+ Responder ao Tópico



  1. #1
    davys
    Visitante

    Padrão Mikrotik Homologaçao Anatel Dlink DWLAG530

    As Placas Dlink DWL AG530 Chipset Atheros
    cod homologação:0260-05-1931
    Tem uma restriçao nas caracteristicas
    Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
    A antena usada com o transmissor não deve ser operada em conjunto com nenhuma outra antena ou transmissor.
    Quero saber se posso usar outra antena tipo uma WLA605 da Zirok ?

    Dlink DWL G520 Chipset Atheros
    cod homologação:1161-05-2441
    Tem uma restriçao nas caracteristicas
    - Designação de Emissões: 12M4X9D (802.11b) e 16M6X9D (802.11g); - Ganho da Antena: 1,8 dBi. - O equipamento só poderá operar com potência e.i.r.p. superior a 400 mW, em localidades com população inferior a 500.000 habitantes.
    Essa informação quer dizer que uma setorial da Hyperlink de 17 90º Homologada nao posso usar nem pensar ?

    consultei tambe a Dlink DWL G510 e a restriçao tambem e a mesma !!
    Por favor se alguem poder me esclarecer ?

    OBS: Minha cidade tem uns 200 mil habitantes
    Última edição por davys; 16-05-2008 às 08:56.

  2. #2

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por davys Ver Post
    As Placas Dlink DWL AG530 Chipset Atheros
    cod homologação:0260-05-1931
    Tem uma restriçao nas caracteristicas
    Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
    A antena usada com o transmissor não deve ser operada em conjunto com nenhuma outra antena ou transmissor.
    Quero saber se posso usar outra antena tipo uma WLA605 da Zirok ?

    Dlink DWL G520 Chipset Atheros
    cod homologação:1161-05-2441
    Tem uma restriçao nas caracteristicas
    - Designação de Emissões: 12M4X9D (802.11b) e 16M6X9D (802.11g); - Ganho da Antena: 1,8 dBi. - O equipamento só poderá operar com potência e.i.r.p. superior a 400 mW, em localidades com população inferior a 500.000 habitantes.
    Essa informação quer dizer que uma setorial da Hyperlink de 17 90º Homologada nao posso usar nem pensar ?

    consultei tambe a Dlink DWL G510 e a restriçao tambem e a mesma !!
    Por favor se alguem poder me esclarecer ?

    OBS: Minha cidade tem uns 200 mil habitantes
    Essa informação de potência só diz respeito ao cartão, a antena é um dispositivo passivo, a mesma não emite radiação. "sem o cartão"

    Conclui-se que pode usar-se o ser cartão
    Dlink DWL G520 Chipset Atheros
    cod homologação:1161-05-2441

    Com a antena
    setorial da Hyperlink de 17 90º Homologada

    sem problema.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    Essa informação de potência só diz respeito ao cartão, a antena é um dispositivo passivo, a mesma não emite radiação. "sem o cartão"

    Conclui-se que pode usar-se o ser cartão
    Dlink DWL G520 Chipset Atheros
    cod homologação:1161-05-2441

    Com a antena
    setorial da Hyperlink de 17 90º Homologada

    sem problema.
    Esta questão da potencia EIRP, leva em conta a potencia efetiva na saida do rádio+ o ganho do sistema irradiante.
    Isto vai dar em contas redondas um total de 36 dbi máximo.
    Então se voce usar 100mw(20dbi), na configuração do rádio, sua antena só poderá ter um ganho máximo de 16 dbi, para ficar dentro do total de 36dbi.
    Por questão técnica de ruidos, interferências, o ideal é ter a potência no rádio menor possível e compensar com o ganho da antena.

    Resta ver o entendimento que esta regulamentação faz para cidades acima de 500.000 hab.

  4. #4

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Esta questão da potencia EIRP, leva em conta a potencia efetiva na saida do rádio+ o ganho do sistema irradiante.
    Isto vai dar em contas redondas um total de 36 dbi máximo.
    Então se voce usar 100mw(20dbi), na configuração do rádio, sua antena só poderá ter um ganho máximo de 16 dbi, para ficar dentro do total de 36dbi.
    Por questão técnica de ruidos, interferências, o ideal é ter a potência no rádio menor possível e compensar com o ganho da antena.

