+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik HOTSPOT em conjunto com controle IP FIXO

    Boa noite pessoal,
    Estou com um problema, to batendo a kbça, mas até agora nada
    Trabalho em uma empresa provedora banda larga via radio
    cujo tem 1 servidor operando conectiva 10 com conexão via ip fixo

    estamos migrando para o mikrotik, mas se eu coloco o mikrotik na mesma rede, meus clientes com ip fixo ignoram o dsn e o gateway
    e passam a se conectar diretamente pelo usuario e senha do hotspot do mikrotik

    Bom, a alguma forma, de eu conseguir fazer com que o mikrotik via hotspot, só apareça para o cliente se ele estiver usando dhcp?
    ou fzer com que o mikrotik ignore determinada faixa de ip, fzendo assim com que os clientes se acessem ao outro servidor?

    Pois assim eu poderei migrar cliente por cliente, sem precisar retirar o outro servidor de ma forma menos brusca e mais calma

    servidor 1 ip fixo 10.148.x.x
    servidor mikrotic HOTSpot dinamico 10.0.0.0

    Agradeço deis de ja...

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por capagrossa Ver Post
    Boa noite pessoal,
    Estou com um problema, to batendo a kbça, mas até agora nada
    Trabalho em uma empresa provedora banda larga via radio
    cujo tem 1 servidor operando conectiva 10 com conexão via ip fixo

    estamos migrando para o mikrotik, mas se eu coloco o mikrotik na mesma rede, meus clientes com ip fixo ignoram o dsn e o gateway
    e passam a se conectar diretamente pelo usuario e senha do hotspot do mikrotik

    Bom, a alguma forma, de eu conseguir fazer com que o mikrotik via hotspot, só apareça para o cliente se ele estiver usando dhcp?
    ou fzer com que o mikrotik ignore determinada faixa de ip, fzendo assim com que os clientes se acessem ao outro servidor?

    Pois assim eu poderei migrar cliente por cliente, sem precisar retirar o outro servidor de ma forma menos brusca e mais calma

    servidor 1 ip fixo 10.148.x.x
    servidor mikrotic HOTSpot dinamico 10.0.0.0

    Agradeço deis de ja...
    Olá amigo,
    Poste a disposição das placas de rede do mikrotik e do servidor1 para darmos uma olhada, onde está conectado e etc...

    Valeu amigo.

  3. #3

    Padrão

    Bom eu sou um pouco leigo, porem vamos tentar

    o mikrotik e o outro servidor estão na mesma rede, o meu problema é o mikrotik+hotspot funcionar independente do ip que tiver na maquina,

    oque eu preciso exatamente é fazer com que o mikrotic pegue apenas os clientes que estão com dhcp, e qualquer outra faixa ou ip que eu cadastrar,
    alguam rota desse tipo

    ip x 10.0.x.x aceitar
    ip y 10.148.x.x ignorar
    fzendo de uma forma que os ips 10.148.x.x consigam ir para o outro servidor como eles fzem quando o mikrotik não esta instalado
    ....
    provavelmente eu naum entendi a pergunta do senhor, de qq forma, se vc quiser que eu tire print de alguma téla, so me avisar que eu mando

    abraços
    Última edição por capagrossa; 11-06-2008 às 20:44.

  4. #4

    Padrão

    Acho que deu para entender,

    Tire qualquer masquerade que tiver para o IP 10.148.x.x
    Crie a faixa de ip desejada em IP ADDRESS e em IP Pool.
    Crie o servidor Hotspot, quando for criar um Perfil, em address pool escolha o pool que criou, assim ele vai distribuir os ip automaticamente.

    Caso tenha alguma dúvida, tem uma material sobre hotspot em anexo.

    Qualquer coisa...

  5. #5

    Padrão

    Onde Vejo, onde fica se esta mascarade??

    procurei na minha apostila de hotspot mas não axei
    tambem fucei aqui no winbox e naum axei

    deve ser coisa facil
    sera que alguem pode me ajudar?

    ps:
    o profile do hotspot ja tava criado
    tem como eu alterar ele ao inves de eu criar outro?

