Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Amigos oq vcs me dizem deste equipamento RB600 e cartão R52H

    Amigos gostaria da opinião de vcs sobre o seguinte equipamento:

    1 Routerboard RB 600
    4 Cartão R52H
    4 Painel Setorial Hyperlink de 17 dbi 90°

    ou vcs me recomendam outra routerboard, ou um outro cartão

    Abraços

    Clecio

  2. #2

    Padrão

    Ótima escolha.

    Saudações,

  3. #3

    Padrão

    Olha eu estou para montar um novo pop, e minha idéia é usar estes mesmos equipamentos que vc citou, porém com 3 setoriais e uma direcional (para chegar o link).

    Até onde eu pesquisei esta é uma das melhores que tem no mercado.

    Eu encontrei tbm a 532A, ela tem entrada para 2 cartões ai coloca um módulo de expanção e fica com 4.

    Me alertaram para tomar cuidado com a FONTE! Precisa ser boa.

    Quanto aos cartões eu também encontrei o Ubiquiti com chipset Atheros com até 600mW.

  4. #4

    Padrão

    Cara, eu nao faria com 532A não, é um desperdício de dinheiro...

    Esse 532A tem um processador MIPS (MIPS 32 4Kc based 266MHz)
    o mesmo usado naquelas RB133 e a RB600 tem processador RISC PowerQUICC II.
    O gasto que voce vai ter comprando a daughterboard e a 532A é o mesmo que voce comprar uma RB600.
    Os cartoes da ubiquiti são ótimos pra ponto a ponto, mas como você não vai usar mais do que 100mW nas setoriais, as R52 e R52H dão conta do recado, e além disso, são mais baratas.




    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Olha eu estou para montar um novo pop, e minha idéia é usar estes mesmos equipamentos que vc citou, porém com 3 setoriais e uma direcional (para chegar o link).

    Até onde eu pesquisei esta é uma das melhores que tem no mercado.

    Eu encontrei tbm a 532A, ela tem entrada para 2 cartões ai coloca um módulo de expanção e fica com 4.

    Me alertaram para tomar cuidado com a FONTE! Precisa ser boa.

    Quanto aos cartões eu também encontrei o Ubiquiti com chipset Atheros com até 600mW.

  5. #5

    Padrão

    Ótima placa essa RB600, muito cuidado com a fonte mesmo, por motivo de alimentação de energia, agora sobre o cartão utilize com chip set atheros sõ os melhores que tem.

  6. #6

    Padrão rb600 +r52h+painel setorial...

    Ola Clecio!
    Sao equipamentos de boa qualidade.
    Porem, voce nao mencionou se tem visada perfeita e nem quantos km voce quer cobrir.

  7. #7

    Padrão

    Amigo sobre a visada acredito que não terei maiores problemas, irei cobrir uma area de 3,5 km de cada lado da torre apenas, uma cidade pequena, nos clientes pretendo utilizar radio Edimax 7209, fixado junto a antena, e descer cabo de rede ate o PC do cliente.

    Abraços

    Citação Postado originalmente por samueltarga Ver Post
    Ola Clecio!
    Sao equipamentos de boa qualidade.
    Porem, voce nao mencionou se tem visada perfeita e nem quantos km voce quer cobrir.

  8. #8

    Padrão rb600+r52h+painel setorial

    Otimo.Visada e´ importante, diminui custos.
    Bom equipamento esse que voce citou que pretende usar nos clientes....
    Com esse equipamento (rb600+r52h+painel setorial)voce podera cobrir uma area de aproximadamente 6km e colocar +ou- uns 40 clientes por cartao.
    Me adicione no msn ou me ligue que conversaremos melhor.
    Creio que posso ajuda-lo.

  9. #9
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Boa configuração, tenho 4 RB600 com esses cartões. É uma tranquilidade.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por samueltarga Ver Post
    Com esse equipamento (rb600+r52h+painel setorial)voce podera cobrir uma area de aproximadamente 6km e colocar +ou- uns 40 clientes por cartao.
    Aproveitando, apesar de parcialmente respondido aqui em cima.

    Ia perguntar quantos clientes essa placa suportaria, mas já está aí em cima, mas qual cartão suportaria mais clientes e quantos?

    Tenho um projeto em andamento onde pretendo atingir uma área de 7 Km em linha reta sendo 1,5 Km de largura. Estou localizado quase na parte central, sendo 3 Km para um lado e 4 para outro.

