Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Iniciante em Wireless

    Olá, estou começando agora com wireles e vim tirar algumas duvidas.
    Bom, tenho um certo conhecimento de redes(CCNA) e estou começando com wireless agora. Gostaria de algumas dicas de livros e sobre wireless e antenas.

    Pretendo comprar alguns equipamentos pra treinar, e estava pensando nesse equipamento: Sat5 Loja Virtual

    Kit Provedor 2,4ghz Mikrotik (20km / 200 Usuários)

    Kit composto de todos os equipamentos necessários para montagem de provedor 2,4 Ghz de alta confiabilidade, com possibilidade de atendimento a clientes com até 20 Km de distância da torre (desde que tenham visada e kit cliente de boa potência de recepção e transmissão) e com capacidade de hardware para cadastro e gerenciamento de 200 usuários em um único cartão mini-pci SENAO homologado pela ANATEL.


    Produto de excelente potência e confiabilidade.

    Contém:
    1 (uma) antena Hypertec 15,5 dBi
    1 (um) cabo conexão de 2 (dois) metros c/ conectores montados.
    1 (um) pigtail SMA para cartão Mini-PCI
    1 (uma) caixa hermética c/ ventilação para routerboard 133
    1 (uma) routeboard 133 (3 slots Mini-PCI + 3 interfaces ethernet) c/ Mikrotik Level 4 on-board instalado e licenciado
    1 (uma) fonte de alimentação 22 volts
    1 (um) cartão mini-pci wireless 802.11a/b/g Senao 8602 PLUS (Engenius)
    Garantia: 3 meses

    Entrega: Imediato

    Marca: MIKROTIK + HYPERTEC

    Minhas duvidas são as seguintes:
    1-Ele realmente aguenta 200 clientes?
    2-Cada cliente teria que ter uma direcional apontando pra antena "provedora", certo?
    3- O Alcance real é mesmo de 20k(com visada)?
    4- Essa solução é umas das top de linha do mercado?

    Obrigado.
    Última edição por zlow; 26-05-2008 às 11:54.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zlow Ver Post
    Minhas duvidas são as seguintes:
    1-Ele realmente aguenta 200 clientes?
    2-Cada cliente teria que ter uma direcional apontando pra antena "provedora", certo?
    3- O Alcance real é mesmo de 20k(com visada)?
    4- Essa solução é umas das top de linha do mercado?

    Obrigado.


    1- Não, não aguenta, cada placa Mini-pci aguenta no máximo 60 clientes.

    2- Certo, é isso mesmo.

    3- A depender da visada e a potencia do cartao pode chegar sim, mas sem muita qualidade.

    4-A solucao é "mediana" nao é tao ruim assim e tambem não é a mais indicada pra 200 clientes.

  3. #3

    Padrão

    Se fosse um pc-router ficaria melhor?
    Cada placa suportaria uma média de 60 clientes tbm?
    No caso de eu ter 3 placas no mesmo equipamento, ela funciona como um etherchannel?
    Ou pra cada placa eu tenho q configurar uma rede diferente?
    hehehe
    To começando agora, várias duvidas.
    Vlw ae

  4. #4

    Cool

    Na Sat5 tudo é muito caro, para você comprar o certo é no mercadolivre.

    Uma RB de baixo custo e barata seria uma dessa MercadoLivre: Super RB 333 RouterOS Mikrotik routerboard - R$ 475.00


    com 3 cartões desses MercadoLivre: Cartão mini pci EMP-8602 Atheros Super Plus 600Mw - R$ 159.00

    e uma antena setorial ou omini dessa MercadoLivre: Antena Omini Aquário 15dBi - Omnidirecional HOMOLOGADO - R$ 209.90

    ai você vai ter um kit homologado, já com disponibilidade de expansão porque a RB tem entrada para 3 cartões onde você futuramente pode colocar 3 setorial homologada de 120º.

    Todos os link são para exemplo, faça uma procura mais detalhada de preços no mercadolivre ou nas lojas com links abaixo:

    .:: OIW Telecom Solutions - Loja Virtual ::.
    G-Link Vendas Online
    site direto do fabricante ..:: Ideal Antenas Profissionais ::..

    OBS: COMPRE SOMENTE PRODUTOS HOMOLOGADOS APESAR DO CUSTO SER MAIS ELEVADO, VOCÊ NÃO VAI TER PROBLEMAS EM INTERFERÊNCIA EM EQUIPAMENTO SEUS E DE VIZINHOS.

