+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Ajuda: Setorial 60º ou outra?

    Olá a todos,

    Vou em breve instalar um servidor a radio, e queria saber se é a melhor opção colocar na torre antenas setoriais de 60º, porque aí da pra por mais clientes (+-40 clientes por antena/cartao). Eu vi que tem a setorial de 12º horizontal (66º vertical) da TSM e nao sei se compença... terei clientes de até no maximo 4 KM, sendo q a cidade é um "retangulo", terei visada perfeita em quase toda cidade e eu ficaria bem no meio... o que o pessoal acha?

  2. #2

    Padrão

    Se eu fosse vc botava 3 de 120º... saia mais em conta e alem do mais nao ia poluir...

  3. #3

    Unhappy

    mas... e quanto ao numero total de clientes? eu sei que se por 3 de 120 eu teria 3 cartoes, com +- 40 clientes em cada, totalizando 120 clientes, sendo q terei problemas de por mais clientes que isso... e eu teria só 1 ponto na cidade, daí a necessidade de por mais antenas num unico ponto, entende? se precisar, eu coloco as antenas afastadas 1 da outra p nao dar interferencia... será q essa minha idéia vai pra frente?

  4. #4
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    se você colocar 4 TSM de 90º
    + RB600 +4 CARD XR2 da ubiquit..
    tu poem 80 users em cada cartão tranquilo :X

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeonardoMaciel Ver Post
    mas... e quanto ao numero total de clientes? eu sei que se por 3 de 120 eu teria 3 cartoes, com +- 40 clientes em cada, totalizando 120 clientes, sendo q terei problemas de por mais clientes que isso... e eu teria só 1 ponto na cidade, daí a necessidade de por mais antenas num unico ponto, entende? se precisar, eu coloco as antenas afastadas 1 da outra p nao dar interferencia... será q essa minha idéia vai pra frente?
    Quantos clientes voce pretende atender?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    CARD XR2 da ubiquit..
    tu poem 80 users em cada cartão tranquilo :X
    80 clientes? aí fica melhor a coisa... vc usa essas no seu provedor, vc usa só com RB ou usa PC-AP? ou outro AP? pq to querendo por PC servidor controlando tudo (quase tudo rsrs) + RADIUS, e um AP em 1 caixa na antena com 1 função só p nao pesar o AP (servidor dentro do predio, antena +- 10 a 15 mts)... ate pq, com 4 de 90 dá pra por 320, e eu creio q vou por dentro de 1 ano, em torno de 400 clientes... ah! e essa XR2 é homologada?? O MAIS IMPORTANTE rsrs vlw pela dica, se tiver mais, manda aí.

    obrigado

  7. #7

  8. #8

    Padrão

    Voce pode colocar 80 CADASTRADOS em cada cartao... não fique pensando que a RB aguenta 80x4 clientes conectados simultaneamente.

    Aí nem um PC-AP com Pentium de 2Ghz segura..

    Se voce pretende atender 400 clientes de uma vez so entao voce vai ter que pensar numa super estrutura.

  9. #9

    Lightbulb

    opa, super estrutura?

    Pedro, voce poderia me explicar isso melhor? pq se nem com uma rb 600 der conta, nem um pc do tipo ASUS K8N-E com 5 PCI, entao... como que é uma super estrututura entao? será q seria necessario entao, comprar 1 placa mae servidor, do tipo TYAN? tipo essa aki ó ::Tyan Computer Corporation:: System Boards detail sao 4 slots pci, daria conta do recado? usando um processador Apteron, com uns 4 gigas ram? será q esse tipo resolve o caso entao? pq no começo, bem pensei em comprar um desses, aí vi o pessoal falando q nao precisa, uma rb 600 (ou 1000) daria conta bla bla bla... poderia me clarear um pouco? grato pela dica desde já!

    **ah! a proposito, mesmo se fosse 4 setoriais de 90, ou 6 de 60º, o cartao da XR2 nao é homologado... tem outro, que seja homologado, que aguente os 80 clientes? SIMULTANEOS claro... nao vale a pena por um que vai aguentar 40 simultaneos, com 80 cadastrados... vlw
    Última edição por LeonardoMaciel; 16-06-2008 às 14:12.

