+ Responder ao Tópico



  1. #221

    Padrão Rede Cabeada

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Eh isso que eu vou fazer em alguns locais aki ... vou fazer uma pesquisa de clientes e no foco que tiver mais eu coloco a antena 5.8 e o resto vai por cabo !
    Bom Trabalho em um provedor de internet que trabalha com redes cabeadas.

    em alguns casos usamos routerboards ou canopys e distribuimos no cabo com alimentação independente, via cabo pp de elétrica.


    mas ja eu em um servidor pirata que montei para uns amigos fizemos da seguinte forma

    ap e antenas zirok de 2.4 bem fixas sem balançar e distribuimos no cabo, não poupamos qualidade nos cabos de rede, usamos furukawa na espinha, ou seja nas ruas principais, e nos clientes usamos, cabos um pouco inferiores, mas nada de muititork ou algo assim. alimentamos os switchs com cabo fe da telemar, mas ligado em um lugar próprio, nada de postes, pois há variação na rede e sempre queimará os switchs, não deixe de usar nobreaks, tanto no servidor mikrotik, quanto na rede elétrica, não mude a topologia de rede, obedeça os 100mts, no meu caso eu coloco até menos que isso, nesse caso melhor errar pra menos, pois quanto vc pingar a rede no últimos switch vai parecer que vc está do lado do teu servidor e não use switch merda como gts encore, eu uso pacific e nenhum outro na rede, mas vc pode usar o dlink, são ótimos. e em casa de clientes se enxergarem na rede, isso vc bloqueia com o mikrotik. evite usar rj45 merda, senão, vc vai trabalhar 2 vezes e nunca diga que é velox ou rádio, diga banda larga com servidor próprio. os clientes não são nossos amigos, espere só quando a internet cair pra vc se eles são amigos.
    Espero ter ajudado.
    Última edição por claudiolegal2000; 28-01-2009 às 01:15.

  2. #222

    Talking Que loucura...

    Gente,

    Esse post está extremamente concorrido. Já vi muita coisa nessa vida, mas depois de ler essas mensagens postadas fiquei balançado com tudo.

    Juro que a partir de agora vou pensar de forma diferente.

    Sem querer falar mal de "a" ou "b", mas essas empresas que fazem esse tipo de rede aérea com alimentação remota são regularizadas?

    Lembro de alguns projetos que fizemos na época "jurássica" de telecom dos famigerados "mux analógicos", nós usávamos um dos pares do cabo para alimentar remotamente os equipamentos instalados nos postes, mas a tensão era 96 VDC, ou seja, os +48 VDC x 2.

    Dava problema de segurança pra cacete. Os desavisados dos técnicos, no bom sentido, as vezes para medir uma linha davam um curto nos pares e de vez em quando acertavam os pares que alimentavam o mux e toma-lhe problema (fagulhas ou faiscas).

    Eu acho muito arriscado, apesar de saber que funciona, esse negócio de tele-alimentar os equipamentos.

    Uma perguntinha. Se é tão factível assim vocês tem conhecimento de empresas de equipamentos de telecom que façam dispositivos com esse funcionamento?

    Só perguntei porque um ADSL e uma rede aérea de pares bem projetada é muitíssimo mais eficiente do que tudo que eu pude ler nesse tópico além de que ao longo do tempo isso acaba ficando bem mais barato e fácil de manutencionar do que isto.

    Agora se as empresas pensam em lucros rápidos, com certeza o que já li por aqui é mais adequado.

    Bom gente, isto é só a minha humilde opinião, sem querer ofender ou denegrir o projeto de ninguem aqui do forum ok.


    Abraços,

  3. #223

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Gente,
    Lembro de alguns projetos que fizemos na época "jurássica" de telecom dos famigerados "mux analógicos", nós usávamos um dos pares do cabo para alimentar remotamente os equipamentos instalados nos postes, mas a tensão era 96 VDC, ou seja, os +48 VDC x 2.

    Só perguntei porque um ADSL e uma rede aérea de pares bem projetada é muitíssimo mais eficiente do que tudo que eu pude ler nesse tópico além de que ao longo do tempo isso acaba ficando bem mais barato e fácil de manutencionar do que isto.
    Agora se as empresas pensam em lucros rápidos, com certeza o que já li por aqui é mais adequado.
    Nunca achei essa de alimentar remotamente, pelo menos a longas distancias, uma boa. Voltagens mais altas são arriscadas. Já alimentação direta do poste (via convênio com a elétrica) é usada em alguns lugares com sucesso.

