+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balanceamento x Rota Default

    Pessoal tenho 10 links balanceando no meu Mikrotik Server, tudo funcioando ok, sei que preciso deixar um dos links como rota dafault, mais qual é o consumo geralmente da rota default? O que passa pela rota default? Seria uma maior % de UP e uma menor de DOWN? Dependendo da ajuda dos colegas poderia deixar um link exclusivamente para ela, sendo assim, nenhum cliente pendurado nesse link. Aguardo.
    Última edição por intermix; 11-06-2008 às 14:23.

  2. #2

    Padrão

    Seus links são todos conectados por adsl?
    Geralmente, poe-se o default no que estiver a melhor estabilidade, dependendo de sem peso.

    Valeu amigo

    Qualquer coisa...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Seus links são todos conectados por adsl?
    Geralmente, poe-se o default no que estiver a melhor estabilidade, dependendo de sem peso.

    Valeu amigo

    Qualquer coisa...
    São todos ADSL! Gostaria de saber o que passará por esse link da rota default? PROTOCOLOS, PORTAS, MSN, p2p, etc..
    Tendo as respostas, poderei bloquear todo o tráfego UDP e P2P desse link, já que é um dos principais motivos do modem ADSL travar e consequentemente evitar que toda minha rede fique sem navegação até o modem destravar.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por intermix Ver Post
    São todos ADSL! Gostaria de saber o que passará por esse link da rota default? PROTOCOLOS, PORTAS, MSN, p2p, etc..
    Tendo as respostas, poderei bloquear todo o tráfego UDP e P2P desse link, já que é um dos principais motivos do modem ADSL travar e consequentemente evitar que toda minha rede fique sem navegação até o modem destravar.
    Poe o default com os protocol, portas, msn, sites importantes(como de bancos) e os peers two peers poe em outro, assim, como disse acima, evitará que sem modem trave.

    Valeu amigo,
    Qualquer coisa...

  5. #5

    Padrão

    mais qual é o consumo geralmente da rota default?
    Depende exclusivamente do trafego direcionado para ela. Tudo que for exceção às suas regras sairá pela default.

    O que passa pela rota default? Seria uma maior % de UP e uma menor de DOWN?
    Como dito anteriormente, tudo que for exceção às suas regras, sariá pela default. A rota default nao difere em UP e DOWN.

    Dependendo da ajuda dos colegas poderia deixar um link exclusivamente para ela,
    Apenas um link deve ser a rota default.

    sendo assim, nenhum cliente pendurado nesse link.
    Cada cliente sai exclusivamente por um link? Isso deixa vc sem overbooking entre os links mas deixa todo este tópico sem sentido. Se estiveres fazendo isso pode colocar clientes a vontade sobre este link.

  6. #6

    Padrão veja como funciona pois ainda há dúvida!

    Citação Postado originalmente por Jim Ver Post
    mais qual é o consumo geralmente da rota default?
    Depende exclusivamente do trafego direcionado para ela. Tudo que for exceção às suas regras sairá pela default.

    O que passa pela rota default? Seria uma maior % de UP e uma menor de DOWN?
    Como dito anteriormente, tudo que for exceção às suas regras, sariá pela default. A rota default nao difere em UP e DOWN.

    Dependendo da ajuda dos colegas poderia deixar um link exclusivamente para ela,
    Apenas um link deve ser a rota default.

    sendo assim, nenhum cliente pendurado nesse link.
    Cada cliente sai exclusivamente por um link? Isso deixa vc sem overbooking entre os links mas deixa todo este tópico sem sentido. Se estiveres fazendo isso pode colocar clientes a vontade sobre este link.
    Tenho aqui dessa forma:

    link 01 - grupo 01 - default
    link 02 - grupo 02 - clientes
    link 03 - grupo 03 - clientes
    link 04 - grupo 04 - clientes
    link 05 - grupo 05 - clientes
    link 06 - grupo 06 - clientes
    link 07 - grupo 07 - clientes
    link 08 - grupo 08 - clientes
    link 09 - grupo 09 - clientes
    link 10 - grupo 10 - clientes

    ????????
    se eu nao colocar cliente nenhum no link 01 (default) o que passará por esse link? Uma coisa é certa, mesmo com todas as rotas sendo direcionadas para os respectivos links, se eu desativar o default a navegacao para!

    Na pratica percebo que quando coloco o default em um link com muitos clientes o ping pra fora sobe muito e a nevagacao chega a ficar muito lenta. Nesse caso acredito que as requisicoes passam por esse link...UP no caso. estou certo? p2p também usa esse link default?

    Alguém tem essas respostas pra me dá?
    Creio que isso é importante pra todos no sentido de uma boa administração dos seus links em caso de balanceamento.

    Aguardo!

  7. #7

    Padrão

    Intermix,

    Como vc está separando os clientes por link (clientes a,b,c saem pelo link 01, clientes d,e,f pelo link 02, e assim por diante) a rota default deve estar sendo usada apenas para resolução DNS ou saída de cache de internet, dependendo dos serviços que rodam no servidor. Se vc está marcando os pacotes dos clientes por portas ou protocolos, tudo que não se encaixar nas regras de marcação sairão pelo link default. Parece ser o caso do ICMP, por isso a latência aumenta. Ou seja, por mais que vc faça um ping do cliente para fora, isso não retratará a qualidade do link usado pelo cliente e sim a qualidade do link onde sai sua rota default.

    Seu servidor é o DNS dos clientes? Ela roda Proxy?

    Neste momento seria interessante que vc postasse o script de balanceamento do link.

    abraço!

  8. #8

    Padrão

    Senhor moderador e intermix:


    Não é correto re-postar a mesma mensagem:

    Veja isso:






    Abraços,

  9. #9

    Padrão Desculpas ao moderador!

    Citação Postado originalmente por mson77 Ver Post
    Senhor moderador e intermix:


    Não é correto re-postar a mesma mensagem:

    Veja isso:




    Abraços,
    1000 desculpas.
    sou novo no forum e achei que os sub-foruns seria apenas uma organização das postagens. Depois percebi que duplicou pois minha intensão não era essa.
    Mais outra coisa, não encontrei modo de apagar a segunda mensagem. Caso possa me ensinar agradeceria.

    Aguardo.