  10. #10

    Padrão

    Calma cocada...

    Super estrutura eu nao falo de coisa assim nao...

    A maioria de nos aqui ta acostumado a trabalhar com 120 a 200 clientes nas bases, voce quer por a medio prazo 400...

    Vamos lá... 400 clientes numa base só é muito... voce poderia tentar distribuir o sinal entre varias outras...

    Como voce ta comecando, voce pode por 3 ou 4 setoriais e ir enchendo aos poucos... depois com o aumento da demanda voce pode colocar varias repetidoras em pontos estratergicos da sua cidade.

    Pra ter 400 clientes numa base so vc ia precisar de 2 PC-AP e 4 antenas setoriais e procurar cartoes que segurem pelo menos 80 clientes simultaneamente (dificil)

  11. #11

    Thumbs up

    Eu até entendo sua preocupação, mas para você ter esses clientes simultaneos, terá que ter muitos clientes mesmo, 80/cartão (simultaneo), muito dificil de acontecer, uma pergunta importante, quantos clientes vc tem hoje? será que vale a pena fazer o investimento total antes de ter essa demanda?
    No meu caso eu vou aumentando minha Infra, de acordo com a demanda.
    Esse cartão ubiquiti não é homologado.

    O melhor a fazer e como nosso amigo acima citou, colocar repetidoras em pontos estratégicos na cidade, para não sobrecarregar os rádios.

    Precisando fico as ordens, t +

  12. #12

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    400 clientes numa base só é muito... voce poderia tentar distribuir o sinal entre varias outras... Pra ter 400 clientes numa base so vc ia precisar de 2 PC-AP e 4 antenas setoriais e procurar cartoes que segurem pelo menos 80 clientes simultaneamente (dificil)
    blz entao, se eu por 2 ASUS K8N (ou outra do genero...) com 2 ou 3 cartoes/antenas entao eu conseguiria?

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    80/cartão (simultaneo), muito dificil de acontecer, uma pergunta importante, quantos clientes vc tem hoje?

    No meu caso eu vou aumentando minha Infra, de acordo com a demanda.
    **Esse cartão ubiquiti não é homologado**

    O melhor a fazer e como nosso amigo acima citou, colocar repetidoras em pontos estratégicos na cidade, para não sobrecarregar os rádios.

    blz. eu ainda nao comecei, estou estudando ainda as forma de como irei entrar na cidade, mas antes disse que meus clientes estariam num raio de ate 3 ou 4 KM no maximo, e eu teria clientes vizinhos tbm e que eu acho q usaria omni para atender esses, pq as setoriais nao atendem a clientes tao perto... certo? e nao teria nenhum concorrente tbm...

    uma outra pergunta: eu tbm terei mtos predios q irei atender, a principio, teria 2 ou 3 que tenho certeza que querem o serviço, onde tem em media de 30 a 45 moradores, entao: se eu por uma antena la em cima, e por um AP, PC-AP, ou RB da vida la em cima, e depois fazer o controle lá mesmo no predio, esses clientes contariam no meu servidor como individuais, ou seria contado somente como 1 cliente? no caso, a antena do predio... pq se for somente 1, aí é outra coisa... "400" clientes passariam a ser dezenas só... só vi isso hj aqui no forum, entao... ta aí, + 1 duvida

    vlw pessoal pela ajuda ate agora, espero que possam me ajudar mais ae!

  13. #13
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    80 clientes simultaneos em cada cartão
    todos com controle de conexões e com a banda inferior a 128k /media..

    segura sim!

    vocês podem ler aqui tem relatos de Dlink G510 segurar 50 clientes simultaneos..
    pra falar a verdade, a samsung2400 + painel hyper segura 45 clientes simultaneos meu tranquilo... claro 128k /media em cada usuario..



    Amigo, se você quer Realmente por uma coisa pra segurar muito cliente,

    poem 6 Painel de 60ºGraus com 2 RB433AH C/ Cartões R52h ou XR2 ,
    Ambos não homologados.

    Mas não é dificil pegar um selo da Engenius e por no cartão não..
    e além do mais conseguir nota fiscal de engenius é mais fácil que andar pra trás.

    se precisar de mais alguma coisa..