    O conjunto de adsl para pequenos provedores acho inviável pelo custo, normalmente não se tem verba para esse tipo de investimento.

  4. #224

    Red face ...

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Nunca achei essa de alimentar remotamente, pelo menos a longas distancias, uma boa. Voltagens mais altas são arriscadas. Já alimentação direta do poste (via convênio com a elétrica) é usada em alguns lugares com sucesso.

    O conjunto de adsl para pequenos provedores acho inviável pelo custo, normalmente não se tem verba para esse tipo de investimento.
    lfaria, tenho meus receios técnicos com relação a tele-alimentação, mas quem sou eu pra falar algo, rs.

    Já do poste, tenho conhecimento e acho muito mais viável, mas eu creio que o custo mensal disto seja alto comparando com a topologia de rede metálica sem alimentação remota.

    Não sei se fugiria ao tópico, mas alguem daqui tem noção de quanto custa a instalação do km de um cabo de 200 pares aéreo, espinado, com o custo do cabo em si embutido?

    Abraços,

  5. #225

    Padrão SCM Anatel

    Quem usa rede cabeada já recebeu visita da Anatel, e como foi? Quais exigencias? Eles também vão nõs clientes?

  6. #226

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    lfaria, tenho meus receios técnicos com relação a tele-alimentação, mas quem sou eu pra falar algo, rs.

    Já do poste, tenho conhecimento e acho muito mais viável, mas eu creio que o custo mensal disto seja alto comparando com a topologia de rede metálica sem alimentação remota.

    Não sei se fugiria ao tópico, mas alguem daqui tem noção de quanto custa a instalação do km de um cabo de 200 pares aéreo, espinado, com o custo do cabo em si embutido?

    Abraços,
    Eu acredito que a melhor forma de se fazer isso é dividindo a rede em "celulas"... colocando armarios de telecom com raios de 500m ou até um pouco mais... cada armario seria um ponto de distribuição de energia.... as conexões entre armarios poderiam ser feitas via fibra optica podendo assim ter uplinks em Gbps. Teriamos uma rede preparada para varios modelos de negocio... inclusive IPTV...

  7. #227

    Question

    Citação Postado originalmente por rilandim Ver Post
    Eu acredito que a melhor forma de se fazer isso é dividindo a rede em "celulas"... colocando armarios de telecom com raios de 500m ou até um pouco mais... cada armario seria um ponto de distribuição de energia.... as conexões entre armarios poderiam ser feitas via fibra optica podendo assim ter uplinks em Gbps. Teriamos uma rede preparada para varios modelos de negocio... inclusive IPTV...
    Ou em uma espinha de peixe? Esses armários seriam de poste ou no solo?

    Com certeza se as conexões entre os armarios fossem através de fibra dá pra ficar preparado para um futuro de serviços como o IPTV.

    Abraços,

  8. #228

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Ou em uma espinha de peixe? Esses armários seriam de poste ou no solo?

    Com certeza se as conexões entre os armarios fossem através de fibra dá pra ficar preparado para um futuro de serviços como o IPTV.

    Abraços,
    Os armarios são esses mesmo de telecom que vc ve na rua em cima dos postes... dentro deles cabe facilmente todos os equipamentos necessarios... nesses armarios chegaria um ponto de energia e dentro desse raio de 500m iria via poe... AC ou DC, depende de um estudo melhor sobre isso! Nada impede de inicialmente fazer essa conexão entre armarios via switches long reach visto que a distancia entre armarios seria proximo de 1km. Tudo depende do capital que vc tah disposto a investir... cabe alguem aqui colocar em media os custos de passagem de fibra optica! Eu vejo esse tipo de solução uma alternativa perfeita para os pequenos provedores entregarem o triple play (voz,dados e tv) e sair na frente dos grandes principalmente nas media e pequenas cidades... o nosso amigo catvbrasil já postou algo sobre IPTV e achei bastante promissor... jah cotei na china o custo dos set top box e acredito é possivel trazer por volta de 200 USD.

