Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation C3 Routherboard da COMPUTECH é melhor que MIKROTIK?

    Olá a todos, bem esse é o meu primeiro post, eu comecei a frquentar o UL faz 1 semana, mas aprendi muito!! Sou muito grato por ter conhecido esse fórum que tanto me ajudou ( e tem me ajudado ainda hehe). Posso dizer que sou um usuario intermediario, sei varias coisas, mas nao muito e nem aprofundado, tanto é que aprendi tudo sobre internet a radio por aki.... mas, vamos à minnha duvida!

    Seguinte, vi numa palestra da abranet http://abranet.directpresenter.com.br , em maio desse ano, que lancaram no mercado a C3Routherboar ( http://www.cetres.com.br/c3routerboard/ ) pela Computech. Vi que a C3RB tem muito mais "tecnologia" http://img50.imageshack.us/img50/6250/c3atheros01ua1.jpg , se assim posso colocar, tipo, em relacao ao uso de frequencia "quebrada" que daria um numero monstruoso em comparação ao Mikrotik, numero de canais muito maior, um numero de 250 clientes num AP (da C3 tambem) e inclusive teria como usar 50 Megas "reais" de conexão para os clientes. Na propria palestra, o Luciano Valente Franz, da Computech, diz ser muito melhor, e de muito mais "potencia" que o MK. Mas, isso é real?? Digo isso porque nao vejo nada no forum a respeito dessa C3RB ( a nao ser que tenha outro nome ), entao nao sei se é tudo o que ele diz é isso mesmo(logico, ele tem que vender o produto dele, ou o "peixe" sei lá).

    Entao pessoal, alguém aí que já usou, ou usa esse C3RB pode me dizer se existe realmente essa diferença brutal? Porque vi tambem em algum post (que nao me lembro mais), que o MK tem um certo limite de numero de clientes conectados ao mesmo tempo (nao me refiro a licença, level 4 ou 5 que tem até + de 400 clientes ou ilimitado...) dá pau e que nao fica viável ter tantos clientes numa unica antena, e devido à poluicao de frequencia que as próprias antenas o fariam tbm, e que de acordo com o pessoal da computech, no produto deles nao tem isso devido a tal tecnologia de frequencia (nao me refiro a 2.4, 5.6, ou mesmo a 900 nao pessoal, e sim a como usar os "22"MHz). Sei que o produto é caro, tipo R$1000 + minipci, mas para mim parece valer a pena, até porque, onde eu pretendo colocar o provedor, fica num centro estratégico da cidade, 15.000 de populacao + -, mas atenderia a TODOS com somente 3 antenas de 120º, então teria que ter um produto que me atendesse totalmente nessa cidade com apenas essas 3 antenas. Penso que posso ter uns 400 clientes em 1 ano, e dependendo do resultado muito mais, o que seria "dificil" no MK.

    Pois é pessoal, muita informacao/pergunta numa pagina só, mas, como fica essa diferencao na realidade? Vale a pena pagar 1.000 pela C3RB da computech, pelo o que eles dizer ser melhor, ou ficar mesmo no mikrotik? Lembrando que mesmo que a MK tenha preco melhor, vou poder investir em algo, digamos, mais caro, mas que nao precise ser mudado ao longo de um tempo, digamos, uns 4 anos. É isso tudo pessoal!! hehe



    Valew, abraços

    Leonardo Maciel

    ** Só para esclarecer, eu teria link da embratel, pelo ao menos 2 mega no começo. Tenho visada perfeita para, digamos, 95% da cidade. Usarei só equipamentos bons, mesmo que custem um pouco mais, ou mais rsrs. Terei licenca da SCM sim, e pretendo fazer tudo direito. Ah!! o mais importante, terei $$$ para poder começar sim!!!

