+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balanceamento com dois IPs fixos ADSL em um hub(swit) Pelo Amor do Mikrotik

    Pessoal to ficando doido já
    Sei que um iniciante querer fazer balanceamento e coisa e tal não é muito aconselhavel, mais acho que esses foruns servem pra isso, pra ajudar os que não sabem pois se todos fossem profissa pra que teria o forum.

    Bom tenho dois SPEEDY com IP fixo.

    no meu PC/MK só tinha uma entrada de Placa de REDE..pois bem..coloquei os dois modens em um swit (hub) e espetei no MK...agora ja consegui nevegar por um ou por outro colocando o IP dos modens no Router.
    Só que fica muito lenta a nevegação com um só claro. mais é muito mais lenta do que deveria. então por favor gente. me ajudem, preciso do balanceamento nesses dois links..urgente...e bem descritinho se possível pois sou iniciante.
    Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Amigo primeira coisa vc deve colocar outra placa no seu servidor a lentidao deve estar por esta ligando os dois no hub coloque a placa depois configure ela pra balanciamento, coloque ai depois post sua duvida que vao te ajudar sim com certeza.

  3. #3

    Padrão Valeu Amigão

    Seguinte..hoje ainda vou colocar a placa de rede lá...vc tem uma boa pra me indicar...ja que vou comprar queria comprar um boa..não precisa ser a mais cara!

    e se ja puder ir postando as regras ja me adiantaria.

    Obrigado

  4. #4

    Padrão

    amigo sem duvida 3com eh a melhor...eu sempre usei ela e nunca tive problemas....ahh falando em balanceamento vou tentar fazer um semana q vem so to esperando liberarem o otro link pra mim se eu conseguir passo o script pra vc..so q o tipo de balanceamento q kero fazer eh para jogar em um link p2p e o otro http etc...ou seja um vai fica so pra p2p e o otro pra tudo o resto...eh q se fizer balanceamento pra usar os 2 para tud nao funciona o webproxy...pelo menos nunca vi niguem fazer rodar o webproxy desse jeito

  5. #5

    Padrão Ajudem Por Favor

    Então pessoal vamos lá, se ja tiverem umas regras prontas por favor postem aqui pra nós ou se existir em outro lugar aqui no forum que tenha já essas regras do começo ao fim seria mande o link por favor, pois é terrível procurar, os nomes variam muito e as vezes a conversa começa de um jeito e toma o rumo que a gente ta procurando aqui e servre.

  6. #6

    Padrão Prontinho SÓ Esperando

    Então gente ja comprei e ja instalei a placa que o amigo indicou.

    Agora só farta fazer funcionar.

    Por favor amigos!

    To numa de quase fechar as portas se não fazer essa net funcionar denovo!

  7. #7

    Padrão

    Olha amigo eu uso placas encore mesmo sao baratas e nunca me deu dor de cabeça nao.

  8. #8

    Padrão

    vamos la entao tem um post de um amigo aqui que da passo a passo ve se ajuda.
    FAZENDO BALANCIAMENTO NO MIKROTIK
    Construiremos o seguinte cenário:

    (ISP#1) IP 200.223.0.10
    (ISP#2) IP: 100.101.2.8
    ( REDE) IP: 192.168.10.0/24

    • 192.168.10.1-127 será usado para o Group A;
    • 192.168.10.128-253 será usado para o Group B;
    • 192.168.10.254 será usado pelo servidor.

    O que pretendemos?

    Quando temos em nossa rede todos os IPs relevantes, usamos a subnet 255.255.255.0 e o gateway 192.168.10.254.

    Quando trabalhamos com grupo, usamos as subnet rede/25 para dividir os 2 grupos.

    Criando os Grupos A e B

    Como dito acima, para dividirmos em dois grupos devemos usar a rede mais a subnet de acordo com a quantidade de ips que desejamos para o grupo.

    No nosso caso, como queremos dividir em apenas dois grupos, ficará desta forma:

    • Group A: 192.168.10.0/25 que será de 192.168.10.0 - 192.168.10.127;
    • Group B: 192.168.10.128/25 que será de 192.168.10.128 192.168.10.255.

    Note: Se houver alguma dúvida sobre subrede, aconselho a pesquisar sobre TCP/IP. Na internet há muitos documentários que são úteis.

    Agora vamos criar o nosso grupo A no mikrotik:

    Acesso: IP FIREWALL MANGLE

    • Chain [prerouting]
    • src.Addr [192.168.10.0/25]
    • Action [mark routing]
    • New routing mark [Grupo_A]
    • Passthrough [no]
    • Comment [Grupo A]
    • Chain [prerouting]
    • src.Addr [192.168.10.128/25]
    • Action [mark routing]
    • New routing mark [Grupo_B]
    • Passthrough [no]
    • Comment [Grupo B]



    Criando as rotas para os grupos



    Criando as rotas para os grupos

    O que faremos a seguir é apenas indicar no route list os isp #1 e #2 para os dois grupos, Grupo A com rota no isp #1 e Grupo B com rota no isp #2, fiquem a vontade caso desejem mudar.

    Vamos para configuração no Mikrotik:

    Acesse: IP ROUTES e adicione mais dois routers no sinal de +

    • destination [0.0.0.0/0]
    • gateway [isp #1]
    • mark [Grupo_A]
    • destination [0.0.0.0/0]
    • gateway [isp #2]
    • mark [Grupo_B]

    Note: Quando digo isp #2 é para colocar o ip que vimos lá no começo.

    Para que nosso balanceamento funcione, temos que fazer um masquerade.

    Acesse: IP FIREWALL na aba NAT adicione

    • Chain [srcnat]
    • Src.Addr [192.168.10.0/24]
    • Action [marquerade]

    Pronto, balanceamento configurado!


    Boa sorte amigo.

  9. #9

    Padrão

    Dah para fazer web proxy nesse jeito ?