  9. #229

    Padrão

    Swiths long range só atingem 10Mbps eh mais pra fibra mesmo ! Estou viabilizando um projeto pra um cliente meu aki no Rio de Janeiro com fibra tb ... ele quer servir IpTV + Banda Larga + Voip

  10. #230

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Swiths long range só atingem 10Mbps eh mais pra fibra mesmo ! Estou viabilizando um projeto pra um cliente meu aki no Rio de Janeiro com fibra tb ... ele quer servir IpTV + Banda Larga + Voip
    Bem lembrado admiskill, acima de 300m soh em 10mb... pensei no long reach como algo provisorio ate o provedor conseguir captalizar pra conseguir passar fibra...o bom da fibra eh que se vc for passar, vc consegue passar varios pares... acredito que a diferença de passar 2 pares para 12 pares não seja tão grande... logo o backbone poderia ser de varios Gbps... totalmente pronto pra IPTV... vc tem ideia de quanto ficaria o km em fibra?

  11. #231

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rilandim Ver Post
    Os armarios são esses mesmo de telecom que vc ve na rua em cima dos postes... dentro deles cabe facilmente todos os equipamentos necessarios... nesses armarios chegaria um ponto de energia e dentro desse raio de 500m iria via poe... AC ou DC, depende de um estudo melhor sobre isso! Nada impede de inicialmente fazer essa conexão entre armarios via switches long reach visto que a distancia entre armarios seria proximo de 1km. Tudo depende do capital que vc tah disposto a investir... cabe alguem aqui colocar em media os custos de passagem de fibra optica! Eu vejo esse tipo de solução uma alternativa perfeita para os pequenos provedores entregarem o triple play (voz,dados e tv) e sair na frente dos grandes principalmente nas media e pequenas cidades... o nosso amigo catvbrasil já postou algo sobre IPTV e achei bastante promissor... jah cotei na china o custo dos set top box e acredito é possivel trazer por volta de 200 USD.

    Bom dia,

    o custo de implantação de um rede optica geralmente é determinado em projeto, pois depende de algumas variantes, por exemplo:
    1) fibra aérea ou subterrânea?
    2) quantas fibras por cabo?
    3) distância entre os postes;
    4) grau de dificuldade de implantação;
    5) fibra monomodo (longas distâncias) ou multimodo (curtas distâncias)/
    6) e outras a considerar no projeto.

    Eu, no exemplo, cobro de R$ 15,00 a R$ 40,00 o metro da fibra colocada. Preços para implantações consideradas normais.

  12. #232

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    o custo de implantação de um rede optica geralmente é determinado em projeto, pois depende de algumas variantes, por exemplo:
    1) fibra aérea ou subterrânea?
    2) quantas fibras por cabo?
    3) distância entre os postes;
    4) grau de dificuldade de implantação;
    5) fibra monomodo (longas distâncias) ou multimodo (curtas distâncias)/
    6) e outras a considerar no projeto.

    Eu, no exemplo, cobro de R$ 15,00 a R$ 40,00 o metro da fibra colocada. Preços para implantações consideradas normais.
    Marcelo:

    Já considera no valor o projeto ou a empresa deve fornecer o projeto?

    Estou perguntando isto porque teu valor é acessivel. 1Km de FO para uma grande oper dessas está saindo em média algo como R$12, para uma FO subterranea.

    Abraços,

  13. #233

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    ...Eu, no exemplo, cobro de R$ 15,00 a R$ 40,00 o metro da fibra colocada. Preços para implantações consideradas normais.
    Marcelo,

    Considerando implantação aerea, pela sua experiencia quanto sairia o KM já incluido os custos com fibra, mão de obra e demais custos relativos ao cabeamento.

    Grato,

  14. #234

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Marcelo:

    Já considera no valor o projeto ou a empresa deve fornecer o projeto?

    Estou perguntando isto porque teu valor é acessivel. 1Km de FO para uma grande oper dessas está saindo em média algo como R$12, para uma FO subterranea.

    Abraços,

    Wagner,

    como você deve ter visto acima eu me referi a postes, ou seja, rede aérea. Rede subterrânea e, principalmente, cabos enterrados os custos sobem bastante. Tudo tem de ser definido em projeto. Não há como determinar antecipadamente os custos.

    Primeiro, senta-se e discute como será a implantação:
    1) custos, estudos e desenvolvimento do projeto;
    2) graus de dificuldade na implantação do projeto;
    3) tipo de rede: aérea, subterrânea, enterrada;
    4) quantidade de fibras por cabo;
    6) custos de licença de uso: prefeitura, CREA/ART, aluguel de vias, aluguel de postes e outros meios. Outros fatores a considerar.

  15. #235

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Marcelo,

    Considerando implantação aerea, pela sua experiencia quanto sairia o KM já incluido os custos com fibra, mão de obra e demais custos relativos ao cabeamento.

