+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com Mikrotik

    Tenho um link a 12km na faixa 5,8ghz... utilizo um pc dual core1,8, 1gb m, hd 80, placa gigabyte vm900m, mini-cartao engenius com adaptador mini-pci, com antenas zirok 27dbi... o problema é o seguinte: meu acesso via winbox volta e meia trava.. no começo achei q fosse fisico, troquei todo o equipamento... dai consegui fazer funcionar... ficou blz com ping entre 0,2... o cliente achou o maximo.. so q voltou a dar prego sozinho.. o tempo de acesso começa a aumentar sozinho.. e fica oscilando muito.. dai trava o acesso via winbox.. tenho q ir desligar o pc.. dai volta.. mas passa um tempo.. 2,3 dias e trava novamente.. to para ficar doido e nao resolve.. ja troquei cartao e por ultimo me disseram q era a versao eu usava 2,9,27(crackeado), agora to com original 2.9.50(nivel 4) e ta travando novamente... um detalhe no começo de tudo percebe q as clipagens estavam erradas(cross) depois q arrumei isso funcionou muito bem por 2 meses e agora ta dando prego novamente.. se alguem puder me ajudar

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Taigrobo Ver Post
    Tenho um link a 12km na faixa 5,8ghz... utilizo um pc dual core1,8, 1gb m, hd 80, placa gigabyte vm900m, mini-cartao engenius com adaptador mini-pci, com antenas zirok 27dbi... o problema é o seguinte: meu acesso via winbox volta e meia trava.. no começo achei q fosse fisico, troquei todo o equipamento... dai consegui fazer funcionar... ficou blz com ping entre 0,2... o cliente achou o maximo.. so q voltou a dar prego sozinho.. o tempo de acesso começa a aumentar sozinho.. e fica oscilando muito.. dai trava o acesso via winbox.. tenho q ir desligar o pc.. dai volta.. mas passa um tempo.. 2,3 dias e trava novamente.. to para ficar doido e nao resolve.. ja troquei cartao e por ultimo me disseram q era a versao eu usava 2,9,27(crackeado), agora to com original 2.9.50(nivel 4) e ta travando novamente... um detalhe no começo de tudo percebe q as clipagens estavam erradas(cross) depois q arrumei isso funcionou muito bem por 2 meses e agora ta dando prego novamente.. se alguem puder me ajudar


    amigo vc tem quantos clientes pendurados nesse link


    vc ja viu se ele esta travando por falta de ventilação temperatura alta


    e sua fonte qual esta usando

  3. #3
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    troque os EMP por R52h ou XR2 da ubiquit!
    vai resolver.. :P (esse problema é relacionado a placa Engenius mesmo!!! já vi varios topicos e N provedores com esse problema.. era so trocar a placa e pronto)

    mas não sei porque, tem que trocar a fonte tambem! parece que o cartao engenius piffa as fonts :P
    troque o cartao e a fonte que você vai ver que resolve!



  4. #4

    Padrão

    acima de 150mW é recomendado utilizar RouterBoard's.

    o barramento PCI (computador, PC-AP) nao suporta muito bem potências acima disso.
    Última edição por neon; 03-06-2008 às 22:16.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    acima de 150mW é recomendado utilizar RouterBoard's.

    o barramento PCI nao suporta muito bem potências acima disso.

    concordo, tinha uma torre com cartoes numa placa mae , soh me dava dor de cabeca, travava cpu e talz, agora na rb
    soh alegria

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    concordo, tinha uma torre com cartoes numa placa mae , soh me dava dor de cabeca, travava cpu e talz, agora na rb
    soh alegria
    Isso é simples... peguem as especificações de um adaptador pci to minipci e vejam a potencia máxima suportada... 2,5 W (as boas, pois as xing ling nem spec vem...hehehe) e peguem um cartao tipo r52h, engenius, ubiquiti e veja a potência máxima... (o r52h tem 2,66 W). Todos tem mais potência que o adaptador suporta.

