+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão pppoe x ip+mac qual é melhor p/mais de 400 clientes?

    Gostaria de uma opinião de voces sobre o tipo de segurança melhor para rede wireless:

    não esquecendo dos seguintes itens:

    1. melhor para trabalhor.
    2. melhor para gerênciar.
    3. melhor para suporte e assistência
    4. melhor para o servidor
    Atualmente estamos trabalhando com cerca de 400 clientes, com segurança IP x MAC e sem problema.


    Estamos com 4 repetição nesta cidade.
    E nesta cidade tem 4 provedores com o nosso 5.

    qual é a melhor opção (pppoe ou IP x mac)??

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    colega voce tem quantos clientes com pppoe em um servidor?

    nao sei se essa informação procede, mas quando se tem mais de 200 clientes em pppoe fica complicado (dando muito problema com os clientes).

    principalmente onde tem muita interferencia, 5 provedores em um cidade.
    Última edição por fsoaress76; 13-05-2008 às 18:45. Razão: erro

  4. #4

    Padrão

    parceiro isso soh vai depender do seu lvl da licença no caso se estiver usando mikrotik... lvl4 se nao me engano so ate 200 lvl5 acho q uns 500... ai por ai vai...
    acho q no ultimo lvl é ilimitado...
    em relacao a sobrecarregar.. vai do seu servidor, colocar um pc de copetencia.. que da certo..
    eu atualmente tenho tudo via dhcp x mac.. rodando perfeitamente.. mas estou migrando pra hotpost.
    outro detale..e muita mais seguro pppoe do que ip mac.. pois hj o pessoal ta sabendo clonar direitinho ai se sabe.. pppoe.. tem como limitar uma unica conexao.. asim nao tem risco..e a segurando pro cliente é maior..
    flw...
    Última edição por jdmano; 13-05-2008 às 22:42.

  5. #5

    Padrão

    estou migrando 1200 clientes para pppoe.. comprei um mikrotik lvl6 para ser autenticador e qos.. ta funcionando redondinho.. onde tem dado problema, é relacionado a instalação do cliente.. dai mandamos concertar..

  6. #6

    Padrão

    Tenho 800 clientes via PPPoE, não tenho problemas.
    Como fornecemos IP publicos aos clientes, temos como referencia 1 classe para cada concentrador PPPoE.
    Outra fatores importante do PPPoE é que alem da limitação por autenticação por login a 1 sessão somente, vc pode agregar ainda o MAC do cliente.
    Recentemente li nos manuais da mikrotik da versão 3.7, que já é possivel tambem aliar a BASE, assim o potencial de piratas da rede diminui bastante.

  7. #7

    Padrão

    cacete cara...1200 clientes???
    que estrutura hein.
    Parabens!

  8. #8

    Padrão

    Em nosso caso aqui nos temos mikrotik fucionando nas repetições mais eles estao somente fucionando como "bridge", todos os tráficos e controles é feito em um servidor Slackware12
    Última edição por fsoaress76; 14-05-2008 às 11:51. Razão: erro

  9. #9

    Padrão

    coloca um outro servidor mais "parrudo" com um mikrotik level 6 .. fazendo papel de concentrador pppoe e QOS

    e um outro servidor com freeraidus+mysql (onde tu vai cadastrar os clientes etc etc)

    cara fica muitoooooooooooooooooooo show.. profissional e tudo mais..

    o freeradius eh compativel com a maioria dos protocolos, da pra fazer sistema 100% integrado !!

    email + portal web + webmail + pppoe tudo usando um unico ponto de autenticação !!


    Citação Postado originalmente por fsoaress76 Ver Post
    Em nosso caso aqui nos temos mikrotik fucionando nas repetições mais eles estao somente fucionando como "bridge", todos os tráficos e controles é feito em um servidor Slackware12

  10. #10

    Padrão

    Aqui estou usando FreeBSD com PPPoE e os Mikrotiks como bridge também. Fiz um software pra gerenciar os clientes, onde pela interface web cadastramos o login e a senha para cada um e automaticamente já está dentro do PPPoE. Tem mais de 400 clientes e sem problemas.

  11. #11

    Padrão

    Tenho hoje cerca de 1200 clientes, porém sem PPPOE
    estou migrando aos poucos pra não dar dor de cabeça, mas lembre-se a rede wireless tem que ta redondinha com latência baixa, pra que o PPPOE não vire um pesadelo ;-)
    Fora isso é show de bola!

  12. #12

    Padrão

    primeiro vamos esperá o link ser instalado

    14 M em fibra
    no memento estamos com 6 M e já está no gargalho.

    depois vamos imprementar.

    valeu pessoal pelas informações.

  13. #13

    Padrão

    Olha uma informação muito importante com o PPPOe vc vai evitar o broadcast na sua rede, isso ajuda a melhorar e muito o desempenho de uma rede quando ela estar grande.


    Tenho hoje 115 Clientes com IP x MAc e estou migrando para o PPPOE. Agora nas suas repetições é importante que os radios deixem passar os MACs.


    Citação Postado originalmente por fsoaress76 Ver Post
    primeiro vamos esperá o link ser instalado

    14 M em fibra
    no memento estamos com 6 M e já está no gargalho.

    depois vamos imprementar.

    valeu pessoal pelas informações.
    Última edição por claudemirnetlink; 25-07-2008 às 00:52.