  6. #6

    Padrão

    Bom...
    resumindo
    preciso que o ip 10.148.x.x quando bater no mk ricoxeteie pro servidor linux wt

    Não consegui axar onde fica o mascarade ativo. que o amigo de cima falou,
    alguem poderia me dar uma ajuda?

    esta configurado como hotspot e o dhcp esta ativado, porem ele conecta independente do ip que uso

  7. #7

    Padrão

    a numero 8, 17 e 18 ta certo? a 17 e 17 tem que remover? oque faço plz me ajudemhttp://br.geocities.com/demolaytaubate/firewalll.JPG

  8. #8

    Padrão

    Os seguinte passos deve resolver o seu problema


    1 - em ip hotspot clique hosts
    2 - localize o ip e o *mac que vc deseja liberar
    3 - Clique em make binding e configure corretamente os ips, deixe em byassed na combo e dê okay

    fazendo isso esse *mac quando atribuido este ip ignora o hotspot

  9. #9

    Padrão

    mass eu vo ter que fzer isso ip por ip??

    são mais de mill clientes...

    não ha uma forma de liberar a faixa toda? e sem precizar colocar o mac?

    lembrando que eu nao quero que essa faixa se conecte pelo mikrotik eu quero que ela se conecte pelo outro mikro

  10. #10

    Padrão

    Olá amigo capagrossa,

    Qual será a função do mikrotik com o servidor hotspot, já que ainda quer usar o conectiva? Quantos clientes que usar para o mikrotik e o conectiva?
    Sua rede é wireless ou cabeada?

    Ainda não te entendi completamente.

    Desculpas aí pelas dúvidas, mas é que precisamos saber a sua real necessidade.

    Qualquer coisa...

  11. #11

    Padrão

    Minha rede é sem fio distribuida por varias repetidoras etc
    O servidor connectiva ja esta cadastrado todos os clientes ....
    geralmente temos qque cadastrar o ip no servidor
    e no cliente colocamos uma configuração desse tipo
    ex ip 10.148.169.22
    255.255.255.252
    10.148.169.21

    dns 10.148.169.21


    Resolvemos migrar para o mikrotik, porem não podemos migrar de uma ves devido a problemas com o ip fixo....

    ai restaram 2 soluções
    1ª é migrar de repetidora por repetidora que vai dar uma dor de kbca grande..

    a 2ª seria colocar o mikrotik junto com o outro servidor e ir migrando de cliente para cliente...

    mas para isso o mk tem que funcionar de uma forma que quando o cliente ainda tiver com o ip fixo duma forma parecida com a que esta acima, ele entre pelo linux e se ele colocar dhcp ele va para o mk e peça usuario e senha

    o problema que estou tendo é que independente do ip que eu coloque no cliente, sendo fixo ou naum, sendo faixa 192, 10.148 200.232, ele vai direto pro mk


    oque eu precize exatamente, é que o mikrotic só pegue se o cliente tiver apontado pra ele, no caso via dhcp....

    deve ser alguma opcao que ta abilitada de devo ter que desabilitar eu naum sei....

    Meus kblos ja taum caindoo jaa xD

  12. #12

    Padrão

    Amigo, não vejo muito sentido nisso, pois se vc seta no cliente o IP, mask, DNS, e aponta para o gateway específico como poderia o hotspot tomar a frente e solicitar user e senha ?? realmente não entendo como está acontecendo isso !! Vou simular esta sua necessidade aqui na bancada só pra confirmar se isso vai ocorrer...

    Uma pergunta >
    qual o endereço do seu MK ?
    qual o endereço do seu GW linux ?

  13. #13

    Padrão

    Realmente amigo,
    Veja se o Conectiva não tá redirecionando o acesso para o mikotik, mesmo assim não tem logica.
    faça um tracert para o servidor linux e para o servidor mikrotik e post aqui.
    Verifique DNS dos dois e tals.

    Qualquer coisa...

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Realmente amigo,
    Veja se o Conectiva não tá redirecionando o acesso para o mikotik, mesmo assim não tem logica.
    faça um tracert para o servidor linux e para o servidor mikrotik e post aqui.
    Verifique DNS dos dois e tals.

    Qualquer coisa...
    Olá amigo... e se vc criasse um usuario e senha padrao no hotspot e todos seus clientes logassem atraves deste?
    Tah certo que vc teria que atribuir uma velocidade no profile q seria a velocidade padrao para todos os usuarios... ai vc vai nos clientes q tem velocidades maiores e migra esses primeiro...
    Flw..

