Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão estou com umas duvida sobre cach..

    alguem poderia me esclarecer algumas duvidas??

    como eu sei se o meu cach esta funcionando?

    quando eu clico em fire mostra que o HD a cada dia que passa almenta 1Giga em espaço ultilizado, isso é o cach? se for quando lota ele para sozinho?

    para limpar o cach é so por meio de scripts? ou tem como faze isso manualmente?

    tem como ver os arquivos paginas que estão indo para o cach?

    qual a diferença entre o cach e cach full?

    como eu vejo se o cach está dando um ganho ou não?

    eu uso o MK versão 2.9.27 com hotspot o servidor esta instalado em uma maquina com processador 2.2Giga, HD 40Giga, Memoria 768Mega. posso usar os 40Giga de HD para o cach?

    desde ja obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Olá amigo, tudo bem?
    respondendo à suas perguntas:

    quando eu clico em fire mostra que o HD a cada dia que passa almenta 1Giga em espaço ultilizado, isso é o cach? se for quando lota ele para sozinho?
    Sim, este é o espaco que o seu web-proxy está ocupando.
    Nao, quando o cache alcanca a capacidade máxima de armazenamento ele nao para de funcionar, ele apenas deixa de continuar armazenando. Mas ele atende às requisições feitas pelos usuarios.
    para limpar o cach é so por meio de scripts? ou tem como faze isso manualmente?
    Você pode fazê-lo manualmente através do menu IP>WEBPROXY>STATUS>
    na segunda aba voce ira ver um botao chamado "STOP CACHE", clique no mesmo e aguarde enquanto ele para o servico. Depois clique no botao "CLEAR CACHE", espere alguns instantes enquanto ele "formata" a área reservada para o cache e pronto. Agora é so clicar no botao de ativar o servico novamente.

    tem como ver os arquivos paginas que estão indo para o cach?
    sim, vá no menu IP>DNS> clique na segunda aba...
    ai esta todo o conteudo do seu cache.
    qual a diferença entre o cach e cach full?
    o cache é a configuracao padrao para quem apenas ativa o web-proxy(tudo que seja de tamanho até 3M sem regras de definicao do quer que seja armazenado).

    Já o cache full é quando voce cria regras de armazenamento do tipo: armazenamento de arquivos de por exemplo 30MB, cria regras para baixar do cache do servidor a X velocidade, e outro exemplo é quando voce tambem define quais páginas armazenar, por exemplo: armazenar todo o site do youtube.
    Essa é a diferença;
    como eu vejo se o cach está dando um ganho ou não?
    Se voce utilizar routerboard com servidor mikrotik, pode colocar que funfa beleza. Agora como voce utiliza AP é bom deixar apenas o cache simples.

    porque?
    porque se voce deixar o cache em full, voce vai ter gargalo no teu AP(alta taxa de trafego), assim seu AP nao vai aguentar e vai travar.
    Por isso pode colocar o WEB-PROXY padrao, pode ter certeza, depois do cache ja armazenado, voce vai perceber que a navegacao vai ficar mais rapida. As vezes o ganho de velocidade chega a 20%. E pode crer, é muita coisa.
    eu uso o MK versão 2.9.27 com hotspot o servidor esta instalado em uma maquina com processador 2.2Giga, HD 40Giga, Memoria 768Mega. posso usar os 40Giga de HD para o cach?
    pode sim.
    Mas pra gerenciar melhor o uso da memoria(que é super importante nesse caso), estabeleça o limite do tamanho do cache para o minimo, por exemplo 10GB, e quando estiver quase enchendo vc muda pra 15GB e assim vai.
    porque devo fazer isso?
    Porque assim voce estabelece limites mais compactos para o seu processamento. Evitando o uso desnecessário de memoria para um espaco que nem foi utilizado(nao falo besteira, gasta mesmo), rendendo assim bom desempenho com boa utilizacao dos recursos.

