Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 300km pela floresta amazonica!!

    Estou com o seguinte desafio!! fecha um enlace de Macapá-AP para Calçoene-AP (para melhor se situarem na localização no google hearth)com a seguinte rota de enlaces.

    Macapá <--------> Cutias <--------> Amapá <--------> Calçoene
    109,02 km 118,18 km 51,81 km

    to querendo usar 3 feixo de 900 mhz em cada enlace para conseguir maior banda.
    Equipamentos:
    6 - Radio Mikrotik RB-133 c/ 3 mini-pci ubiquiti SR9
    18 - antena yagi 20dbi

    Obs: encontrei um amplificador de 25W (44dbm) da hyperlink modelo HA925DX para radios de 900 mhz.
    mesmo sabendo que ta fora da regulamentação...mas com e alta floresta...to pensando em usar.
    Quantos km será qque eu consigo atingir com esses equipamentos?

    Link de satelite inviavel pelo custo + banda + serviços disponiveis

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    voce quer passar 64k né?
    3 repetição com 900mhz é loucura ^^ ..

    se você tiver VISADA , o ideial seria colocar Torres de 50 em 50km!
    e usar Cartões UBIQUIT XR5 pra melhorar a perfomace ^^.


    agora você pode arriscar os 900mhz de 30 em 30km sem visada .. só com arvore na frente .. eu disse:

    "ARRISCAR" :}

    e se quiser eu tenho preço bom nos cartoes de 900MHZ da ubiquit ^^.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por helio_traxx Ver Post
    Estou com o seguinte desafio!! fecha um enlace de Macapá-AP para Calçoene-AP (para melhor se situarem na localização no google hearth)com a seguinte rota de enlaces.

    Macapá <--------> Cutias <--------> Amapá <--------> Calçoene
    109,02 km 118,18 km 51,81 km

    to querendo usar 3 feixo de 900 mhz em cada enlace para conseguir maior banda.
    Equipamentos:
    6 - Radio Mikrotik RB-133 c/ 3 mini-pci ubiquiti SR9
    18 - antena yagi 20dbi

    Obs: encontrei um amplificador de 25W (44dbm) da hyperlink modelo HA925DX para radios de 900 mhz.
    mesmo sabendo que ta fora da regulamentação...mas com e alta floresta...to pensando em usar.
    Quantos km será qque eu consigo atingir com esses equipamentos?

    Link de satelite inviavel pelo custo + banda + serviços disponiveis
    Olá amigo bom dia...
    seguinte... esse seu projeto com 900mhz para essa distancia com repetidora de 100 em 100km vc não vai obter throughput nenhum...
    vc pode fazer o que nosso amigo disse acima... repedidoras mais proximas... mesmo assim o resultado final não vai ser bom...

    Qual seria o throughput que vc vai querer nesse projeto?
    Tem Visada?

  4. #4

    Smile Link na Floresta

    Bom dia helio_traxx !!

    Realmente é uma loucura e arriscado fazer o que vc tem em mente.
    Tive um problema similar ao seu. Porém eu usei radios de 5.8ghz para interligar 2 cidades a 287km, cortando alguns pontos de serra e da floresta.
    Usei a seguinte solução:
    Da matriz do cliente até a primeira torre, fizemos um enlace de fibra, entregando o sinal a 100mbits. Foram 7km de fibra.Vale lembrar que colocamos a primeira torre ja fora da cidade, por isso que foram necessários 7km de fibra. Queriamos evitar qualquer chance de interferencia logo no começo do link.
    Da primeira torre ( 60 metros de altura), o sinal chega ate uma outra torre a 30km de distancia. Chegava a mais, porem perdia muito sinal. Entao limitamos a distancia entre cada torre a 30km.
    O sinal foi replicado por 9 torres, variando entre 40 e 60 metros cada. Nos 17km finais, colocamos uma torre de 30 metros na ponta.

    Resultado:

    Depois da estrutura montada, verificamos que o sinal sofria certa perda em alguns trechos da estrada. Talvez por estar cruzando algum lago ou rio. Colocamos entao 1 amplificador Hyperlink 5.8Ghz 500mW HA5801 em cada lado dos trechos criticos e o problema sumiu. O sinal ficou perfeito.

