Página 1 de 17 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Serviço cabeado

    Pessoal ... tendo em vista a expanssão do meu provedor e sendo que no local que eu presto serviço existe um bairro que tem inumeras arvores e que sao tombados pelo patrimonio cultural do municipio ... e que torna impossivel a remoção e o provimento do serviço via rádio ... eu gostaria de saber se eu posso atender esse local com par metálico ... e neste momento eu queria saber se alguém do forum trabalha com alguma tecnologia similiar ... e quais seriam meus custos e area de cobertura ...


    Abraços !

  2. #2

    Padrão

    Cara, vc ta querendo dizer fio de telefone?

    Faz isso nao... colega aqui tem e é só dor de cabeça.

  3. #3

    Padrão

    já vi locais que usam cabo UTP para levar sinal até os clientes, voce tendo a licença SCM, voce poderá , claro que pagando um valor mensal, mas poderá utilizar os postes da companhia de eletrecidade da sua cidade, eles são obrigados por lei a ceder um espaço pra quem tem licença SCM,

    quanto a material, vc deverá proceder como em uma rede estruturada normal.
    a cada 100 metros terá que colocar um ponto com switch, de preferencia uma que faça VLAN, (existe umas com dip-switchs) que fazem a VLAN. para um cliente nao acessar o outro.

    o bom é que sua latencia ficará entre 1 e 2ms em locais muito distantes.

    pode-se tambem colocar equipamentos para monitorar e se necessario rebootar a switch.

    e vc terá que levar energia até cada switch, aconselho voce usar ao inves de fontes para ligar as switchs, usar carregador de bateria e bateria na tensao do equipamento. funcionará como um pequeno nobreak.

    é essa minha dica.

    Att.

  4. #4

    Padrão

    O cara aqui também faz assim, até a casa do cliente ele usa UTP.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Pessoal ... tendo em vista a expanssão do meu provedor e sendo que no local que eu presto serviço existe um bairro que tem inumeras arvores e que sao tombados pelo patrimonio cultural do municipio ... e que torna impossivel a remoção e o provimento do serviço via rádio ... eu gostaria de saber se eu posso atender esse local com par metálico ... e neste momento eu queria saber se alguém do forum trabalha com alguma tecnologia similiar ... e quais seriam meus custos e area de cobertura ...


    Abraços !
    Eu vi uma solução da Cia Net muito interessante, você pode usar ai.

  6. #6

    Padrão

    75% de nossos clientes são de internet via cabo...

    mais de 10km da cidade já é cabeada... é a solucao mais pratica e mais dispendiosa.

    porem a qualidade do servico é superior a de sistema de rádio.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    75% de nossos clientes são de internet via cabo...

    mais de 10km da cidade já é cabeada... é a solucao mais pratica e mais dispendiosa.

    porem a qualidade do servico é superior a de sistema de rádio.

    Pedro, por favor passe mais informações... equipamentos, custos, etc.. vc fornece somente internet ?? ou TV, voip ?? O que vc instala no cliente ?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Cara, vc ta querendo dizer fio de telefone?

    Faz isso nao... colega aqui tem e é só dor de cabeça.


    Bom cara ... todo sistema eh falho ... tem seus prós e seus contras ... eu tenho um dizer ... " Um sistema bem montado, planejado ... se for feito tudo dentro do padrão , não dá dor de cabeça ". Entaum eu tomo como exemplo o velox ... eh uma tecnologia ADSL ... e eh um serviço de qualidade ... tem suas excessões mas eh um serviço de qualidade ... se eu naum me engano a Rede Lagos usa esse mesmo padrão .. ou parecido ( TDSL ) ... tive um dia desses lah em Araruama/RJ me falaram super bem do sistema ... e como eu to vendo que a internet tah tendo uma demanda muito grande e que daqui uns dias o que vai mandar eh Custo/Beneficio .. ou seja link maior e preço menor ... por isso a minha preocupacao em cabear a minha rede .. jah que hoje em dia tem lugares que esta inviavel prover serviço em 2,4ghz futuramente em 5.8 nem se fala ...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    já vi locais que usam cabo UTP para levar sinal até os clientes, voce tendo a licença SCM, voce poderá , claro que pagando um valor mensal, mas poderá utilizar os postes da companhia de eletrecidade da sua cidade, eles são obrigados por lei a ceder um espaço pra quem tem licença SCM,

    quanto a material, vc deverá proceder como em uma rede estruturada normal.
    a cada 100 metros terá que colocar um ponto com switch, de preferencia uma que faça VLAN, (existe umas com dip-switchs) que fazem a VLAN. para um cliente nao acessar o outro.

    o bom é que sua latencia ficará entre 1 e 2ms em locais muito distantes.

    pode-se tambem colocar equipamentos para monitorar e se necessario rebootar a switch.

    e vc terá que levar energia até cada switch, aconselho voce usar ao inves de fontes para ligar as switchs, usar carregador de bateria e bateria na tensao do equipamento. funcionará como um pequeno nobreak.

