+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clientes com IP 0.0.0.0 no mikrotik

    Olá bom dia a todos,

    Estou passando um problema aqui que ainda não consegui identificar.
    Vários clientes quando se conectam no ap mikrotik (mikrotik v3.0 rc4 como AP bridge) ficam com ip 0.0.0.0, se eu desconecto ele, na maioria das vezes ele volta com o ip 0.0.0.0 e logo já assume seu ip normal.

    Não uso DHCP, o ip é fixo, e acontece com muitos clientes.

    As interfaces estão em AP bridge, proxy-arp (amarrando ip ao MAC), controle de acesso por access list

    Incluse com clientes com AP client (Zinwell e Edimax) estes dão mais problema, é preciso desconectar varias vezes pra o cliente assumir o IP.

    Até achei que fosse interferencia, apesar de haver somente 2 provedores na cidade, comprei os filtros mas nao mudou em nada, e não tem horário, em todos os horários isso acontece.

    Alguém já passou por isso e sabe o que pode ser?

  2. #2

    Padrão

    já vi esse problema com AP2000, quando o sinal chega muito fraco no cliente , ele mostra com 0.0.0.0 e o mac mostra normalmente, mas o ip fica assim.

    att.

  3. #3

    Padrão

    Neste exato momento tenho alguns clientes deste jeito, o sinal de -69 a -73.
    Aparentemente não é problema de sinal.

  4. #4

    Padrão

    Já havia até mudado a potencia do aparelho pra até 400mw mas nao resolveu, o sinal continua o mesmo no cliente e o problema de IP tb. Estou usando 200mw agora.

  5. #5

    Padrão

    a primeira coisa que você deve fazer é atualizar a versão do mikrotik que você usa.

  6. #6

    Padrão

    É possivel atualizar direto pelo winbox ou somente console? Perco as configurações (itens da access list, arp, configuracoes gerais) quando atualiza?

  7. #7

    Padrão

    não perde nada.

    você baixa o pacote do routeros, copia para dentro do mikrotik e manda reiniciar, ele atualiza automaticamente.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Olá bom dia a todos,

    Estou passando um problema aqui que ainda não consegui identificar.
    Vários clientes quando se conectam no ap mikrotik (mikrotik v3.0 rc4 como AP bridge) ficam com ip 0.0.0.0, se eu desconecto ele, na maioria das vezes ele volta com o ip 0.0.0.0 e logo já assume seu ip normal.

    Não uso DHCP, o ip é fixo, e acontece com muitos clientes.

    As interfaces estão em AP bridge, proxy-arp (amarrando ip ao MAC), controle de acesso por access list

    Incluse com clientes com AP client (Zinwell e Edimax) estes dão mais problema, é preciso desconectar varias vezes pra o cliente assumir o IP.

    Até achei que fosse interferencia, apesar de haver somente 2 provedores na cidade, comprei os filtros mas nao mudou em nada, e não tem horário, em todos os horários isso acontece.

    Alguém já passou por isso e sabe o que pode ser?
    cara para amarrar ip xmac tenta usar reply only na interface....esses 0.0.0.0 e pq o cliente ainda nao pego ip...isso pode ser sinal baixo ...problema no windows dele....quando vc usa ap edmax nos clientes e eles nao estao navegando ainda ...estao ociosos ....pode ser que o ap tambem nao atribua ip ...mais quando eles navegan aparece o ip

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Joaosgnet Ver Post
    cara para amarrar ip xmac tenta usar reply only na interface....esses 0.0.0.0 e pq o cliente ainda nao pego ip...isso pode ser sinal baixo ...problema no windows dele....quando vc usa ap edmax nos clientes e eles nao estao navegando ainda ...estao ociosos ....pode ser que o ap tambem nao atribua ip ...mais quando eles navegan aparece o ip
    Já está amarrado ip ao mac via reply-only.
    Quanto ao problema, será que é mesmo no cliente?

    Porque isso acontece em clientes que o sinal está bom (-60 -65)

    E em muitos clientes ao mesmo tempo.

    Quanto ao problema do edimax, eu já percebi isso, mas tem clientes que conectam mas nao navegam, somente depois de reiniciar o ap.

  10. #10

    Padrão

    Prezado,

    desculpe, mas eu não entendi. Como assim não está usando DHCP? Você não ativa nada no Mikrotik (PPPoE, Hotspot, DHCP)? Você está usando placas PCI em PC-AP, RB ou AP em bridge? Para jogar algum IP no cliente você deve "dizer" ao Mikrotik como fazê-lo....