  14. #14

    Exclamation

    ei pessoal, dá uma ajuda a mais ai
    tenho essa pergunta lá em baixo ainda...

    Citação Postado originalmente por LeonardoMaciel Ver Post
    blz entao, se eu por 2 ASUS K8N (ou outra do genero...) com 2 ou 3 cartoes/antenas entao eu conseguiria?
    _____________________________________________________________________
    blz. eu ainda nao comecei, estou estudando ainda as forma de como irei entrar na cidade, mas antes disse que meus clientes estariam num raio de ate 3 ou 4 KM no maximo, e eu teria clientes vizinhos tbm e que eu acho q usaria omni para atender esses, pq as setoriais nao atendem a clientes tao perto... certo? e nao teria nenhum concorrente tbm...

    uma outra pergunta: eu tbm terei mtos predios q irei atender, a principio, teria 2 ou 3 que tenho certeza que querem o serviço, onde tem em media de 30 a 45 moradores, entao: se eu por uma antena la em cima, e por um AP, PC-AP, ou RB da vida la em cima, e depois fazer o controle lá mesmo no predio, esses clientes contariam no meu servidor como individuais, ou seria contado somente como 1 cliente? no caso, a antena do predio... pq se for somente 1, aí é outra coisa... "400" clientes passariam a ser dezenas só... só vi isso hj aqui no forum, entao... ta aí, + 1 duvida

    vlw pessoal pela ajuda ate agora, espero que possam me ajudar mais ae!

  15. #15

    Padrão

    Amigo, minha opnião para voce que esta começando e quer uma estrutura boa.
    Utilize RB 600 com cartões NMP 8602 que são homologados, e setoriais de 90º.

  16. #16

    Exclamation

    Minha dúvida é, por exemplo: atendo a 3 predios, cada um com 40 moradores, 3 x 40 = 120 (terei um AP ou RB ou te mesmo um PC-AP lá em cima de cada predio, para nao usar mto do servidor, exceto SQUID). Agora, no meu servidor, eu já estarei usando a capacidade da placa (suposicao) que é + - 80 usuarios (na verdade, 120 já) ou, seriam somente 3? a razao deu perguntar isso, é que vou ter varios predios atendidos, entao, como disse no comeco desse topico, falei que seriam 400 usuarios (10 predios +-), mas a grande maioria estaria incluida dentro de predios, entao, se cada predio for um "cliente" para minha placa, entao tá mole entao (10 clientes nesse caso hehe) talvez tenha uma duzia +- de clientes(predios) so no começo.

    Como é entao? p o meu servidor serão 3 clientes, ou 120?

    talvez essa possa ser uma pergunta banal para muitos, mas... estou eaprendendo ainda...

    obrigado a todos, abracos


  17. #17

    Padrão

    amigo no seu aso aconcelho fazer esses predios em 5.8...
    uma rede soh para eles.. pois as conexoes simultaneas serao poucas.. mas o trafego sera alto.. no caso sera 3 conexoes.. trafegando em media 2mb cada sao 6mb no total..

    isso ja gera um trafego pesado em 2.4... no meu tenho 40 simultaneos a 50.. nunca chego a 3mb.. no meu caso.. link dedicado..
    mas acho q passa mais do q uisso mas o ping soh deus sabe pra onde vai.. rsrs..

    o seu servidor vai ter o total de clientes.
    nos radios sera total de conexoes.

  18. #18

    Padrão

    ei jdmano, obrigado!

    vc disse algo que eu realmente nao tinha percebido! no 2.4 realmente vai ficar apertado... mto obrigado, vou levar isso em consideracao e usar o 5.8! vc me indica alguma antena, e cartoes (HOMOLOGADOS) para se usar nesse caso? como disse anteriormente, ainda nao aprendi na pratica, estou estudando as possibilidades ainda...


    ainda nao entendi 1 coisa rsrs no cartao do meu servidor (TORRE), cada predio será pesado como 1 cliente, ou vai pesar como se fossem os 40 de cada predio? pq se for pesado como 40 clientes, ai vou entrar na limitacao do cartao do meu servidor, é isso?

    agradeço ai jdmano, e espero que o pessoal ainda possa me ajudar ai.
    vlw!