Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb - Urgente - Indicação de equipamentos

    Boa noite a todos, preciso fechar um link 5.8GHz ponto a ponto, distancia 5km com visada direta.
    Nesse link, vou trafegar dados e tambem pretendo trafegar voz, em um sistema de voip interno da empresa. Preciso de um throughput minimo de 10mbps por segundo REAIS, e um médio de 15mbps ou mais. Tambem preciso do máximo possivel de estabilidade no link, tem que funcionar 24h por dia 7 dias por semana.

    Portanto pergunto: Qual equipamento vcs me recomendam para fechar esse link, com ótimo custo/benefício e qualidade garantida?
    Resumindo, quero fechar esse link e esquecer que tenho ele.. sem gastar muito claro

    Conto com a colaboração de todos, desde ja grato.
    Atenciosamente
    Gabriel Siena
    Última edição por gsiena; 26-05-2008 às 20:03.

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gsiena Ver Post
    Boa noite a todos, preciso fechar um link 5.8GHz ponto a ponto, distancia 5km com visada direta.
    Nesse link, vou trafegar dados e tambem pretendo trafegar voz, em um sistema de voip interno da empresa. Preciso de um throughput minimo de 10mbps por segundo REAIS, e um médio de 15mbps ou mais. Tambem preciso do máximo possivel de estabilidade no link, tem que funcionar 24h por dia 7 dias por semana.

    Portanto pergunto: Qual equipamento vcs me recomendam para fechar esse link, com ótimo custo/benefício e qualidade garantida?
    Resumindo, quero fechar esse link e esquecer que tenho ele.. sem gastar muito claro

    Conto com a colaboração de todos, desde ja grato.
    Atenciosamente
    Gabriel Siena
    Usa Canopy da Motorola, ou como segunda opção Airaya com antenas Hyperlink 29dbi de disco.

  3. #3

    Padrão

    Tenho 2 links rodando 100%, um deles tem dois anos e o mais recente 2 meses ... sem dor de cabeça ... no mais velho jah consegui trafegar 20mb .... e no mais novo tenho trafegado entre 15 e 24mb ... todos os dois saum com antenas de disco off set zirok de 60 e um par de Ovislink Wla5000 ... o mais velho ( 5 hm ) tem 38 de sinal e o mais novo que tem 6km eu fechei com 44 ...

    O par de antenas com Cabos LMR e conectores ( Que a American Explorer naum me entregou até hoje " desde o inicio do mês " ) e pigtails me saiu por R$ 450,00.

    E os radinhos vc compra por ai na faixa de R$ 480,00 na LinkTeck ou na LineaInformatica.

  4. #4

    Padrão

    Usa Canopy da Motorola, ou como segunda opção Airaya com antenas Hyperlink 29dbi de disco.
    Isso é um exagero pra 5km.

    Siga essa dica do "admskill" que voce vai se dar bem

    Tenho 2 links rodando 100%, um deles tem dois anos e o mais recente 2 meses ... sem dor de cabeça ... no mais velho jah consegui trafegar 20mb .... e no mais novo tenho trafegado entre 15 e 24mb ... todos os dois saum com antenas de disco off set zirok de 60 e um par de Ovislink Wla5000

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Isso é um exagero pra 5km.

    Siga essa dica do "admskill" que voce vai se dar bem
    Exagero pra um backbone de empresa? Ele disse q quer instalar e esquecer que existe, baseado na minha experiência sugeri isso, pq é o que conheço. Airaya e Canopy.

    2 airaya e 2 antenas hyper de 29 dbi, o cara nao vai gastar nem 4k pra montar esse enlace. E pra ter tranquilidade, vale cada centavo. Essa é minha opinião, pelo menos.

  6. #6

    Padrão

    o Wla -5000 seria uma boa opçao, mas nao e um equipamento tao profissional quanto canopy e airaya, se quer nem lembrar + deste link use airaya e canopy, sao mais caros mas nunca te darao dor de cabeça, caso precise de preços somos importadores e podemos ajudar .

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por americanexplorer Ver Post
    o Wla -5000 seria uma boa opçao, mas nao e um equipamento tao profissional quanto canopy e airaya, se quer nem lembrar + deste link use airaya e canopy, sao mais caros mas nunca te darao dor de cabeça, caso precise de preços somos importadores e podemos ajudar .

