+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry DNS não permitindo envio de e-mails

    Pessoal, acredito que o DNS por aqui esteja com problemas. Os servidores web´s que possuem aplicações que enviam e-mails (interno e externo) não estão mais enviando e-mails para fora (externo). Os e-mails simplesmente ficam presos na fila.

    Realizei diversos testes para desvendar esse mistério. Testei as aplicações, os servidores, problemas com firewall, etc. Então, em apenas um dos servidores, removi o DNS (proprio da empresa) e pus os da BRTURBO, pronto! Resolveu... Concluí definitivamente que o problema era no servidor DNS.

    Alguma idéia de como resolver isso? A final, se possuimos DNS próprio, não tem cabimento usar DNS de um provedor rsrsrs.

    Existe alguma configuração especial no BIND e/ou no DNS da MS (bleh) para que permita a passagem dos e-mails para fora? Vale lembrar, quando no sistema o usuário aponta para enviar e-mail para o domínio da empresa, funciona... Apenas para domínios externos que não!

    Valeu!

  2. #2

    Padrão

    Provavelmente seu DNS reverso não está configurado...

    90% dos servidores de Email recusam email quando não acham o reverso do remetente.

  3. #3

    Unhappy

    Citação Postado originalmente por danielrcom Ver Post
    Provavelmente seu DNS reverso não está configurado...

    90% dos servidores de Email recusam email quando não acham o reverso do remetente.
    Olá danielrcom, obrigado pela atenção!

    Vale detalhar que esses servidores que enviam e-mails através de aplicações web´s, nenhum deles é o MX oficial da rede, na verdade, são simples servidores web´s que transmitem e-mails, tipo no caso de "Envie este artigo a um amigo". Essas aplicações não foram definidos de forma que posso dizer qual o IP/host do servidor SMTP oficial (MX), ou seja, a aplicação usa o SMTP do próprio servidor onde se encontra.

    Quanto ao reverso, a um tempo atrás eu testava o DNS no www.dnsreport.com, mas agora o serviço se tornou pago, sabe de algum outro bom, FREE? rsrs... Mas acredito que esteja OK, pois sempre nos atentamos a isso, as questões de RBL blacklist, inclusive, temos implantados em nosso servidor de e-mail umas 7 listas dessas.

    O estranho é o seguinte, em casa, utilizando apenas meu ADSL, executo o mesmo procedimento e os e-mails saem da QUEUE e chegam no destino (gmail, hotmail, etc).

    Vale lembrar que aqui na empresa, basta trocar os DNS´s pondo por exemplo o da BRTURBO, que os e-mails enviados pelas aplicações saem da QUEUE e chegam em seu destino. Sendo assim, acredito que 95% de chance de o problema realmente ser a configuração do DNS, agora, aonde? rsrs...

    Qualquer ajuda é bem vinda!
    Abraço

  4. #4

    Padrão

    Me passa o domínio da tua empresa pra eu testar no DNSstuff... Tenho conta Professional lá...

    Mas digo uma coisa, essa ferramenta é imprescindível para qualquer Admin de Rede.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danielrcom Ver Post
    Me passa o domínio da tua empresa pra eu testar no DNSstuff... Tenho conta Professional lá...

    Mas digo uma coisa, essa ferramenta é imprescindível para qualquer Admin de Rede.
    Pois é, sempre fui fiel ao Dnsreport/Dnstuff, mas após se tornar pago, abandonei... rsrs

    O dominio é: sefin.ro.gov.br

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danielrcom Ver Post
    Enviei o relatório para seu Gmail.
    Beleza, valeu danielrcom!

    Tudo tranquilo com o DNS... Único FAIL se refere a uma redundância de hosts/ips que utilizo.

    Bom, mas utilizando essa pesquisa que você me forneceu, vou tentar realizar algumas mudanças.

    Abraço

  8. #8

    Padrão

    Estava aprofundando o raciocinio aqui rsrs... Isso não poderia ser alguma configuração no meu SMTP/POP (MX) oficial da rede, onde o mesmo barre essa transmissão ?

    Utilizo Sendmail.

  9. #9

    Padrão

    Justamente, pode ter sido colocado uma regra especifica em no SPF de seu DNS Primario, com esta finalidade.
    Alias, se fosse o administrador da rede teria o feito, já.

    Um outra opção para teste, não pago, alem do dnsreport é o checkdns.net, não é tão completo como o dnsreport, mas ajuda nestes casos.

  10. #10

    Padrão Problema Resolvido

    Citação Postado originalmente por herlon2008 Ver Post
    Justamente, pode ter sido colocado uma regra especifica em no SPF de seu DNS Primario, com esta finalidade.
    Alias, se fosse o administrador da rede teria o feito, já.

    Um outra opção para teste, não pago, alem do dnsreport é o checkdns.net, não é tão completo como o dnsreport, mas ajuda nestes casos.
    Herlon rapaz, você literalmente me deu uma LUZ! Quando você tocou no assunto SPF (SENDER ID) eu recordei que implementei essa regra no DNS, meio que sem estudar... E não é que era isso mesmo? Isso vale de lição para mim rsrs.

    Meu registro TXT no DNS estava configurado apenas para permitir transmissão de e-mails de servidores MX, então, estudei um pouco e implementei de acordo com minha necessidade, fica parecido com isto:

    v=spf1 mx ip4:192.168.0.26 ip4:200.xxx.xxx.3 ip4:200.xxx.xxx.5 ip4:200.xxx.xxx.14 mx:mail.dominio.com.br mx:mail2.dominio.com.br ~all

    Minha fonte principal de estudo foi:

    AndersonPatricio.org v2 .:. Exchange Server, Active Directory, ISA and more..

    Obrigado a todos.