  3. #3

    Padrão

    caro amigo debughacker muitissimo obrigado pelas respostas.
    todas foram muito bem esplicado, so uma que no meu caso nao deu certo.
    eu uso a versão 2.9.27 e parece que nao tem a opção que vc mensionou para limpa o cache.
    Citação Postado originalmente por debughacker Ver Post
    para limpar o cach é so por meio de scripts? ou tem como faze isso manualmente?
    Você pode fazê-lo manualmente através do menu IP>WEBPROXY>STATUS>
    na segunda aba voce ira ver um botao chamado "STOP CACHE", clique no mesmo e aguarde enquanto ele para o servico. Depois clique no botao "CLEAR CACHE", espere alguns instantes enquanto ele "formata" a área reservada para o cache e pronto. Agora é so clicar no botao de ativar o servico novamente.
    teria alguma outra forma de se fazer isso ou eu que estou vendo no lugar erado?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         proxy.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	19,5 KB
ID:      	2154   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         proxy1.jpg
Visualizações:	139
Tamanho: 	25,8 KB
ID:      	2155  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         proxy2.jpg
Visualizações:	138
Tamanho: 	15,5 KB
ID:      	2156  

  4. #4

    Padrão

    perdão, mencionei os nomes dos botoes errados.
    É porque nao estou com o sistema aqui para te dar exatidao nos nomes, mas siga os nomes similares. Sem mais desculpas:

    na primeira janela que voce postou ai, clica em settings. e segue o restante dos passos do post anterior.

  5. #5

    Padrão

    agora sim deu certo ^^
    muito obrigado mais uma vez amigo.
    se precisa pode conta comigo.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por debughacker Ver Post
    Olá amigo, tudo bem?
    respondendo à suas perguntas:

    quando eu clico em fire mostra que o HD a cada dia que passa almenta 1Giga em espaço ultilizado, isso é o cach? se for quando lota ele para sozinho?
    Sim, este é o espaco que o seu web-proxy está ocupando.
    Nao, quando o cache alcanca a capacidade máxima de armazenamento ele nao para de funcionar, ele apenas deixa de continuar armazenando. Mas ele atende às requisições feitas pelos usuarios.
    para limpar o cach é so por meio de scripts? ou tem como faze isso manualmente?
    Você pode fazê-lo manualmente através do menu IP>WEBPROXY>STATUS>
    na segunda aba voce ira ver um botao chamado "STOP CACHE", clique no mesmo e aguarde enquanto ele para o servico. Depois clique no botao "CLEAR CACHE", espere alguns instantes enquanto ele "formata" a área reservada para o cache e pronto. Agora é so clicar no botao de ativar o servico novamente.

    tem como ver os arquivos paginas que estão indo para o cach?
    sim, vá no menu IP>DNS> clique na segunda aba...
    ai esta todo o conteudo do seu cache.
    qual a diferença entre o cach e cach full?
    o cache é a configuracao padrao para quem apenas ativa o web-proxy(tudo que seja de tamanho até 3M sem regras de definicao do quer que seja armazenado).

    Já o cache full é quando voce cria regras de armazenamento do tipo: armazenamento de arquivos de por exemplo 30MB, cria regras para baixar do cache do servidor a X velocidade, e outro exemplo é quando voce tambem define quais páginas armazenar, por exemplo: armazenar todo o site do youtube.
    Essa é a diferença;
    como eu vejo se o cach está dando um ganho ou não?
    Se voce utilizar routerboard com servidor mikrotik, pode colocar que funfa beleza. Agora como voce utiliza AP é bom deixar apenas o cache simples.