  5. #5

    Padrão

    Uma RB de baixo custo e barata seria uma dessa MercadoLivre: Super RB 333 RouterOS Mikrotik routerboard - R$ 475.00
    Comesse valor eu monto um PC-AP de responsabilidade com possibilidade de por 3 placas PCI Atheros com 60 clientes, fazendo cache full pra economizar link e operar com folga.

    Essa antena nao vale um centavo do preço dela... arrependimento certo, ela é feita de pedaços de cabo RGC213 (eu tenho os 2 modelos e sei doque estou falando)

    Compre uma Hiperlink ou Ideal.

  6. #6

    Padrão

    Bom, então to encomendando uma
    Placa Mãe Via Pc2500e + Processador Via C7-D 1.5ghz (Baixo consumo e pequena)
    Com 1 gb de ram.
    Aonde acho placa com chip atheros?


    No caso de eu ter 2 pl atheros eu ligaria as 2 na mesma antena? ou seria uma antena pra cada?Seriam duas redes diferentes ou funcionaria como bridge?

    Obrigado pela ajuda..

  7. #7

    Padrão

    A palca mae coloca qualquer uma de qualidade, recomendo as Gigabyte que estao fazendo muito sucesso no mercado, pode ser um Celeron mesmo a partir de 512mb de memoria.

    A quantidade de placas pci vai depender do modelo de placa que voce comprar.

    Cada placa deve ser ligada a uma antena, cada uma suporta aproximadamente 60 clientes

    As placas voce pode encontrar facilmente na parte de classificados do site... o usuario oyama tem muitas pra vender.

  8. #8

    Padrão

    Colega me desculpe, mas como disse era um exemplo o link da antena, e tanto que passei os links das lojas boas e baratas.
    A respeito do pc-ap, nem se compara a uma RB, pois super aquecimento, gambiarra, coisa não profissional, tó fora.
    Uma RB sim foi feito para AP, agora um pc é um pc e não um AP.
    Claro, não querendo te ofender.
    Fale com donos de provedores profissionais, vão te dar as mesma opiniões que eu.
    Por exemplo, uso uma RB600 com 4 cartões de 600, 4 painel setorial homologado da Ideal de 90º de 15dbi e nunca tive problema de travamento, interferência, queda, etc...
    Um servidor Mikrotik com Licenciado e não esses piratas, level 5 na versão 3.7 (a ultima) com 120GB de HD, 2GB DDR400, 5 Placas PCI 10/100 D-Link, Atlhon XP 2000+, 8 coooler (4 medio e 4 pequenos) de refrigeração, uma fonte de 390W real, um Nobreak com 3 baterias externas de 75ha e suporta torre e servidor por 24h, um servidor financeiro, etc...
    Isso sim é coisa profissional e o meu servidor totalmente configurado pelo CATV.
    Não quero q pensei q estou te ofendendo, só to falando que PC-AP é dor de cabeça e problema de travamento, etc...

  9. #9

    Padrão

    Rapaz, fique frio, nao me ofendi nao...

    Mas ja vi muitos PC-AP e nao foram gambiarras nao, por sinal muito bem feitos,e aguentam, sem sombras de duvidas muito mais que certas RB aque vejo por ai...

    Putro dia mesmo aqui no forum um cara tava cheio de problemas com uma RB133, e essa mesma RB tem lugar pra por 3 cartoes... (uma RB de 175mhz aguentaria 85 clientes?)

    Se for de colocar RB, entao coloca logo uma boa e cara ai sim nao da problema, mas entre colocar uma RB como essa MercadoLivre: mikrotik MK- PLACA ROUTER BOARD RB/333 COM LICENÇA NIVEL 4 - R$ 560.00 e um PC-AP prefiro o PC-AP.

    Opinião pessoal.

  10. #10

    Padrão

    Agradeço sinceramente a colaboração de vcs, ta sendo muito boa essa discução pra mim, esclareci praticamente 100% das minhas duvidas.

    So uma coisa q nao entendi, quando se tem mais de uma placa com uma antena pra cada, essas placas ficam em uma rede só(SSID), isso é trasparente para os clientes?

    Obrigado mesmo.


