+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Será q vale a pena???

    a coisa ta preta... se nao fosse esse forum.. rsrsrs, bom o q tenho percebido é q nao existe uma consistencia sobre as informações wireless, cada vai pela sua experiencia e indica os equipamentos q com eles funcionaram, mas percebi q tem uns caras aqui no forum com muita experiencia e é a um desses q quero pedir opiniao... na minha regiao é o seguinte.. nao trabalho como provedor.. faço link ponto a ponto de longas distancias acima de 15km.. tenho trabalhado na faixa 5,8ghz, pois foi a q vi melhor resultado e exelente ping. o problema ta no equipamento.. eu tenho utilizado pcs adaptados.. nao vou reclamar. tem funcionado bem, tem os pregos normais do sistema, mas no mais o forum tem resolvido, so as coisas vao crescendo e o equipamento tem sido o maior problema, me recomendaram utilizar a routerboard 333, dei uma pesquisada e parece interessada, apesar de eu ter lido algo a respeito dos defeitos nela tb, mas q nao deve haver material estavel em wireless, sempre vai rolar um pau... queria uma solução.. pois onde nasce meu sinal nao pode ficar cheio de antenas, e ja tenho utilizado repetidoras, so q o sistema de pc adaptado como um baita espaço e é super dificil de intalar a caixa, muito grande... as routerboard precisam de ventilação extra tb??? queria informações precisas, pois trocar todo o equipamento nao sai barato.. tb disseram que utilizar mais de 2 cartoes é perda de tempo.. pois nao gera corrente suficiente.. os cartoes sao muito fortes.. utilizo engenius...tenho aprovado estes... ta se alguem tiver uma solução... to aguardando

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    se vocÊ quer ocupar pouco espaço e ter um AP Robusto, e tiver com dinheiro, vai de RB1000 !

    mas se não quer inxer sua casa de antena, você pode optar por fazer enlaces com equipamentos de alto porte..
    mas antes tem que saber quantos MBPS você quer passar,
    existe solucoes Tsunami pra 37mb full em até 9kms.

    ou para melhorar você pode optar por comprar equipamentos da Digitel (www.digitel.com.br) que hoje em dia aqui no brasil é um dos melhores para certo tipo de aplicações .. apesar que normalmente eles passam em portas E1 (de 2mbps) .. exemplo : 16 portas E1 pra 32mb full =} aí vai do que você vai fazer..


    ou você pode optar por usar equipamentos Gigacom que é caro mas, compensa no final das contas.

    ou pode simplesmente usar rb's fechando nstreme usando antenas da visiontec (28db e são pequenas, não ocupa muito espaço)


    tambem pode tentar os Motorola canopy (não gosto deles) , talvez porque eu não tenha dinheiro para investir neles :P


    existe n caminhos para o que você quer, tudo é de acordo com
    Dinheiro e banda pra passar..

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Luiz, não quero pegar no pé... mas pow... para de falar as coisas sem pesquisar... dá a impressão que vc sabe um monte e o que fala é com conhecimento de causa... se o pessoal for na sua onda se fode...

    RB1000 não tem mini-PCI, para wireless não serve, é apenas um router com 4 interfaces Giga (ethernet).

    Quanto a RB para o caso mencionado pelo Taigrobo seria a RB600 a melhor opção no momento. Mas como ele mesmo mencionou não é tudo flores, onde um dos problemas é homologação que não tem e nenhum kit que utiliza-se da mesma também tem. Fora isso os problemas com as fontes que normalmente vem com as mesmas, normalmente não são adequadas. No mais é tranquilo.

    Quanto a antena não tem jeito de correr de antenas maiores não, pois em frequencia pública, com antena de baixo ganho (pequenas) qualquer interferência derruba um link que estava 100%.

    No mais, equipamentos proprietários tem suas vantagens, mas em frequência pública não tem santo que resolva se começar problemas com interferência.
    Última edição por sergio; 04-06-2008 às 15:02.

  4. #4

    Padrão

    canopy - motorola, robusto, dificil de sofrer interferencia, e não é tao caro levando em conta custoxbeneficio, é simples de instalar, nao usa cabo RG, só é um pouco ruim para fazer o alinhamento como toda antena parábola, pois tem que ser preciso.
    O radio não para, nao dá problemas,
    Na minha opiniao nota 10.

