+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Levar linha telefonica usando VOIP

    Amigos como levar uma linha de telefone de uma cidade par outra usando voip e links de internet diferentes?

    Linha telefonica --- Aparelho Voip ---- Internet ----- Aparelho Voip ----- Telefone

    Abraços

    Clecio

  2. #2

    Padrão

    Você pode usar um servidor asterisk ou dois aparelhos voip usando modo peer.
    Contudo, vou te adiantar que adsl e voip são inimigas. O ideal é ter um link fullduplex. o calculo é mais ou menos 64kb pra cada conversa.
    Se alguem usa voip sobre adsl com sucesso, por favor que nos diga como.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleciorodrigo Ver Post
    Amigos como levar uma linha de telefone de uma cidade par outra usando voip e links de internet diferentes?

    Linha telefonica --- Aparelho Voip ---- Internet ----- Aparelho Voip ----- Telefone

    Abraços

    Clecio
    Eete é um assunto muito interessante Clécio!

    Ao ler sobre o serviço no site da Anatel, confesso que fiquei atrapalhado.
    Tem lá um menu só sobre Voip.

    Mas no regulamento SCM tem alguma coisa que eu não entendi bem como se aplica:

    TÍTULO VI
    Das Disposições Finais e Transitórias
    Art. 66. Na prestação do SCM não é permitida a oferta de serviço com as características do Serviço Telefônico Fixo Comutado destinado ao uso do público em geral (STFC), em especial o encaminhamento de tráfego telefônico por meio da rede de SCM simultaneamente originado e terminado nas redes do STFC.

    Tem algumas sutilezas entre os dois tipos de serviços que precisa ser bem definidas, pois parece que em alguns momentos os dois serviços se sobrepõem.A tecnologia está aí para ser utilizada, mas pelo que entendi, a legislação não é muito clara. Todo mundo vai usando como pode.
    Pelo que entendi, o voip pode ser usado quando a comunicação é gerada dentro de uma rede e o destino final é outra máquina ou um fone voip, sem o uso da linha telefonica.
    Mas quando se usa o skype por ex e se faz uma ligação para um telefone externo, estamos usando a linha telefonica. E como fica a legislação aí?

  4. #4

    Padrão

    Bom amigos essa situação é pq estou abrindo um provedor em outra cidade e la terei um link dedicado e um técnico porem quero efetuar o atendimento ao cliente aqui pelo provedor principal para poder coordenar o técnico, que estará de plantão e tambem ter comunicação entre os dois provedores sem custo, procurando e com a ajuda de alguns amigos cheguei na seguinte solução:


    Linha telefonica --- ATA FXO --- Link 01 ---- Internet ---- Link 02 ---- ATA FXS -- Aparelho telefonico

    Assim quando alguem ligar para o numero do telefone vai tocar aqui no meu aparelho telefonico.

    Ps. peguei esta dica com o pessoal da lista da Abramulti e tambem com o CATV, e por isso o crédito é deles, quando eu tiver a soução rodando posto o resultado

    Abraços

    Clecio

  5. #5

    Padrão

    amigao eu me enteressei muito nessa questao do voip.

    Se possivel, eu gostaria de acompanhar essa solucao. Afinal pra mim tbem seria uma boa conseguir estabelecer contato com meus funcionarios por voip

  6. #6

    Padrão dicas

    Tirando a questão legal, tenho algumas dicas:
    1) Você pode usar diretamente o Asterisk para tal, com placas analógicas pare receber a ligação via cabo rj-11 e transferir pra um ramal SIP em qualquer lugar (essas placas não são baratas).
    2) A opção mais barata seria usar gateways do tipo FXO (atenção, a maioria que você acha por ae são FXS). Com isso, você iria 'transformar' sua linha física em SIP.

  7. #7

    Cool

    Citação Postado originalmente por ginvava Ver Post
    Você pode usar um servidor asterisk ou dois aparelhos voip usando modo peer.
    Contudo, vou te adiantar que adsl e voip são inimigas. O ideal é ter um link fullduplex. o calculo é mais ou menos 64kb pra cada conversa.
    Se alguem usa voip sobre adsl com sucesso, por favor que nos diga como.


    trabalho com telefonia em uma empresa aqui em franca, Na mesma tem 2 linhas Voip e no caso como lá é empresa de telefonia a gente sempre liga pra testar alguma coias com cliente e talls.
    Ou seja a gente usa o Voip o dia inteiro, e ainda por cima tem o USO normal dos computador.. ( acesso a internet )
    o link da loja é CTBC.

    ADSL de 1,2mb .

    e funciona normalmente.