  15. #15

    Padrão

    naum posso migrar ainda por causa dos ips fixoss,

    o servidor linux, tem o ip 200.232.62.134 ip interno
    ele trabalha de uma forma que o gatway do cliente é sempre um numero a menos que o ip dele. para conectar

    até ai tudo bem

    o problema eah que o mk ta configurado de tal forma que qq ip que eu coloque na minha maquina, qq mesmo até mesmo ip192.192.192.192
    masc 255.255.255.252
    gatway 192.192.192.191

    ele encontra de alguma forma o mikrotik e pede usuario e senha

    o ip do mk é 10.0.0.1 ou 10.0.0.0 nao me lembro ao certo

    sei que deve ser alguma opcao abilitada no mk que faz com que ele abra o hotspot independente do ip do usuario, e é justamente essa opção que quero desabilitar

    xD

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por capagrossa Ver Post
    naum posso migrar ainda por causa dos ips fixoss,

    o servidor linux, tem o ip 200.232.62.134 ip interno
    ele trabalha de uma forma que o gatway do cliente é sempre um numero a menos que o ip dele. para conectar

    até ai tudo bem

    o problema eah que o mk ta configurado de tal forma que qq ip que eu coloque na minha maquina, qq mesmo até mesmo ip192.192.192.192
    masc 255.255.255.252
    gatway 192.192.192.191

    ele encontra de alguma forma o mikrotik e pede usuario e senha

    o ip do mk é 10.0.0.1 ou 10.0.0.0 nao me lembro ao certo

    sei que deve ser alguma opcao abilitada no mk que faz com que ele abra o hotspot independente do ip do usuario, e é justamente essa opção que quero desabilitar

    xD
    Isso chama-se NAT 1:1
    O mikrotik faz isso por padrão.. independentemente do ip q tah no usuario...
    para que o mkt nao assuma o controle vc deve desabilitar o server dhcp...
    Flw

  17. #17

    Padrão

    =/

    mas ai sem o dhcp num adiantaa T_T

    Dei uma pesquizada no nat, me falaram pra desabilitar o arp da placa que tenho
    pois ai o nat 1:1 para de funcionar
    mas quando eu faço isso tudo para de funcionar, xD
    naum da mais nem pra entrar no mk mesmo se eu tiver usando o endereço do dhcp

    Agora a duvida...

    Da para mim desabilitar o nat 1:1 sem perder o roteamente e controle de internet?

    seria masi ou menos assim

    o mk
    hotspot
    servidor dhcp
    pedindo usuario e senha somente e validando somente se tiver com o ip certo


    Alguem sabe como desabilitar o nat 1:1?

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por capagrossa Ver Post
    =/

    mas ai sem o dhcp num adiantaa T_T

    Dei uma pesquizada no nat, me falaram pra desabilitar o arp da placa que tenho
    pois ai o nat 1:1 para de funcionar
    mas quando eu faço isso tudo para de funcionar, xD
    naum da mais nem pra entrar no mk mesmo se eu tiver usando o endereço do dhcp

    Agora a duvida...

    Da para mim desabilitar o nat 1:1 sem perder o roteamente e controle de internet?

    seria masi ou menos assim

    o mk
    hotspot
    servidor dhcp
    pedindo usuario e senha somente e validando somente se tiver com o ip certo


    Alguem sabe como desabilitar o nat 1:1?
    Olá amigo,
    Algumas observações têem-se a fazer:
    Interface de saída para do hotspot?
    Porta do proxy do mikrotik e conectiva?
    Servidor de DNS dos dois?
    O mikrotik pega o ip do conectiva?

    ...

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por capagrossa Ver Post
    Onde Vejo, onde fica se esta mascarade??

    procurei na minha apostila de hotspot mas não axei
    tambem fucei aqui no winbox e naum axei

    deve ser coisa facil
    sera que alguem pode me ajudar?

    ps:
    o profile do hotspot ja tava criado
    tem como eu alterar ele ao inves de eu criar outro?

    Amigo,

    Quando se cria um hotspot através do wizard (botao setup) ele dispoe uma opção de *mascarar a rede, caso marque esta opção é criada uma regra em ip->firewall->nat , que terminar com ação masquerade, é disso que nosso colega ta falando.