+ Responder ao Tópico



  1. #281

    Padrão cabeamento com fribra otica

    um salve pra galera
    queria parabenizar pelo topico exelente q esta sendo esse , e no mas ja lancar uma pergunta um empresa aqui na cidade ta cabeando as ruas com fibra otica alguem ja penso nessa possibilidade custos , etc , agora qtoa cabeamento de rua a muito tempo venho estudando hj acho q amelhor forma seria a tecnologia da cianet se aleguem tiver interesse eles , engenheiro para instruir os interessados a tempos eles vem em intruindo no meu projeto obg a todos

  2. #282

    Padrão

    esse cabo eu ja uso aqui e muito forte a capa dele tem 0,5 mil a telefonica usa eles pra por em clientes com varias linhas

  3. #283

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Não, o uso de rádio 5.8 não exige que haja licença de estação, só registro de estação. Só a interconexão com a Internet é que precisa de licença de estação SCM.

    Quanto a Vertical Simples, pedi uma cotação e eles nunca responderam ...
    Galera que bom tópico em, fazia tempo que não tinha um tópico assim com tantas informãções úteis...

    Quanto aos preços da VERTICAL SIMPLES recebi uma cotação hoje... cada PAC (Cx hermética, c/ alimentação POE e proteção anti-surto em cada porta com bateria de backup de energia) sae por R$ 220,00 e R$ 1650,00 a fonte principal que alimenta até 60 switch...

    Existe inumeras soluções cabe a cada provedor ver onde quer chegar pra ver qual a melhor maneira/solução de cabeamentõ ao meu ver fica assim:

    - Fibra (ótimo mas caro)
    - Cabo de rede (bom mas tem limitações)
    - ADSL (parece ser bom mas custo tbem alto)

    Agora quanto ao COAXIAL não vi ninguem postar custos, jah que com este serviço podemos levar TV junto para o cliente.

    ALGUEM TEM CUSTOS DE COAXIAL ????

    Ficaram algumas outras dúvidas:

    - Um cabo de rede conecta a 100mbs qts clientes conseguimos atingir com uma boa velocidade ???

    - Falaram muito de IPTV e TV (via coaxial) mas a licença pra operar e direitos de imagens, onde conseguimos ou alguem sabe preços ??? Trnasmitir TV ABERTA (Globo, sbt, record, redetv) é necessário pagar ou de licença??

    - Quem tem licença SCM alugada, se caso a empresa dos postes pedir SCM será que vale para eles ??

    (Pois tenho licença alugada, ia tirar a minha agora em março, mas vi um projeto de lei que ja foi dado entrada de que vai ter uma licença nacional, estadual e regional por isso queria ja entrar com esse projeto de cabeamento da cidade e esperar pra ver esse trem da SCM mais barata)

    Abraço a todos !!!!!

    Grato.....

  4. #284

    Padrão

    Deixa eu fazer a defesa da solução do IP DSLAM. Antes de mais nada, quero deixar claro que trabalho para um distribuidor desses equipamentos, então por um lado conheço bem a tecnologia, por outro lado é verdade que minha opinião pode ser um pouco comprometida pelo meu dia-a-dia.

    O IP DSLAM vai custar uns R$ 250,00 por assinante (IP DSLAM + cabo Telco + modem). Isso não levando em conta o cabeamento entre o IP DSLAM e os assinantes. Se for dentro de um condominio (prédio, loteamento, etc) o cabeamento já existe, então não existe custo extra. Se for passado nos postes, ai é custo.

    A solução IP DSLAM chega a até 5Km de cabo - não necessita de nenhum cabo especial. Nessa distância a banda máxima por linha é de 4Mbps de download e 800Kbps de upload. A 1Km de cabo essa banda é de 20Mbps de download e 2,5Mbps de upload (todos valores aproximados).

    Ele já tem isolação 1.500VA contra surtos. Ou seja, a não ser que o raio caia diretamente no cabo (o que ai vai causar um buraco no equipamento), quedas de raios proximas ao equipamento ou cabo não causam problemas. Já vi IP DSLAM com buraco na placa de circuito impresso, causado por queda direta de raio, aonde apenas 4 portas pararam de funcionar (o resto do IP DSLAM continuou funcionando).