    *** Aqui no fórum, nao li ninguem falando (escrevendo, eu sei... rsrs) dessa palestra da ABRANET, http://abranet.directpresenter.com.br , então acho que seria legal o pessoal dar uma olhada, até porque, fala sobre Licenca SCM, impostos, VOIP, dentre varias coisas que EU achei muito interessante, e que APRENDI muito!!! Abraços!!
    Última edição por LeonardoMaciel; 31-05-2008 às 02:14.

  2. #2

    Padrão

    Olah!
    Vou ti passar algumas definiçoes( diferenças de Sistema Operacional e Equipamento) aki tah bem??


    MK= mikrotik certo , ele é um sistema Operacional nao um equipamento.Equipamentos sao :RB 333,RB133,RBC3 ... .

    Entao o MK roda dentro da C3 tudo bem.

    resposta a sua pergunta:


    Entao pessoal, alguém aí que já usou, ou usa esse C3RB pode me dizer se existe realmente essa diferença brutal?


    Ha essa diferença brutal sim implantamos essa RB C3 essa semana e ja sentimos a diferença, a qualidade de processamento e acima do normal cumpre o que promete .

    Contras:

    O unico problema é que ela so comporta um slot.


    se vc ja sabia das diferenciaçoes ignore as definiçoes se nao bom proveito.

    vlws !!!

    espero ter ajudado depois postos as respostas das outras perguntas!!!!








  3. #3

    Padrão

    Bom, conforme nosso amigo falou, vc pode tranquilamente rodar mikrotik nessa C3.

    O que eles desenvolveram é um hardware mais robusto que os do mercado (routerboard).

    É caro, mas se cumpra o que promete vale a pena, pois custa 999,00 + cartão + licença mikrotik.

    Ahhh, e eles disem fazer 50mb não é em multi-ponto (atendendo vários clientes) É NO PONTO - A PONTO.

    Eu assisti a palestra e achei muito interessante a linha deles.

    Boa sorte com teu provedor.

  4. #4

    Padrão

    Amigo ja vi varios assuntos a respeito desta rb é show de bola, mas fico muito na duvida com relacao a 250 clientes pendurados simutaneamente em um unico cartao, sera q segura isto mesmo?

  5. #5

  6. #6

    Thumbs up

    wssouza
    valew cara, eu dei uma voada na hora especificar mesmo
    eu tava me referindo a equipamento mesmo, mas então ele é melhor mesmo q os outros equipamentos. ah, como vc esta usando ele, tem como vc me passar mais algumas informacoes? tipo, quantidade cliente, como ficou seu link após o c3rb? vlw

    ijr
    vlw amigo! mas, uma coisa: eu entendi no quesito ponto-a-ponto e nao multi-ponto, mas é que já vi gente tendo uma visada boa em +- 10Km e terem um link full de +- 6 MB, entao, era isso que eu tava querendo saber, pq eles dizem que o equipamento é bem mais sensivel quanto à sinal, bla bla bla... sera q nesse equipamento eu alcançaria mais megas (50) a longa distancia tbm?

    JOLIELSON
    pois é amigo, é nisso q to pensando, porque se ele aguenta 250 num cartao, ficaria ótimo p mim, porque eu teria as antenas num ponto da cidade, e só! nao precisaria mais de outras antenas... eu sei q depende do cartao tbm né, mas... o pessoal sabe do melhor cartao para a c3rb nesse caso p alcançar isso? ou o pessoal da computech tá só vendendo o peixe deles? hehe

    marcos do vale
    é verdade, usa o mesmo até o mesmo processador Geode, mas, esse ainda é de 1,1 ghz.. vlw, vou dar uma checada tbm nesse site melhor

    vlw pessoal! se outras pessoas tiveram experiencias, ou sabem mais a respeito, por favor, me deem umas dicas ai pessoal, como eu já disse, sou novo nessa area

    abraços

    Leonardo Maciel
    Última edição por LeonardoMaciel; 31-05-2008 às 14:07.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Mais um milagreiro no mercado.... tsc, tsc, tsc


    Pessoal, estudem, mas estudem bastante, pois senão será sempre isso; milagreiro aparecendo dizendo que o equipamento XPTO é o que há...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Mais um milagreiro no mercado.... tsc, tsc, tsc


