+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Iniciandooooo...

    Pessoal, boa tarde, sou novato aqui no under-linux e estou começando a alçar "vôos" maiores , porém estou começando com os meus familiares que moram em uma localidade em que são "esquecidos" do mundo exterior (em breve irei para lá , tenho uma casa lá!), enfim, gostaria de saber se os mais entendidos do assunto confirmam essa listinha de equipamentos para começar um mini-macro-micro-super-reduzido provedor no qual eu vou disponobilizar o velhox q fica na casa da minha mãe onde moro.

    Vamos ao que interessa...

    1º O ponto onde vai fazer a triangulação é visível de ambos os lados (a área onde vou morar e a casa da minha mãe não se enxergam, tem um morro q os separa!!!) então tenho um amigo que cedeu a laje do cafofo dele pra q eu possa colocar uma antena fazendo um redirecionamento do sinal para a área onde vou morar.

    2º A distância entre a casa da minha mãe e a casa do meu amigo é de 1,5 Km e da casa dele pra minha casa são 2 Km.

    3º Estou pensando em colocar um PC-AP com mk, hotspot e fazer controle de banda e autenticação pra saber quem ajudou a pagar o o velhox e talz e um limit de banda pra num derrubar o coitado do velhox de 1mb (lembrem-se do estatuto do idoso...)

    Equipamentos que pretendo comprar mediante aprovação de vcs com enfase em qualidade do sinal, são:

    1 AP OVISLINK WL-5460AP c/ firmware pra 400mW;
    2 Antenas MM-2425 da Aquario 24 dBi; (pra enviar/receber do ap p/ PC-AP)
    1 Antena Ominidirecional Hiperlink 6dBi com 28º de cobertura vertical;(dar o sinal ao redor pq tem uns que moram perto da torre e outros naum!)
    1 Mini-card PCI SENAO
    EMP-8602 PLUS (li que o mk num recomenda essa placa, procede a informação??? irei usar para redirecionar o sinal para onde naum vejo nada);
    1 Placa PCI-Adapter para o mini-card
    1 Placa PCI-Wireless pra receber o sinal do AP que sai da casa da minha mãe!


    Amigos, vejam se estou certo ou no que posso melhorar
    Aguardo respostas satisfatórias.
    Inté+
    Fiquem com DEUS

  2. #2
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Amigo,

    olha não sei do que vc esta dispondo financeiramente, mas se quizer fazer um micro provedor de qualidade e de pouca manutenção, aconselharia vc a mudar o equipamento. Porque não adianta nada vc montar um provedor com equipamento fraco e ter que ficar dando manutenção direto.

    Eu usaria uma rb 133 no lugar do pc-ap, ja tive experiências com pc-ap, e para eles funcionarem bem tem que estar com o hardware impecável, ja a rb 133 é pequena e barata e outra dificilmente da problema experiência própria.

    Eu não gosto de usar Acess Point (não tive experiências boas, dão muito problema) eu uso cartões mini pci "r52h" e 'senao EMP-8602 PLUS" os senaos uso só para PTP e os r52h para atender cliente, mais pq é um cartão projetado pela própria mikrotik, e é bom para atender os cliente é bem estavel.

    Não gosto de OMNI mas se for usar Omni eu prefiro a Aquário de 15 dbi.

    Vale Observar que uso esse equipamento em Montes Claros MG, quando vc usa o scan do mk vc acha mais de 150 Ap´s, e mesmo com toda essa poluição estou conseguindo trabalhar, tudo depende da qualidade do equipamento.

    Espero ter ajudado com a minha experiência com esses equipamentos citados.

    Vale lembrar também que a diferença de custo do equipamento citado para o que eu citei e muito pouco tornando-o viável.

    Renato Costa.


    Citação Postado originalmente por egc22 Ver Post
    Pessoal, boa tarde, sou novato aqui no under-linux e estou começando a alçar "vôos" maiores , porém estou começando com os meus familiares que moram em uma localidade em que são "esquecidos" do mundo exterior (em breve irei para lá , tenho uma casa lá!), enfim, gostaria de saber se os mais entendidos do assunto confirmam essa listinha de equipamentos para começar um mini-macro-micro-super-reduzido provedor no qual eu vou disponobilizar o velhox q fica na casa da minha mãe onde moro.

    Vamos ao que interessa...

    1º O ponto onde vai fazer a triangulação é visível de ambos os lados (a área onde vou morar e a casa da minha mãe não se enxergam, tem um morro q os separa!!!) então tenho um amigo que cedeu a laje do cafofo dele pra q eu possa colocar uma antena fazendo um redirecionamento do sinal para a área onde vou morar.

    2º A distância entre a casa da minha mãe e a casa do meu amigo é de 1,5 Km e da casa dele pra minha casa são 2 Km.

