine o endereço do Seu Servidor que além de ser Gateway dos clientes apartir de agora também será DNS dos clientes.

  4. #4

    Padrão

    Mas eu acho que ele quer é ter um servidor DNS próprio, sem precisar ir lá fora buscar.
    Tem alguma vantagem neste tipo de configuração, já que um servidor de DNS lá fora já terá um banco de informações muito mais amplo?
    Fiquei curioso em aprender mais sobre isso.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas eu acho que ele quer é ter um servidor DNS próprio, sem precisar ir lá fora buscar.
    Tem alguma vantagem neste tipo de configuração, já que um servidor de DNS lá fora já terá um banco de informações muito mais amplo?
    Fiquei curioso em aprender mais sobre isso.
    Exatamente, o DNS de fora é mais amplo. Porém ele não deixa de buscar lá fora. No momento que o servidor consulta seu DNS externo ele guarda essa informação com ele em cache e a cada consulta ele vai enchendo seu cache de informações. Quando um segundo usuário vai acessar determinado site que já foi acessado por esse usuário o DNS Server Mikrotik já tem todas as informações desse site com ele e já passa para esse segundo usuário com muito rapidez. E por aí vai.

    É bom guardar páginas em cache por apenas 1 dia devido a atualização dos sites que são feitas diariamente.

  6. #6

    Padrão

    pessoal , tenho configurado um DNS Cache em linux e aponto o meu mikrotik para ele, pois tenho outros servidores alem do mikrotik. Funciona assim:
    O cliente consulta um site, se nao estiver no cache do mikrotik ele busca no meu DNS CACHE LINUX, se nao estiver lá entao ele busca fora nos forwards configurados.

    Agora minha duvida é :

    Qual o tamanho correto para o cache do mikrotik? ele vem default 512K

    o meu está com 4096K e se eu colocar 5Mb ele enche, se eu colocar 10Mb ele enche etc...

    Qual é o tamanho correto ??


    Grato.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    pessoal , tenho configurado um DNS Cache em linux e aponto o meu mikrotik para ele, pois tenho outros servidores alem do mikrotik. Funciona assim:
    O cliente consulta um site, se nao estiver no cache do mikrotik ele busca no meu DNS CACHE LINUX, se nao estiver lá entao ele busca fora nos forwards configurados.

    Agora minha duvida é :

    Qual o tamanho correto para o cache do mikrotik? ele vem default 512K

    o meu está com 4096K e se eu colocar 5Mb ele enche, se eu colocar 10Mb ele enche etc...

    Qual é o tamanho correto ??


    Grato.
    Você pode setar de acordo com a configuração de seu computador-server. Eu uso 64MB para mem e 70 GB de espaço e tá blz.

  8. #8

    Padrão

    eu digo o tamanho do cache DNS do mikrotik

    ip > dns > static > settings > cache size ???

    default vem com 512kiB

    o meu está com 4096kiB

    qual é o valor correto ?

    meu servidor é

    P4 3Ghz com 1Gb de RAM e HD 250Gb sata

    Obrigado

  9. #9

    Padrão

    Duplique o valor que você está usando, se ele encher, novamente duplique.

    Uso 10240 e tá sobrando muito cache size.

  10. #10

    Padrão

    Amigao se vc observar no opcao DNS SETTINGS la tem CACHE USED isto eh oque vc esta usando da quantia de memoria reservada, o meu esta resevado 2048 e usado 216, logo esta sobrando muito. mais algo estamos aih.