Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Pera aí, alexandre, não causa qualquer diferença? então pra que essa opção!

    também acho dificil tanta gente está fazendo teste e está se equivocando assim.

    O próprio manual do mikrotik define como parâmetro em que se considera a diferença entre sinal e ruido.
    Para que o cartão atheros funcione como um prism ou um hermes (orinoco)... hehehehehe

    Parem e pensem: se você diz ao cartão que o ruído básico é -55 dbm (quero ver é sinal melhor que isso) o que o sistema irá fazer para tentar se auto-ajustar (auto-sense)? nada... ou seja, o sistema não dá bola para ruído... funciona igual os chipset antigos que não possuiam ajuste de ack, entre outros...

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    é so ler o que o pessoal do mikrotik.com respondeu... ta falando pra que serve !!!
    Bem,

    tentando traduzir

    o pessoal da mikrotik diz que serve para definir o menor nível de sinal que um cliente pode conectar, mas que esta opção só serve para placas antigas e que atualmente você pode usar access-list para controlar a conexão.

    Será que é psicologico mesmo? e o pessoal ai que diz ta funcionando com eles?

    pra tirar dúvidas vou eu mesmo fazer os testes. Lembrando que se clientes com sinal ruim não conecta, teoricamente o desempenho do sistema é melhor
    Última edição por JHONNE; 08-06-2008 às 22:14.

  3. #23

    Padrão

    eh psicologico ... eu troquei aqui.. achei q tinha melhorado.. mas eh porque. quando voce altera.. ele da um reset no cartao.. desconecta todo mundo e eh obrigado a re-associar... com isto.. clientes podem conectar com ack mais baixo... (se estivessem com ack alto por ex)...

  4. #24

    Padrão

    Com quase 3 anos de MK, já li, estudei e fiz várias experiências.
    Hoje o que uso e me deu melhores resulatos foi tirar o "dynamic" do "Ack Timeout" e deixar fixo em no máximo 100 e na aba "Data Rates" usar "configured", "Supported Rates B" marcar 5.5Mbps e 11Mbps, "Basic Rates B" marcas 5.5Mbps.

    obs.: levando em consideração todas as outras configurações básicas, como cartão/pci em modo B, "Preamble Mode" em "long", etc.

    p.s.: Lógico que com um espectro de sinal muito poluído em "sua" região, não existirá configuração milagrosa no MK!
    Última edição por kryseck; 09-06-2008 às 05:03.

  5. #25

    Padrão

    Vou testar, e posto o resultado.

    Obrigado a todos.

  6. #26

    Padrão

    pessoal tive otimo resultado..
    liguei a fonte AT na rb333.. ontem chegueio a 45 usuarios com media de ping 20ms por cliente.. sem perca..
    fico muito bom..
    eu tava pensando essas rb sao como um pc.. tem processador, memoria.. e pra roda isso nun pc precisa realmente de uma fonte boa.. com muitos amper.. essas fontes q compramos vem no maximo 2 miseros amper.. acho q isso soh o processador consome..
    coloquei aki minha fonte AT 12v e 19amp.. ta show por enguanto..
    pesquisando na net ouvi falar q rb tem uma protecao de energiao q discarta oq nao for usar da fonte.. asim tive a corage de colocar essa fonte..rsrs mas fico legal.

    rb333
    cartao sr2
    fonte At 400w.. 12v 19a

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jdmano Ver Post
    pessoal tive otimo resultado..
    liguei a fonte AT na rb333.. ontem chegueio a 45 usuarios com media de ping 20ms por cliente.. sem perca..
    fico muito bom..
    eu tava pensando essas rb sao como um pc.. tem processador, memoria.. e pra roda isso nun pc precisa realmente de uma fonte boa.. com muitos amper.. essas fontes q compramos vem no maximo 2 miseros amper.. acho q isso soh o processador consome..
    coloquei aki minha fonte AT 12v e 19amp.. ta show por enguanto..
    pesquisando na net ouvi falar q rb tem uma protecao de energiao q discarta oq nao for usar da fonte.. asim tive a corage de colocar essa fonte..rsrs mas fico legal.

    rb333
    cartao sr2
    fonte At 400w.. 12v 19a
    Vc teria o esquema de ligação de fonte AT em RB. Foi usando o POE ou foi direto no plug?

    Obrigado.
    Portal Link

  8. #28

    Padrão

    Vou testar essa conf .. anoite na hora do gargalo de 70 ate 90 clientes on vamo ve se melhora .. ate mais ,.. posto resultado

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    Vc teria o esquema de ligação de fonte AT em RB. Foi usando o POE ou foi direto no plug?

    Obrigado.
    Portal Link
    Para usar o PoE, seguindo o padrão CAT 5 (EIA 568B) para o cabo de rede que vai até a RB, os azuis são positivo e os marrons são negativo, ou seja, pinos 4 e 5 positivo e 7 e 8 negativo.