    é essa minha dica.

    Att.
    Eu to pensando em par metálico ... tipo tecnologia ADSL ... pq a area de cobertura eh bem maior e naum precisa ficar enchendo os postes de switch ...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Eu vi uma solução da Cia Net muito interessante, você pode usar ai.

    Tem que ver se eh viavel e a area de cobertura !


    To dispensando o uso de cabo de rede e coaxial !

    To dando preferencia a par metalico pq eh mais barato tb !

  11. #11

    Padrão

    Utilizamos um servidor rodando Mikrotik, cabos de rede normais mesmo...

    A energia é levada por fior de telefone separados.

    A cada 100 metros colocamos hubs em caixas metalicas hermeticas nos postes.

    Nos clientes nao instalamos nada, geralmente os pcs ja vem com placas de rede.

  12. #12

    Padrão

    teus switch nao pira com mais de 100 mac?

    fio de telefone vc fala plastichumbo?

  13. #13

    Padrão

    O switch nao tem nada a ver com a quantidade de macs nao.

    O fio é aquele mesmo que a Telemar usa...

  14. #14

    Padrão

    Cara, lá em Saquarema, uma empresa chamada OK Virtual, cabeou com coaxial e te digo: ficou show de bola, eles oferecem via wireless também.

    Praticamente não há poluição RF lá, esse provedor é unico, não tem nenhum concorrente.

    Esse cara que eu falei, usa par metálico, os proprios tecnicos da Oi que cabeam pra ele, vira e mexe tá em manutenção e nego fica sem net até 1 dia inteiro. Pode ser serviço mal feito também, vc pode dar mais sorte.
    Última edição por lipeiori; 19-05-2008 às 23:33.

  15. #15

    Padrão

    interessante esse topico... eu pensei em cabear aqui tambem, mas tenho duvidas quanto a legislacao e cabos tambem. No caso as companhias de eletricidade alugam mesmo postes? O cabo UTP pode ficar exposto a chuva e sol?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    O cara aqui também faz assim, até a casa do cliente ele usa UTP.
    Numa cidade próxima tem um provedor desses, a diferença é que ele usa cabo UTP preto comprado em bobina de 1500 metros. Além disso retira a alimentação direto do poste com autorização da empresa de eletricidade que cobra ele por estimativa.

    É bem interessante mas exige uma manutenção constante.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Eu to pensando em par metálico ... tipo tecnologia ADSL ... pq a area de cobertura eh bem maior e naum precisa ficar enchendo os postes de switch ...
    A tecnologia adsl, dentro dos padrões, tem limitações de distância entre o provedor e o cliente. Tempos atrás era de 1,5 Km, mas desde então alguns padrões evoluíram, mas fique atento a esse detalhe.

  18. #18
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    A tecnologia adsl, dentro dos padrões, tem limitações de distância entre o provedor e o cliente. Tempos atrás era de 1,5 Km, mas desde então alguns padrões evoluíram, mas fique atento a esse detalhe.
    Além do que, uma min-dslam custa uma pequena fortuna, na faixa de 4.500 uma de 24 portas, ou seja, 187,50 por cliente.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Além do que, uma min-dslam custa uma pequena fortuna, na faixa de 4.500 uma de 24 portas, ou seja, 187,50 por cliente.
    Esse link deve atualizar algumas informações sobre dsl:

    Digital subscriber line access multiplexer - Wikipedia, the free encyclopedia

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Utilizamos um servidor rodando Mikrotik, cabos de rede normais mesmo...

    A energia é levada por fior de telefone separados.

    A cada 100 metros colocamos hubs em caixas metalicas hermeticas nos postes.

    Nos clientes nao instalamos nada, geralmente os pcs ja vem com placas de rede.

    Pedro, vc utiliza cabo UTP comum ? Cat5, Cat5e ? O custo seria
    R$ 1,25 o mt do cabo +
    R$ 1,00 de conector +
    R$ 900,00 Hub/Switches (cada) +
    R$ ? aluguel de postes +
    R$ ????

    E a manutenção é tranquila ?? O cabo fica exposto no sol/chuva ?