+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Mikrotik com latência alta na rede cabeada

    Olá camaradas,
    Alguém ai já vivenciou Mikrotik em rede cabeada dando latência de 100 as vezes 1000ms?
    Aqui tem acontecido isso.
    Os clientes pingam normalmente (0.3ms de média). Mas todos eles perdem latência pro MK e até perdem pacotes.
    Pensei que o problema pudesse ser a placa de rede (era uma 3COM) e troquei (para uma RTL 8139). Continuou na mesma.
    Estou usando Hotspot para autenticação. No caso, se eu tiver com pouca gente conectado ao server (5 a 10 clientes...) o ping fica estável. Mais que isso a coisa baba...
    Minha pergunta pra vcs é:
    Uma maquina cliente infectada com virus, por exemplo, poderia causar tal estrago? Se o caso for sim, alguém conhece uma solução pra estabilizar que num seja ir caçando maquina por maquina da rede até achar o problema?
    Grato pela atenção de vocês!

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    depende,
    você limito o
    "Rate limit" do server hotspot?
    caso sim.. deslimite-o =}

  3. #3

    Exclamation Server sem limite

    num tem limite no server em si não cara.
    só em "user/profile" onde criei planos para os clientes, tipo 64k e 128k.
    pensei que pudesse ser o próprio cliente que chega no limite da banda e começa a ter requisição negada, mas mesmo os que não estão trafegando nada recebem latência alta.

  4. #4

    Talking Não estou entendendo sua topologia

    1) Vc tem um Mkt em um POP e ai vc tem um rádio como cliente apontado para ele e atrás deste radio vc tem vários clientes em rede cabeada tipo horizontal ou vertical (prédio).
    2) Vc tem um Mkt com uma rede cabeada horizontal ou vertical (prédio) ligando em na ether.
    Qual das opções?

  5. #5

    Exclamation Topologia

    Pela sua análise, seria horizontal.
    Tá funcionando assim:

    Link <> MK <> CLIENTES
    O link sai de um Cisco 1500 Series em UTP 10/10, entra no MK por uma placa de rede Realtek (RTL 8139) e sai para os clientes cabeados tb em UTP 10/100 em outra placa Realtek (RTL 8139).
    As placas já foram 3COM. Tb já troquei para placas novas da mesma marca. Mesmo efeito...

  6. #6

    Padrão

    Amigo,



    Em uma configuração desse tipo não exite trafégo somente entre os clientes e o mikrotik, existe também entre os clientes, mesmo que sejam solicitação de dhcp, solcitações de broadcast, isso pode tornar sim a sua rede lenta, principalmente quando a qualidade dos hubs/switchs são ruins, sem falar nos vírus e compartilhamento de arquivos entre os usuários.

  7. #7

    Padrão Não adianta

    Amigo, todos os clientes que estão nesta rede cabeada, fazem parte do mesmo barramento, com isso eles podem usar o cabo UDP para outra finalidades, ex jogar.
    Aconselho vc a colocar switch gerenciavel, tio da cianet www.cianet.ind.br ai vc vai separar todos os clientes do seu barramento.

  8. #8

    Exclamation Mais uma

    Pensei no que escreveram e fui rever a rede.
    A questão de um cliente estar trocando informação com outro realmente era algo pra ser considerado. Mas eu já tinha pensado nisso e isolei a rede.
    Desliguei todos os clientes, entrei com dois notebooks no switch e fiz teste de ping para o MK.
    Só com os dois notes ele já apresenta alguma latência.
    Isso não acontece o tempo todo. Digamos que, de 3 até as 7 da manhã o ping estabiliza.
    Achei mesmo que fosse algum cliente puxando a rede inteira, mas não era...
    Não sei se pode ser a máquina. E um Sempron LE1115 com 2GB de ram DDR2 e um HD de 120GB. Como o MK não requer tanta maquina, montei outro com um Athlon XP 2600+, 1GB de ram e HD de 120. Acontece a mesma coisa...
    Pode o link de entrada influenciar na latência de saída? Pq é a única "variável" que ainda não mudei.
    Só pra constar, tem um link dedicado de 2mb da emb e um adsl de 4mb. testei um por um, um por vez, os dois juntos e naaada...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tekinowaza Ver Post
    Pensei no que escreveram e fui rever a rede.
    A questão de um cliente estar trocando informação com outro realmente era algo pra ser considerado. Mas eu já tinha pensado nisso e isolei a rede.
    Desliguei todos os clientes, entrei com dois notebooks no switch e fiz teste de ping para o MK.
    Só com os dois notes ele já apresenta alguma latência.
    Isso não acontece o tempo todo. Digamos que, de 3 até as 7 da manhã o ping estabiliza.
    Achei mesmo que fosse algum cliente puxando a rede inteira, mas não era...
    Não sei se pode ser a máquina. E um Sempron LE1115 com 2GB de ram DDR2 e um HD de 120GB. Como o MK não requer tanta maquina, montei outro com um Athlon XP 2600+, 1GB de ram e HD de 120. Acontece a mesma coisa...
    Pode o link de entrada influenciar na latência de saída? Pq é a única "variável" que ainda não mudei.
    Só pra constar, tem um link dedicado de 2mb da emb e um adsl de 4mb. testei um por um, um por vez, os dois juntos e naaada...

    Amigo,


    Sua questão envolve a qualidade dos equipamentos de rede, reveja!

  10. #10

    Padrão já tive o mesmo problema!

    Solução foi formatar o HD e reinstalar o Mikrotik, a lógica do problema imagino que tenha sido algum arquivo que na primeira vez instalei que estava corrompido ou algo parecido, faça esse teste instale em outro HD e veja o que ira acontecer.

  11. #11

    Exclamation Outra questão...

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Amigo,


    Sua questão envolve a qualidade dos equipamentos de rede, reveja!
    Pode ser mesmo cara...
    Já vi pcs que, depois de movidos de um canto pra outro da sala, deram algum tipo de defeito.
    Esse mesmo pc estava rodando um programa chamado Netunne. Mas o suporte do programa não era muito bom, além do web-cache que não funcionava. Nesse Netunne, a rede funcionava perfeita. nem com sobrecarga de cliente em cima do link (um dia teve 50 conectados em 128k...) ele apresentou esse tipo de anomalia. Mas de qualquer forma, vou mudar de pc, de placas e o hd. Vocês tem alguma placa pra recomendar?

    Outra coisa...
    fazendo testes de ping (estou obcecado!) percebi que o Mikrotik não responde ping maiores que 1473 bytes. Isso acontece só comigo ou é com todo mundo?
    E se for "só comigo", existe uma maneira de aumentar o pacote de resposta do MK?

    Grato aê a atenção de vocês!