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kryseck Ver Post
    Com quase 3 anos de MK, já li, estudei e fiz várias experiências.
    Hoje o que uso e me deu melhores resulatos foi tirar o "dynamic" do "Ack Timeout" e deixar fixo em no máximo 100 e na aba "Data Rates" usar "configured", "Supported Rates B" marcar 5.5Mbps e 11Mbps, "Basic Rates B" marcas 5.5Mbps.

    obs.: levando em consideração todas as outras configurações básicas, como cartão/pci em modo B, "Preamble Mode" em "long", etc.

    p.s.: Lógico que com um espectro de sinal muito poluído em "sua" região, não existirá configuração milagrosa no MK!

    Testei essa configuração ...
    "...tirar o "dynamic" do "Ack Timeout" e deixar fixo em no máximo 100 e na aba "Data Rates" usar "configured", "Supported Rates B" marcar 5.5Mbps e 11Mbps, "Basic Rates B" marcas 5.5Mbps.

    obs.: levando em consideração todas as outras configurações básicas, como cartão/pci em modo B, "Preamble Mode" em "long", etc..."


    Até o momento foi a que deu melhor resultado com pings bem baixos com os clientes.
    Deixei a opção do Noise já coentada nos 55... apesar da discussão se resolve ou não...rs... não custa tentar todas as combinações possíveis...
    Vou verificar atéo fim do dia como fica e posto mais informações.

  11. #31

    Padrão

    Aqui deixei varias noites antes monitorando a latencia e estava orrivel , mesmo colocando as conf que o amigo passou deu na mesma pra min não mudou nada..

    Mais tudo e valido .. as vezes pra Isso funciona em alguns casos
    Última edição por fernandolv; 10-06-2008 às 08:54.

  12. #32

    Padrão

    pessoal meu esquema ta direto liguei fio amarelo e preto no plugue direto a rb... nao uso poe.. acho q ele perde ou sei la.. mas pra mim nao fico bom...
    na duvida manda o cabo de energia direto.. e pronto....
    agora seguinte percebi uma diferença grande em usar banda b e g...
    quando deixo em B me parece que o limite de trafego da rede cai muito os ping sobe nao á perca mas vai pra 400ms.. com banda B/G chega a 3mb de trafego no cartao.. com ping 20ms media.
    pra mim deu muita diferença to usando bg..
    muitos fala q B é o ideal .. nao sei.. vo testar essa semana o NL2511 da prism.. vamos ver ele é B.. depois coloco resultado.

    de tudo isso soh tive uma certesa.. pega essas fontes q vem com o mk e joga no lixo.. tem q ser no minimo 12v 5am.. pra ter um bom resultado..

  13. #33

    Padrão ping alto

    Vou colocar aqui minha experiencia

    eu tenho uma rb 532 com 56 clientes simultaneos com 2 mega de tx e 400 k de rx na interface wirelles e estes clientes estao em um nat em uam outra torre que e linkado via 5.8 e meu ping no horario de pico esta em 4 ms e 12 ms no maximo n aparte da manha isso fica melhor ainda em torno de 2 e 3ms nos meus clientes o sinal esta entre -44 e -66 ,verificamos todos os ack os que estavam acima de 100 fomos no cliente e melhoramos o sinal ,levantando antenas redirecionando e muitos destes funcionavam bem com o ap2000 na RB nao ficou a mesma coisa , e nao alteramos mais nada sempre usando B com taxa maxima de 11 Mbps potencia default e uma coisa, nao sei se o caso da maioria aqui a distancia maxima dos clientes ate o ponto de acesso é de 1 kilometro linha reta ,isso ajuda e muito , resumindo aqui funciona graças a Deus bem demais e gostaria de saber se alguem oferece mais de 300 k em radio 2.4 e se oferece o serviço é estavel ?

    obrigado

  14. #34

    Padrão

    Fiz as configurações postadas nesse topico como esperencia e não mudou nda.,

  15. #35

    Padrão Para mim deu certo!!!

    Amigo, como postei anteriormente testei a configuração:

    "...tirar o "dynamic" do "Ack Timeout" e deixar fixo em no máximo 100 e na aba "Data Rates" usar "configured", "Supported Rates B" marcar 5.5Mbps e 11Mbps, "Basic Rates B" marcas 5.5Mbps.

    obs.: levando em consideração todas as outras configurações básicas, como cartão/pci em modo B, "Preamble Mode" em "long", etc..."


    Testei durante uma semana e para mim foi a solução para o problema dos píngs altos. Sabemos que nem sempre a solução de uma serve para todos os casos, mas testei muita coisa nesse quase 1 ano pesquisando sobre esse problema.
    Lembrando que junto à configuração acima ainda deixei o noise setado em 55, que foi o começo deste tópico.
    Já agradeci até o amigo kryseck, pois os pings ficaram perfeito entre 2 e 3ms com os clientes em média, sem aqueles momentos malucos que iam até a 800ms.. isso acabou!
    Obrigado pessoal!
    Abs

  16. #36

    Padrão

    olá galera,


    fiz um teste aqui:

    não setei o noise threshold para 55, não vejo sentido nesse valor positivo, setei para -75 e percebi que os clientes com sinal pior que isso não conectavam, até apareciam com o sinal -95, mas logo se desconectava denovo, só que enquanto eles tentam conectar causa intereferencia na torre e a comunicação fica horrível.

