+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão como realizr boot com tftp e restaurar uma imagem com dd

    rimeiramente esse é o primeiro tópico que abro aqui na comunidade, se estou postando no lugar errado me desculpem. Bem o meu problema é o seguinte:
    - Peguei um trabalho em um desses telecentros de inclusão digital. nesse telecentro possui 1 servidor linux, com alguns clientes que também são linux.

    - deverei criar com o DD um arquivo de imagem do HD de uma das máquinas cliente e do servidor ambos os arquivos de imagem ficarão armazenados no servidor. Essa imagem será usada no caso de alguma máquina "dar pau" e a agente não vai precisar instalar tudo de novo e o mesmo vale para o servidor.

    - Acontece que essas máquinas clientes, cujo o hardware são identicos, não possuem drivers de disquetes e nem de CDs. É aí que o meu problema começa.

    - o rapaz que coordena o telecentro quer que eu configure as máquinas clientes para darem boot via rede com o tftp e então pegar a imagem que foi criada com o dd no servidor e instalar nos clientes.

    - A minha duvida é:
    1 - como criar ou obter a imagem do kernel que será carregada pelas as máquinas quando elas darem boot via rede com o tftp?
    2 - o arquivo com a imagem do hd já será passado para as máquinas também via TFTP ou após o boot as máquinas terão que pegar o arquivo de imagem via NFS ou SSH? ou o proprio dd possui um comando para pegar arquivos de imagem armazenados remotamente e instalar no hd local?
    ex: dd if= ip_da_maquina_remota/dir/arq_imagem.img of=/dev/hda_local ?. Bem não sei, por isso peço a ajuda de vcs. isso é URGENTE!!!! pois tenho que entregar esse servidor pronto nesse sábado. Por favor me ajudem. Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Amigo, da uma olhada nesse link aqui!
    Acho que é bem o que você ta precisando!

    LTSP - Linux Terminal Server Project - v4.1

    Abraço,

    André

  3. #3

    Padrão

    Amigo, da uma olhada nesse link aqui!
    Acho que é bem o que você ta precisando!
    Valeu mesmo, acho que a parte do pxe era justamente o que eu tava procurando agora vc sabe como faz pra baixar o arquivo pxelinux.0, ou quando vc baixa o pacote syslinux ele já vem junto

  4. #4

    Padrão

    Então amigo, eu não sei bem como faz isso, nunca precisei implementar!
    Eu conhecia esse projeto e logo me veio a mente quando li seu post!

    Concerteza no meio do tutorial ele explica como faz tudo isso!

    Abraço!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jorgejp19 Ver Post
    Valeu mesmo, acho que a parte do pxe era justamente o que eu tava procurando agora vc sabe como faz pra baixar o arquivo pxelinux.0, ou quando vc baixa o pacote syslinux ele já vem junto
    Isso estava escrito la no site:

    Código :
    Há um NBP disponível para carregar o kernel Linux chamado de[B]  pxelinux.0[/B]. 
    Este é parte do pacote[B] syslinux[/B]  de H. Peter Anvin, um dos desenvolvedores do kernel.
    André

  6. #6

    Padrão

    a dúvida é instalando esse pacote o arquivo vem junto ou vc tem q criar o arquivo com esse comando ou tem q baixá-lo de outro lugar? valeu pela ajuda.

  7. #7

    Padrão

    Bom amigo como eu te disse, não sei porque nunca fiz!
    Agora é sua parte procurar como fazer!
    Aqui muitas vezes agente vai te mostrar o caminho e não com fazer, afinal, ninguém sabe tudo.

  8. #8

    Padrão

    Bom amigo como eu te disse, não sei porque nunca fiz!
    Agora é sua parte procurar como fazer!
    Aqui muitas vezes agente vai te mostrar o caminho e não com fazer, afinal, ninguém sabe tudo.
    valeu mesmo vou procurar e qualquer coisa coloco o resultado aqui!!!