    3º Estou pensando em colocar um PC-AP com mk, hotspot e fazer controle de banda e autenticação pra saber quem ajudou a pagar o o velhox e talz e um limit de banda pra num derrubar o coitado do velhox de 1mb (lembrem-se do estatuto do idoso...)

    Equipamentos que pretendo comprar mediante aprovação de vcs com enfase em qualidade do sinal, são:

    1 AP OVISLINK WL-5460AP c/ firmware pra 400mW;
    2 Antenas MM-2425 da Aquario 24 dBi; (pra enviar/receber do ap p/ PC-AP)
    1 Antena Ominidirecional Hiperlink 6dBi com 28º de cobertura vertical;(dar o sinal ao redor pq tem uns que moram perto da torre e outros naum!)
    1 Mini-card PCI SENAO EMP-8602 PLUS (li que o mk num recomenda essa placa, procede a informação??? irei usar para redirecionar o sinal para onde naum vejo nada);
    1 Placa PCI-Adapter para o mini-card
    1 Placa PCI-Wireless pra receber o sinal do AP que sai da casa da minha mãe!


    Amigos, vejam se estou certo ou no que posso melhorar
    Aguardo respostas satisfatórias.
    Inté+
    Fiquem com DEUS

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por egc22 Ver Post
    Pessoal, boa tarde, sou novato aqui no under-linux e estou começando a alçar "vôos" maiores , porém estou começando com os meus familiares que moram em uma localidade em que são "esquecidos" do mundo exterior (em breve irei para lá , tenho uma casa lá!), enfim, gostaria de saber se os mais entendidos do assunto confirmam essa listinha de equipamentos para começar um mini-macro-micro-super-reduzido provedor no qual eu vou disponobilizar o velhox q fica na casa da minha mãe onde moro.

    Vamos ao que interessa...

    1º O ponto onde vai fazer a triangulação é visível de ambos os lados (a área onde vou morar e a casa da minha mãe não se enxergam, tem um morro q os separa!!!) então tenho um amigo que cedeu a laje do cafofo dele pra q eu possa colocar uma antena fazendo um redirecionamento do sinal para a área onde vou morar.

    2º A distância entre a casa da minha mãe e a casa do meu amigo é de 1,5 Km e da casa dele pra minha casa são 2 Km.

    3º Estou pensando em colocar um PC-AP com mk, hotspot e fazer controle de banda e autenticação pra saber quem ajudou a pagar o o velhox e talz e um limit de banda pra num derrubar o coitado do velhox de 1mb (lembrem-se do estatuto do idoso...)

    Equipamentos que pretendo comprar mediante aprovação de vcs com enfase em qualidade do sinal, são:

    1 AP OVISLINK WL-5460AP c/ firmware pra 400mW;
    2 Antenas MM-2425 da Aquario 24 dBi; (pra enviar/receber do ap p/ PC-AP)
    1 Antena Ominidirecional Hiperlink 6dBi com 28º de cobertura vertical;(dar o sinal ao redor pq tem uns que moram perto da torre e outros naum!)
    1 Mini-card PCI SENAO
    EMP-8602 PLUS (li que o mk num recomenda essa placa, procede a informação??? irei usar para redirecionar o sinal para onde naum vejo nada);
    1 Placa PCI-Adapter para o mini-card
    1 Placa PCI-Wireless pra receber o sinal do AP que sai da casa da minha mãe!


    Amigos, vejam se estou certo ou no que posso melhorar
    Aguardo respostas satisfatórias.
    Inté+
    Fiquem com DEUS

    A omini vai ficar na casa de sua mãe ou na laje do teu amigo e quantas pessoas pretendo colocar sobre o sistema?

    Dá uma olhada neste material. https://under-linux.org/forums/attac...decriptado.pdf

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renatocostas Ver Post
    Amigo,

    olha não sei do que vc esta dispondo financeiramente, mas se quizer fazer um micro provedor de qualidade e de pouca manutenção, aconselharia vc a mudar o equipamento. Porque não adianta nada vc montar um provedor com equipamento fraco e ter que ficar dando manutenção direto.

    Eu usaria uma rb 133 no lugar do pc-ap, ja tive experiências com pc-ap, e para eles funcionarem bem tem que estar com o hardware impecável, ja a rb 133 é pequena e barata e outra dificilmente da problema experiência própria.

    Eu não gosto de usar Acess Point (não tive experiências boas, dão muito problema) eu uso cartões mini pci "r52h" e 'senao EMP-8602 PLUS" os senaos uso só para PTP e os r52h para atender cliente, mais pq é um cartão projetado pela própria mikrotik, e é bom para atender os cliente é bem estavel.

    Não gosto de OMNI mas se for usar Omni eu prefiro a Aquário de 15 dbi.

    Vale Observar que uso esse equipamento em Montes Claros MG, quando vc usa o scan do mk vc acha mais de 150 Ap´s, e mesmo com toda essa poluição estou conseguindo trabalhar, tudo depende da qualidade do equipamento.

