+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Vírus em Rede ...

    Galera, boa noite a todos ....

    Gostaria por favor de tirar uma dúvida. Tenho um cliente onde dou suporte a uma pequena rede. Essa rede, tem um servidor Linux, rodando Squid, Firewall e Samba. Nessa rede tem 3 estações Windows. Acontece que frequentemente, o usuário vive me chamando, e constantemente a rede está infectada com vírus. E muitos vírus. Nessa última semana, fui lá e mais uma vez vírus. Conversando com uma funcionária que é a pessoa que toma conta do escritório, ela deixou escapar sem querer, que nessa rede, tem mais uma máquina conectada, no andar de cima da empresa, que na verdade é uma conexão para Internet, utilizada por uma residência que está no andar superior. Aquilo me intrigou. Pedi para ver a tal máquina. Mas a senhora que mora lá, alegou que um sobrinho disse que a máquina não está compartilhada e que não tem a ver com vírus na rede da empresa. Fiquei mais grilado com isso. Fui lá mesmo assim e depois de convencer a tal senhora, ela mesma confessou que no pc que é utilizado pelos filhos, está infectado com vírus. Me ofereci para colocar um anti-virus gratuito, mas a filha, respondeu dizendo que ia formatar o pc e reinstalar o windows novamente. Aí fica a pergunta : uma máquina mesmo não estando compartilhada, mas conectada no mesmo switch, pode infectar uma rede que tem máquinas compartilhadas ??? Eu creio que infecta, mas gostaria de saber a opinião do pessoal aqui.
    Desculpem-me pelo longo texto. Agradeço a quem puder me esclarecer isso. Obrigado a todos .....

  2. #2

  3. #3
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão

    Sim, uma maquina conectada no mesmo switch pode sim passar qualquer coisa pela rede

  4. #4

    Padrão

    estar no mesmo switch nao contamina, mas estar no mesmo switch e mesma REDE sim, mesmo que nao esteja compartilhada.

  5. #5

    Padrão

    Amigo a melhor solução neste caso seria você colocar outra placa de rede no servidor, só para esta maquina. Porque se a maquina estiver no mesmo switch com a mesma classe de rede ela pode infectar as outras. Além do que se a maquina estiver com algum backdoor ele gera uma monte de trafego na rede.

    Espero ter ajudado.

    TIAGO

  6. #6

    Padrão

    Dessa forma o controle foge do Administrador (você), isole esta máquina. Uma boa saida para isso é fazer uma rede apenas para ela, plugada em uma outra interface de seu servidor de Internet.