+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik - rede cabeada - radio cliente

    Utilizo mikrotik em uma rede toda cabeada que não tem nada wireless. O que acontece é que tenho um cliente que usa notebool e quer ter um radio na casa dele. Tenho um cabo que chega na casa dele. Quero colocar o radio nesse cabo e permitir que ele acesse o notebook pelo radio. Eu faço o controle de acesso amarrando ip ao mac e criando uma queue para cliente ip. Como eu posso configurar esse radio para o cliente? Tem que cadastrar o MAC do rádio e dá um ip a ele? Se alguem puder me ajudar serei grato. Parabéns pelo forum, muito bom mesmo.

  2. #2

    Padrão

    É só cadastrar a porta WAN (ou "internet", depende do modelo) do rádio como se fosse mais um dos computadores da rede. O rádio se encarrega de entregar ip e repassar a conexão ao notebook.

  3. #3

    Padrão

    Eu vou cadastrar o MAC da porta wan do radio com um ip no arp e criar a queue para ele. O radio distribui ip para o notebook e eu não preciso cadastrar o notebook no mk, é isso?

  4. #4

    Padrão

    Exatamente, só se certifique de ativar o DHCP Server no rádio.

  5. #5

    Padrão

    Lembre-se de colocar no DHCP do rádio máscara 252, assim vc vai evitar que alguem proximo ao rádio obtenha ip e navegue através dele.

    Depende o rádio tbm tem a opção de fazer bridge, assim vc controla diretamente o que está atrás do rádio, ou seja, diretamente o notebook de seu cliente.

    Abraços

    evoclutch