+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida quanto ao sinal

    Bom galera é o seguinte, montei uma repetidora utilizando ap alfa803 e omini 9 dbi da hypertec. Há 3 km o sinal não esta legal, tipo no ap cliente o sinal em rssi esta em 24. Minha duvida é a seguinte, o ap que é fraco ou é a antena? Digo porque no meu ponto principal uso rb+cartões minipci+setorial de 12 dbi, a 8 km consigo um sinal bem maior que esse!

  2. #2

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Bom galera é o seguinte, montei uma repetidora utilizando ap alfa803 e omini 9 dbi da hypertec. Há 3 km o sinal não esta legal, tipo no ap cliente o sinal em rssi esta em 24. Minha duvida é a seguinte, o ap que é fraco ou é a antena? Digo porque no meu ponto principal uso rb+cartões minipci+setorial de 12 dbi, a 8 km consigo um sinal bem maior que esse!
    Sempre existem variáveis, porém as antenas de 9db tem uma abertura menor, ou seja, ideal para clientes mais próximos das torres. . . Antenas de 15db um ganho maior na distancia e um sinal menor nas proximidades das torres. O sinal ideal par se ter uma navegação Boa e não estressar o Ap é -65dDm.
    No seu caso talvez o problema seja a antena, lembre-se de dar preferência a painéis setoriais ajudam a trabalhar em ambiente poluído, diferente das Omnis.

  3. #3

    Padrão

    No caso, substituir esta antena de 9 dbi, por uma omni de 15 dbi da aquário, seria uma opção boa? Mas ao fazer isso, como você mesmo disse, não teria problemas com clientes mais próximos?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    No caso, substituir esta antena de 9 dbi, por uma omni de 15 dbi da aquário, seria uma opção boa? Mas ao fazer isso, como você mesmo disse, não teria problemas com clientes mais próximos?
    Dependendo a altura do ponto onde estará a omni de 15dBi você terá um angulo vertical menor para atender clientes mais proximos porém para seu cliente a 3Km desse WDS seria uma boa, coloque isso na balança!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Bom galera é o seguinte, montei uma repetidora utilizando ap alfa803 e omini 9 dbi da hypertec. Há 3 km o sinal não esta legal, tipo no ap cliente o sinal em rssi esta em 24. Minha duvida é a seguinte, o ap que é fraco ou é a antena? Digo porque no meu ponto principal uso rb+cartões minipci+setorial de 12 dbi, a 8 km consigo um sinal bem maior que esse!

    Meiobit, este AP é dual band. Creio que voce deva estar recebendo o sinal nele em 5.8 e redistribuindo em 2.4.
    Eu pessoalmente não acredito muito em omini, tenho duas novinhas encostadas aqui.
    O que daria é para voce colocar outros APs 2.4; pode ser o alfa 608 ou este novo que eles tem, o 2401APG, que está com preço melhor.
    E conectar uma antena setorial em cada um e ligar eles via cabo de rede no 803. Ou então fazer o WDS entre os APs 2.4 e a interface 2.4 do 803.
    Assim você teria um ganho melhor de sinal para esta distância que voce quer atingir com a repetidora.

    O AP não é fraco não, pois com alta potencia o rendimento é menor. Eu tenho aqui, GTS e Alfa 608 trabalhando com 16mw e com 32mw e vai muito bem. O sinal fica mais limpo e voce compensa com ganho na antena.

  6. #6

    Padrão

    Realmente conforme disse o amigo, dê preferencia a paineis setoriaism nais se mesmo assin resolver usar omni bote uma ue preste, OIW de 15db (é a mesma hyperlink) ou ideal de 15db.

  7. #7

    Padrão

    Quanto ao uso de paineis eu sei que é bem melhor, tanto que na minha pop principal eu uso paineis, mas nesta repetidora que fica em uma pequena localidade não compensa o investimento, tenho 10 clientes apenas nela. Quanto a altura da torre, é 15 metros, sera que com a omini de 15 dbi prejudicarei o sinal de clientes que tenho a 50 metros da torre?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Quanto ao uso de paineis eu sei que é bem melhor, tanto que na minha pop principal eu uso paineis, mas nesta repetidora que fica em uma pequena localidade não compensa o investimento, tenho 10 clientes apenas nela. Quanto a altura da torre, é 15 metros, sera que com a omini de 15 dbi prejudicarei o sinal de clientes que tenho a 50 metros da torre?
    Creio que não, porque toda antena tem também lóbulos secundários e nesta distância talvêz dê cobertura.
    O negócio vai ser mesmo experimentar. Mas qualquer coisa usa uma de menos dbi.
    Mas não usa muita potencia, porque omini sempre tende a complicar mais na questão ruídos.

  9. #9

    Padrão

    oi brother temos aqui um link de mais ou menos ums 4km com uma omine de 8dbi e funciona bem.tudo depende do ap.
    tipo o radio ap2000 funciona bem com um omine tudo é pende de configuração tanto do ap quando do cliente.
    temos outro link aqui de mais ou menos uma 15km com um senal e uma parabolica de 1.80 passando pelo espelho do mar e funciona otimo com mais de 30 cliente sem cima.
    setorial gera muito ruido e se colocar a potencia alta tb ñ presta tem que ver a poluição de canias e outras coisas.
    qualquer coisa pode me add no msn:[email protected]
    Última edição por jeffreymma; 09-09-2008 às 10:08.