    Valeu

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    canopy - motorola, robusto, dificil de sofrer interferencia, e não é tao caro levando em conta custoxbeneficio, é simples de instalar, nao usa cabo RG, só é um pouco ruim para fazer o alinhamento como toda antena parábola, pois tem que ser preciso.
    O radio não para, nao dá problemas,
    Na minha opiniao nota 10.

    Valeu
    é, realmente são bons, mas essa coisa de amarrarem a banda com o software é uma sacanagem. Mas como mencionei acima, continua em freq. pública. Esse negócio que ele é imune a interferência, não é bem assim (uso deles aqui em PmP), claro que usando as parábolas diminui bastante o lóbulo de irradiação e consequentemente a possibilidade de "escutar" ruídos.

  6. #6
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    eu vou com o Sergio, a rb600 é muito boa, no meu caso eu comprei uma caixa hermética e coloquei 2 coolers para fazer a ventilação, uso uma fonte estabilizada de 13,8 e 7 A, tenho enlances pequenos de 6 km e ta passando, 14 mb, isso levando em consideração que estou usando um painel setorial de 21 db da glink e antenas aquários de grade de 25 db tudo em polarização horizontal, levando em consideração tbm que se eu mandar escanear com o painel eu encontro mais de 150 AP´s é poluição paca, mas tenho essa experiência aqui que acredito ser bem sucedida, pois esta me atendendo muito bem.

    Renato Costa.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    é, realmente são bons, mas essa coisa de amarrarem a banda com o software é uma sacanagem. Mas como mencionei acima, continua em freq. pública. Esse negócio que ele é imune a interferência, não é bem assim (uso deles aqui em PmP), claro que usando as parábolas diminui bastante o lóbulo de irradiação e consequentemente a possibilidade de "escutar" ruídos.
    Sérgio, ta usando canopy?

    Vale o investimento?

    Onde você os comprou? pode passar o preço?

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Sérgio, ta usando canopy?

    Vale o investimento?

    Onde você os comprou? pode passar o preço?
    Sim, uso como PmP, basicão mesmo, como se fosse um AP com setoriais. Atendo somente condomínios e empresas.

    O investimento mais pesado é no cluster com cmm micro. Vale o investimento em locais onde o espectro tá muito poluído e você precisa garantir um mínimo de estabilidade, pois em comparação com OFDM ele "sofre" menos (apesar que quando o bicho pega não tem jeito ele abre o bico também).

    Em questão de banda é uma decepção (7 Mbits agregado em distâncias curtas - coisa de 2 KM).

    O preço que está hoje eu não sei, pois caiu d+ os preços. Sei que um cliente (SM Classic) está por volta de R$ 650,00.

    Veja na .:: WDC Networks ::. com a Renata Toledo que ele te passa os valores (eles estão com parcelamento em 30/60/90 e tem estoque).

    Analisando hoje, creio que não gastaria o que gastei na época e utilizaria algo como os nanostation da ubiquit.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    é, realmente são bons, mas essa coisa de amarrarem a banda com o software é uma sacanagem. Mas como mencionei acima, continua em freq. pública. Esse negócio que ele é imune a interferência, não é bem assim (uso deles aqui em PmP), claro que usando as parábolas diminui bastante o lóbulo de irradiação e consequentemente a possibilidade de "escutar" ruídos.
    Claro amigao, concordo, pois todo equipamento que se utiliza de radio-frequência, está sujeito à interferências, porém dos equipamentos 5.8Ghz nessa faixa de preço, acredito que seja um dos melhores.

    Há ainda dois tipos de antenas, uma parábola "redonda" da Zirock e uma outra que nao me lembro a marca, que era um pouco oval, essas são melhores ainda pra sinal, elas sao de fibra e nao de metal,

    Um abraço.

  10. #10
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    RouterBOARD 433 Series

    Based on the new incredible 680MHz Atheros 7161 CPU (works at up to 800MHz!) the RB433AH unit is equipped with three LAN ports and three miniPCI slots, and also a microSD slot for storage expansion. RB/433AH is ideal for high-load routing tasks, it is the fastest router in this price range. The price is only $149!


    *Você está correto quanto a RB1000 sergio, porque até então eu não tinha olhado no site da rb.

    como postei ai encima, a rb433 tem mais processamento que a rb600 , mas tem a diferença de 1 card, mas se nao me engnao tem um equipamento que coloca junto com a rb "daughtboard" alguma coisa assim, que amplia o tanto de card's que ela suporta.