    Como o cliente possuia diversas propriedades ao longo do caminho, o custo acabou se diluindo por poder colocar algum meio de acesso a internet e a rede da matriz nesses locais tambem, pois colocamos derivaçoes dos links nas torres que ficam dentro das propriedades do cliente descendo pra dentro dos escritorios.
    Ficou caro o projeto. Haviamos orçado em R$110.000,00 e gastamos 135.000,00. Porem, conseguimos entregar na ponta para o cliente um link de no minimo 7mbits com taxa de interferencia que fica bem proxima de ZERO, durante 99% do tempo.
    Se levar em consideraçao que para ele ter esse tipo de comunicaçao e velocidade gastaria no minimo uns R$ 10.000,00 por mes, só pra chegar da ponta A ate a ponta B sem ter possibilidade de acesso no meio do caminho, rapidamente a gente chega a conclusão que o custo alto no inicio ja se pagou em 10 meses de uso.
    O cliente tem sempre 3 amplificadores reserva e 3 radios configurados, prontos para serem trocados em qualquer ponto. Sendo que agora ele mantem um funcionario nosso no depto de TI dele que fica responsavel por monitorar o estado dos links e cuidar da manutenção.

    Espero ter te ajudado!!!

    Sycrest

  5. #5

    Padrão

    poise... eu verifiquei outra rota...

    macapa-itaubal = 75km
    itaubal-cutias = 46km
    cutias-tartarugalzinho = 59km
    tartarugalzinho-pracuuba = 30km
    pracuuba-amapa = 34km
    amapa-calcoene = 53km

    a questao...nao e custo... a questao e qualidade e estabilidade... levndo em consideração que eu vou abastecer com serviços essas cidades todas...

    eu tenho enlace em 900mhz com ubiquiti sem visada a 30km com throughput de 22 mb... eu quero chegar com pelo menos 10mb...
    eu estava pensando em levar varios feixos e usar switchs camadas 3 em cada repetição e usar port trunk para somar os links. so que a questao dessas distancia tem que ser esses pontos por motivos de viabilidade (estrada...montagem.... energia...), a motorola teme uma solução que faz ate 200km agora se e verdade... to aguardando um retorno deles... agora se for pr eles fecharem esses enlace de 100km medio... e me der um throughput de 10k com 1000ms de delay... prefiro continuar nesse caminho que estamos debatendo que tenho certeza que e o mais correto...

  6. #6

    Padrão

    Justificativa!
    Eu quero abastecer essas localidades (Mineradoras) com:

    1E1 a 2E1 max + Internet de 64k a 1MB max + VPN ate Macapá de 64k a 4MB.

    Ai eu recupero meu investimento.

    Mas o serviço tem que ser bom!! que hj todas são atendidas por star one e ninguem esta satisfeito pelo preço e limitação.

  7. #7

    Padrão

    tambem estou avaliando essa solução Star-OS segundo comentarios atravessa morro!! mata ate passarinho que atravessa o enlace!!!

  8. #8

    Padrão

    Bem,
    como a maioria disse: de 100 em 100KM não fica bom, talvez nem funcione. Já fiz links de 65KM... de 100 ainda não. Se precisar de soluções robustas e eficientes de 65 em 65KM me procure.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por helio_traxx Ver Post
    poise... eu verifiquei outra rota...

    macapa-itaubal = 75km
    itaubal-cutias = 46km
    cutias-tartarugalzinho = 59km
    tartarugalzinho-pracuuba = 30km
    pracuuba-amapa = 34km
    amapa-calcoene = 53km

    a questao...nao e custo... a questao e qualidade e estabilidade... levndo em consideração que eu vou abastecer com serviços essas cidades todas...

    eu tenho enlace em 900mhz com ubiquiti sem visada a 30km com throughput de 22 mb... eu quero chegar com pelo menos 10mb...
    eu estava pensando em levar varios feixos e usar switchs camadas 3 em cada repetição e usar port trunk para somar os links. so que a questao dessas distancia tem que ser esses pontos por motivos de viabilidade (estrada...montagem.... energia...), a motorola teme uma solução que faz ate 200km agora se e verdade... to aguardando um retorno deles... agora se for pr eles fecharem esses enlace de 100km medio... e me der um throughput de 10k com 1000ms de delay... prefiro continuar nesse caminho que estamos debatendo que tenho certeza que e o mais correto...
    Acho que desse jeito vc vai gastar muito dinheiro atoa. Tenta fazer link a cada 30 kilometros. Mais que isso pode colocar a eficiencia do seu projeto em risco.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por helio_traxx Ver Post
    tambem estou avaliando essa solução Star-OS segundo comentarios atravessa morro!! mata ate passarinho que atravessa o enlace!!!
    Deus tenha piedade!

