+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede cabeada com vários MKs

    Tenho uma rede cabeada em um bairro aqui de Salvador. Tenho 3 servidores MK com 3 links de 1mb cada.

    MK1 - modem em bridge
    192.168.0.0
    255.255.255.0
    Gateway: 192.168.0.1
    DNS1: 200.165.132.154
    DNS2: 200.165.132.147


    MK2 - modem em bridge
    193.168.0.0
    255.255.255.0
    Gateway: 193.168.0.1
    DNS1: 200.165.132.154
    DNS2: 200.165.132.147

    MK1 - modem em bridge
    194.168.0.0
    255.255.255.0
    Gateway: 194.168.0.1
    DNS1: 200.165.132.154
    DNS2: 200.165.132.147

    Ligo todos os MKs em um switch. Pego esse switch e ligo em um outro de onde sai vários cabos ligando outros switchs e os clientes.

    O que acontece é que durante a semana fica tudo normal mas no fim de semana qdo o trafego aumenta alguns clientes começam a ficar muito lento, mesmo sem a banda do mk ser utilizada.

    Pode ser que algum switch não esteja suportando o trafego?
    As confirações do ips das redes e dos dns estão certas?

    Desde já agradeço!!!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cectt Ver Post
    Tenho uma rede cabeada em um bairro aqui de Salvador. Tenho 3 servidores MK com 3 links de 1mb cada.

    ...

    O que acontece é que durante a semana fica tudo normal mas no fim de semana qdo o trafego aumenta alguns clientes começam a ficar muito lento, mesmo sem a banda do mk ser utilizada.

    Pode ser que algum switch não esteja suportando o trafego?
    As confirações do ips das redes e dos dns estão certas?

    Desde já agradeço!!!
    Amigo,
    Os clientes que estão reclamando de lentidão estão conectados no mesmo mikrotik?

    Dica:
    Faça QoS e crie um dns local.


    Qualquer coisa...

  3. #3

    Padrão

    DNS local, como assim? Vc fala de criar um DNS que não seja o DNS da Velox Telemar? Porque na verdade o problema de lentidão eu até ja descobri e resolvi, era problema em um switch, o que estava ligado nos servidores, substitui e a lentidão parou. Agora eu to encudade com o lance do DNS mesmo. Será que se eu usar DNSs diferentes no mikrotiks a rede vai ficar com desempenho mehoro ou não vai influenciar em nada?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cectt Ver Post
    DNS local, como assim? ...
    Será que se eu usar DNSs diferentes no mikrotiks a rede vai ficar com desempenho mehoro ou não vai influenciar em nada?
    Sim,
    Você cria um dns local e configura nos clientes assim melhora o tempo de busca:

    /ip dns static add name="DNS Local" address="ip do servidor"

    Seria melhor cada mikrotik com seu dns primário, 200.223.0.84, 200.223.0.83, 200.223.0.82, em ip dns settings.

  5. #5

    Padrão

    Porque voce nao cria seu proprio servidor de DNS numa maquina separada?

    Me tira uma duvida, porque 3 servidores? Um so daria cabo de tudo...

    Aqui uso 1 apenas na rede cabeada e aguenta 200 clientes cadastrados e em dias de pico 150 ficam direto.

  6. #6

    Padrão

    Pedro0278, vc bota 200 clientes num link de 1mb? Eu tenho cerca de 250 clientes e pretendo colocar 50 em cada mikrotik. Vc acha que em um link de 1mb pega qtos clientes?

  7. #7

    Padrão

    Realmente amigo,
    Você pode usar uma máquina significante para entrar os 3 links e fazer o balanceamento.

  8. #8

    Padrão

    Mr RG,

    Quando eu crio um DNS local da seguinte forma: /ip dns static add name="DNS Local" address="ip do servidor"

    ip do servidor é o ip do servidor DNS que to criando ( um numero qq que eu queira) ou o ip do meu servidor mk?
    é esse DNs local que vou configurar nos clientes?

    Em ip dns settings os DNS que estão ali obrigatioramento tem que ser o do meu ISP (Velox telemar) ou será o local que eu criei?

    Para o load balance com 3 links um Dual Core 1.8 com 2ghz DDR2 e 160 de disco resolve?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cectt Ver Post
    Mr RG,

    Quando eu crio um DNS local da seguinte forma: /ip dns static add name="DNS Local" address="ip do servidor"

    ip do servidor é o ip do servidor DNS que to criando ( um numero qq que eu queira) ou o ip do meu servidor mk?
    é esse DNs local que vou configurar nos clientes?

    Em ip dns settings os DNS que estão ali obrigatioramento tem que ser o do meu ISP (Velox telemar) ou será o local que eu criei?

    Para o load balance com 3 links um Dual Core 1.8 com 2ghz DDR2 e 160 de disco resolve?
    Ip do servidor mikrotik.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cectt Ver Post
    Pedro0278, vc bota 200 clientes num link de 1mb? Eu tenho cerca de 250 clientes e pretendo colocar 50 em cada mikrotik. Vc acha que em um link de 1mb pega qtos clientes?
    São 2 Mb de link FULL... Se voce cadastra 200 clientes no servidor, entao vc tem que ir do pressuposto que apenas 60% podem estar online ao mesmo tempo... voce nunca terá todos conectados simultaneamente.

    1Mb de link ADSL nao cabe muita coisa nao, pois a velocidade é inconstante...

    Junta-los em um so servidor seria a melhor opção.

  11. #11

    Padrão

    250 clientes com link de 1 mega de adsl ainda.. nossa, se é santo entao, pq ta fazendo milagre.. sem ser com falta de educação amigo. mas link adsl nao tem garatia de banda, e como o amigo acima falou, considerando q 30% desses clientes esteja online, qtos kbps, vc manda pra eles??? isso causa lentidao... mesmo.

  12. #12

    Padrão

    Eu tenho 250 clientes em 3 (três) links de 1 mega da telemar. Como alguns são empresas e aqui o bairro boa parte dos usuarios não ficam em casa de dia, na verdade meu consumo tá em torno de 100 nos 3 links durante o dia e mais 100 durante a noite, nunca vi ultrapassar de 100 clientes ao mesmo em horário nenhum.

  13. #13

    Padrão

    A sim amigo, 3 link de 1 mega da 3 megas pra galera...