    Pessoal, estudem, mas estudem bastante, pois senão será sempre isso; milagreiro aparecendo dizendo que o equipamento XPTO é o que há...
    Olha, eu ainda to com um pé atrás, quase dois, sobre essa placa. MAS, é o pessoal da Computech que o fez, entao nao é qualquer coisa... eu tbm nao defende este com unhas e dentes, estou realmente querendo saber se é melhor, em relação aos MK routerboards... mas mesmo assim, valew pela opiniao, acho mto importante os pontos "negativos" das pessoas, porque sao neles que as coisas tem que ser trabalhadas em cima, certo?

    Pessoal, seguinte... andei olhando por aí e vi que, tem também como montar um pc comum (ou servidor...) p ser routerboard. Será que é uma opção a ser levada em conta? eu gostaria de ter um bom proxy, e opçãp de RADIUS provavelmente... ou será melhor MK-RB? ou C3RB? Rsrs to só aumentando as perguntas do meu post original Lembrando que tô querendo apenas uma torre no nosso prédio, com as 3 antenas 120º para cobrir a cidadezinha... vlw denovo! obrigado pelas respostas até agora!

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Nao seria melhor comprar uma

    RB433AH ?

    Mais barata e com 3 slots

    ou uma
    RB1000 que concerteza é N vezes melhor do que a c3, custa o dobro,
    mas acho que ela pode por ate 4 cartao minipci xD
    Última edição por luizbe; 01-06-2008 às 02:11.

  10. #10

    Talking

    luizbe,

    Seguinte, meu "dilema" aqui é o seguinte: vou colocar uma torre, com 3 antenas. Blz, vou atender a cidade toda só com essas, entao preciso de uma que aguente o maior numero de clientes possivelm por antena (com qualidade!!). De acordo com o pessoal da Computech, ela aguenta sem problemas até 250 clientes por antena. Entende? Até agora vi que as outras RB aguentam 50 numa boa, 80 falhando já... como a cidade é pequena, nao tem pq gastar colocando mais antenas, A NAO SER QUE, realmente nao tenha como... mas obrigado pela dica, caso essa RBC3 nao seja o que eles dizem, vou ficar provavelmente com a RB600...
    Outra coisa rsrs o numero de clientes dependo totalmente da placa wireless? ou como que pode ser colocada depencia X numeros clientes?
    vlw denovo!

  11. #11

    Padrão

    vendedor promete ateh cartao que canta opera.... mas nada faz milagres

  12. #12

    Question

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    vendedor promete ateh cartao que canta opera.... mas nada faz milagres
    entao pessoal, pelo que tenho lido vcs falando de milagreiros isso entao da c3 é meio q furada entao? digo em relacao ao que eles prometem... me dizem ai o pq... to querendo entender....

  13. #13

    Padrão

    Um dos primeiros fatores pra um vendedor ter crédito e ter loja virtual é o site que ele constroi...

    Voce ja viu o site dele? Todo mal estruturado, provavelmente tal pessoa nao tem competencia pra falar de equipamentos, quanto mais dizer que suporta 250 clientes.

    250 clientes nao dependem apenas do fator unico processador... ele pode por ate um processador de 10 nucleos, mas e o resto do conjunto?

    Esse produto nao aguenta tamanha capacidade que ele diz ter, e quer um conselho? não compre nada deles, pois o site é capenga e quem dera o vendedor...

    Agora se voce comprar... depois nao vá postar mensagens aqui no forum dizendo que foi roubado...

    Compre na mao de quem entende e tem tradição (e mesmo assim tem alguns ladroes)...