    Resta ver o entendimento que esta regulamentação faz para cidades acima de 500.000 hab.
    /

    Em relação a potência acima de 400mw para cidades acima de 500.000 hab, pode até ser usado, mas tem que informar a ANATEL.

    Eu finalizei a uma semana o processo de autorização SCM da minha empresa, o Eng da ANATEL me falou sobre essa potência, não que não seja permitida, mas para passar de 400mw a ANATEL tem que ter ciência de quem está usando essa potência.

    Ele não me deu maiores detalhes, mas ele deixou claro que pode usar, mas com autorização da ANATEL.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    /

    Em relação a potência acima de 400mw para cidades acima de 500.000 hab, pode até ser usado, mas tem que informar a ANATEL.

    Eu finalizei a uma semana o processo de autorização SCM da minha empresa, o Eng da ANATEL me falou sobre essa potência, não que não seja permitida, mas para passar de 400mw a ANATEL tem que ter ciência de quem está usando essa potência.

    Ele não me deu maiores detalhes, mas ele deixou claro que pode usar, mas com autorização da ANATEL.
    tem um cliente meu q eu montei um provedor, ele comprou as 4 dlink AG530 e esta usando com painel Setorial da Hiperlink de 17Dbi ambos homologado, e o provedor dele tambem tem licença scm, falei com o fiscal na anatel ele disse q nao teria problema em usar esse cartao AG530 com os os paineis e esta funciona la 100%

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    /

    Em relação a potência acima de 400mw para cidades acima de 500.000 hab, pode até ser usado, mas tem que informar a ANATEL.

    Eu finalizei a uma semana o processo de autorização SCM da minha empresa, o Eng da ANATEL me falou sobre essa potência, não que não seja permitida, mas para passar de 400mw a ANATEL tem que ter ciência de quem está usando essa potência.

    Ele não me deu maiores detalhes, mas ele deixou claro que pode usar, mas com autorização da ANATEL.
    Então ele quiz dizer que até 400mW EIRP e pop abaixo de 500.000 hab, você só precisa da outorga SCM e não precisa cadastrar sua base e pagar a taxa de licenciamento que é cerca de 1.350,00?

    Isto já deu muito "pano prá manga" aqui no forum.

  7. #7

    Cool

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então ele quiz dizer que até 400mW EIRP e pop abaixo de 500.000 hab, você só precisa da outorga SCM e não precisa cadastrar sua base e pagar a taxa de licenciamento que é cerca de 1.350,00?

    Isto já deu muito "pano prá manga" aqui no forum.
    Não foi isso que quis dizer, você tem que pagar pela estação TFI, o que eu estou falando é em relação a potência do cartão. se for usar acima de 400mw, a ANATEL tem que ter ciência disso.

  8. #8

    Post

    Citação Postado originalmente por edielsonps Ver Post
    tem um cliente meu q eu montei um provedor, ele comprou as 4 dlink AG530 e esta usando com painel Setorial da Hiperlink de 17Dbi ambos homologado, e o provedor dele tambem tem licença scm, falei com o fiscal na anatel ele disse q nao teria problema em usar esse cartao AG530 com os os paineis e esta funciona la 100%
    Colega, eu só estou discutindo o que está na resolução, não sou eu que está afirmando.
    Se o fiscal da ANATEL deixou, muito bom para você e para seu cliente, mas a lei fala que não.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    Não foi isso que quis dizer, você tem que pagar pela estação TFI, o que eu estou falando é em relação a potência do cartão. se for usar acima de 400mw, a ANATEL tem que ter ciência disso.
    Sim, mas em todos os casos, seja até 400mW ou não, ela tera ciência disto. Porque no momento do registro da base será dada esta ciência.
    O que eu entendi no regulamento é que esta limitação em 400mW eirp ( não estou falando em 400 mW no rádio), é para cidades com mais de 500.000 hab.
    Mas acho que esta limitação tem por objetivo limitar a poluição de radiofrequència.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Isto já deu muito "pano prá manga" aqui no forum.

    realmente ja deu...