  11. #11

    Padrão

    se voces avaliarem no google hearth eu nao tenho como montar as torres a cada 50km... pois eu iria montar no meio da floresta (mata densa e fechada)... ai dificultaria muito pois nao teria como energizar... a manutenção seria muito constante...devido a vegetação...fora o acesso se eu tivesse... nossa taria resolvido!!!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por helio_traxx Ver Post
    se voces avaliarem no google hearth eu nao tenho como montar as torres a cada 50km... pois eu iria montar no meio da floresta (mata densa e fechada)... ai dificultaria muito pois nao teria como energizar... a manutenção seria muito constante...devido a vegetação...fora o acesso se eu tivesse... nossa taria resolvido!!!
    sobre o energizar e resolvido facil com painel solar e baterias.
    tenho amigos com repetidoras em situaçao parecidas, no meio do nada com painel solar.
    boa sorte nesta sua grande empreitada!

  13. #13

    Padrão

    Amigo, Já que valor não é problema talvêz a solução esteja nos rádios Alvarion ou Aricsson. Dá para atingir fácil os 80Mbps. Mesmo assim precisará investir em antenas externas de maior porte como umas de 1,90m.

  14. #14

    Padrão

    estamos contruindo torres de 100m e vamos usar radios mikrotik de 900mhz na seguinte configuração!! RB-600 com 4 cartoes ubiquiti de 900mhz em bonding.

  15. #15
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    boa sorte meu caro, eu acredito que se vc fecha tendo o maximo de torre no meio do caminho, você consegue um troug de uns 3mb :X



    ahh tem uns amplificador pra 900mhz da hyper.. depois confere direitim.. quem sabe nao te ajuda!

  16. #16

    Padrão Mesmo barco...

    Helio,
    Estou no inicio de um projeto parecido com o seu e tambem estou vendo a viabilidade do projeto. Hoje gasto em torno de R$30.000,00 por mes com link de satelite e nao estao nos atendendo satisfatoriomente.
    Última edição por ericsouza; 28-06-2008 às 14:43.

  17. #17

    Padrão

    to conseguindo otimos resultados em 900mhz.. facilidade de instalacao e alinhamento redução de estrutura!! quanto a banda to agregando mais feixos. to conseguindo media de 4 a 6 MB por feixo entre 70km!! ta compensando muito!!! e ja esta comecando a se pagar!! so vou estudar bastante a questao do QoS!! que tenho certeza que ai que vai ta o segredo!!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por helio_traxx Ver Post
    Estou com o seguinte desafio!! fecha um enlace de Macapá-AP para Calçoene-AP (para melhor se situarem na localização no google hearth)com a seguinte rota de enlaces.

    Macapá <--------> Cutias <--------> Amapá <--------> Calçoene
    109,02 km 118,18 km 51,81 km

    to querendo usar 3 feixo de 900 mhz em cada enlace para conseguir maior banda.
    Equipamentos:
    6 - Radio Mikrotik RB-133 c/ 3 mini-pci ubiquiti SR9
    18 - antena yagi 20dbi

    Obs: encontrei um amplificador de 25W (44dbm) da hyperlink modelo HA925DX para radios de 900 mhz.
    mesmo sabendo que ta fora da regulamentação...mas com e alta floresta...to pensando em usar.
    Quantos km será qque eu consigo atingir com esses equipamentos?

    Link de satelite inviavel pelo custo + banda + serviços disponiveis
    Estou habituado a trabalhar com enlaces de longas distancias. me enteréça o trabalho pelo desafio se quiser é só entrar em contato e-mail [email protected]

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por helio_traxx Ver Post
    to conseguindo otimos resultados em 900mhz.. facilidade de instalacao e alinhamento redução de estrutura!! quanto a banda to agregando mais feixos. to conseguindo media de 4 a 6 MB por feixo entre 70km!! ta compensando muito!!! e ja esta comecando a se pagar!! so vou estudar bastante a questao do QoS!! que tenho certeza que ai que vai ta o segredo!!
    Pois eh Helio, meu projeto em questao tambem será no Pará, porem será no sudoeste do estado. A intenção é ligar nossa principal operação a + - 300 Km do escritório que fica em Itaituba. Meu projeto ainda está no começo. Ainda estou fazendo o levantamento topográfico da região para definir onde ficarão os enlaçes, altura das torres...
    Quanto ao Qos, com certeza voce tera um ganho considerável segmentando o tráfego.

  20. #20

    Padrão

    Se grana não é problema compra radios motorola PTP 600 que fechar ai 100mb em 100km, com antenas Andrew de 47dbi você faz isso facinho e tem uma estrutura de telecom da para vender outros serviços e links maiores atendendo mais clientes.