    Poxa eu acho Airaya e Canopy caro d+ pra aplicação que nem esta ... não eh que seja um equipamento profissional e blá blá blá ... o que acontece eh que se vc tem um link bem montado, alinhado e com antenas bem fixadas .. naum vai dar dor de cabeça ... eu tenho esse link de dois anos nunca fui lah mexer em nadinha ... e agora no fim do ano faz 3 anos ... entaum se vc eh um bom profissional consegue fazer tb sem ter que gastar muito ... no meu caso eu relacionei o custo x beneficio ... e tem me dado bastante retorno pois ainda naum gastei um centavo sequer com esse link e está lá " esquecido " ...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Poxa eu acho Airaya e Canopy caro d+ pra aplicação que nem esta ... não eh que seja um equipamento profissional e blá blá blá ... o que acontece eh que se vc tem um link bem montado, alinhado e com antenas bem fixadas .. naum vai dar dor de cabeça ... eu tenho esse link de dois anos nunca fui lah mexer em nadinha ... e agora no fim do ano faz 3 anos ... entaum se vc eh um bom profissional consegue fazer tb sem ter que gastar muito ... no meu caso eu relacionei o custo x beneficio ... e tem me dado bastante retorno pois ainda naum gastei um centavo sequer com esse link e está lá " esquecido " ...
    É o que eu também acho... Pagar R$ 4.000,00 num link de 5km...

    Esse link ate com antenas de grade com um radio tipo Ovislink setado em G faz e faz muito bem. Dá pra trafegar 15mb tranquilo, e 2 radios nao darao trabalho algum sendo ponto a ponto, visto que nao existe rede tipo provedor pra gerenciar.

    Com R$1.000,00 esse link é feito tranquilamente e sem dor de cabeça.

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    É o que eu também acho... Pagar R$ 4.000,00 num link de 5km...

    Esse link ate com antenas de grade com um radio tipo Ovislink setado em G faz e faz muito bem. Dá pra trafegar 15mb tranquilo, e 2 radios nao darao trabalho algum sendo ponto a ponto, visto que nao existe rede tipo provedor pra gerenciar.

    Com R$1.000,00 esse link é feito tranquilamente e sem dor de cabeça.
    Poxa pedro, sem ofensas, não me entenda mal por favor, mas aí vc apelou. 15 mega com 2 ovislink, em G ainda? Em 2.4 Ghz? Pra backbone de empresa, e ainda considerando q ele disse q quer instalar e esquecer?

  10. #10

    Padrão

    o ovislink e um bom equipamento como falei, temos varios clientes que compraram conseguiram distancias grandes com uma qualidade excelente, mas ai vai da escolha de cada cliente, tenho varios que so usam airaya, porem tem outros que fazem ptp com ovilsink ate de 20 km com 6 megas , claro gastar 5 mil num ptp de 5 km e muita coisa, porem vai de cada um.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Poxa pedro, sem ofensas, não me entenda mal por favor, mas aí vc apelou. 15 mega com 2 ovislink, em G ainda? Em 2.4 Ghz? Pra backbone de empresa, e ainda considerando q ele disse q quer instalar e esquecer?
    Porque nao?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Poxa pedro, sem ofensas, não me entenda mal por favor, mas aí vc apelou. 15 mega com 2 ovislink, em G ainda? Em 2.4 Ghz? Pra backbone de empresa, e ainda considerando q ele disse q quer instalar e esquecer?

    Jah tive um enlace de 5km em wds com dois ovislink 5460 e duas aquario de grade .. naum me lembro quanto eu trafeguei mas era execelente a taxa de transferencia !

  13. #13
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Porque nao?
    Porque pra ter 15 mega, ele vai ter q ter 30 na verdade! Wifi é half duplex. Esses equipamentos, em bancada, na melhor das hipóteses não dão isso, nem em bancada, ainda mais em 5 kms.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Porque pra ter 15 mega, ele vai ter q ter 30 na verdade! Wifi é half duplex. Esses equipamentos, em bancada, na melhor das hipóteses não dão isso, nem em bancada, ainda mais em 5 kms.
    Até ai to entendendo... mas me diga... se eu pegar 2 SMC iguais aos que tenho aqui (nao sao la bons radios mas da pra quebrar uma de vez em quando) e colocar eles a 108mbps em superG (eles tem essa funcao), um numa ponta e outro na outra com 2 grades sera que ele nao da mais de 30mbps a 5km?