    Já que você mesmo disse: se alguem souber como MANTER ADSL + VOIP com qualidade eu te falo o seguinte.
    1: O seu servidor SIP. ( verifique se o mesmo é de qualidade e tudo mais )
    2: Use modo de compressão G729A. ( é o mais economico, vc disse 64kbtys né ?, entao G729A usa 29,0K)
    3º veja seu link de internet.
    4º Compre marcas boas de ATAs. ( geralmente a cisco tem coisa boa, ou até mesmo a intelbras.)
    ..

    apos isso se continuar com "PROBLEMA".. me manda um MP, talves eu possa te ajudar melhor.

    ok

  8. #8

    Padrão Re: Levar linha telefonica usando VOIP

    Pessoal estou com um problema similar, seria o seguinte:

    Linha telefonica (4) --- Gateway FXO (GXW4104) --- Link NS5 M5 ---- Gateway FXS (GXW4004) -- Linha telefonica como tronco em um PABX (4).

    Mas meu problema é configurar estes equipamentos, não estou conseguinte configurar-los, alguem já utilizou estes modelos, alguem pode me judar?

    Obrigado pela atenção, aguardo retorno.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FXSAdvanced.jpg
Visualizações:	342
Tamanho: 	60,0 KB
ID:      	12129   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FXOLinestest.jpg
Visualizações:	255
Tamanho: 	141,7 KB
ID:      	12130  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FXSPorts.jpg
Visualizações:	261
Tamanho: 	66,3 KB
ID:      	12131   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FXOBasic.jpg
Visualizações:	223
Tamanho: 	122,6 KB
ID:      	12132  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FXOLines.jpg
Visualizações:	186
Tamanho: 	67,5 KB
ID:      	12133   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FXODial.jpg
Visualizações:	196
Tamanho: 	124,5 KB
ID:      	12134  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FXSProfile1.jpg
Visualizações:	186
Tamanho: 	43,3 KB
ID:      	12135   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FXOStatus.jpg
Visualizações:	206
Tamanho: 	82,2 KB
ID:      	12136  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FXOAdvanced.jpg
Visualizações:	188
Tamanho: 	81,7 KB
ID:      	12137   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FXSBasic.jpg
Visualizações:	158
Tamanho: 	80,9 KB
ID:      	12138  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FXOChannels.jpg
Visualizações:	155
Tamanho: 	95,4 KB
ID:      	12139   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FXOProfile1.jpg
Visualizações:	207
Tamanho: 	128,3 KB
ID:      	12140  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FXSStatus.jpg
Visualizações:	192
Tamanho: 	89,2 KB
ID:      	12141  

  9. #9

    Padrão Re: Levar linha telefonica usando VOIP

    Citação Postado originalmente por cleciorodrigo Ver Post
    Amigos como levar uma linha de telefone de uma cidade par outra usando voip e links de internet diferentes?

    Linha telefonica --- Aparelho Voip ---- Internet ----- Aparelho Voip ----- Telefone

    Abraços

    Clecio
    eu também gostaria de esclarecer isso tenho o msm problema e duvida...

  10. #10

    Padrão Re: Levar linha telefonica usando VOIP

    roblema resolvido.

    Conseguimos resolver o problema com a atualização do firmware e configuração os equipamentos.
    Utilizando linha telefonica ele funciona sem problema, mas quando colocamos ramal telefonico ele não funciona corretamente com alguns modelos de central telefonica.
    Quem tiver alguma duvida ou problema com estes equipamentos estamos a disposição.
    Um abraço.

    Thiago Victor - Teleradio
    [email protected]

  11. #11
    viciadognulinux
    Visitante

    Padrão Re: Levar linha telefonica usando VOIP

    Caro amigo, você pode optar por utilizar um servidor VOIP internacional (voipraider, justvoip, betamax...) ou utilizar um nacional (vono, dhrastel...) enfim, caso utilize um servidor internacional basta acessar sua conta ou configurar no seu ATA (Adaptador de Tecnologia Analógica) para acesso direto a sua conta internacional e efetuar ligações normalmente. Caso opte por um provedor nacional entre em contato com eles para saber como fará para atualizar o código de área caso alguém queira te ligar. Eu utilizo o voipraider.com já configurado no meu ROUTER+ATA+WI-FI, e ligado ao meu tel. residencial.

  12. #12

    Padrão Re: Levar linha telefonica usando VOIP

    Boa tarde. Já funcionou a sua solição? Que equipamentos você utilizou? Pode me ajudar a resolver um problema semelhante? Grato.

  13. #13

    Padrão Re: Levar linha telefonica usando VOIP

    Bom dia,
    O sistema já é uma solução para meus clientes, nos utilizamos link PTP ou PTM com equipamentos da Ubiquiti e para as linhas/ramais analógico equipamentos da Grandstream o modelo HT502 e o HT503, sendo um par para cada linha/ramal analógico.
    Qualquer duvida estamos a disposição.