Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Posts de Blog
    1

Padrão

Froyer se você quiser fazer assim, pode, 4 server hotspot, ai voce vai separar cliente por painel e nao por torre..
    se você deixa tudo em bridge não faz diferença nenhuma pro cliente, pois se o sinal dele pular do painel a pro painel B é a mesma coisa, so que ou o sinal vai ta mais baixo por ter pulado ou tem alguma coisa errada :P
    apesar que quando se usa 4 painel é bom ter controle de mac ou seja o usuario não conecta em outro painel!

aconselho a usar bridge em tudo e 1 hotspot apenas na torre :P

Padrão

Esse tb é o meu conselho,

o meu funciona assim, só que deixo todos conectarem livremente ao painel, como o hotspot redireciona qualquer ip para o ip da rede, qualquer um que conecte vê minha pagina de login personalilzada, servindo de propaganda.

*Detalhe: ao usar paineis em bridge, nas regras de firewall da bridge, drop tudo que venha de um painel e saia em outro. Isso mais default forward desmarcado, evita que um cliente exergue o outro.

Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Froyer se você quiser fazer assim, pode, 4 server hotspot, ai voce vai separar cliente por painel e nao por torre..
    se você deixa tudo em bridge não faz diferença nenhuma pro cliente, pois se o sinal dele pular do painel a pro painel B é a mesma coisa, so que ou o sinal vai ta mais baixo por ter pulado ou tem alguma coisa errada :P
    apesar que quando se usa 4 painel é bom ter controle de mac ou seja o usuario não conecta em outro painel!

aconselho a usar bridge em tudo e 1 hotspot apenas na torre :P

Padrão

Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Esse tb é o meu conselho,

o meu funciona assim, só que deixo todos conectarem livremente ao painel, como o hotspot redireciona qualquer ip para o ip da rede, qualquer um que conecte vê minha pagina de login personalilzada, servindo de propaganda.

*Detalhe: ao usar paineis em bridge, nas regras de firewall da bridge, drop tudo que venha de um painel e saia em outro. Isso mais default forward desmarcado, evita que um cliente exergue o outro.
    Jhonne...
    Deixar a rede aberta não vai sobrecarregar os aps?
    Tipo se um cara com um notebook qualquer conecta à sua rede, por mais que ele nao autentique, mas o sinal dele está pessimo, isso não vai prejudicar o desempenho do ap?
    Vlw

Padrão

Tenho outra dúvida...
    Quando a autenticação é por hotspot.. como deve ser configurado os radios nos clientes? Bridge? Cliente? Wireless ISP?
    Uso controle por IPfixo+MAC... Tenho varios radios em clientes em modo Wireless ISP com NAT ativado e 2 ou 3 clientes pendurados em cada compartilhando a mesma banda... se eu mudar a autenticação para HotSpot, cada usuario atras do radio cliente terá que ter uma senha e uma banda exclusiva? quem vai autenticar?
    O mac que vai chegar no mikrotik é o mac do radio...
    Como fica a questao de autenticação, já que é interessante só permitir 1 cliente por MAC?
    É isso... vlw...

Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Posts de Blog
    1

Padrão

Froyer eu uso aqui tambem o que você faz...
    mas todos os meus clientes tao em Wireless ISP

mas os que são "grupos" eu faço o seguinte, sempre ponho AP Router, configuro la a banda de cada um certinho..

depois no hotspot deixo ele em "IP Bidings" Com o acesso sem login(bypassed).
    e la na Queues eu configuro quanto de banda eu vo deixar pra abastecer o grupo..

Geralmente 50% do que eu vendo,
    se eu tiver la 6 clientes a 128k
    eu deixo 6x 64k .. no caso 360k chegando no radio..
    e o radio faz a distribuiçao de banda ao certo :P

sem contar que assim eu sei o grupo que ta usando muito , e até indentifico se tem algum virus ou spy pelo propio uso!

Padrão

É sempre um risco, no entanto se pode definir o nível de ruido permitindo que só clientes com sinal bom mantenham conexão, bem como o datarates

Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Jhonne...
    Deixar a rede aberta não vai sobrecarregar os aps?
    Tipo se um cara com um notebook qualquer conecta à sua rede, por mais que ele nao autentique, mas o sinal dele está pessimo, isso não vai prejudicar o desempenho do ap?
    Vlw