    porque?
    porque se voce deixar o cache em full, voce vai ter gargalo no teu AP(alta taxa de trafego), assim seu AP nao vai aguentar e vai travar.
    Por isso pode colocar o WEB-PROXY padrao, pode ter certeza, depois do cache ja armazenado, voce vai perceber que a navegacao vai ficar mais rapida. As vezes o ganho de velocidade chega a 20%. E pode crer, é muita coisa.
    eu uso o MK versão 2.9.27 com hotspot o servidor esta instalado em uma maquina com processador 2.2Giga, HD 40Giga, Memoria 768Mega. posso usar os 40Giga de HD para o cach?
    pode sim.
    Mas pra gerenciar melhor o uso da memoria(que é super importante nesse caso), estabeleça o limite do tamanho do cache para o minimo, por exemplo 10GB, e quando estiver quase enchendo vc muda pra 15GB e assim vai.
    porque devo fazer isso?
    Porque assim voce estabelece limites mais compactos para o seu processamento. Evitando o uso desnecessário de memoria para um espaco que nem foi utilizado(nao falo besteira, gasta mesmo), rendendo assim bom desempenho com boa utilizacao dos recursos.

    oi debug hacker, postando aki apenas pra agradecer, esse post seu foi bem explicativo para novatos na configuração de MK Web-Proxy, me esclareceu duvidas que nem sabia que tinha...rsrs..

    Obrigado, e continue assim ajudando no forum.
    Parabens!

  7. #7

    Padrão

    muito interessante suas explicações, mas fiquei com uma dúvida:

    Citação Postado originalmente por debughacker Ver Post
    ...tem como ver os arquivos paginas que estão indo para o cach?
    sim, vá no menu IP>DNS> clique na segunda aba...

    a lista que aparece aí não seria apenas o cache de DNS? afinal, o conteúdo dela é exatamente uma relação de nome > IP

    o tamanho dessa lista fica configurado em Settings, e tem um tamanho bem menor que o total dos arquivos em cache.

    Estou certo?

  8. #8

    Padrão Duvida

    Tava olhando o post e me surgiu uma duvida Debughacker,

    Qaundo eu vou no menu ip > dns nao aparece nada la, e vc disse que apareceria o conteudo da minha cache.
    è preciso alguma configuração pra aparecer o conteudo ali? porque no meu caso la na aba webproxy > setiings aparece minha cache como runing. ou sera que to comendo barriga e minha cache nao ta funfando?

    valeu

  9. #9

    Padrão

    sim, tem que aparecer.
    vou te passar o caminho novamente.

    as paginas armazenadas estao em:

    IP > DNS > CACHE

    -----------------------------------------------------------------
    o tamanho do seu cache, memoria reservada, numero de clientes, hits, esta em:

    IP > WEB-PROXY > SETTINGS > STATUS

    obs: se na opcao CACHE SIZE estiver com algum tamanho, e' sinal de que o seu web-proxy esta sim funcionando, pois ele esta armazenando.

  10. #10

    Padrão

    -----------------------------------------------------------------
    o tamanho do seu cache, memoria reservada, numero de clientes, hits, esta em:

    IP > WEB-PROXY > SETTINGS > STATUS

    obs: se na opcao CACHE SIZE estiver com algum tamanho, e' sinal de que o seu web-proxy esta sim funcionando, pois ele esta armazenando.[/quote]


    Entao nessa tela aparece tudo certinho mas la no ip>dns>cache nao aparece nada

  11. #11

    Padrão

    ta de boa.
    Esta funcionando corretamente.

    A unica questao de nao estar mostrando e' o fato de que voce nao deve estar especificando o dns no mikrotik, voce deve ter deixado como automatico.
    Mas ta de boa, nao tem nada de errado.

    Seu web-proxy esta funcionando.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por debughacker Ver Post
    ta de boa.
    Esta funcionando corretamente.

    A unica questao de nao estar mostrando e' o fato de que voce nao deve estar especificando o dns no mikrotik, voce deve ter deixado como automatico.
    Mas ta de boa, nao tem nada de errado.

    Seu web-proxy esta funcionando.

    Debughacker, aproveitando o fato de voce ter falado de DNS, tenho uma duvida, para fazer meu web-proxy rodar tive que colocar o sv dns pra ativado tbm (dns externo exemplo:200.165.132.148) será que teria como colocar o web-proxy pra rodar sem ter o dns server???

