+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual firewall usar?

    Opa... já há um tempinho, cerca de 6 meses estou usando linux como server, e inclusive estou rodando algumas aplicações nele, configurei o dns, bancos de dados, ftp, etc...
    coisas básicas, ao meu ver!

    O lance é o seguinte... eu to preocupado com a segurança, pois até o momento não tive nenhum problema,mas ouço muito falar de invasões, brechas e tal...

    O problea é que eu não me dou muito bem ainda com o IPTABLES, e pelo fato do server estar em um ambiente remoto, onde não tenho acesso físico, fico com medo de fazer besteira e me bloquear.

    Então queria saber, se alguém me indica algum outro programa de firewall, ou um programa que sirva de interface pro iptables, pra que eu possa configurar melhor essa questão???

    Eu vi que no wiki aqui do under-linux tem uns tutoriais de alguns firewalls, só que eu não queria ter que instalar ou configurar cada um deles pra poder ver qual é o mais simples e tal....

    Alguem poderia ajudar?

    vlw...abçs

  2. #2

    Padrão

    cara, da uma olhada no webmin. Ele cria uma interface web de gerenciamento do linux. Ele gerencia praticamente tudo. Desde DNS, samba, ftp... e ele tem alguns módulos pra iptables... dá uma olhada aqui:
    Webmin

  3. #3

    Padrão

    Caraca, mto show!

    Eu tava usando esse webmin já, só que eu prefiro fazer as configurações do apache/dns e ftp na mão. Só coisa boba que eu faço por ele, mas realmente, a parte do Firewall dele é show de bola.
    E o importante é que ele já sempre cuida pra que não bloqueie ele mesmo (porta 10000).

    VLw mesmo... aoesar de conhece-lo, não sabia o quão poderoso ele podia ser!
    hehehehehehe

    abls...

  4. #4

    Padrão

    Oi, amigo.

    Iptables é o melhor firewall que existe, se for bem administrado.
    quando a isso não tenha dúvida.

    Mas, a sua administração não é tão simples assim, é bastante
    complexa.
    se você precisar de uma interface para o iptables, pode usar o webmim.


    Um outro firewall é o IPCop, bom mas não sei quanto a sua eficiencia, mas testa ai.
    XD

    [email protected]

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Celao Ver Post
    Caraca, mto show!

    Eu tava usando esse webmin já, só que eu prefiro fazer as configurações do apache/dns e ftp na mão. Só coisa boba que eu faço por ele, mas realmente, a parte do Firewall dele é show de bola.
    E o importante é que ele já sempre cuida pra que não bloqueie ele mesmo (porta 10000).

    VLw mesmo... aoesar de conhece-lo, não sabia o quão poderoso ele podia ser!
    hehehehehehe

    abls...
    O webmin é muito bom mesmo. Mas não gostei muito dele com o samba. Eu tinha o samba rodando em um linux e instalei ele. Fui alterar uma permissão no samba pelo webmin e todos os compartilhamentos pararam de funcionar... Ele alterou todo o arquivo de configuração...Sorte que eu tinha um backup... Depois dessa só mexo no samba pela linha de comando. O webmin também não suporta a configuração de lixeira no samba...
    Mas é isso ai... Boa sorte...

  6. #6

    Padrão Resposta para o seu firewall

    Não sei se você já ouviu falar mais tem um Firewall excelente, que na qual eu trabalho, que é o da AKER, entre no site deles lá e veja o nível dos clientes, daí de lá vc já ve se presta ou não.

    Muito melhor que iptables, ou seja, o conceito é o mesmo, mais graficamente não parece ser arcáico. e outra vale a pena.

    Abraço.