    Minha linha de raciocínio está para duas antenas setoriais 90° de 14 dBi, rádio na faixa de 17 dBi, cada uma apontada para um lado. Visada e região plana. Complicador: Beira da praia... :-)

    Tenho que verificar melhor as interferências.

    Fazer testes de campo, para ajustar potência do conjunto.

    Mas fundamental é obter um rádio com a maior capacidade possível de usuários para essa estrutura atender.

    E aí galera, tô no caminho certo?

  11. #11

    Padrão

    Pessoal agora surgiu uma grande dúvida, a torre terá 30 metros de altura, estarei levando cabo CAT5 ate o radio RB600 oq me recomendam PoE ou subir cabo de energia e conectar a fonte lah em cima??

    Abraços

    Clecio

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    ...

    Mas fundamental é obter um rádio com a maior capacidade possível de usuários para essa estrutura atender.

    ...

    Só se parar com essa idéia de muitos clientes por cartão estará no caminho certo.

    Conforme citado acima, a média são esses 40 ( um número cabalístico, hehehehe) hosts por cartão, meia dúzia a mais ou a menos não fará diferença, a uma taxa média de 128kbps cada um.

    Mais do que isso é tirar leite de pedra.

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleciorodrigo Ver Post
    Pessoal agora surgiu uma grande dúvida, a torre terá 30 metros de altura, estarei levando cabo CAT5 ate o radio RB600 oq me recomendam PoE ou subir cabo de energia e conectar a fonte lah em cima??

    Abraços

    Clecio
    Normalmente o PoE funciona bem até 60 metros (cabos UTP de qualidade).

  14. #14

    Padrão

    Sergio vou usar cabo Furukawa, ou KMP, porem tenho visto muito se falar de problemas de latencia por problemas de alimentação da RB e dos cartões, o que vc acha será que não terei problemas, o cabo será levado do provedor ate a caixa do mikrotik dentro de um tubo de PVC pra nao ficar esposto.

    Abraços

    Clecio

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Normalmente o PoE funciona bem até 60 metros (cabos UTP de qualidade).

  15. #15

    Padrão

    Eu acho mais interessante colocar a fonte la em cima!

  16. #16
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleciorodrigo Ver Post
    Sergio vou usar cabo Furukawa, ou KMP, porem tenho visto muito se falar de problemas de latencia por problemas de alimentação da RB e dos cartões, o que vc acha será que não terei problemas, o cabo será levado do provedor ate a caixa do mikrotik dentro de um tubo de PVC pra nao ficar esposto.

    Abraços

    Clecio

    Creio que não haverá problemas. O problema das RB com alimentação reside na potência dos cartões mini PCI... na potência máxima estes cartões (engenius, ubiquiti) ultrapassam a potência que a RB suporta. Mas como seguro morreu de velho... para certificar-se da diferença entre uma opção e outra faça o teste com as duas (deixe solto mesmo) e assegure-se dos resultados.

  17. #17

    Padrão

    É isso mesmo, a maioria dos problemas com a fonte, é por causa da quantidade de cartões.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Eu acho mais interessante colocar a fonte la em cima!
    Concordo. Assim evita perda de potência da corrente elétrica no cabo UTP. Aqui eu uso fontes de notebook de 22V e 3,2A pra alimentar as RBs.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Só se parar com essa idéia de muitos clientes por cartão estará no caminho certo.

    Conforme citado acima, a média são esses 40 ( um número cabalístico, hehehehe) hosts por cartão, meia dúzia a mais ou a menos não fará diferença, a uma taxa média de 128kbps cada um.

    Mais do que isso é tirar leite de pedra.
    Existe algum cartão que aguente mais clientes, tipo uns 70? Tenho SWL-3300, 40 para ele é mel na chupeta. Ping entre 5 e 10 ms. Sendo assim não vi vantagem nehuma em RB, a não ser enlaçes.

  20. #20
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Uso RB600 com 4 cartões R52H e fonte de 48 volts 5 amp. sem problemas.

    Obs: O Samsung SWL 3300 tem um bug que o torna muito vulnerável a invasões.



    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Existe algum cartão que aguente mais clientes, tipo uns 70? Tenho SWL-3300, 40 para ele é mel na chupeta. Ping entre 5 e 10 ms. Sendo assim não vi vantagem nehuma em RB, a não ser enlaçes.