  11. #11

    Padrão

    Se voce tiver 3 placas, cada placa deve estar em canal diferente e com SSID diferente.

  12. #12

    Padrão duvida!!

    ola pessoal!!
    Eu gostaria de saber..!
    onde eu encontro um link de 2 megas pra assinar?
    em qual site??ou seja operadora..
    ??
    eu moro no interior do maranhao se alguem puder me dizer em qual operadora e disponivel , por favor me digamm!
    e quanto custa um link de 2 megas??
    obrigado a todos desse forum
    !!
    Abraços!

  13. #13

  14. #14

    Padrão

    Putz!!!
    Provedores profissionais dizem que RB são melhores do que PC-AP????
    Rapaz, se você não fosse muito novo e inexperiente eu ficaria ofendido sim!!
    Jamais uma RB com 32 ou 64MB pode ser comparada com um PC-AP com 1GB ou mais de RAM. Quando um processador Atheros, C-3 e outros podem ser comparados com processador de 2GHz por exemplo (AMD OU Intel)?
    Gambiarra??? Interferências??? Só se for nas suas instalações, porque nas minhas não tem. Tenho estações que não vou lá há meses. Outras só vou para acrescentar algo. Já montei vários provedores também.
    Quando você pendurar mais de 100 clientes (talvez nem chegue nisso) você verá o que é latência alta, reinicializações e travamentos.
    A vantagem da RB é justamente a praticidade, mobilidade e instalação. Mas em termos de performance e qualidade não pode ser comparada a um PC.
    Sinceramente você falou bobagem.

  15. #15

    Padrão

    Sem contar que montar um PC-AP é um prazer unico, o cara chega quase a gozar, so de ver que uma coisa que ele fez e criou esta funcionando redondo...

    É muito massa...

  16. #16

    Padrão

    Numa RB600 você coloca cartão flash nela e ela fica top, tem umas q tem 8GB para web-proxy e 8GB para processamento.
    Basta saber escolher e saber trabalhar com elas.
    PC não foi feito pra ficar em torre pegando sol e super aquecendo.
    VC coloca uma RB600, cartão flash, depois coloca um servidor PC mikrotik e toda configuração de gerenciamento dele.
    Cabou, é para muitos anos.
    Tenho uma das primeiras versões de RB a quase 2 anos, nunca tive q nem tocar nela, ainda uso o sistema PoE e mando energia no mesmo cabo que sobe o link.
    Isso sim é coisa boa.
    Placa Wireless PCI são feita para clientes, pc não é feito para ficar numa torre dentro de um ambiente fechado e pegando sol e super aquecendo.
    Pega uma RB600, coloca cartão flash, 4 cartões de 600mW, 4 Setorial Idela 90º de 15dbi homologada, uma torre top de 32 metros, 3 parabolas de 31dbi fazendo link ponto a ponto com outra RB só q em 5.8 para não misturar o sinal.
    Cara, nunca vai ter problemas.
    Ak mesmo no forum tem pessoas com experiencias ruim de PC-AP, quero ver quando o tempo esquentar para valer e o bicho pegar.
    Flw e boa noite.

  17. #17

    Padrão

    Conversa com o CATV pelo msn
    "Neto - ATA Informática OnLine - SEU PROVEDOR DE INTERNET SEM FIO DE ITAGUARU diz:
    david um PC-AP é melhor q uma RB600 com 4 cartões de 600mW?
    MIKROTIK - DAVID CATVBRASIL diz:
    sim
    MIKROTIK - DAVID CATVBRASIL diz:
    mas aconselho usar RB se for colocar em torre"
    Palavras sabias de quem realmente entende.


    PC não é feito para colocar em torre e ficar num ambiente fechado pegando calor o dia todo.
    Melhor realmente é, mas pra ficar em torre você estão arrumando é dor de cabeça.

  18. #18

    Padrão

    Você já montou quantos PC-AP?
    Que conhecimentos você tem de eletrônica, informática e telecomunicações?
    Se ficou ruim é por que o serviço foi mal feito. Não digo que RBs sejam tão ruins, mas não podem ser comparadas um bom PC.
    Esquentou na torre? Resposta: caixa hermética mal feita/improvisada, sem ventilação ou refrigeração e outros erros.

  19. #19

    Padrão

    Acho que ele tem que dar um saque na galeria do forum...

    lá tem caixas muito bem feitas e ventiladas...

  20. #20