+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 90Km

    Olá pessoal, sei que aqui existe inúmeras pessoas com vasta experiência em interligações de pontos de longa distância, portanto, gostaria de obter a ajuda dessas feras na escolha dos equipamentos mais adequados para esta solução. Sei que também que aqui no fórum existe uma infinidade de posts com a mesma finalidade, mas, como cada caso é um caso, segue a minha situação:

    No meu ponto a ponto será utilizado 4 torres, sendo 2 extremidades e 2 repetidoras. Segue abaixo as distâncias entre os pontos:


    Ponto 1 => 36,94km <= Ponto 2 => 27,94km <= Ponto 3 => 22,56km <= Ponto 4

    Segue ainda as imagens dos gráficos da topografia da área.

    http://img75.imageshack.us/img75/587/link1rq9.th.gif
    http://img89.imageshack.us/img89/429/link2qy7.th.gif
    http://img143.imageshack.us/img143/9718/link3by4.th.gif

    É imprescindível que neste ponto-a-ponto se consiga um trafego full maior que 18MB, por isso há necessidade ai talvez de equipamentos mais robustos.

    Agradeço a todos que sugerirem com opiniões e testemunhos.

    Abraços
    Última edição por standart; 28-05-2008 às 00:31.

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    è colega.. dificil viu!! mas não impossivel..
    MIkrotik +RB :


    pra fechar 20mb FULL tem que ser N Streme com mikrotik.
    a começar por usar RB600 ..
    tudo com cartão Ubiquit XR5

    e antena da Pluton PTX26 ..
    sem contar nos cabos que eu aconselho o LMR600 ou o cellflex!

    na sua torre a:
    1 RB600 +2 Pluton+4ubiquit XR5 >>>

    torre b-c: 1RB600 +4pluton +4 ubiquit>>>>

    torre c-d: 1rb600 +4pluton +4ubiquit >>>>

    e na ultima do mesmo jeito da A, sendo que além de chegar o link você vai precisar mesmo de mais slots ali pra levar pra um determinado local ou torre dentro da cidade..



    Você pode optar por
    Canopy BH30 ou 60!
    ou equipamentos da Gigacom (que são Bem caros)
    ou se precisar eu consigo pra você..
    Última edição por luizbe; 31-05-2008 às 00:00.

  3. #3

    Padrão

    Olá nobre amigo!

    Estive fazendo uma cotação de preços dos BH30, achei o preço muito alto (R$ 10.300.00 cada) mas não está descartada a utilização deles, mas preciso apresentar outras alternativas a meu superior.

    Você poderia esclarecer melhor o lance do N Streme?
    Gostaria ainda de obter informações mais precisas sobre os cabos LMR600 e especialemte o cellflex que vejo muito falar aqui no forum, qual a importância? se tem perda quanto a metragem? essas coisas.

    E ainda, qual a quantidade de banda que consigo trafegar a essa distancia usando os Tsunami QuickBridge II 40?

    Muito Obrigado pela sugestão.


    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    è colega.. dificil viu!! mas não impossivel..
    MIkrotik +RB :


    pra fechar 20mb FULL tem que ser N Streme com mikrotik.
    a começar por usar RB600 ..
    tudo com cartão Ubiquit XR5

    e antena da Pluton PTX26 ..
    sem contar nos cabos que eu aconselho o LMR600 ou o cellflex!

    na sua torre a:
    1 RB600 +2 Pluton+4ubiquit XR5 >>>

    torre b-c: 1RB600 +4pluton +4 ubiquit>>>>

    torre c-d: 1rb600 +4pluton +4ubiquit >>>>

    e na ultima do mesmo jeito da A, sendo que além de chegar o link você vai precisar mesmo de mais slots ali pra levar pra um determinado local ou torre dentro da cidade..



    Você pode optar por
    Canopy BH30 ou 60!
    ou equipamentos da Gigacom (que são Bem caros)
    ou se precisar eu consigo pra você..