    há uns 2 meses atras os provedores da minha cidade foram chamado à anatel para uma reunião para esclarecimentos sobre a frequencia de 2.4 e 5.8 ghz e o scm.

    segundo anantel, atraves de transparencias vindas de brasília:

    - onde tiver ponto-multiponto, deve ser registrado, independente da potencia e da populacao da cidade;
    - onde for feito apenas ponto-a-ponto e que esteja dentro da potencia de 400mW em cidades com menos de 500mil habitantes nao precisa de registro;
    - repetidoras (apenas repetir o sinal de um ponto para o outro, sem pendurar clientes), dentro da potencia de 400mW em cidades com menos de 500mil habitantes nao precisa de registro;

    quem quiser, tenho as transparencias e tdoas as legislações aqui. (enviados pela propria anatel)

    Neon

  11. #11

  12. #12
    davys
    Visitante

    Padrão Envio de Transparencias

    Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    realmente ja deu...

    há uns 2 meses atras os provedores da minha cidade foram chamado à anatel para uma reunião para esclarecimentos sobre a frequencia de 2.4 e 5.8 ghz e o scm.

    segundo anantel, atraves de transparencias vindas de brasília:

    - onde tiver ponto-multiponto, deve ser registrado, independente da potencia e da populacao da cidade;
    - onde for feito apenas ponto-a-ponto e que esteja dentro da potencia de 400mW em cidades com menos de 500mil habitantes nao precisa de registro;
    - repetidoras (apenas repetir o sinal de um ponto para o outro, sem pendurar clientes), dentro da potencia de 400mW em cidades com menos de 500mil habitantes nao precisa de registro;

    quem quiser, tenho as transparencias e tdoas as legislações aqui. (enviados pela propria anatel)

    Neon

    Se poder enviar pro email
    [email protected]

  13. #13
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Tranparencias e Legislação

    Leon poderia enviar para mimm por e-mail.

    E-mail: [email protected]

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    realmente ja deu...

    há uns 2 meses atras os provedores da minha cidade foram chamado à anatel para uma reunião para esclarecimentos sobre a frequencia de 2.4 e 5.8 ghz e o scm.

    segundo anantel, atraves de transparencias vindas de brasília:

    - onde tiver ponto-multiponto, deve ser registrado, independente da potencia e da populacao da cidade;
    - onde for feito apenas ponto-a-ponto e que esteja dentro da potencia de 400mW em cidades com menos de 500mil habitantes nao precisa de registro;
    - repetidoras (apenas repetir o sinal de um ponto para o outro, sem pendurar clientes), dentro da potencia de 400mW em cidades com menos de 500mil habitantes nao precisa de registro;

    quem quiser, tenho as transparencias e tdoas as legislações aqui. (enviados pela propria anatel)

    Neon
    Eu também gostaria de dar uma olhada nesse matérial.

    [email protected]

    Agradeço ante-mão

  15. #15

    Padrão Montagem d MkT

    queria saber o seguinte, vi em algum topico aquino forum, que poderia usar placas da D-link pra distribuir o sinal, é possivel, como faço isso??? porq estou com uns cartões aqui da EnGenius , mas estou tendo problemas na perca de sinal e velocidade tbm, uso o MKT em um PC.

    Valews galera!!!

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    realmente ja deu...

    há uns 2 meses atras os provedores da minha cidade foram chamado à anatel para uma reunião para esclarecimentos sobre a frequencia de 2.4 e 5.8 ghz e o scm.

    segundo anantel, atraves de transparencias vindas de brasília:

    - onde tiver ponto-multiponto, deve ser registrado, independente da potencia e da populacao da cidade;
    - onde for feito apenas ponto-a-ponto e que esteja dentro da potencia de 400mW em cidades com menos de 500mil habitantes nao precisa de registro;
    - repetidoras (apenas repetir o sinal de um ponto para o outro, sem pendurar clientes), dentro da potencia de 400mW em cidades com menos de 500mil habitantes nao precisa de registro;

    quem quiser, tenho as transparencias e tdoas as legislações aqui. (enviados pela propria anatel)

    Neon
    Você poderia enviar uma copia para mim [email protected], agradeço.