    Ele permite o controle de banda por porta (up e down), assim existe uma maneira controlar quem queira compartilhar as conexões com os vizinhos.

    Assim, o IP DSLAM é realmente mais caro que um switch ethernet, mas o IP DSLAM tem como vantagem usar o cabeamento já existente (condominios), maior alcance e requer menor manutenção. Além disso possui mecanismo de controle para gerenciamento dos usuarios.

  5. #285

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    Deixa eu fazer a defesa da solução do IP DSLAM. Antes de mais nada, quero deixar claro que trabalho para um distribuidor desses equipamentos, então por um lado conheço bem a tecnologia, por outro lado é verdade que minha opinião pode ser um pouco comprometida pelo meu dia-a-dia.

    O IP DSLAM vai custar uns R$ 250,00 por assinante (IP DSLAM + cabo Telco + modem). Isso não levando em conta o cabeamento entre o IP DSLAM e os assinantes. Se for dentro de um condominio (prédio, loteamento, etc) o cabeamento já existe, então não existe custo extra. Se for passado nos postes, ai é custo.

    A solução IP DSLAM chega a até 5Km de cabo - não necessita de nenhum cabo especial. Nessa distância a banda máxima por linha é de 4Mbps de download e 800Kbps de upload. A 1Km de cabo essa banda é de 20Mbps de download e 2,5Mbps de upload (todos valores aproximados).

    Ele já tem isolação 1.500VA contra surtos. Ou seja, a não ser que o raio caia diretamente no cabo (o que ai vai causar um buraco no equipamento), quedas de raios proximas ao equipamento ou cabo não causam problemas. Já vi IP DSLAM com buraco na placa de circuito impresso, causado por queda direta de raio, aonde apenas 4 portas pararam de funcionar (o resto do IP DSLAM continuou funcionando).

    Ele permite o controle de banda por porta (up e down), assim existe uma maneira controlar quem queira compartilhar as conexões com os vizinhos.

    Assim, o IP DSLAM é realmente mais caro que um switch ethernet, mas o IP DSLAM tem como vantagem usar o cabeamento já existente (condominios), maior alcance e requer menor manutenção. Além disso possui mecanismo de controle para gerenciamento dos usuarios.

    Amigo, ao meu ver eu acho implaticavel esses preços da Vertical Simples, até porque eu destrinchei o projeto deles e vi que lá não tinha nada demais em relação à um simples circuito de backup de energia que qualquer no-break tem ou central de alarme ... não discordo deles não ... eles estão certos de terem inventado o "padrão" e colocaram por um preço no mercado que eles julgam serem justo. Mas para mim e inúmeros clientes que eu atendo aqui no Rio de Janeiro é meio que impossível eles adotarem esse sistema. Eu continuo achando que o empresário que quer investir e ter uma vida mais prolongada do seu negócio, por mais caro que seja ele vai investir em fibra óptica, pois com certeza é retorno garantido. Só de pensar no retorno em que a fibra vai dar e as mil e uma utilidades da Fibra vale a pena investir sim.


    Conheci uma empresa aqui no Rio de Janeiro que investiu 10 Milhões em fibra óptica no ultimo semestre do ano passado, e eles já estão tendo o retorno.


    Quanto à legalização para transmissão de imagens, canais de tv e blá blá blá ... o investimento é bem caro, pois a licensa é carissíma e sem contar que a contratação de cada canal é uma grana pretissima ... e ainda por cima não sei se ainda tem o lance de alguma empresa deter os direitos de somente ela prestar o serviço naquela cidade por aquele meio fisico ... um exemplo aqui no Rio de Janeiro é a NET ... e a TVA que opera na faixa do 2.5 Ghz que eh SOMENTE dela aqui no Rio de Janeiro.

  6. #286

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcoveck Ver Post
    Qual o cabo coaxial correto para usar e o preço ???melhor marca ????

