+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Novo em Load Balance

    Salve galera, to com 2 links com ip fixo adsl empresarial para balancear.
    Li sobre NHT e quero saber da galera que usa se posso por o Mikrotik para discar os dois (a operadora está me fornecendo por pppoe) e se terei problemas com MSN e sites de bancos.

    Obs. são links da mesma operadora, passam pelas mesmas rotas etc...

  2. #2

    Padrão

    e amigo marcelo tbm to com o mesmo problema, pois tenho um link de 2mb full e dois adsl de 2mb e to fazendo o balanceamento por nth, mas o modem fica travando direto por causa do trafego...ja troquei o modem por 3com e o problema perciste....

    sei q a solução para isso seria deixar o mikrotik discar e rotear esses adsl's , mas ai vem o problema, como fazer o balanceamento com o mikrotik autenticando os adsl's

  3. #3
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por schramm Ver Post
    e amigo marcelo tbm to com o mesmo problema, pois tenho um link de 2mb full e dois adsl de 2mb e to fazendo o balanceamento por nth, mas o modem fica travando direto por causa do trafego...ja troquei o modem por 3com e o problema perciste....

    sei q a solução para isso seria deixar o mikrotik discar e rotear esses adsl's , mas ai vem o problema, como fazer o balanceamento com o mikrotik autenticando os adsl's
    Como o adsl é empresarial, o ip recebido é sempre o mesmo, pela logica não existe diferença com o modem roteado, a duvida é, por nht funciona msn e sites de bancos

  4. #4

    Padrão

    Olas,




    • para evitar problemas futuros... a melhor solução é colocar um roteador para cada link adsl pppoe.


    E deixar o roteador fazer a discagem.


    Depois disso, basta fazer LB conforme diversos tutoriais que pode ser achado facilmente nesse forum, ou procurar nas minhas mensagens.




    Abraços,

  5. #5

    Padrão

    amigo mas se vc colocar um modem para disar a conexao, o modem nao aguenta e trava, eu falo isso por experincia minha, ja coloquei varios modelos de modems e todos quando colocados pra discar, na hora de pico eles travam

  6. #6

    Padrão

    Ola schramm,




    isso.
    Voce está com a razão, se... o roteador que você está usando tiver baixo "throughput".

    Vejo muito usarem o D-LINK DI-604. É um roteador de baixo custo... se não for o **mais barato** do mundo. Esse roteador é o 2º menor pior do mundo em termos de "throughput": 3Mbps (up+down).

    Caso voce escolha um roteador melhor, não terá esse problema citado.





    Abraços,

  7. #7

    Padrão

    amigo mas aqui eu uso modem 3com affice conect 812 e estou com esse problema, e até mesmo a questao do desempenho q fica muito melhor com o mikrotik autenticando o adsl.... por isso se conseguissemos fazer um balanceamento com o mikrotik discando varios modems, com certeza ficaria muito melhor

  8. #8
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Contra travamento é simples, usa-se 1 mikrotik roteando por adsl, depois vão até o gateway balancear, vou fazer isso.

    Uma duvida, é possivel usar um unico pc para autenticar os ADSL (cada gateway sai por uma interface) e um segundo pc para o LB
    Última edição por marcelomg; 05-06-2008 às 20:57.

  9. #9
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    galera tenho uma adsl de 1 mega mais um de 8 mega empresarial num modem siemens speed 4200, nunca travou mais de 4 meses de uso e nada, o problema meu e que o msn fica caindo e paginas de banco com problemas alguem tem algum tipo de balanceamento que funcione de acordo???
    abracos...

  10. #10
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    A pergunta que não quer calar, NHT funciona direitinho?
    Não quero "a receita do bolo" só o melhor caminho a seguir.
    Há braços.

  11. #11

    Padrão

    Amigos,
    Não sei se vai ajudar em alguma coisa, mas dêem uma olhada neste tópico:

    https://under-linux.org/forums/mikro...-mikrotik.html

  12. #12

    Thumbs up

    Amigo,
    por NTH, vc com certeza terá problemas com sites de bancos, msn, conectividade e outros. O load funciona certim, mas vc terá que tirar eles do load fazendo passar por um link apenas. Eu sempre faço pra meus clientes com rotas estáticas e nunca tive problema. É assim, vc coloca serviços saindo pra cada link, tipo msn,orkut,p2p,internacionais por um link e o outro como default, dae vc pode usar o proxy no default que roda legal. Agora pro mk discar os dois so funciona se eles tiverem gateways diferentes.