+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rb600 + Setoriais Problema INFERNAL !

    Galera estou com a seguinte estrutura RB600 + Cartão senao + 4 Setoriais hiperlink de 17 DBI , e estou com o seguinte problema
    instabilidade nas torres, sinal fica exelente em todos os clientes mais com perca de pacotes, já fizemos milhares de configurações nos cartões o maximo que conseguimos foi melhorar um pouco , mais continua dando perca de pacotes principalmente em clientes com placas Ralink , mais os acess pointe tambem da problema, o que deixa nossa rede lenta, alguem poderia dar uma dica ????

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    Galera estou com a seguinte estrutura RB600 + Cartão senao + 4 Setoriais hiperlink de 17 DBI , e estou com o seguinte problema
    instabilidade nas torres, sinal fica exelente em todos os clientes mais com perca de pacotes, já fizemos milhares de configurações nos cartões o maximo que conseguimos foi melhorar um pouco , mais continua dando perca de pacotes principalmente em clientes com placas Ralink , mais os acess pointe tambem da problema, o que deixa nossa rede lenta, alguem poderia dar uma dica ????
    Qual a potencia nos cartoes? Quantos clientes? Qual o nivel de poluição?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Qual a potencia nos cartoes? Quantos clientes? Qual o nivel de poluição?
    cartão esta setados a 26 dbm que foi a melhor perfomace que consegui, clientes não passa de 40 em toda torre, nivel de poluição creio que seja alto, pois em alguns canais simplesmente os clientes nem navega , por isso setei as setoriais no canal 13 onde tem o menor indice de interferencia , mais como poderia comprovar que realmente é poluição ????

  4. #4

    Padrão

    aqui recentemente, provavelmente pela adição de novos concorrentes na área, os clientes de um painel teve queda considerável no sinal (sinal dos clientes que chega no mkt, que vc vê no ap) comecei o muda-muda de canal, e tinha canais que o sinal voltava ao normal, mas a transferência ficava uma bosta. Agora fui na casa de um cliente, e metade dos canais dava tráfego de 50kbps. Outra coisa, você deveria tentar usar canais diferentes nos seus painéis, pq mesmo de costas, eles interferem uns nos outros. E os clientes na área de intersecção vão ter o sinal poluido pelos outros painéis. No mais, isso aí tá com cara de ser poluição no sinal mesmo. Aqui tenho que fazer mágica pra conseguir usar 4 antenas com taxas decentes. Chega a ser ridículo.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cooperrj Ver Post
    cartão esta setados a 26 dbm que foi a melhor perfomace que consegui, clientes não passa de 40 em toda torre, nivel de poluição creio que seja alto, pois em alguns canais simplesmente os clientes nem navega , por isso setei as setoriais no canal 13 onde tem o menor indice de interferencia , mais como poderia comprovar que realmente é poluição ????
    Tá explicado o motivo de vc não conseguir qualidade no serviço! 26 DBM já são muito e multiplica pelo ganho da antena, isso fica insustentável.
    O ganho máximo do conjunto (antena + "cartão") deve estar em 36 DBM, o que passar disso complica e muito.
    Comece por aí, baixando a potencia do conjunto.
    O canal 13 é PROIBIDO no Brasil, o que vc está fazendo com ele ativado?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    Galera estou com a seguinte estrutura RB600 + Cartão senao + 4 Setoriais hiperlink de 17 DBI , e estou com o seguinte problema
    instabilidade nas torres, sinal fica exelente em todos os clientes mais com perca de pacotes, já fizemos milhares de configurações nos cartões o maximo que conseguimos foi melhorar um pouco , mais continua dando perca de pacotes principalmente em clientes com placas Ralink , mais os acess pointe tambem da problema, o que deixa nossa rede lenta, alguem poderia dar uma dica ????

    Vc eh louco de usar 26db ... com paineis de 17 da hyperlink ... isso eh loucura ... tenho quase certeza que seu problema eh nos conectores dos paineis ... pq tenho uma RB 600 aki rodando com 4 paineis da Pluton fiz os conectores com lmr400 e naum tive problemas até agora ... tem clientes que o ping até o meu roteador tem dado <1

  7. #7

    Padrão

    Eu tenho varias rbs600 rodando aqui mas o melhor cartão que consegui foi o R52 de 100mw, a sensibilidade de recepção dele é muito melhor que o do senao, a media aqui é de 40 usuarios (150Kbps) simultaneos cada cartão e o ping fica em 2ms, se fosse vc trocaria o senao pelo R52.

    Ale

  8. #8

    Padrão

    Mas reduzir a potencia do cartao sera que não vai piorar?

  9. #9

    Padrão

    Ola.

    Eu também recomendaria deixar na potencia original do cartao, porque nao compensa meter potencia para furar interferencia. Isso acaba te gerando mais interferencia ainda e recomendo utilizar canais bem separados para cada painel setorial.
    Usa a separaçao de canal 1, 5, 9 e 13 assim voce deixa separado o teu espectro de canais nao interferindo uma na outra.

  10. #10

    Padrão

    Olha eu estava com o mesmo problema.

    De certa forma resolvi diminuindo a potência e colocando em canais com menos ruído, e claro fui em varios clientes que tinham sinal ruim para checar as intalações.

    Hoje os tempos de resposta voltaram a ficar baixos.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cooperrj Ver Post
    Mas reduzir a potencia do cartao sera que não vai piorar?
    A regra costuma ser muita potência, muita interferência.

    Se tiver que mexer nessa relação, o ideal é diminuir a potencia do cartão e aumentar o ganho da antena. Passando por cuidar da perda dos cabos e dos conectores (fazendo-os com cuidado).

    Dará melhor resultado.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    O ganho máximo do conjunto (antena + "cartão") deve estar em 36 DBM
    O artigo 5º da resolução 397 de 06 de abril de 2005 (2.400 MHz a 2.483,5 MHz ) da anatel diz: "A potência de pico máxima de saída do transmissor não deve ser superior a 1 Watt;"

    PS: 1 Watt = 30db

    O artigo 7º da resolução 397 de 06 de abril de 2005 (2.400 MHz a 2.483,5 MHz ) da anatel diz: "Exceto no caso de sistemas ponto-a-ponto do serviço fixo, equipamentos utilizando tecnologia de espalhamento espectral ou tecnologia de multiplexação ortogonal por divisão de freqüência, que façam uso de antenas de transmissão com ganho direcional superior a 6 dBi, devem ter a potência de pico máxima na saída do transmissor reduzida ... pela quantidade em dB que o ganho direcional da antena exceder a 6 dBi"

    Neon

  13. #13

  14. #14
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Isso, 30db max.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Isso, 30db max.
    E olha que 30dB (1 W) é coisa pra caramba...

  16. #16

    Padrão

    Seta esse cartão em 17dbm e resolva seu problema. Não usa o canal 13, pois alguns utilitários de pci´s clientes e/ou firmwares ap´s clientes não vão reconhecer esse canal por não ser liberado aki no Brasil.