    Ou pelo menos com o servidor dns do proprio MK tipo o ip interno (10.35.0.2) do mk???

    Agradeço desde já!!!

  13. #13

    Padrão

    tem sim, claro.
    O fato é que independente de vc colocar o DNS como sendo o do seu servidor, ele sempre vai pegar algum DNS de um servidor externo.
    Pois voce nao tem um servidor de DNS de fato.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por debughacker Ver Post
    tem sim, claro.
    O fato é que independente de vc colocar o DNS como sendo o do seu servidor, ele sempre vai pegar algum DNS de um servidor externo.
    Pois voce nao tem um servidor de DNS de fato.

    Certo, e teria como você me falar como que eu faco isso???


    Grato!!!

  15. #15

    Padrão

    voce pode fazer isso tanto no mikrotik quanto no seu roteador(modem).

    Eu nao estou proximo a um mirkotik aqui pra te passar o caminho certinho, mas se quiser eu te passo depois por msn([email protected]).

    Atraves do Modem entra na pagina do seu modem e la em configuracoes de endereco de rede(LAN) voce especifica o dns publico que voce tem. Ex: 201.10.128.2 / 201.10.120.2

    ai na maquina do cliente, se voce colocar o ip manualmente voce pode colocar o DNS primario do seu gatway ou o ip publico mesmo.

  16. #16

    Padrão

    nao sei se fui claro.

    Mas pra falar a verdade, esse negocio de DNS nao influi muito não.
    Alem do que, DNS é apenas um gerenciador de transformacao de enderecos. O que nao nos enteressa muito como administradores de rede.

  17. #17
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Caros amigos
    Não seria melhor instalar um outro HD para ficar só de cache? Tipo um HD de 160gb IDE. Na configuração do web-proxy tem como você escolhe o outro HD. IP/WEB-CACHE/ aba ACCESS vá em SETTING, agora vá na aba GENERAL, vá até a opção CACHE DRIVE e escolha o outro HD.

    Assim creio eu que você não terá problema com o espaço no HD do sistema e nem com travamento do sistema.

    Espero que ajude.

  18. #18

    Padrão

    Não é necessario tudo isso.
    Pode continuar a fazer o cache ai nesse HD mesmo.

    Primeiro, porque pra armazenar paginas e arquivos para download pequenos, nao serão necessários mais que 8GB.

    Segundo, quanto maior o cache, menor a taxa de aproveitamento da memoria para otimização da peformance do servidor.

    Por isso recomendo fielmente que o seu cache nao tenha mais que 10GB.
    Quando chegar a essa marca faca sempre uma formatacao dela.

  19. #19
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Citação Postado originalmente por debughacker Ver Post
    Não é necessario tudo isso.
    Pode continuar a fazer o cache ai nesse HD mesmo.

    Primeiro, porque pra armazenar paginas e arquivos para download pequenos, nao serão necessários mais que 8GB.

    Segundo, quanto maior o cache, menor a taxa de aproveitamento da memoria para otimização da peformance do servidor.

    Por isso recomendo fielmente que o seu cache nao tenha mais que 10GB.
    Quando chegar a essa marca faca sempre uma formatacao dela.

    Estou com um HD antigo de 6gb, posso usar ele só para a cache?

    Você acha que seria valido colocar 2gb de ram no mikrotik?

    Coloquei em anexo um problema que ocorre aqui comigo quando ativo o web-proxy. Tenho no momento só 64mb de ram.

  20. #20

    Padrão

    amigao, voce pode sim colocar esse HD so pra cache.
    Lembrando e' claro de escolher esse HD pra fazer o armazenamento.

    64MB de ram e' realmente muito pouco pra ser utilizado no web-proxy.
    Primeiro pq o MK vai utilizar essa memoria pra tudo, inclusive pro cache.

    1GB de memoria ja e' o ideal.