+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MK + Antivirus é possível?

    Olá amigos,

    Estou querendo saber se é possível instalar um antivirus no servidor MK ou alguma função no MK que filtre a Rede, bom deixa eu explicar meu problema!

    Eu tenho 1 link dedicado FULL de 2 mb, só que hj eu tinha 7 users online com plano de 256 kbps online, e estes 7 clientes estavam consumindo quase toda minha banda, eu estava olhando pelo queue e parece estar fazendo o controle de banda!...... falei com minha operadora do link e eles falaram que provavelmente estamos com um virus na REDE.... no caso de dúvidas quero por um antivirus!.......

    Alguém tem sugestão?.....


    Abraços
    Marcelo Guedes

  2. #2

    Padrão

    Com mikrotik isso não é possivel, mais vc pode aplicar regras no firewall bloqueando o forward nas portas mais comuns usadas por virus, e pra ajuda um servidor proxy externo com squid + anti-virus

    Abraços

    Clecio

    Citação Postado originalmente por amatrizatende Ver Post
    Olá amigos,

    Estou querendo saber se é possível instalar um antivirus no servidor MK ou alguma função no MK que filtre a Rede, bom deixa eu explicar meu problema!

    Eu tenho 1 link dedicado FULL de 2 mb, só que hj eu tinha 7 users online com plano de 256 kbps online, e estes 7 clientes estavam consumindo quase toda minha banda, eu estava olhando pelo queue e parece estar fazendo o controle de banda!...... falei com minha operadora do link e eles falaram que provavelmente estamos com um virus na REDE.... no caso de dúvidas quero por um antivirus!.......

    Alguém tem sugestão?.....


    Abraços
    Marcelo Guedes

  3. #3

    Padrão

    Obrigado amigo pela resposta!........... será que você pode postar as regras que vc acha necessária?


    Citação Postado originalmente por cleciorodrigo Ver Post
    Com mikrotik isso não é possivel, mais vc pode aplicar regras no firewall bloqueando o forward nas portas mais comuns usadas por virus, e pra ajuda um servidor proxy externo com squid + anti-virus

    Abraços

    Clecio

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Arrow

    Cola esta regras no seu MK

    / ip firewall filter
    add chain=input action=jump jump-target=virus comment="!!! Check for \
    well-known viruses !!!" disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=135-139 action=drop comment="Drop \
    Blaster Worm" disabled=no
    add chain=virus protocol=udp dst-port=135-139 action=drop comment="Drop \
    Messenger Worm" disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=445 action=drop comment="Drop Blaster \
    Worm" disabled=no
    add chain=virus protocol=udp dst-port=445 action=drop comment="Drop Blaster \
    Worm" disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=593 action=drop comment="________" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=1024-1030 action=drop comment="________" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=1080 action=drop comment="Drop MyDoom" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=1214 action=drop comment="________" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=1363 action=drop comment="ndm requester" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=1364 action=drop comment="ndm server" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=1368 action=drop comment="screen cast" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=1373 action=drop comment="hromgrafx" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=1377 action=drop comment="cichlid" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=1433-1434 action=drop comment="Worm" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=2745 action=drop comment="Bagle Virus" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=2283 action=drop comment="Drop Dumaru.Y" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=2535 action=drop comment="Drop Beagle" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=2745 action=drop comment="Drop \
    Beagle.C-K" disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=3127-3128 action=drop comment="Drop \
    MyDoom" disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=3410 action=drop comment="Drop Backdoor \
    OptixPro" disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=4444 action=drop comment="Worm" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=udp dst-port=4444 action=drop comment="Worm" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=5554 action=drop comment="Drop Sasser" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=8866 action=drop comment="Drop Beagle.B" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=9898 action=drop comment="Drop \
    Dabber.A-B" disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=10000 action=drop comment="Drop \
    Dumaru.Y" disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=10080 action=drop comment="Drop \
    MyDoom.B" disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=12345 action=drop comment="Drop NetBus" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=17300 action=drop comment="Drop Kuang2" \
    disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=27374 action=drop comment="Drop \
    SubSeven" disabled=no
    add chain=virus protocol=tcp dst-port=65506 action=drop comment="Drop PhatBot, \
    Agobot, Gaobot" disabled=no
    add chain=forward protocol=udp dst-port=0 action=drop comment="WAREZ" \
    disabled=no
    add chain=forward protocol=udp src-port=0 action=drop comment="" disabled=no
    add chain=forward p2p=warez action=drop comment="" disabled=no
    add chain=input protocol=udp action=jump jump-target=UDP comment="ICMP" \
    disabled=no

  5. #5

    Padrão Virus

    Amigo Genis, aproveitando a oportunidade, gostaria de saber o seguinte: essas regras que bloqueiam essas portas tem a finalidade de tentar barrar a ação de alguns virus, com isso estaríamos protegendo o pc do cliente ou o MK ? ou de alguma forma indiretamente evitando o consumo de banda que poderia estar sendo consumida por esses vírus ou pela ação deles no pc do cliente ?? Eu adicionei suas regras uma a uma via winbox e fui observando que já está tendo contagem de pacotes em várias delas, posso entender que talvez alguns pc de clientes podem estar contaminados com alguns desses virus ? Qual a finalidade dessa última regra ?
    >>> add chain=input protocol=udp action=jump jump-target=UDP comment="ICMP" \
    disabled=no

    Grato,

  6. #6
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Arrow

    Este da ai não pertence, ao conjunto de bloqueio de virus pode tirar fora Ok

  7. #7

    Padrão regras

    OK Genis, eu não cheguei a colocar essa não, e nem as da porta "0" zero, pois deixo os P2P aki tudo liberado.
    E quanto as primeiras dúvidas vc sabe me responder ?

    abçs,

  8. #8
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Talking

    Warez este é o melhor, bloqueia os virus q tenta usar as portas 0