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Prezado,

    desculpe, mas eu não entendi. Como assim não está usando DHCP? Você não ativa nada no Mikrotik (PPPoE, Hotspot, DHCP)? Você está usando placas PCI em PC-AP, RB ou AP em bridge? Para jogar algum IP no cliente você deve "dizer" ao Mikrotik como fazê-lo....

    Eu não quero "jogar ip" em cliente, os clientes tem ip fixo.

    Na torre tenho mikrotik em ap-bridge, sem dhcp, sem hotspot, com proxy-arp.

    Nos clientes uso kit com placa pci e ip MANUAL, mas mesmo assim os clientes ficam com o ip 0.0.0.0 quando se conectam.

    Se desconectados, voltam com o ip correto na maioria das vezes.

  12. #12

    Padrão

    amigo, tive esses problemas aqui, foi até que coloquei agora em meu servidor um ping rodando em todos os ips de certo em certo tempo, quando esses ips não estão aparecendo é só você dar um ping no ip referente ao mac, que no mesmo momento ele vai aparecer e responder, é só porque não está em uso mesmo.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    não perde nada.

    você baixa o pacote do routeros, copia para dentro do mikrotik e manda reiniciar, ele atualiza automaticamente.

    Vc poderia ser um pouco mais especifico?
    Tipo, tenho uma RB333 na torre e gostaria de atualizar o Sistema dela, ela está atualmente com a Versão 3RC12.
    Como atualizar?
    Tenho que usar o tal cabo console, etc..., ?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JeanGutemberg Ver Post
    Vc poderia ser um pouco mais especifico?
    Tipo, tenho uma RB333 na torre e gostaria de atualizar o Sistema dela, ela está atualmente com a Versão 3RC12.
    Como atualizar?
    Tenho que usar o tal cabo console, etc..., ?
    é duro, hein? nem um pouco de empenho?

    01 - baixe este arquivo: http://www.mikrotik.com/download/rou...werpc-3.10.npk

    02 - copie para dentro do mikrotik (ctrl + c no arquivo, ctrl + v pelo winbox na sessão files)

    03 - mande reiniciar.

    ele deve atualizar automaticamente.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    é duro, hein? nem um pouco de empenho?

    01 - baixe este arquivo: http://www.mikrotik.com/download/rou...werpc-3.10.npk

    02 - copie para dentro do mikrotik (ctrl + c no arquivo, ctrl + v pelo winbox na sessão files)

    03 - mande reiniciar.

    ele deve atualizar automaticamente.

    Me desculpe se te encomodei com a pergunta, perguntei pois eu pra atualizar uma vez aqui tive que fazer com o cabo console, tive que descer ela da torre etc...
    Trabalhao.
    Era só isso mesmo.
    Não queria travar minha RB e dar pau em tudo.

  16. #16
    danielmenezes
    Visitante

    Padrão

    e ai meu velho, como está seu problema?

  17. #17

    Padrão

    Não consegui resolver, precisava desenvolver um script pra desconectar os ips 0.0.0.0 porque na maioria das vezes eles voltam com o ip correto....

  18. #18

    Red face Bloquear acesso amarrando IP ao MAC ???

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Prezado,

    desculpe, mas eu não entendi. Como assim não está usando DHCP? Você não ativa nada no Mikrotik (PPPoE, Hotspot, DHCP)? Você está usando placas PCI em PC-AP, RB ou AP em bridge? Para jogar algum IP no cliente você deve "dizer" ao Mikrotik como fazê-lo....
    Marcelo, será que poderia me ajudar nessa dúvida: Tenho um MK configurado sem o uso de DHCP pois utilizo IP fixo na minha rede, mas utilizo Hotspot e estou cadastrando o usuario e colocando IP e MAC na guia users do hotspot, sendo assim gostaria de saber se eu ativar na interface dos clientes para "ARP" para "reply only" ele pega o que esta cadastrado no hotspot ou devo cadastrar cada cliente com seu devido ip e mac em IP>>ARP, os rádios que tenho em wds hj eu nao cadastro o MAC dele, pois é cadastrado o MAC do cliente que está "atras" dele, este também deve ser cadastrado para eu ter acesso ao rádio, pois na verdade o meu objetivo é que mesmo se o cliente colocar um ip na faixa da minha rede, mas se ele não estiver com o MAC cadastrado na guia do hotspot ele não consegue acessar o MK.

    Como posso fazer que isso funcione ???

    Desculpe se esse não for o melhor tópico para essa minha dúvida, mas foi o melhor que achei para questionar.....rsrsrsrs

    Desde já agardeço a ajuda.

    André