+ Responder ao Tópico



  1. #1
    eidt2008
    Visitante

    Question Antena omni inclinada

    Pessoal, estou com a seguinte duvida, minha torre tem 18 metros de altura e tinha minha omni a essa altura, resolvi subir um mastro com a omni na ponta juntamente com a caixa e o radio, antes de subir meu sinal estava bom, estava instalando para um cliente e ele dava dando 26% á 1600 metros de minha torre, subi minha antena mais 5 metros e o sinal dele sumiu, ai vem o problema, a antena ficou um pouco inclinada, pode ser isso o problema do sinal ter sumido? não sei mas o que fazer, se eu desco a antena para a altura que estava ou o problema é outro, não sei mas o que fazer, achei que iria melhorar o sinal mas piorou.Detalhes dos equipamento usado: Antena omni da hiper de 15dbi e radio realsat com 200mw a 23 metros de altura. Sinal embaixo da torre sometente com a placa e anteninha original pegando 60% de sinal.

  2. #2

    Padrão

    Não devemos confundir antena wireless com anten a de televisao, que quanto mais alto melhor...

    Quanto mais voce aumenta a altura pior o sinal fica pois o alinhamento das antenas fica comprometido...

    Baixe essa antena e use um inclinometro pra verivicar a posição dela pra nao deixar torta e pronto...

  3. #3

    Padrão

    Quanto mais alta mais longe vai, agora clientes perto pode acontecer o contrario, nao pelo alinhamento das antenas e sim pelo lobulo de irradiacaoa das antenas omni ser em torno de 7 graus. Mesmo assim 1,6 km nao deveria ter tanta diferenca, pode ser outro problema , verifique se os clientes mais longe o sinal melhorou.Caso contrario verifique suas conecoes, conector dos cabos, se antena ficou torta, deberia ter melhorado pros clientes do lado que ela esta inclinada.

  4. #4

    Padrão

    Se eu tenho uma antena a 10 metros de altura e instalo um cliente a 1,6km e ele tem o sinal bom, assim que eu elevar 6 metros a mais essa antena, automaticamente a antena do cliente se desalinha, porque foi instalada numa condição e eu modifiquei.

    Ou voce vai lá e realinha todos os seus clientes por conta dessa mudanca que voce fez ou poe a antena no mesmo lugar que estava.

  5. #5
    eidt2008
    Visitante

    Padrão

    Quando a realinhar a antena dos clientes isso ja sabia, o estranho é esse cliente que esta a 1600 metros que tinha um sinal de 26% e agora ja mudamos todas as posições da antena e não capta nenhum sinal mais. Será qua pode ser algum conector que se solto e não esta mandando o sinal pra longe, somente esta pegando perto.

  6. #6

    Padrão

    É como dizia o sargento da minha turma...

    "São os azares da guerra"

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eidt2008 Ver Post
    Quando a realinhar a antena dos clientes isso ja sabia, o estranho é esse cliente que esta a 1600 metros que tinha um sinal de 26% e agora ja mudamos todas as posições da antena e não capta nenhum sinal mais. Será qua pode ser algum conector que se solto e não esta mandando o sinal pra longe, somente esta pegando perto.


    Rapaz...26% com 1.6KM??? Não tá bom não...o sinal era pra estar melhor mesmo antes de você mudar a antena, tenho clientes com essa distância com mais de 80%...

  8. #8

    Padrão

    O que nosso amigo citou é muito importante, o lobulo de radiação da antena é pequeno, alto ganho quer dizer que atinge longas distâncias, pois a mesma concentra mais energia/sinal em um espaço menor, ao contrário das antenas de baixo ganho, que "espalham" a energia/sinal em um espaço maior/proximo, mas não atingindo grandes distâncias.

    Espero ter ajudado
    t +

  9. #9

    Padrão

    ola amigo, voce ja verificou o kit cliente do seu assinante, acredito que deve haver algo danificado na rede dele, se seus outros clientes nao apresentaram problemas apos a mudança dificilmente sera algo em sua rede, verifique conexoes e cabos, outra coisa que uso muito para testar gire a antena dele para outras posiçoes pra v se encherga outras redes com boa qualidade(caso haja outras redes proximas por ai) assim podera verificar se o equipamento dele esta ok,boa sorte!!!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eidt2008 Ver Post
    Quando a realinhar a antena dos clientes isso ja sabia, o estranho é esse cliente que esta a 1600 metros que tinha um sinal de 26% e agora ja mudamos todas as posições da antena e não capta nenhum sinal mais. Será qua pode ser algum conector que se solto e não esta mandando o sinal pra longe, somente esta pegando perto.
    E daí, já achou o problema?
    Se tudo o que os companheiros citaram ainda não resolveu, dá uma conferida na sua omini.
    Voce disse que a omini ficou um pouco inclinada.
    Se ela por ex. inclinou para o norte, quem estiver no sul vai ter problemas, pois o angulo vertical é muito baixo, cerca de 7 a 10º.
    Qualquer inclinação pode realmente tirar do alcance do cliente.
    Em 1600 m estes 5 metros que elevou não seria suficiente para tanto, apesar de que voce disse que antes dava só 26%. Poderia até baixar mais, mas não sumir, só pela elevação.

  11. #11
    eidt2008
    Visitante

    Thumbs up

    Consegui até 62% mas com uma placa encore, essa placa não é boa, ai troquei por uma dlink 510 e caiu para 34%, amanhã vou testar uma edimax, e tbm vou colocar um radio edimax 7209 usando o pigtail de 20 cm. Quanto ao resto dos clientes todos estão navegando muito bem.Obrigado a todos pelas dicas e respostas.