    Uso Telcon desde o primeiro ao ultimo milimetro da rede, tenho no máximo 3 chamados por mês, tenho clientes que montaram a sua rede na enfase do " mais barato " e é problema o tempo todo, tem chamado todo dia, já vi até casos de o cliente passar o cabo e o cabo sozinho ressecar e quebrar próximo ao conector. E já vi casos tb de o cabo quebrar quando se vai descascar. O pior cabo é o tal do Multitoch e tem um outro que ruimzinhu tb que fede pra caramba ( fede à merda ... rssrrssrsr ... ) ... Já trabalhei com Furukaua que é bom tb mas não na minha rede ... uso telcon sempre e não abro mão da Marca. Switchs já trabalhei com tudo que é marca ... O melhor é o IntelBras ... e a disputa por pior fica entre GTS e Mymax.

  7. #287

    Padrão Re: Serviço cabeado

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    ... Switchs já trabalhei com tudo que é marca ... O melhor é o IntelBras ... e a disputa por pior fica entre GTS e Mymax...
    Como está alimentando os Switchs eletricamente?

  8. #288

    Padrão Re: Serviço cabeado

    A GlobalFast comercializa o produto HPNA master e slave. Confira a promoção neste link http://bit.ly/9KYvnF.
    Qualquer duvida estaremos a disposição pelo canal do site ou pelo e-mail [email protected].

  9. #289

    Padrão Re: Serviço cabeado

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Nesses 4 anos isso nunca aconteceu, ate porque o cara da Telemau que instala aqui so vive entocado lá no provedor e sabe onde o cabo passa.

    Os cabos passam afastados da fiacao de telefone e unidos, ele tambem saca que o cabo de rede é azul e o que ta junto é energia. Sem contar que o cabo de telefone tem o logotipo da Telemau e o que usamos compramos avulso na casa de fios.
    Ta explicado então, vc usa cabo UTP e o que faz a sustentação desse cabo é o cabo de alimentação. Porque estava pensando aqui que um cabo de rede de um poste ao outro sem um mensageiro não ia dar certo. O ideal seria um cabo de aço, antes de qualquer cabo elétrico, pois alguém tem que sustentar esse peso lá em cima, sem deixar muita barriga. Caso contrário é dor de cabeça mesmo se esses cabos forem arrancados por veículos, ou tiverem sua estrutura física comprometida.

  10. #290

    Padrão Re: Serviço cabeado

    Me desculpem mas cabo UTP 8 vias cat5 é gambiarra em poste, pois tem que colocar swtch ou hub a cada 100 ou 150 mtrs, para rede cabeada o ideal é usar outro tipo de equipamento para cabos auto portantes com cabo de aço interno, tudo o resto é pura gambiarra.

  11. #291

    Padrão Re: Serviço cabeado

    Pois é ... é pura gambiarra .... gambiarra que está funcionando há 3 anos e nunca me deu dor de cabeça !


    Graças à Deus.

  12. #292

    Padrão Re: Serviço cabeado

    admskil, me desculpe se sem querer acabei ofendendo voce, não era essa minha intenção, só falei pois aqui usamos fibra optica para distancias maiores que 1km e para menores cabo RG11 usando tecnologia hpna2, nunca tivemos problemas a energia vai direto no cabo auto portante, e do poste para os clientes rg6 velocidades nos clientes de até 15mb funciona normal, nunca tinha visto cabo UTP par trançado em postes de rua. Quanto voce ta pagando por poste ai, aqui ta em torno de R$6,00 o poste e acho que estou sendo explorado pela operadora de energia local.

  13. #293

    Padrão Re: Serviço cabeado

    Qual marca do equipamento que esta usando?

    Citação Postado originalmente por tecnic Ver Post
    admskil, me desculpe se sem querer acabei ofendendo voce, não era essa minha intenção, só falei pois aqui usamos fibra optica para distancias maiores que 1km e para menores cabo RG11 usando tecnologia hpna2, nunca tivemos problemas a energia vai direto no cabo auto portante, e do poste para os clientes rg6 velocidades nos clientes de até 15mb funciona normal, nunca tinha visto cabo UTP par trançado em postes de rua. Quanto voce ta pagando por poste ai, aqui ta em torno de R$6,00 o poste e acho que estou sendo explorado pela operadora de energia local.