    RB600 - R$600
    Cartao ubiquit XR5 R$310 cada
    RB1000 R$1800,00


    -

    outra solução é colocar tudo com Tsunami..
    Moonblink Communications. Tsunami QuickBridge II 40 + 2xT1/E1 Link - 64679

    O preço do Par eu faço pra você á R$10.300,00
    não acompanha antena! :P

    tem esses aqui tambem oh:

    GigaLink 7451e-AC 71-76 GHz, Link, 1.25 Gbps AC Power- 605-907451-102



  4. #4

  5. #5

    Padrão

    esquece ap montado compra canopy BH30 mesmo o preço é bom e vc coloca pra rodar depois como BH60 se precisar

  6. #6

    Padrão

    Putz!! tuxbrasil bem que eu gostaria, mas acredito que na hora que eu apresentar os valores ao pessoal aqui, nem sei viu! O material necessário passou de R$62.000,00 é grana demais, e ,ainda tem a parte que me causou descontentamento, que foi saber que dos 30Mbps ele só dá 18Mbps e este ainda é dividido entre saída e entrada, que pode ser dividido uniforme.
    Estou de verdade em uma sinuca de bico.
    Estive olhando, voce é de Conceição de Jacuipe, acho que na próxima semana vou estar passando por ai, vou trocar experiências com um brother que tem provedor em Alagoinhas, quem sabe não passo por ai pra gente trocar umas idéias.

    Voltando ao assunto, você acha que com essas aps montadas eu posso não conseguir o desejado?

    Valeu!!



    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    esquece ap montado compra canopy BH30 mesmo o preço é bom e vc coloca pra rodar depois como BH60 se precisar

  7. #7

    Padrão

    Lugar de vendas de equipamentos e serviços é dentro dos classificados.

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    è colega.. dificil viu!! mas não impossivel..
    MIkrotik +RB :


    pra fechar 20mb FULL tem que ser N Streme com mikrotik.
    a começar por usar RB600 ..
    tudo com cartão Ubiquit XR5

    e antena da Pluton PTX26 ..
    sem contar nos cabos que eu aconselho o LMR600 ou o cellflex!

    na sua torre a:
    1 RB600 +2 Pluton+4ubiquit XR5 >>>

    torre b-c: 1RB600 +4pluton +4 ubiquit>>>>

    torre c-d: 1rb600 +4pluton +4ubiquit >>>>

    e na ultima do mesmo jeito da A, sendo que além de chegar o link você vai precisar mesmo de mais slots ali pra levar pra um determinado local ou torre dentro da cidade..



    Você pode optar por
    Canopy BH30 ou 60!
    ou equipamentos da Gigacom (que são Bem caros)
    ou se precisar eu consigo pra você..

    RB600 - R$600
    Cartao ubiquit XR5 R$310 cada
    RB1000 R$1800,00


    -

    outra solução é colocar tudo com Tsunami..
    Moonblink Communications. Tsunami QuickBridge II 40 + 2xT1/E1 Link - 64679

    O preço do Par eu faço pra você á R$10.300,00
    não acompanha antena! :P

    tem esses aqui tambem oh:

    GigaLink 7451e-AC 71-76 GHz, Link, 1.25 Gbps AC Power- 605-907451-102



  8. #8
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Que stresse Gray fox, além de ajudar eu apenas comentei que tenho, mas tá certo.. devo postar o link pra ele?
    ou não pode? (/me procurando saber das regras.)


    mas eu ia postar:

    Amigo pra te ser sincero, ninguem melhor do que você mesmo fazer, pega 2 rb, 2 antena 2 cartao, faz um ponto a ponto ae usando a ubiquit xr5 , alinha e etc.. e vê o tanto de througput que dá na distancia maxima , tanto half como full duplex... tipo do ponto a ao b ai, isso apenas com um ptp normal, se der um througput bom, você pode pensar em investir no N streme que "Duplica" a velocidade de transmissão..
    ficando 1 card pra TX e outro pra RX , e tendo que ter 2 antenas em cada ponto a ponto.

    quanto a estabilidade , rb é estavel, se o link for bem feito,
    colocar as baterias + nobreaks + para raio, uma caixa hermetica bem ventilada e etc.. acho que não vai ter manutenção.


    cabo cellflex da 0.02db de perka, enquanto o rgc213 dá 0.5 :X mais alguma coisa , mas no teste la de cima usa lmr400 mesmo ..

    tanto a rb quanto os cartoes e antena você pode re-aproveitar em outras coisas como em fazer outro POP e etc..

    esse é o ideal, do que adianta aqui agente falar? com X você fecha 1giga com x você fecha 100gb 1tb 1k 100k 1000k 10000k.. no final das contas é a situação ai, relevo e etc.. que vai falar por nós..

    não vou te aconselhar a comprar os canopy's pois os mesmos são muito caro e andei lendo em alguns topicos internacionais que eles já deixaram muita gente por la na mão.
    sei muito bem da eficiencia dos mesmos, mas o BH20 não fecha 20mb full duplex em 39kms não.. tenho quase certeza disso, (eu nao fiz um ptp desse, mas se nao me engano foi um dos vendedores que disse, não garanto a afirmação ,mas é um caso que você pode "pesquisar". )

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Outra coisa, eu VI , presenciei, testei um link de 73Kms usando
    ubiquit SR5 .. e antenas zirok ..

    passando 8 a 9mb Half duplex.

    mesmo sendo half, da mais ou menos 4 Mb Full.