    Grato,
    Bem,

    a implantação aérea tem o menor custo e é mais rápida. Vamos aos custos então:
    1) projeto e ART's;
    2) licença da companhia elétrica;
    3) tipo fibra e quantidade de fibras por cabo;
    4) número de introcamentos (caixinhas, interconexões, etc);
    5) distância entre os postes;
    6) Outros fatores a considerar.

    O projeto é necessário para que a companhia elétrica, prefeitura e outros órgãos analisem a viabilidade técnica; ou seja, se autorizam ou não a implantação.

  16. #236

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Wagner,

    como você deve ter visto acima eu me referi a postes, ou seja, rede aérea. Rede subterrânea e, principalmente, cabos enterrados os custos sobem bastante. Tudo tem de ser definido em projeto. Não há como determinar antecipadamente os custos.

    Primeiro, senta-se e discute como será a implantação:
    1) custos, estudos e desenvolvimento do projeto;
    2) graus de dificuldade na implantação do projeto;
    3) tipo de rede: aérea, subterrânea, enterrada;
    4) quantidade de fibras por cabo;
    6) custos de licença de uso: prefeitura, CREA/ART, aluguel de vias, aluguel de postes e outros meios. Outros fatores a considerar.

    Você não me entendeu, eu perguntei se vocês fazem o projeto de rede, ou a empresa projeta a rede e passa somente o projeto de implantação.

    Normalmente nessas empresas que costumo trabalhar o projeto é feito por uma empreiteira que define o caminho, o posteamento, o número de colmeias de emenda, os loops de cabos (sobra). Depois um inspetor verifica se o projeto está adequado e habilita a implantação.

    Agora também já vi casos em que o projeto é definido pela empresa operadora que compra somente a implantação com o fornecimento ou não do material.

    Também já vi um misto dos dois casos acima, na época da implantação das redes interestaduais.

    Mesmo assim obrigado pelas informações.

    Abraços,

  17. #237

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Você não me entendeu, eu perguntei se vocês fazem o projeto de rede, ou a empresa projeta a rede e passa somente o projeto de implantação.

    Normalmente nessas empresas que costumo trabalhar o projeto é feito por uma empreiteira que define o caminho, o posteamento, o número de colmeias de emenda, os loops de cabos (sobra). Depois um inspetor verifica se o projeto está adequado e habilita a implantação.

    Agora também já vi casos em que o projeto é definido pela empresa operadora que compra somente a implantação com o fornecimento ou não do material.

    Também já vi um misto dos dois casos acima, na época da implantação das redes interestaduais.

    Mesmo assim obrigado pelas informações.

    Abraços,

    Sim, faço. Tanto projetos, quanto instalação e certificações. Faço também só o projeto ou só a instalação. Respondido?

  18. #238

    Cool

    Sim respondido.

    Abraços,

  19. #239

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Sim respondido.

    Abraços,
    Gostaria de uma informação referente aos postes todos vocês declaram os postes para companhia ou declara uma quantidade X, e manda ver nos cabos, o a companhia fiscaliza cada poste e quanto as caixas vocês colocam proteção nelas para que elas não seja abertas facilmente existe algum bloqueio, pois se for uma caixa comum é capas do pessoal abrir e roubar os hub, alguém já teve esse problema, logico que isso depende da região, e quantos a raio isso corre o cabo pois tenho atendido clientes que tem adsl com o vizinho e quando da raio acaba queimando placa de rede e o modem, será que com o hub poderá acontecer isso facilmente?


    Desde já agradeço atenção de todos!

    Um forte abraço!

    Obrigado.

  20. #240

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Só pra constar ai pessoal ... fui visitar um provedor essa semana ... e eh tudo cabeado ... tipo que tem uns 7km ... e o cara faz a alimentação por rede poe ... a rede inteiraaaa .... num ponto soh ... tipo sai o cabo de força do escritorio dele pro switch em alimentacao poe e no próximo switch ele alimenta o outro com essa mesma alimentacao do cabo anterior ... fazendo uma cascata ... o pior que funciona ... pings de 1ms até o ultimo cliente da rede ... quer dizer .. vc naum precisa de ficar puxando ponto de energia ... e ele disse que quando trava um switch ele vai no nobreak dele desliga e liga ai a rede fica normal redondinha ... quando eu vi naum acreditei mas tem doido pra tudo !
    parceiro, tem como vc me dar o contato desse provedor ai que vc visitou, tb sou do RJ, e estou estudando a possibilidade de implantar o sistema POE tb, porem tenho duvidas. obrigado