+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy fila de mensagens travada no Qmail

    Utilizo o Qmail, instalado sob Fedora, para enviar as newsletter aos clientes da nossa empresa. O que se passa é que a mensagem fica na fila indefinidamente e não são entregues a muitos endereços. Como meus conhecimentos de linux são diminutos precisava de ajuda detalhada para encontrar e resolver o problema.
    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Poderia detalhar mais seu problema.....utilizo qmail e nunca tive isso...

    Como vc esta enviando essas mensagens, por algum cliente de email (outlook, thunderbird) ou alguma lista de distribuição ?


    Algumas dicas

    - Veja os log se retorna algum erro das mensagens /var/log/qmail/send/current ;

    - Veja qual a qtd de emails sua 'fila' processa simultaneamente (10 por vez etc)


    O ideal é sempre analizar os logs que conseguira resolver 90% dos problemas.

    Valeuuuuuuuuu

  3. #3

    Padrão Ainda a fila do correio

    Citação Postado originalmente por kalz Ver Post
    Poderia detalhar mais seu problema.....utilizo qmail e nunca tive isso...

    Como vc esta enviando essas mensagens, por algum cliente de email (outlook, thunderbird) ou alguma lista de distribuição ?


    Algumas dicas

    - Veja os log se retorna algum erro das mensagens /var/log/qmail/send/current ;

    - Veja qual a qtd de emails sua 'fila' processa simultaneamente (10 por vez etc)


    O ideal é sempre analizar os logs que conseguira resolver 90% dos problemas.

    Valeuuuuuuuuu
    Antes de mais, obrigado pela resposta mas ainda preciso de ajuda. Vou tentar ser mais preciso:

    - Tenho um servidor dedidicado onde está instalado o Fedora varios serviços dentre eles o Qmail.
    -Utilizo a insterface Plesk 8.4 para fazer a gestão tanto do servidor quanto do dominio alojado (é um apenas, neste momento)

    O processo de envio de e-mails dá-se da seguinte forma:

    Estamos construindo uma loja electronica que tem a loja propriamente dita e um backoffice.

    No backoffice temos um ferramenta de envio de emails. Trata-se de um script PHP que para além de permitir o upload da imagem que vai na news letter coleta os emails na base de dados do cliente e entregua esta lista para o Qmail para o envio.

    Quando consulto o serviço de envio de mensagens no servidor e verifico a fila de e-mails estão lá todos os endereços (mais ou menos uns 1000) que não forma entregues.

    Sendo um pouco mais objetivo: O que preciso é de enviar um numero muito grande de mensagens (neste momento já são mais de 1000, mas este numero será muito maior) sem o recurso a dividir os endereços em pequenos grupos.

    Minha dúvida é se estou a utlizar a ferramenta (qmail) adequada porque pode ser que tenha de utlizar outro tipo de solução.

    Espero que tenha me feito entender.
    Obrigado

  4. #4

    Padrão

    Agora esta melhor detalhado rs..

    -Bom cara mil emails de começo como vc disse, já é um numero grande... e esses emails todos existem???

    Bom o que eu axo q vc pode fazer, vamos lá.

    - Da uma olhada no seu concurrencyremote do qmail, veja o qto esta setado, o valor que esta ali sera a qtade de msg que o servidor processara e enviara por vez remotamente.

    - Analize os logs de envio para ver se esta ocorrendo rejeição na entrega das msg, timeout etc.

    - Tome cuidado com blacklist, mil msg é um volume bem alto e ainda mais se isso aumentar, veja suas configurações de DNS, hosts e reverso; mas tome cuidado.


    - Já ocorreu problemas em meus servidores com blacklist e olha que a qtd de emails era um quarto da sua..rs.., uma solução adotada foi usar lista de distribuição, ezmlm foi bem vinda.


    Qualquer duvida posta ai.... veja os logs enquanto as msg sao enviadas isso vai ajudar.



    Abraçossssss

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kalz Ver Post
    Agora esta melhor detalhado rs..

    -Bom cara mil emails de começo como vc disse, já é um numero grande... e esses emails todos existem???

    Bom o que eu axo q vc pode fazer, vamos lá.

    - Da uma olhada no seu concurrencyremote do qmail, veja o qto esta setado, o valor que esta ali sera a qtade de msg que o servidor processara e enviara por vez remotamente.

    - Analize os logs de envio para ver se esta ocorrendo rejeição na entrega das msg, timeout etc.

    - Tome cuidado com blacklist, mil msg é um volume bem alto e ainda mais se isso aumentar, veja suas configurações de DNS, hosts e reverso; mas tome cuidado.


    - Já ocorreu problemas em meus servidores com blacklist e olha que a qtd de emails era um quarto da sua..rs.., uma solução adotada foi usar lista de distribuição, ezmlm foi bem vinda.


    Qualquer duvida posta ai.... veja os logs enquanto as msg sao enviadas isso vai ajudar.



    Abraçossssss
    Cara, mais uma vez obrigado pela paciencia.
    Quanto a quantidade de e-mails de facto são muitos. Iniciei uma pequena empresa que faz B to B e portanto nossa newsletter estão bem direcionadas. Mas sou inexperiente neste assunto. Então vou me permitir abusar um pouco da tua boa vontade.

    - Não consigo encontrar o log do serviço de correio. Será que não o tenho configurado?
    - Como posso pesquisar se o meu IP está numa blacklist?
    - Quais são os paramentros do DNS que tenho de ter atenção?
    - O que é e como se usa o DNS reverso?
    Como pode deduzir pelas perguntas sou mesmo um principiante. Se achar que estas questões são muito básicas para responder indica-me, por favor, onde é que posso encontar algum tutorial com este assuntos.
    Mais uma vez obrigado