  14. #294

    Padrão Re: Serviço cabeado

    Quanto foi gasto nessa estrutura? E quanto tempo pra começar a ter lucro?
    Citação Postado originalmente por tecnic Ver Post
    admskil, me desculpe se sem querer acabei ofendendo voce, não era essa minha intenção, só falei pois aqui usamos fibra optica para distancias maiores que 1km e para menores cabo RG11 usando tecnologia hpna2, nunca tivemos problemas a energia vai direto no cabo auto portante, e do poste para os clientes rg6 velocidades nos clientes de até 15mb funciona normal, nunca tinha visto cabo UTP par trançado em postes de rua. Quanto voce ta pagando por poste ai, aqui ta em torno de R$6,00 o poste e acho que estou sendo explorado pela operadora de energia local.

  15. #295

    Padrão Re: Serviço cabeado

    Aqui a Ampla cobra R$ 7,20 por poste ! E a light 7,00.

  16. #296

    Padrão Re: Serviço cabeado

    Amigos... eu sei que o cabo de rede Furukawa tem uma excelente qualidade... mas tenho como conseguir o cabo de rede Cat5 Lan Expert por um preço em conta...

    O que eu preciso saber é se esse cabo (Lan Expert) é de boa qualidade e se ele pode ser usado para externamente ligando um poste a outro... aliás, o que se deve usar pra prender o cabo e deixá-lo esticado?

    Forte abraço a todos.
    Última edição por Poemander; 16-08-2017 às 19:37.

  17. #297

    Padrão Re: Serviço cabeado

    Citação Postado originalmente por tecnic Ver Post
    admskil, me desculpe se sem querer acabei ofendendo voce, não era essa minha intenção, só falei pois aqui usamos fibra optica para distancias maiores que 1km e para menores cabo RG11 usando tecnologia hpna2, nunca tivemos problemas a energia vai direto no cabo auto portante, e do poste para os clientes rg6 velocidades nos clientes de até 15mb funciona normal, nunca tinha visto cabo UTP par trançado em postes de rua. Quanto voce ta pagando por poste ai, aqui ta em torno de R$6,00 o poste e acho que estou sendo explorado pela operadora de energia local.
    Amigo passa por favor os modelos/características dos equipamentos que vc esta usando ?

    Da pra levar TV nesse cabo ?

    Vlw.. Abraço...
    Última edição por olivionet; 19-11-2010 às 18:34.

  18. #298

    Padrão Re: Serviço cabeado

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    O que eu preciso saber é se esse cabo (Lan Expert) é de boa qualidade e se ele pode ser usado para externamente ligando um poste a outro... aliás, o que se deve usar pra prender o cabo de deixá-lo esticado?
    É excelente qualidade.... agora pra prender o cabo é exigido... Fita AÇo, para prender o ANEL para usar ESTICADORES de PLASTICO... entao sao necessario, Fita aço, anel, esticadores (para prender o cabo), e a ferramenta para fechar a fita chamada de ARQUEADOR... Arqueao Manual, arqueao de, ai é so montar o cabo.

  19. #299

    Padrão Re: Serviço cabeado

    Valeu, mano Aka2005... a informação foi extremamente útil.

    Abraço.

  20. #300

    Padrão Re: Serviço cabeado

    eai pessoal
    to acompanhando este tópico
    atualmente tenho em media 200 clientes
    e vamos pegar alguns condominios
    no momento nada de postes
    todos vamos cabear
    alguém ja pensou em usar um roteador para fazer a autencação pppoe do cliente ao inves de ligar o cabo direto no pc?
    isso ajuda e muito em casos de troca de computador, mobilidade por wireless em caso de notebook e o isolamento do cliente
    nós vamos entrar em alguns condominios em 5.8Ghz N e cabear usando ap cliente Engenius 1221 o branco aquele
    em testes ajuda e muito
    alguém ja fez isso?
    obrigado