+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Decepção, Mikrotik não aceita placas de rede, quando aceita não trafega????????

    Testes realizado por 5 vezes em cada máquina com configurações da Bios alteradas...

    Máquinas utilizadas:

    1-) ASUS Athlon 2133Mhz 512RAM 6 slots PCI

    2-) AMD k6 1200Mhz 512RAM 2 Slots PCI

    O Mikrotik é o 3.1 e o 2.5 baixado do site www.mikrotik.com/ tanto o para Intel/AMD como para outros x86...

    Primeiro foi instalado placas de rede Realtek 8139 Novas e em ambos os casos o MKTK simplesmente não reconheceu, tentamos com outras placas novas e em system/ resouces/ PCI as placas novas estavam como (unknow), então peguei da caixa de manutenção 3 placas Realtek velhas (usadas porém em perfeito funcionamento) e finalmente o MKTK reconheceu com drive correto e tudo mais, porém....

    Em determinadas placas não conectavamos pelo winbox e quando colocámos na rede simplesmente não havia tráfego... mesmo assim configuramos as interrupções IRQ e verificamos que elas só funcionam na mesma faixa, na máquina 1 conseguimos fazer funcionar as tres placas e mais a onboard, porém a alegria não durou muito, algumas delas pararam de trafegar pacotes do nada...

    Estamos fazendo algo errado?

    Um sistema que se propõe o melhor ou um dos melhores não deveria ter necessidade de fazer o usuário mexer em IRQs ou qq outra configuração de baixo nível, mesmo em máquinas "velhas" (usadas em perfeito funcionamento) que é o principal argumento do Linux, um software livre de dependência comercial...

    Estamos quase indo para o Squid... este parece mais com Linux!

    Agradeço a ajuda para apreendermos mais!

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Tem que reclamar com os fabricantes que não desenvolvem drivers e/ou não colaboram com a comunidade em prol do desenvolvimento dos mesmos.

    Mikrotik é Linux então está sujeito aos problemas de drivers enfrentados no mesmo.

    Use uma mobo Intel e adaptadores de rede Intel que funciona. Agora esses xing-ling sem marca realmente é só problema.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SempreOnLine Ver Post
    Testes realizado por 5 vezes em cada máquina com configurações da Bios alteradas...
    Amigo,
    Sugiro que teste com outras versões do mikrotik, a 2.9.27 por exemplo, ou outra maior.

  4. #4

    Exclamation É ERRO da mikrotik!

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Tem que reclamar com os fabricantes que não desenvolvem drivers e/ou não colaboram com a comunidade em prol do desenvolvimento dos mesmos.

    Mikrotik é Linux então está sujeito aos problemas de drivers enfrentados no mesmo.

    Use uma mobo Intel e adaptadores de rede Intel que funciona. Agora esses xing-ling sem marca realmente é só problema.
    Concordo com vc, a falta de drivers para Linux é um entrave para a divulgação do mesmo e deveriamos ter um instrumento social para cobrança destes dos fabricantes, já que não é comercialmente viável, segundo estes, embora pareça que o mundo caminha em direção contrária visto a normatização da ISO... ponto para a Microsoft! No tocante ao Mikrotik, concordo com aquelas placas que ele dá a mensagem de desconhecidas em system/ resource/ pci/, porém...

    discordo muito quanto aos equipamentos utilizados, as placas Realtek, estão como aceitas pelo site MikroTik Routers and Wireless , tem drivers bem reconhecidos pelo Linux, os sistemas não só as reconhece como aponta os drives e as IRQs utilizadas, as interfaces aparecem como ativas, mas não tem tráfego!!!! Nem acesso pelo winbox nem tráfego de pacotes!!!!

    É ERRO da mikrotik!


    Na minha opinião, um erro básico, perigoso, e me deixa desconfiado de outros....

  5. #5

    Cool Vamos testar mais sim...

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Amigo,
    Sugiro que teste com outras versões do mikrotik, a 2.9.27 por exemplo, ou outra maior.
    Seguindo a sugestão já separamos uma máquina Intel, vamos usar as mesmas placas Realtek que já funcionaram no Microtik, no Squid e no Debian, as versões utilizadas foram baixadas dos sites oficiais da MikrotikBrasil e Mikrotik Latvia (fabricante), e lá não achamos versões anteriores a 2.5...