  11. #11

    Padrão

    como uma operadora de telefonia faz? uma embratel da vida por exemplo

    usam radios na frequencia de 15 á 30 Ghz com amplificadores muiiiiito fortes... por isso q eles conseguem fazer ponto a ponto de 30 40 km com visada, se conseguisse por esses radios, mas cada radio custa em torno de 15 20 mil.. e essa frequencia é de propriedade deles...., bom seria se desse para trabalhar em qualquer frequencia, heheh, ai daria para trabalhar numa frequencia tipo uns 200 mhz, credo, iria longe mesmo...

    *so postei ai para descontrair um pouco... talves nao te ajude nada meu posto.. hehehhe

  12. #12

  13. #13

    Padrão

    A 433AH que possui esse processamento, a 433 não.
    As unicas que possuem daughterboard são com processadores MIPS.
    Desculpe se estou sendo grosseiro mas, ultimamente voce vem mais atrapalhando do que ajudando...
    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    RouterBOARD 433 Series

    Based on the new incredible 680MHz Atheros 7161 CPU (works at up to 800MHz!) the RB433AH unit is equipped with three LAN ports and three miniPCI slots, and also a microSD slot for storage expansion. RB/433AH is ideal for high-load routing tasks, it is the fastest router in this price range. The price is only $149!


    *Você está correto quanto a RB1000 sergio, porque até então eu não tinha olhado no site da rb.

    como postei ai encima, a rb433 tem mais processamento que a rb600 , mas tem a diferença de 1 card, mas se nao me engnao tem um equipamento que coloca junto com a rb "daughtboard" alguma coisa assim, que amplia o tanto de card's que ela suporta.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Veja na .:: WDC Networks ::. com a Renata Toledo que ele te passa os valores (eles estão com parcelamento em 30/60/90 e tem estoque).

    Analisando hoje, creio que não gastaria o que gastei na época e utilizaria algo como os nanostation da ubiquit.
    so que o método de acesso TDD do Canopy não é bem melhor?

    procurei na pagina do nanostation5 e no datasheet e nao encontrei o método de acesso do mesmo.

  15. #15

    Padrão

    Sim, a modulação TDD é melhor, só que o canopy mais barato passa pouco throughput.

    Se quer que passe mais, o rádio é muito mais caro, e detalhe é que a trava é feita por software...

  16. #16
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    so que o método de acesso TDD do Canopy não é bem melhor?

    procurei na pagina do nanostation5 e no datasheet e nao encontrei o método de acesso do mesmo.
    Sim, TDD é melhor que OFDM, normalmente utilizado em outros equipamentos. Muito melhor se todas as redes, inclusive dos concorrentes, fosse em canopy, sincronizados por GPS, desta forma ninguém incomodaria ninguém.

    Agora os problema:

    -por se TDD tem se o problema com a largura de banda que normalmente é estrangulada em função da modulação.
    - é frequencia pública do mesmo jeito e sujeita a interferência.

  17. #17
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Sim, a modulação TDD é melhor, só que o canopy mais barato passa pouco throughput.

    Se quer que passe mais, o rádio é muito mais caro, e detalhe é que a trava é feita por software...

    Sim e esses rádios mais caros, são OFDM e não TDD.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Sim e esses rádios mais caros, são OFDM e não TDD.
    creio que esteja tendo um equívoco aqui.

    TDD é uma coisa e OFDM é outra.

    OFDM é camada física e TDD é duplexação.

    acho que esse link ajuda um pouco: WiMAX - IEEE 802.16

    Se eu estiver equivocado podem falar..

  19. #19

    Padrão

    Amigos, gostaria de pedir uma ajuda. qual melhor usar em um ponto a ponto de 4KM? nanostation5 ou ovislink 5000 com antena de 24dbi da zirok? link real de 2MB.(alguem já usou o nano como ponto a ponto?)

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agnaldo52 Ver Post
    Amigos, gostaria de pedir uma ajuda. qual melhor usar em um ponto a ponto de 4KM? nanostation5 ou ovislink 5000 com antena de 24dbi da zirok? link real de 2MB.(alguem já usou o nano como ponto a ponto?)

    sm amigo ja utilizei 5.8 a 4km fica perfeito