  14. #14
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Sem sombra de duvida eu iria de RB600 ou se compensar o investimento RB1000 !


    não tem como essa ter Maior procesameno que uma RB1000 !!!!

    e mesmo assim, hoje em dia um dos melhores cartoes são os XR
    que os desenvolvedores da Ubiqui diz que até hoje conseguiram no maximo 150 clientes, com 150k a baixo e com estabilidade. ¬¬ e isso em apenas 1 unico lugar.. :P

    ou seja, quem sabe vc nao consegue tambem

  15. #15

    Padrão

    olha, o lance do site é verdade... uma porcaria mesmo... parei p pensar e... nunca tinha parado pra ver tamanha ignorancia minha... Sabe, depois de ver o que o pessoal mais antigo do forum disse nesse topico, acho q percebi realmente A diferença... produtos que já estao no mercado, e sao usados pela grande maioria dos provedores radio, já é mto para se ter uma boa base, entao vejo que realmente to fora do c3... pelo ao menos até aparecer novos produtos de qualidade "real" ou se esse mostrar ser alguma coisa mesmo já rodando em varios provedores.

    Agradeço ao pessoal que tem me dados esses toques, esse site fabuloso que a cada dia que do uma vasculhada, vejo como tenho que suar p chegar onde eu quero... vlw pessoal da under-linux! breve coloco mais dúvidas minhas aqui!! e nao sao poucas nao hehe

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    os desenvolvedores da Ubiqui diz que até hoje conseguiram no maximo 150 clientes, com 150k a baixo e com estabilidade. ¬¬ e isso em apenas 1 unico lugar.. :P

    ou seja, quem sabe vc nao consegue tambem
    é amigo, na sua resposta anterior, pensei mto a respeito, e comecei a pesquisar e vi que RB600/1000 sao as melhor mesmo. agora, 150 clientes já ta bem melhor que 50, vale muito a pena. Vc pode me dizer qual melhor cartao XR que eles disseram dar 150 pendurados? ou vc, ou alguem do forum, que já usou pode me dizer qual melhor modelo? to precisando mto dessa informacao, pq é daí que vou tirar um bom lucro tbm, instalando poucequipamentos... vlw amigo!

    **ah! quando fui mandar o meu topico anterior, vc tinha escrito antes... por isso q to escrevendo agora

  17. #17

    Padrão

    Olhe... ta com um pouco de dinheiro pra investir bem, faça como o colega falou, RB600 ou RB1000...

    Estive olhando uma foto da RB 1000 na net e é um mini-PC completo... muito boa mesmo

    RB 1000: http://www.routerboard.com/img/rb1000nocase.png

    RB 600: http://wiki.interprojekt.pl/wiki/att...B600/rb600.JPG

  18. #18

    Padrão

    Gostaria de ver um RB600 funcionando, será que consegue um desempenho superior q 1 PC athlon 3000 1gb de memo?

    O grande barato dessas RB é a praticidade. cada cartao aguenta quantos user ? Essa RB 600 tem quantos slots para cartoes?

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Alpine Ver Post
    Gostaria de ver um RB600 funcionando, será que consegue um desempenho superior q 1 PC athlon 3000 1gb de memo?

    O grande barato dessas RB é a praticidade. cada cartao aguenta quantos user ? Essa RB 600 tem quantos slots para cartoes?
    1- Não é melhor que um pc

    2- A quantidade de usuarios por cartao depende da velocidade dada a eles

    3 - RB 600: http://wiki.interprojekt.pl/wiki/att...B600/rb600.JPG

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Sem sombra de duvida eu iria de RB600 ou se compensar o investimento RB1000 !


    não tem como essa ter Maior procesameno que uma RB1000 !!!!

    e mesmo assim, hoje em dia um dos melhores cartoes são os XR
    que os desenvolvedores da Ubiqui diz que até hoje conseguiram no maximo 150 clientes, com 150k a baixo e com estabilidade. ¬¬ e isso em apenas 1 unico lugar.. :P

    ou seja, quem sabe vc nao consegue tambem
    Amigo, RB1000 não tem slot para card, só serve como roteador ou gateway, tenho rb´s 333 com cards em bridge e atrás RB1000 fazendo até 200 tunnels pppoe e funções de firewall, Show de Bola!