    Gostariamos de testar versões "confiáveis" , tem alguma sugestão de download?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SempreOnLine Ver Post
    Gostariamos de testar versões "confiáveis" , tem alguma sugestão de download?
    Teste a 2.9.27 seguinda da 2.9.38 e 2.9.50.

    Uso a 2.9.27 e tá tudo OK.

  7. #7

    Padrão

    isso tá com cara de sistema mal configurado.

    sobre os sua "realtek" não ser reconhecida no mikrotik, pegue esta placa, coloque em algum micro, pegue um live cd de alguma distribuição linux, pode ser ubuntu mesmo, rode nesta máquina e veja como ele reconhece a placa (comando lspci), tenho quase certeza que esta sua placa é falsificada a verdadeira "realtreko".

    sobre o linux não ter drivers, pode ser que não tenha para alguns periféricos, mas com relação a driver de rede isso ele é o mais completo SO que eu conheço, tudo depende do kernel utilizado e de sua compilação.

    sobre a versão do mikrotik, use a mais nova 3.10, a partir da versão 3.x muuuiitos drivers foram adicionados, visto que o kernel desta versão é o 2.6.

  8. #8

    Padrão

    Amigo quando o Sergio citou: Agora esses xing-ling sem marca realmente é só problema é pq a grande maioria de placas com chipset RTL 8139 não são originais e sim falsas, é facil confirma coloque no linux e depois de lspci normalmente aparece algo mostrando como generic... porem posso afirmar aqui pra vc funciona sim o mikrotik em maquinas velhas, tenho rodando em Pentium II, k6-2, em MB com 2, 5 e 6 slots PCI sem problemas, as novas MB como Gigabyte a placa de rede offboard soh funciona com a versão 3.XX, porem as mais antigas todas reconhecem normal, e voltando a sua duvida eu nunca precisei mexer com IRQ, porem td micro onde instalo o Mikrotik/Linux/Windows sempre desativo, portas Serial/Paralela/USB/Som/Rede off realmente pra ter um número maior de IRQ disponiveis, ate mesmo pq na maioria das vezes não usarei estes itens em servidores, tente resetar a MB, e faça novos testes, seguinte aqui uso apenas placas de rede 3Com otimo preço e excelente qualidade, porem ja usei com RTL 8139, é realmente as placas mais velhas são as melhores.

    Abraços

    Clecio

  9. #9
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Concordo com os amigos porque tive o mesmo problema com placas de redes no inicio, mas depois comprei placas 3com e intel, e resolveu o meu problema, a maioria dessar 8139d são falsas, mas ja testei as 8139c, 8139b e 8139a, e funciona perfeitamente.

    Renato Costa.

  10. #10

    Padrão

    Acho que se voce vai montar as xing-ling custa R$ 15,00.
    Compra uma placa de rede de boa qualidade que vai funcionar com certeza. deve custar no maximo R$30,00.
    Não queira economizar tanto na sua estrutura, para não ter problemas futuros...

  11. #11

    Padrão

    Boa tarde pessoal, tive tb alguns problemas principalmente com placas giga lan, mais na v3.9 q estou usando agora é so alegria, giga lan broadcom onboard no server ibm, e giga lan intel pro/1000.

  12. #12

    Post 2 speedy nao consigo criar conexão

    pessoal estou com problemas bom tenho 02 link speedy pppoe estao rotados os modens bom crio certo tal um navega normal a minha classe de ip destinada já o outro num navega eu percebi que em rotas fica azul e nao libera navegação eu acesso o modem normal mas ele num navega nem a pau o que posso fazer

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandelan Ver Post
    pessoal estou com problemas bom tenho 02 link speedy pppoe estao rotados os modens bom crio certo tal um navega normal a minha classe de ip destinada já o outro num navega eu percebi que em rotas fica azul e nao libera navegação eu acesso o modem normal mas ele num navega nem a pau o que posso fazer
    cara...

    esse assunto foge ao escopo do tópico.

    se você tem um problema, leia o link abaixo

    https://under-linux.org/forums/assun...niciantes.html

    caso não encontre solução, abra um novo tópico, e no local adequado.

  14. #14

    Padrão entao mas

    como faço pra abrir novo topico

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandelan Ver Post
    como faço pra abrir novo topico
    Leia: UnderLinux Wiki:FAQ - UnderLinux Wiki