    Não acreditei, mas eu vi GPS e as antenas e as RB's que por sinal é a RB600.

    não sei se eles testaram por o XR5 que dizem ser Melhor.. mas sem em 73kms conseguiram passar isso..
    porque não passar 18 em 30 ? :}
    por isso eu te aconselho, faça o teste você mesmo!

  10. #10

    Padrão

    Imagine se todo mundo que tem equipamento e serviço para vender ficasse postando? Por isso tem os classificados...
    Alias, vou falar com o responsável para ja deixar registrado isso que falei no termo de uso.

    Olha, os Canopy são ótimos para curta distância, são muito estáveis.
    Se quer fazer um longo alcance com pouca grana, vai de routerboard e XR5.

    Saudações,

  11. #11

    Padrão

    Agradeço a todos pelas as informações. Fico muito a grato pelo apoio de todos, somente uma dúvida luizbe, você tem conhecimento sobre o funcionamento real das Tsunami QuickBridge II 60?

    O preço delas são mais favoráveis, mas preciso saber sobre o desempenho, se precisam de antenas externas, quais antenas usar, tipo de conectorização entre outras informações.

    Após obter estas informações vamos decidir quais usar.


    Abraço a todos.

  12. #12

    Padrão

    Amigo,

    Cota os canopys na WDC Network, os kra tinham uns preços do BH30 e BH60 muito abaixo deste valor que vc cotou, coisa de mais de 1000 reais por rádio. É uma dica.

    Abraço



    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Agradeço a todos pelas as informações. Fico muito a grato pelo apoio de todos, somente uma dúvida luizbe, você tem conhecimento sobre o funcionamento real das Tsunami QuickBridge II 60?

    O preço delas são mais favoráveis, mas preciso saber sobre o desempenho, se precisam de antenas externas, quais antenas usar, tipo de conectorização entre outras informações.

    Após obter estas informações vamos decidir quais usar.


    Abraço a todos.

  13. #13

    Padrão

    Colega qual programa você usou para fazer os gráficos?
    Estou precisando muito fazer uns teste destes seus.
    Obrigado.

  14. #14

    Padrão

    Amigo, aqui nao é outdoor. Existem os classificados. Não seremos mais pacientes na próxima.
    Citação Postado originalmente por evoclutch Ver Post
    Amigo,

    Cota os canopys na WDC Network, os kra tinham uns preços do BH30 e BH60 muito abaixo deste valor que vc cotou, coisa de mais de 1000 reais por rádio. É uma dica.

    Abraço

  15. #15
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Caaalma Gray!

    Cê já ta streessado com esse lado..
    Ao ver o cara nem é da WDS Networks...

    Até então o Topico vem falando de um equipamento e etc.. e o caro colega lá "quer" preço,

    por isso tá sendo falados os preços , quem faz e etc..

    agora topicos que pergunta :
    "como configuro MK"
    ai o bacana vai la "faço por você por 30" "faço por 100" e etc.. aí muda a historia..


    e isso é feito aqui no Fórum..

  16. #16

    Padrão

    Se voce olhar o primeiro post, foi para pedir auxílio num link de 90km, que então supostamente virou cotação de preço.
    Então, no forum de wireless (longa distancia) esse post saiu do escopo. O ideal seria abrir um novo post em "assuntos não relacionados".
    Se você ver o histórico do forum, de uns anos pra cá, a qualidade do forum diminuiu e por esse motivo, temos que colocar regras...
    Não confunda democracia com anarquia.

    Saudações,

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Caaalma Gray!

    Cê já ta streessado com esse lado..
    Ao ver o cara nem é da WDS Networks...

    Até então o Topico vem falando de um equipamento e etc.. e o caro colega lá "quer" preço,

    por isso tá sendo falados os preços , quem faz e etc..

    agora topicos que pergunta :
    "como configuro MK"
    ai o bacana vai la "faço por você por 30" "faço por 100" e etc.. aí muda a historia..


    e isso é feito aqui no Fórum..

  17. #17

    Padrão

    Realmente Luizbe,

    Eu NÃO trabalho na WDS e em nenhuma revenda de equipamentos, apenas sou um pequeno provedor no interior do MT. Foi só uma DICA pois ele estava falando dos canopys e ja vi uma cotação deles em outra lista, achei que pudesse ajudar.
    De qualquer forma desculpem-me, não postarei mais este tipo de comentário se não o for em private.

