+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração Servidor e Painel Setorial

    Olá pessoal tenho um pequeno provedor a radio com 30 clientes, e uso um servidorzinho pra controle de banda com BrasilFW Pentium 233+128 de ram e um cartao SD de 512 de "HD", em cima da torre trabalho com um Zinwell e uma Omni 15 dbi da aquario, link dedicado 256mb

    como vcs sabem nós que somos pequenos estamos pagando para trabalhar

    intao mas chegou a hora de investir quero 2 opiniões d vcs uma em relação a qual servidor usar, configuração e a outra qual painel setorial e qnto dbi, estive olhando aqueles da hyperlink de 20dbi mas tenho clientes a 400m isso me preocupou deles ficarem sem net, usarei 4 radios zinwell 250mw de hardware
    , é minhas duvidas sao essas opinem >D

  2. #2

    Padrão

    Quer um conselho? invista no servidor por enquanto...

    Coloque Mikrotik e faca cache e controle de banda nele, se for possivel compre uma placa com chipset Atheros e ligue-a na omni.

    Não vai adiantar nada voce comprar varios paineis, se so dispoe de apenas 256k de link no seu provedor... voce ja esta no limite. trabalhe agora na qualidade do servico, pois um zinwell com30 clientes ja ta pedindo agua.

    A proposito essa antena omni não é a mais indicada... ela é a pior de todas do mercado.

  3. #3

    Padrão

    hummm Mikrotik estava mesmo pensando em colocar, mas estou um pouco receiso de coloca-lo como servidor sem cima da torre, acredito aidna em um servidor fazendo cache e controle em baixo e pode até ter um mk mas soh como ap, gostaria de me sugerrisse a conf tanto do MK q estara em cima intao qnto do servidor q estara em baixo se possivel com BrasilFw pois ja sou familiarizado e acredito ser exelente.

    PS: outro motivo do servidor em baixo pois a antena se encontra em um predio e terei rede cabeada no mesmo.

    A respeito do link quero montar estrutura pra pedir 1mb.

  4. #4

    Padrão

    Poe o pc com MK la em cima do predio entao.

    O MK é facil de aprender e configurar.

  5. #5

    Padrão

    vlw Pedro0278 pela ajuda vou montar um MK e tentar mas me aconselham oq um pc ap ou comprar aquelas plaquinhas, e qual a conf do servidor aconselhavel ex

    Tamanho do HD, qntos HDS 1 ou 2
    Qnto de ram
    Dual core ou comum
    sata2?? scsi nao compensa???


  6. #6

  7. #7

    Padrão

    Nem um nem outro... ta com esse dinheiro todo é?

    Pra montar um bom servidor nao precisa isso nao.

    Aqui uso um CeleronD 2.13 com 512 de memoria DDR1 com HD de 80 numa placa Gigabyte e funciona muito bem e com folga, o uso fica a 18% em horarios de pico.

    voce pode por ate 3 placas (dependendo dos slots pci) pra por ate 3 antenas tranquilamente sem gargalo algum.

  8. #8

    Padrão

    mto obrigado novamente meu amigo Pedro0278 dinheiro auhahuahuah o celerom eu tenho aki mas estas maquinas eh pra planejamento ahuhauha mas vlww []ss

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Thiago3l Ver Post
    vlw Pedro0278 pela ajuda vou montar um MK e tentar mas me aconselham oq um pc ap ou comprar aquelas plaquinhas, e qual a conf do servidor aconselhavel ex

    Tamanho do HD, qntos HDS 1 ou 2
    Qnto de ram
    Dual core ou comum
    sata2?? scsi nao compensa???



    cara pc ap é zica, se for colocar mk na torre compre uma router board, ela foi projetada pra isso, (pc tem fonte, cooler, que certamente darão problemas)

    quanto a antena, omni deveria ser abolida, é uma antena muito ruim. Se possivel use paineis setoriais, mas use de 14 ou 17 Dbi, pois a de 20 é muito forte, e nao é aconselhavel "arrebentar" o sinal dessa maneira. os paineis setoriais da hyperlink sao os melhores.

    servidor com certeza o melhor pra vc é mk, é muito simples de configurar para começar a funcionar, com o tempo voce melhora as regras que dao mais funcionalidades ao mesmo, mas para começar é bem simples de configurar,

    qq duvida ou se precisar de ajuda , fica a vontade , é só chamar.

  10. #10

    Padrão

    omni deveria ser abolida, é uma antena muito ruim
    Dizer que uma antena é ruim com base em opiniao pessoal é duro. Antenas omni direcionais podem nao ser boas para determinadas situações, pra outras tornam-se excelentes.

    cara pc ap é zica, se for colocar mk na torre compre uma router board, ela foi projetada pra isso, (pc tem fonte, cooler, que certamente darão problemas)
    Isso tambem depende da situação, AS RB tem algumas limitações que os PC-AP nao tem, nao se pode fazer cache numa RB, Outra coisa é o limite de processamento delas, quanto a problemas, qualquer coisa alimentada por energia eletrica dá. E nao necessariamente deve ser pendurado em cima da torre.

  11. #11

    Padrão Dica para Provedor

    Bom eu concordo sobre o uso das omni, acho que ela e muito boa para determinadas situações, e inadequada para outras...

    mas porem para vc que quer fazer um upgrade seria o indicado investir em uma Rb com paineis setoriais... ou um pc ap mesmo....

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Thiago3l Ver Post
    Olá pessoal tenho um pequeno provedor a radio com 30 clientes, e uso um servidorzinho pra controle de banda com BrasilFW Pentium 233+128 de ram e um cartao SD de 512 de "HD", em cima da torre trabalho com um Zinwell e uma Omni 15 dbi da aquario, link dedicado 256mb

    como vcs sabem nós que somos pequenos estamos pagando para trabalhar

    intao mas chegou a hora de investir quero 2 opiniões d vcs uma em relação a qual servidor usar, configuração e a outra qual painel setorial e qnto dbi, estive olhando aqueles da hyperlink de 20dbi mas tenho clientes a 400m isso me preocupou deles ficarem sem net, usarei 4 radios zinwell 250mw de hardware
    , é minhas duvidas sao essas opinem >D

    Amigo esse brazilfw eh bom ???

  13. #13

    Padrão

    exelente recomendo a qualquer um, simples como uma comunidade unida e bastante topicos sobre o assunto e eh oopensource neh