    Vamos concordar que voce sugeriu equipamentos de ponta e de ultima tecnologia, mas na minha opinião (na minha, que nao é necessariamente a que o forum tem) acho que equipamentos mais simples podem fazer o mesmo trabalho se dor de cabeça, entende?

  15. #15
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Xande.. quem sou eu pra discutir isso..
    Mas o ovislink5000 eu já fechei em 8kms com G sem trocar canais nem nada coloquei um e deixei..
    deu 6mb full .. em G . com antenas Zirok.


    agora só vou testar os power station da ubiquit e os nanos em enlaces desse jeito :}
    se der tudo certim acho que vai ser o que mais compensa!

    "não tô querendo questionar nada, e nem falar que tô certo.. foi o que consegui! "

  16. #16
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Até ai to entendendo... mas me diga... se eu pegar 2 SMC iguais aos que tenho aqui (nao sao la bons radios mas da pra quebrar uma de vez em quando) e colocar eles a 108mbps em superG (eles tem essa funcao), um numa ponta e outro na outra com 2 grades sera que ele nao da mais de 30mbps a 5km?

    Vamos concordar que voce sugeriu equipamentos de ponta e de ultima tecnologia, mas na minha opinião (na minha, que nao é necessariamente a que o forum tem) acho que equipamentos mais simples podem fazer o mesmo trabalho se dor de cabeça, entende?
    Entendo o q vc quer dizer sim. Nunca trabalhei com esses ovislink. Tenho até vontade de testar eles agora, pq aqui na cidade, eu tenho o enlace do backbone de meu provedor, com 2 airaya e 2 direcionais de grade 5.8 ha hyperlink de 22 dbi, é apenas 800 metros ou no máx 1 km. COnsegui apenas 10 mb full, ou seja, 20 mega no total, testados com o Btest do Mikrotik, em tcp. Em udp dá bem mais. Verdade q instalei la no dia, depois botei os clientes em cima e não mexi mais. Mas baseado nisso são minhas afirmações.

    Já num link de 18 kms, em 2.4 G, com 2 rb133 e cartões SR2 da Ubiquiti e antenas hyperlink de grade 24 dbi, consegui picos de 6 mega full, como tem um post meu aqui no under...

  17. #17
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post

    agora só vou testar os power station da ubiquit e os nanos em enlaces desse jeito :}
    se der tudo certim acho que vai ser o que mais compensa!
    Eu quero testar esses equiptos também, meu consultor diz q são muito bons!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Xande.. quem sou eu pra discutir isso..
    Mas o ovislink5000 eu já fechei em 8kms com G sem trocar canais nem nada coloquei um e deixei..
    deu 6mb full .. em G . com antenas Zirok.


    agora só vou testar os power station da ubiquit e os nanos em enlaces desse jeito :}
    se der tudo certim acho que vai ser o que mais compensa!

    "não tô querendo questionar nada, e nem falar que tô certo.. foi o que consegui! "

    Quero mais informações sobre o seu produto ... me add ai : [email protected]

  19. #19

    Padrão

    Esse Mikotik vai te atender tranquilamente!!!
    E o custo beneficio bom!!!
    como são 5km e tem visada direta!
    e é um P2P e vai ser usado so para transferencia de dados!
    seguinte!

    2 - ROUTERBOARD RB411 LICENÇA LEVEL 4
    2 -
    MINI PCI ENGENIUS A/B/G 2,4/5,8GHZ 600mW EMP8602 PLUS S ou MINI PCI UBIQUITI XR5 600MW
    2 -
    ANTENA HYPERLINK 5,8GHZ DISCO 24DBI HG5824D

    Atende sua nessecidade e Sobra!!!

    Canopy e um equipamento excelente e robusto so que é caro! e o Mk vai atender tranquilo para isso que vc precisa ok

    se precisar de preços pode me add no msn eu passo para vc!!

    Espero ter ajudado!



  20. #20

    Padrão Ovislink

    Vai gastar 2 Ovislink WLA 5000
    2 antenas Zirok WLL 455 , dois pig , e cabo , pode ser o RGC213 mesmo , vai fechar 22 megas , de boa .. e muito simples ..
    Eu fechei 6 k com a Ovislink 5200 , o trafego e bem menor ,consegui 8 megas , mas tranquilo para o que eu precisava. e ela e bem mais barata.