    Valeu Luizbe,

    Abraço

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Caaalma Gray!

    Cê já ta streessado com esse lado..
    Ao ver o cara nem é da WDS Networks...

    Até então o Topico vem falando de um equipamento e etc.. e o caro colega lá "quer" preço,

    por isso tá sendo falados os preços , quem faz e etc..

    agora topicos que pergunta :
    "como configuro MK"
    ai o bacana vai la "faço por você por 30" "faço por 100" e etc.. aí muda a historia..


    e isso é feito aqui no Fórum..

  18. #18

    Padrão

    usa o link estimator do site da motorola.

    Support

    A parte topográfica dele é excelente, vc adiciona as coordenadas e ele te envia por email.

    Espero ter ajudado.


    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Colega qual programa você usou para fazer os gráficos?
    Estou precisando muito fazer uns teste destes seus.
    Obrigado.

  19. #19

    Padrão

    Mais fácil para ver os obstáculos no sinal tanto cliente quanto link ponto a ponto.

    "
    Poucos sabem que a Canopy da Motorola disponibiliza o Link Estimator Totalmente grátis na Net.
    Não é um programa (de instalar na máquina)
    é uma aplicação que roda no servidor deles onde colhe-se dados de GPS e faz o estudo gerando uma série de informações gráficas e etc...
    Entre nesse Link :
    http://motorola.motowi4solutions.com/support/ptp/pathprofile.php
    nsira as referências de GPS ( ou do GOOGLE EARTH em graus decimais ), como latitude, longitude e a altura à partir do solo (não é a elevação) é a altura da antena/torre; -->caramba dá até vergonha de falar isso às vezes mas tem gente que não né.

    e pronto...
    Você irá receber imediatamente (esperando uns 20 segundos né ) um email como nome "Canopy Path Profile" c/ 4 arquivos anexos.
    ---> Onde:
    o arquivo *.dat (este você irá abrir na tabela de excel do Link Estimator (em anexo)
    o arquivo *.pdf ( uma representação gráfica de trajetória do link c/ os obstáculos pra abrir no Adobe Acrobat ...preciso nem falar isso ne)
    o arquivo *.gpx (desculpe mas como eu nunca precisei deste arquivo eu nao sei pra que serve)
    o arquivo *.kml ( para você abrir no google Earth) lá no google earth ele já irá mostrar as linhas por onde irá passar o seu link c/ as antenas representadas na altura que você optou);


    não sei se irá te ajudar, como havia dito antes, eu só estou tentando, este método que eu uso nunca falhou antes, ajuste seu Google Earth p/ mostrar altitude exagerada, lá em Ferramentas/Opções/ na aba [Visualização 3D] vá no campo "Ampliar Elevação" e preencha com o valor 2 (para mostrar uma altura exagerada dos obstáculos);

    Não se esqueçam [[ em anexo Link Estimator V5]] p/ abrir o arquivo DAT; extraia todos os arquivos que estão dentro do ZIP e execute apenas a tabela em Excel, lá vai ter um botão enorme de ACCEPT e em seguida LOAD(clique nele e localize o arquivo DAT que vai chegar no E-mail, entendeu né ? você irá abrir um DAT dentro de uma tabela do Excel onde irá ter todas as informações necessárias p/ o seu enlace.

    Espero ter ajudado e que muitas outras pessoas também conheçam essas ferramenta;

    O melhor amigo do "Linkeiro" é o binóculo. by Ulisses.

    Abraços."



    Segue ai o jeito de utilizar, texto tirado direto do site onde ensina mexer, já usei e aprovei.


    T+ Galera.

  20. #20

    Padrão

    cara vc tem q pensar da seguinte forma, vai usar canopy tudo bem, deu um raio, vc tem q pensar um na reserva, ou vai deixar os clientes na mao pro teu concorrente passar a mao, ou vc ficar mal falado na cidade, eu particularmente iria de rb, na minha estrutura eh tudo rb, deu pau numa chego junto com a outra! e os clientes ficam no maximo uma noite sem net, temos que mudar essa "historia" q provedor de radio eh ruim, apartir do momento q vc atende bem um cliente, ele nao vai sair de vc!

    entao voltando no assunto, tenho um link de 30km com rb333 e xr5 de um lado hyperlink disco de 29 dbi e do outro uma de grade de 27 ta agora em -54, nao medi a velocidade do link ainda, mas quando der pau, tenho um xr5 aqui na mao, umas 3 rb333, sobrando, apartir do momento q o link comecar a ficar fraco ai vou pensar em colocar outro disco no outro lado e/ou fazer nstreme dual.

    ta ai minha opiniao! Não sei se Todos Concordam