  7. #7

    Padrão

    seguinte... a fonte q estou usando uma de 500w real... tenho somente um cliente... e a temperatura do processador esta em 20 graus e do sistema 31... agora a questao do tipo de cartao achei valida.. uma vez q sempre usei engenius e a outra a respeito da placa mãe eu ja nao sei, até gostaria q me ajudassem... eu ja li em alguns foruns q a turma usa sem dar problemas.. o problema seria quando se coloca varios cartoes numa mesma placa... aqui trabalho com sinal dedicado... dai sao poucos clientes e normalmente um cliente por cartao uma vez q é ponto-a-ponto... e 5.8ghz, até se alguem tiver uma ideia ou uma solução para aproveitar melhor o equipamento, estou precisando.. mas desde ja eu agradeço vcs...
    ah.. ontem fui no mk q esta no cliente e observei q estava muito oxidado.. tirei e limpei tudo.. especialmente memoria, adaptador e cartao.. coloquei e voltou a funcionar blz... ate agora ta rodando e o ping voltou a 1-2 no maximo....

  8. #8

    Padrão

    sergio entao o q seria o ideal??? routerboard mesmo? eu ja trabalhei com uma, mas acho q acabei queimando ela.. eu nao tinha experiencia.. pq se for eu troco

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Taigrobo Ver Post
    sergio entao o q seria o ideal??? routerboard mesmo? eu ja trabalhei com uma, mas acho q acabei queimando ela.. eu nao tinha experiencia.. pq se for eu troco
    Sim, RB seria o recomendado, mas quando eu vejo a potência desses cartões e lembro que uma RB normalmente tem 3 ou 4 slots para os mesmos não posso afirmar que funcionará sem problemas. Uma RB não tem esse potência toda... então a questão é usá-la de acordo com a especificações e sempre verificar a potência total dos cartões e a capacidade da board.

  10. #10

    Padrão

    amigos descobri algumas coisas q podem ajudar.. a utilização do pc adaptado é viavel sim.. pois os problemas de alimentação de energia tb ocorrem na roterboard.. a questao esta na quantidade de cartoes q vc coloca, uma vez utilize equipamentos novos o pc é muito melhor.. pela faixa de frequencia e é claro se usar uma fonte real... quem me passou essa informação foi um brother q trabalha na fabrica da asus.... o cara me deu uma aula... bom eu fui procurar defeitos entao nos perifericos e acreditem... o pau estava no pigtail... estava rompido, desemcapei e fiz uma solda fria... dai coloquei para rodar... voltou blz.. mas ainda travou.. dai consegui uma especificação tecnica do cartao q estou utilizando(engenius) e descobri q ele trabalha no maximo 22dbi para a faixa 5,8ghz... dai eu baixei para até 13dbi.. isso de forma compassada... bom o sinal estabilizou em -79... ta dando 36mb ping entre 0-2 e o link esta a 12km... acho q solucionei o problema.. espero q ajude alguem... agora vou fazer um link de 24km...depois posto os resultados

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Taigrobo Ver Post
    ... bom o sinal estabilizou em -79... ta dando 36mb ping entre 0-2 e o link esta a 12km...

    Se passar um pardal no meio desse enlace derruba ele. Tenta aumentar o sinal pelo menos para uns -70 dbm (que já é pouco).

  12. #12

    Padrão

    blz eu concordo.. mas como vou fazer uma vez q o bendito do cartao trabalha com no maximo 22dbi na faixa 5,8??? eu ja trabalhei um tempo com ele a 25, mas me disseram q arrocha muito ele.. mesmo eu tendo dedicado uma refrigeração especial ao cartao.. uso um cooler 12mm com rolamento.. o cartao fica gelado. q me diz amigo??? e quanto seria o ideal??? to usando uma zirok 27dbi... o link 12km

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Taigrobo Ver Post
    blz eu concordo.. mas como vou fazer uma vez q o bendito do cartao trabalha com no maximo 22dbi na faixa 5,8??? eu ja trabalhei um tempo com ele a 25, mas me disseram q arrocha muito ele.. mesmo eu tendo dedicado uma refrigeração especial ao cartao.. uso um cooler 12mm com rolamento.. o cartao fica gelado. q me diz amigo??? e quanto seria o ideal??? to usando uma zirok 27dbi... o link 12km
    22db+27dbi dbi é coisa pagarai... alinha essa antena que deve estar fora ainda... ou recomeça de novo, checando tudo desde o início...pigtail, cabo, etc