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flaviomreis Ver Post
    Boa tarde galera!

    Bom, a um mês mais ou menos estava com problema de pings altos com meu mikrotik em que tenho duas AR5212 e uma AR5413 em 3 paineis setorias de 14dbi Hyperlink. Quase perdi as esperanças de que o Mikrotik realmente pudesse aguentar, com estas plaquinhas, um tráfego de pouco mais de 2Mbits com até 45 clientes na AR5413, 35 clientes em uma AR5212 e 5 clientes na outra AR5212, ou seja, no máximo 85 clientes conectados.

    Fucei no que podem imaginar lendo tudo quanto é post que encontrava sobre pings altos e ack alto, seguindo o que o pessoal dizia sobre preamble=long, eliminar os ack altos entre outros.

    Mas foi lendo um post no fórum do Mikrotik Brasil que encontrei a solução que para mim já está boa a um dia inteiro (olha que realmente isto é extremamente ótimo para mim). Trata-se do parâmetro noise-floor-threshold, que do valor "default" passei para o número 55 como indicado pelo autor daquele post (que desculpe não lembrar o nome agora). Como que por mágica meus pings baixaram muito, mesmo nos meus picos de 2Mbits, enquanto antes eu enfrentava sequencias intermináveis de pings de 500ms a mais de 1000ms, com horríveis momentos a 3000ms, 4000ms, agora no máximo algumas pequenas sequencias a 200ms ou 300ms.

    Pode ser que não seja o Santo Graal para todos, mas para mim foi uma graça Divina.

    Espero que isto venha para ajudar algumas pessoas que como eu já estavam perdendo os cabelos e a sanidade.

    Por favor postem suas configurações e possíveis números para o parâmetros noise-floor-threshold que possam ser até melhores que 55, pois não tive coragem de mexer mais nisto.

    Obrigado a todos que sempre cooperam aqui no Underlinux e em outros fóruns, o que nos faz sermos a cada dia melhores.

    Prezados, aqui tenho um mk na torre com uma placa Atheros 5413, 60 clientes e 35 simultâneos e ping em média de 10ms. O ack está setado em 30us (micro segundos). AS vezes percebo que o ping vai a 600ms, 1200ms, daí dou um reset no mk e melhora... pesquisando cheguei as seguinte conclusão:
    1) sempre que isto ocorre tem pelo menos 5 pessoas usando programas P2P.
    2) ao entrar em contato com estes clientes os mesmo se queixam que o computador está lento ou está com virus.

    Fiz o seguinte teste:

    no momento em que o ping está alto, eu desconecto os clientes que estão utilizando p2p, e o sitema volta ao normal.

    Agora a minha dúvida fica sobre a seguinte situação:
    a) será que é puramente por causa dos p2p?
    b) pode ser por causa dos virus?

    Comentem por favor.

    Abraços.

  18. #38

    Padrão

    Citação Postado originalmente por asctelecom Ver Post
    no momento em que o ping está alto, eu desconecto os clientes que estão utilizando p2p, e o sitema volta ao normal.

    Agora a minha dúvida fica sobre a seguinte situação:
    a) será que é puramente por causa dos p2p?
    b) pode ser por causa dos virus?

    Comentem por favor.

    Abraços.
    De quanto é o link?
    E o controle de banda está trabalhando corretamente?
    E estes 5 usuários consomem quanto da banda?
    Eu imagino que se até para eles fica lento, só se eles em conjunto ultrapassam o limite do link.
    Experimenta reduzir mais o limite P2P.
    Apesar de que tem um tópico aqui no forum: "Maldito Ares", que relata o sufoco, pois em muitas regras o Ares consegue burlar.

  19. #39

    Padrão

    2Mbps de link,
    controle de banda em 250k por cliente,
    limite de p2p em 20% e número de conexões em 30 por cliente(80, 443 e 1863 sem limite)

    o intrigante é que tem horas que o link tá consumindo 2048, 2020k e ping baixo..

    mas tem horas que o link tá com 1500k e o ping tá alto. Nesso momento noto que as conexões p2p aumentaram. Normalmente ficam na casa dos 600 conexões, só que tem horas que vai a 2 ou 3 mil conexões.

    acho que pode ser um problema na placa de rede que sai pro link, que é bem antiga, vou experimentar mudar.

  20. #40

    Padrão

    olha nego pode dizer o q quiser.. para mim tb nao faz sentido.. mas eu estava com um link ponto-a-ponto aqui de 24km com pings horriveis dando 600, 700 e timeout o tempo todo.. coloquei como o colega fez e ajustou.. meu ping baixou para 2 e nao deu mais perda de pacote... fora q o sinal melhorou muito.. vlw amigos