    Espero ter ajudado com a minha experiência com esses equipamentos citados.

    Vale lembrar também que a diferença de custo do equipamento citado para o que eu citei e muito pouco tornando-o viável.

    Renato Costa.
    Obrigado pelo retorno pessoal... sou muito agradecido . Em relação ao gasto eu posso gastar até 1000 reais com esse "projetinho" visto que serão no máximo umas 20 a 25 pessoas (em sua maioria parentes, q gostam de net!). Eu quero colocar um MK pq aí fica fácil controlar o pessoal q me ajuda a pagar a conta do velhox e os q só sugam (esse só acessarão quando eu estiver de bom humor e liberar no hotspot, hehehehehe...).

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    A omini vai ficar na casa de sua mãe ou na laje do teu amigo e quantas pessoas pretendo colocar sobre o sistema?

    Dá uma olhada neste material. https://under-linux.org/forums/attach...decriptado.pdf
    Obrigado pelo seu feedback tb amigo! Com relação a quantidade de pessoas num passarão de 25 pessoas e a antena omini ficaria na casa do meu amigo pq tem uma abrangencia maior da laje dele, pois muitos parentes moram ao redor da casa onde ele mora, entendeu?

    Agradeço a todos q me ajudaram, ajudam e ajudarão nas horas em que o MK ficar louco! Espero q mais alguém dê as caras por aqui...

  5. #5

    Padrão

    pessoal... estou com uma duvida!!!
    Eu posso usar a rb133 c/ dois minicards, tipo... 1 recebe sinal de uma direcional zirok e a outra envia o sinal pela omni de 6 dbi com angulo de 28º na vertical???

    Já sei que devo instalar a omni abaixo da direcional para não causar interferência e outros tipos de poluição na minha rede .

    Postem pessoal pois estou confuso quanto ao equipamento adequado para o minimicromacro-provedor!!

    Ahhh os clientes do MK vão comprar seus próprios kits com o fornecedor .

    Fuizzzzzzzzz
    Fiquem com DEUS!!!!!
    edson

  6. #6

    Padrão

    Edson, muito bacana esse seu projetinho, dá até vontade de ir aí participar com vc da execução, fixar antenas etc... Mas falando francamente, eu começaria com simplórios 3 radinhos que poderiam ser Ovislink 5460 AP com firmware AProuter que oferece alguns recursos bastante úteis e são bem baratos. Muitos aqui, sei que vão rir e me criticar por essa minha sugestão kkk, mas com certeza, essa experiência lhe seria bastante didática a já serviria pra vc aprender coisas simples porém importantes pra quando vc estiver com sua RB com MK tudo pronto pra por na torre, quando realmente problemas cabeludos aparecerão e vc não poderá tropeçar e perder tempo com os porblemas simples. E além disso vem a questão do tempo, pois com o material todo na mão em uns 2 ou no máximo 3 dias vc já estará pronto pra conectar seus familiares na net aí de boa. Montando assim e não dando certo, vamos jogar os rádios na lata do lixo ?? na na na não, fatalmente vc precisará deles em algum cliente por aí....
    Olha foi apenas uma idéia... apreite-a se quiser..

    Grande abraço,

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    Edson, muito bacana esse seu projetinho, dá até vontade de ir aí participar com vc da execução, fixar antenas etc... Mas falando francamente, eu começaria com simplórios 3 radinhos que poderiam ser Ovislink 5460 AP com firmware AProuter que oferece alguns recursos bastante úteis e são bem baratos. Muitos aqui, sei que vão rir e me criticar por essa minha sugestão kkk, mas com certeza, essa experiência lhe seria bastante didática a já serviria pra vc aprender coisas simples porém importantes pra quando vc estiver com sua RB com MK tudo pronto pra por na torre, quando realmente problemas cabeludos aparecerão e vc não poderá tropeçar e perder tempo com os porblemas simples. E além disso vem a questão do tempo, pois com o material todo na mão em uns 2 ou no máximo 3 dias vc já estará pronto pra conectar seus familiares na net aí de boa. Montando assim e não dando certo, vamos jogar os rádios na lata do lixo ?? na na na não, fatalmente vc precisará deles em algum cliente por aí....
    Olha foi apenas uma idéia... apreite-a se quiser..

    Grande abraço,
    Com certeza Iron, eu cogito a idéia de usar os AP's inicialmente mas como sou da área (técnico em informática) e sempre gosto de desafios, o MK me parece uma boa pedida, mas como vc mesmo falou, inicialmente posso usá-los na distribuição e depois passá-los adiante para algum "cliente" (louco por sinal !!!!) que esteja afim de um material com custo/benefício acessível.

    Estou gostando muito deste forum só por causa da prestatividade dos usuários que o compõe .
    pow pessoal se quiserem e puderem me ajudar mais me add no MSN aê:

    [email protected]
    Última edição por egc22; 29-05-2008 às 23:11.